21/03/2018

5.286.(21mar2018.13.33.31") Dia Internacional do Nowruz

***
Tudo o que precisa saber sobre o ano novo Nowruz

*
Irão
Quem é o Haji Firouz?
Haji Firouz é a personagem imaginária do foclore iraniano que surge com o aparecimento do Nowruz. Tem o rosto coberto de fuligem, está vestido com roupas vermelhas brilhantes e um chapéu de feltro. Ele entretém pessoas que passam com cânticos tradicionais, danças e a tocar a pandeireta em troca de algumas moedas. Raramente bate à porta, mas inicia a performance, assim uma porta é aberta.
http://pt.euronews.com/2018/03/20/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-o-ano-novo-nowruz
***
2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o Dia Internacional do Nowruz, 21 de Março de 2013

Neste momento especial do ano, pessoas de diferentes lugares celebram juntamente o festival anual de Nowruz, uma tradição inspirada nas forças maiores que nos unem.

Marcando um Ano Novo com o primeiro dia da Primavera, o Nowruz é uma antiga tradição em muitos países da Europa Ocidental, Central e Sul da Ásia, no Cáucaso, nos Balcãs e em outras regiões.

A celebração do Nowruz materializa-se numa vasta gama de expressões culturais. Os Ritos comemorativos incluem corridas de cavalos, luta tradicional, canções em várias línguas, contos sobre o mitológico Rei Jamshid, ou velas de iluminação em frente das casas. Estas diferentes manifestações do espírito do Nowruz transmitem a mensagem de solidariedade humana.

Uma grande quantidade de países patrocinou a iniciativa bem-sucedida de inscrever Nowruz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Esse esforço conjunto do Azerbaijão, Índia, República Islâmica do Irã, Quirguistão, Paquistão, Turquia e Uzbequistão provou o valor da unidade na diversidade.

O Nowruz faz mais do que unir os países, que nos lembra que devemos cuidar do planeta que partilhamos. Ao destacar a beleza da natureza e da renovação da primavera, o Nowruz pode inspirar os celebrantes e os curiosos também para a prática de uma maior responsabilidade ambiental.

Neste Dia Internacional do Nowruz, dou as minhas felicitações a todos aqueles que celebram, e faço votos de que todas as pessoas possam usar a ocasião para refletir sobre a beleza da natureza, a promessa da Primavera e o poder da cultura para construir a paz.
***
21mar2011
O Nowruz é um dia de renovação. É uma oportunidade para reflectir sobre as ligações estreitas entre os seres humanos e a natureza. E transmite uma forte mensagem de paz e de harmonia entre pessoas de todas as culturas, com base no respeito e na compreensão mútuas.
Estes valores intemporais estão no cerne da missão das Nações Unidas e são mais pertinentes do que nunca, quando enfrentamos problemas mundiais como a degradação ambiental, as violações dos direitos humanos, a intolerância e os conflitos armados.
Espero que as pessoas de todo o mundo comemorem connosco este dia. Que o espírito do Nowruz prevaleça, nesta altura de crise, agitação e mudança, principalmente nas regiões onde esta tradição nasceu.
https://www.unric.org/pt/actualidade/30688-mensagem-do-secretario-geral-da-onu-por-ocasiao-do-dia-internacional-do-nowruz-