10/04/2018

5.421.(10abril2018.7.7') Comunicados de Imprensa CDU-Alcobaça abril2018

***
Foto de CDU Alcobaça.
https://www.facebook.com/cdualcobaca/photos/a.463038577120586.1073741828.462786247145819/1380808335343601/?type=3&theater
24abril2018
Cumprir Abril! Afirmar Maio!
Desenvolver a luta dos trabalhadores!

A Revolução de Abril constitui uma realização histórica do povo português, um acto de emancipação social e nacional que transformou profundamente toda a realidade nacional. Culminando uma longa e heróica luta, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, realizou profundas transformações económicas, sociais e democráticas e consagrou importantes direitos. Essas conquistas são património do povo português e da sua luta. Passados 44 anos há que continuar a lutar para que Abril se cumpra, também no nosso concelho de Alcobaça.
Os avanços registados nos últimos anos não são uma dádiva, são direitos conquistados. Estas conquistas são o resultado da acção e da luta reivindicativa dos trabalhadores, da pressão e da luta desenvolvida nas empresas e nos locais de trabalho dos sectores público e privado, da pressão e luta que travamos nas instituições e fora delas, e que tem permitido repor e conquistar direitos e rendimentos para os trabalhadores e o povo.
Uma luta que, com a insubstituível acção e intervenção das forças que compõem a CDU que permitiu alcançar o aumento do subsídio de desemprego; o fim da sobretaxa do IRS; o aumento do SMN; a reposição dos complementos de reforma; a reversão dos processos de privatização nas empresas públicas de transportes terrestres de passageiros; a gratuitidade de manuais escolares; o aumento e alargamento do abono de família; o aumento geral e extraordinário das pensões, entre outras medidas. Mas é necessário e possível ir mais longe com o reforço da acção reivindicativa, da unidade na acção e com a intensificação e alargamento da luta organizada dos trabalhadores e das massas populares.
Exigindo que se cumpra Abril, vamos realizar um grande 1º de Maio em luta, pela reposição e conquista de direitos; pelo aumento geral dos salários; pela garantia da segurança no emprego e o combate à precariedade; contra a desregulação dos horários de trabalho e pela sua redução; pela efectivação do direito à contratação colectiva; pelo fim da caducidade das convenções e a reposição do princípio mais favorável aos trabalhadores; pela igualdade de oportunidades e de tratamento e o efectivo combate às discriminações nos locais de trabalho; pela garantia de condições de trabalho que previnam riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Estamos a poucos dias do 1º de Maio. É hora de mobilizar e participar nas grandes manifestações de festa e de luta que se realizam no país. Aqui perto é na cidade de Leiria, com concentração junto ao largo do Papa pelas 15h, contra a exploração por melhores condições de vida.

Os Eleitos da CDU
Clementina Henriques
Luís Crisóstomo
***
https://www.facebook.com/cdualcobaca/photos/a.509259465831830.1073741836.462786247145819/1729589737132124/?type=3&theater
***
9abril2018
Nota de imprensa sobre NATALIDADE

No mês de Março assinalaram-se os dias da Mulher e o dia do Pai. A CDU entende ser esta uma boa, e necessária, ocasião para reflectirmos acerca das medidas de incentivo à Natalidade que escasseiam no nosso país, e que o nosso Município tem, recentemente e fruto das propostas da CDU, algumas pequenas medidas.
Portugal vive actualmente os mais baixos níveis de Fertilidade de que há registo, encontrando-se mesmo entre os 10 países menos férteis do mundo no ano transacto. A situação é tal que, mantendo-se este ritmo, a população do país contrairá para próximo dos 9 milhões na próxima década.
Este fenómeno é um dos reflexos mais fiéis das políticas de austeridade vividas na última década, as quais alteraram profundamente o mercado de trabalho, dificultando em muito que os casais em idade fértil usufruíssem de uma estabilidade financeira e social para equacionar iniciar família. Esta precariedade, aliada à ausência de incentivos à natalidade, criaram a tempestade perfeita que afecta a fundação de qualquer nação: os seus habitantes.
Embora este seja um fenómeno macroeconómica, o poder local deve dar respostas para ajudar a resolver o problema. A disponibilização de incentivos monetários ou mesmo em géneros (como é exemplo do cabaz oferecido a cada bebé escocês), a criação de uma rede escolar com respostas em todos os níveis de ensino e capaz de cobrir eficazmente o território, e mesmo a abertura e manutenção de serviços públicos, são pequenos gestos e medidas que podem fazer uma diferença, sem causar impacto orçamental significativo.
A nível nacional a CDU tem avançado com propostas concretas.
Há que melhorar as medidas, de âmbito Municipal. É necessária a fixação dos jovens e é de avançar a nossa proposta de rede dos alcobacenses que estão na diáspora, bem como o envolvimento dos alcobacenses que vivem noutros concelhos do país. É necessário o emprego com direitos, são necessárias medidas de apoio à família, variáveis fundamentais para o incremento da Natalidade!

Os Eleitos da CDU
Clementina Henriques

Luís Crisóstomo
***