08/03/2018

2.776.(7mar2018.7.7') Comunicados de Imprensa CDU - mar2018

***
19mar2018
Pela Igualdade na lei e na vida! Pelo Trabalho com direitos!
Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobretudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem estava destinado um trabalho remunerado no exterior do núcleo familiar. Com o incremento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a integrar o mercado de trabalho, embora auferindo remuneração inferior ao homem o que motivou o desenvolvimento da uma batalha, dura, das mulheres que se alastrou da Europa aos EUA, lutando contra diversas formas de discriminação.
Definido o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, uma data com história, esperemos que uma data para fazer história. Na linha de intervenção da CDU esta continuará a ser uma data para assinalar mas, fundamentalmente, para assumir compromissos que garantam às mulheres a igualdade de direitos, o respeito pela diferença, todos os dias, no local de trabalha, da vida publica e/ou privada.
Na autarquia a CDU apela à luta organizada das mulheres pelo cumprimento da igualdade, na lei e na vida, lembrando a necessária mudança que lhes garanta a dignidade no direito ao trabalho com direitos, na valorização do seu estatuto socioprofissional na progressão na profissão. O direito a ter tempo para trabalhar e para descansar, tempo para a família e filhos, tempo para participar na vida social, política, cultural e desportiva.
A CDU saúda todos, e todas, que a partir das organizações unitárias – designadamente os sindicatos, a CGTP-IN, o Movimento Democrático de Mulheres, entre outras organizações assinalaram esta data em luta, particularmente a grande manifestação de mulheres no dia 10 de Março, com a convicção de não poder continuar a ser adiado o cumprimento da igualdade, nas múltiplas dimensões da vida das mulheres, o direito de exercer direitos próprios ligados à concretização de um caminho de justiça e progresso social de que o Povo e o País precisam.

Em defesa dos direitos das Mulheres
Pôr fim à política de exploração e empobrecimento
                                        
                                                                                                      
Os Eleitos da CDU
                                                                                 Clementina Henriques                                                                                                                       (917287798)
Luís Crisóstomo

(967689237)
***
12mar2018
COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV

Nota de imprensa sobre BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS

Infelizmente persistem pelo nosso Município demasiados exemplos de barreiras arquitectónicas que dificultam o já difícil quotidiano daqueles que têm a sua mobilidade reduzida, mas também para as pessoas que andam com os carrinhos de bebé.
 A Câmara é um péssimo exemplo com o seu edifício sede ou com o auditório da Biblioteca Municipal.
Esta questão toma uma importância tanto maior atendendo ao envelhecimento da população do concelho, à semelhança da realidade nacional. O mais incompreensível é verificar-se que os edifícios públicos são os primeiros a apresentar estas deficiências estruturais, com o pior exemplo a ser o edifício da Segurança Social, particularmente frequentado por quem tem dificuldades de mobilidade. (Neste caso temos pressionado a Segurança Social para que os idosos que tenham que apresentar a PROVA DE VIDA, não tenham que se deslocar em ambulância aos serviços de Alcobaça.)
A CDU tem-se batido e continuará a fazê-lo, junto da Câmara Municipal de Alcobaça, para que a eliminação destes obstáculos seja uma realidade em todos os edifícios sobre a sua alçada, mas também nas ruas e arruamentos do concelho. Para acelerar todo este processo é necessária uma parceria especial com todas as Juntas de Freguesia, com calendários, com ritmo para acabar com esta vergonha alcobacense.


Os Eleitos da CDU
Clementina Henriques

(917 287 798)
Luís Crisóstomo

(967689237)
***
7mar2018

COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV

Nota de imprensa sobre a empresa SOLANCIS e a Comissão de Moradores dos Freires.

A SOLANCIS é uma empresa de transformação de pedra sediada no local de Freires, freguesia da Benedita. Da sua actividade resulta um importante impacto económico para a freguesia e para o concelho, que deve ser preservado e apoiado. Recentemente foi premiada, pelo IPLeiria com as Boas Práticas de Responsabilidade Social, que saudamos.

No entanto, a CDU vem demonstrar a sua solidariedade com a Comissão de Residentes de Freires na sua luta contra a utilização abusiva de ruas e caminhos públicos, bem como ocupação indevida de baldios e construção não legalizada, que tem vindo a degradar a sua qualidade de vida.

Estas disputas em nada favorecem nenhuma das partes, e surgem devido à existência de vazios legais, como a demora da implementação do PDM, que acabam por levar empresas a não agir eticamente para cumprir os seus planos de expansão, com os resultados já referidos.
Não sendo esta situação a única pelo município, mas que já se arrasta e tem merecido a voz de descontentamento dos moradores, a CDU reafirma a sua preocupação na denúncia destes casos e na procura incessante de soluções para permitir a convivência entre todas as partes envolvidas.

Neste quadro a CDU solicitou da Câmara informações concretas, através de requerimento de informação, que tarda a ter a respostas e no caso concreto da SOLANCIS aguardamos a apresentação e discussão do plano de pormenor para a área, que segundo o Sr. Presidente da C.M.A vai resolver o diferendo entre as partes, durante o corrente mês de Março.

Naturalmente é de toda a conveniência que empresa, Junta de Freguesia, Câmara e Moradores reúnam e acertem as soluções. A CDU reafirma, de novo, a necessidade da resolução da drenagem pluvial, a norte desta empresa, para que, sempre que chova, não haja inundações.
Os Eleitos da CDU
Clementina Henriques
(917 287 798)
Luís Crisóstomo
(967689237)
*
CuRIOsamente
14mar2018
Inácio Raimundo 
posta:
Foto de Inacio Raimundo.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=205664120205886&set=gm.1412301828942274&type=3&theater