06/02/2018

2.729.(6feVER2018.7.7') Karl Raimund Popper

Nasceu a 28jul1902
e morreu a 17seTEM1994
***
VIA CITADOR

A Principal Fonte da Nossa Ignorância

Quanto mais aprendemos sobre o mundo, quanto mais profundo o nosso conhecimento, mais específico, consistente e articulado será o nosso conhecimento do que ignoramos - o conhecimento da nossa ignorância. Essa, com efeito, é a principal fonte da nossa ignorância: o facto de que o nosso conhecimento só pode ser finito, mas a nossa ignorância deve necessariamente ser infinita. (...) Vale a pena lembrar que, embora haja uma vasta diferença entre nós no que diz respeito aos fragmentos que conhecemos, somos todos iguais no infinito da nossa ignorância.
in 'As Origens do Conhecimento e da Ignorância'
http://www.citador.pt/textos/a/karl-popper
***
Melhores frases de Karl Popper

1. “Aquele que nos promete o paraíso na Terra nunca produziu nada mais que o inferno”. 

2.  “O mundo não é composto de coisas, mas de processos”

3.  “A razão não é toda poderosa, é uma trabalhadora tenaz, opinativa, cautelosa, crítica, implacável, disposta a ouvir e a discutir, arriscada”.

A batalha entre o coração e a razão

4. “A igualdade diante da lei não é um facto, mas um requisito político baseado em uma decisão moral. E é totalmente independente da teoria – provavelmente falsa – de que todos os homens nascem iguais “.

5.  “Temos que fazer planos para a liberdade, e não apenas pela segurança, pelo único motivo de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura“. 

Homem à beira de penhasco diante do sol

6. A sociedade aberta é aquela em que os homens aprenderam a ser um tanto críticos com os tabus e a basear suas decisões na autoridade de sua própria inteligência“.

7.  “A história da ciência, como a de todas as ideias humanas, é uma história de sonhos irresponsáveis, obstáculos e erros. No entanto, a ciência é uma das poucas actividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados de forma sistemática e muitas vezes, ao longo do tempo, corrigidos”.

Mão tocando circuito
Esperamos que tenha gostado destas frases de Karl Popper. Ele possuía uma das maiores virtudes com as quais um pensador pode contar: era honesto intelectualmente. Ele mostrava um desejo genuíno de postular raciocínios e ideias que permitiriam uma abordagem precisa da realidade. Sua influência foi notável e deixou uma marca indelével na história da filosofia.
https://amenteemaravilhosa.com.br/melhores-frases-de-karl-popper/
***
Via KDfrases

Biografia: foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência. Foi também um filósofo social e político de estatura considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo.

https://kdfrases.com/autor/karl-popper

Resultado de imagem para karl popper frases
Resultado de imagem para karl popper frases
***
Via pensador
"A tentativa de trazer o céu para a terra invariavelmente produz o inferno."
"A história do poder político nada mais é do que a história do crime internacional e do assassínio em massa."
"Não é possível discutir racionalmente com alguém que prefere matar-nos a ser convencido pelos nossos argumentos."
"A possibilidade de lutar com palavras, em vez de lutar com armas, constitui o fundamento da nossa civilização."
"Gostava de criar a moda da modéstia intelectual, do pensamento constante naquilo que ignoramos.Era esta a nova moda que eu queria lançar entre os intelectuais."
"A ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta.
É uma viagem, nunca uma chegada.""O conhecimento é uma aventura em aberto. O que significa que aquilo que saberemos amanhã é algo que desconhecemos hoje; e esse algo pode mudar as verdades de ontem."
"Tem-se dito que a raça é uma colecção de homens unidos não só por sua origem como por um erro comum na consideração de sua origem."
"Não devemos aceitar sem qualificação o princípio de tolerar os intolerantes senão corremos o risco de destruição de nós próprios e da própria atitude de tolerância."
"Devemos fazer planos para a liberdade, e não só para a segurança, ainda que pela única razão de só a liberdade poder tornar a segurança segura."
"A razão não é toda poderosa, é uma trabalhadora tenaz, opinativa, cautelosa, crítica, implacável, disposta a ouvir e a discutir, arriscada"
"Temos que fazer planos para a liberdade, e não apenas pela segurança, pelo único motivo de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura."
"Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização daqueles que detêm o poder e o exercem."
"Temos de considerar criminoso todo e qualquer incitamento à intolerância e à perseguição."
"A história da ciência, como a de todas as ideias humanas, é uma história de sonhos irresponsáveis, obstáculos e erros. No entanto, a ciência é uma das poucas actividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados de forma sistemática e muitas vezes, ao longo do tempo, corrigidos."
"É crença muito ampla que uma atitude verdadeiramente científica ou filosófica para com a política e uma compreensão mais profunda da vida social em geral, devem basear-se na contemplação e na interpretação da história humana."
https://www.pensador.com/frases_karl_popper/
***
Via Maria Sobral Velez
Paradoxo da tolerância
"Temos pois de proclamar, em nome da tolerância, o direito de não sermos tolerantes com os intolerantes."
Foto de Maria Sobral Velez.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10209192198476622&set=a.3570654199601.116701.1670376265&type=3&theater