02/04/2018

5.559.(2abril2018.7.7') Australis...Prospecção de gás na região de Alcobaça...Começam a 500m de Aljubarrota

***
29mar2018
Ambientalistas temem que uma das técnicas usadas seja o polémico fracking.
“Não tenho nenhuma informação privilegiada relativamente à notícia [de que há uma empresa australiana que quer encontrar gás natural em Aljubarrota em 2019].”
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, comenta assim o assunto que marcou o início da semana no concelho. Segundo a edição online do Expresso, a Australis, empresa de exploração de petróleo e gás pretende fazer um furo de prospecção e exploração de gás natural em Aljubarrota.
O autarca recorda que, recentemente, houve outras prospecções na área. “Houve, num passado recente, e temos alguma experiência em relação a essa matéria, mas não tenho dados sobre o que vai acontecer num futuro próximo.”
Em Dezembro, o JORNAL DE LEIRIA já havia noticiado que, em 2015, nos últimos dias do Governo de Passos Coelho, o Estado e a Australis haviam assinado a pesquisa e produção de petróleo, em 11 concelhos entre a Figueira da Foz e o Santuário de Fátima, sendo que, um dos métodos usados poderá ser o fracking, técnica envolta em polémica sobre riscos de saúde e envenenamento da água.
Na ocasião, os ambientalistas e autarcas contactados pelo jornal afirmaram que não houve debate, nem informação sobre o que está em causa com estas explorações. Três meses depois, a situação mantém-se. “Não temos nenhuma informação relativamente a isso. Sabemos que há empresas que querem falar connosco, mas o que sabemos é o que vem na comunicação social”, diz Paulo Inácio.
A autorização para que a Australis opere foi dada pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis que, com a Agência Portuguesa do Ambiente irá avaliar se é necessária uma avaliação de impacto ambiental.
Os cidadãos podem dar a sua opinião, no portal Participa, até 11 de Maio e autarquia pode emitir um parecer não vinculativo sobre a operação de prospecção e produção.
Caso seja autorizado, o furo de prospecção, de 3200 metros na vertical e entre 300 e 700 metros na horizontal, deverá ser realizado em dois a três meses e envolver até 50 trabalhadores.
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/australianos-procuram-gas-em-alcobaca-batalha-pombal-e-fatim-8417
***
28mar2018

Uma empresa australiana de exploração de petróleo e gás quer fazer um furo de prospeção de gás natural em Aljubarrota. A Australis, uma das empresas que, em 2015, assinou um contrato de concessão para explorar petróleo e gás na região da Batalha, prevê avançar em 2019 com a perfuração do subsolo da freguesia de Aljubarrota para tentar descobrir gás natural em volumes comercialmente relevantes.
Segundo o jornal Expresso, o plano de trabalho e um estudo ambiental foram enviados à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Agora, as duas entidades terão de decidir se é necessária uma avaliação de impacto ambiental. O relatório está em consulta pública até 11 de maio. 
Os trabalhos de preparação da perfuração em Aljubarrota deverão durar entre dois e três meses e envolver duas dezenas de funcionários, mas durante as sondagens poderá envolver cerca de meia centena de pessoas. No terreno, o furo será de 3.200 metros na vertical, seguido de uma outra perfuração na horizontal com um alcance de 300 a 700 metros. Não se sabe qual será a empresa que vai levar a cabo os trabalhos. 
Aljubarrota já tem um histórico de trabalhos de pesquisa de gás natural, mas a empresa acabou por abandonar a prospeção e desmantelar a plataforma (na fotografia).
http://www.regiaodecister.pt/noticias/empresa-australiana-quer-furo-de-gas-em-aljubarrota-em-2019
***
27mar2018

Australianos querem furo de gás em Aljubarrota já em 2019

A Australis submeteu às autoridades portuguesas um relatório para uma análise prévia sobre se a prospeção de gás na região de Alcobaça precisa de avaliação de impacto ambiental

Australis, empresa australiana de petróleo e gás que em 2015 firmou contratos de concessão para a prospeção na região de Alcobaça, prevê avançar em 2019 com a perfuração do subsolo da freguesia de Aljubarrota para tentar descobrir gás natural em volumes comercialmente relevantes.
A empresa já enviou o seu plano de trabalhos à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), bem como um estudo de cariz ambiental para que a ENMC e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) possam determinar se a perfuração em Aljubarrota deve ou não ser sujeita a uma avaliação de impacto ambiental.
O relatório, que está em consulta pública até 11 de maio, prevê que a perfuração seja realizada durante o ano 2019, recorrendo a um furo de 3200 metros na vertical, seguido de uma outra perfuração na horizontal com um alcance de 300 a 700 metros. Estes trabalhos deverão durar dois a três meses.
Os trabalhos de preparação da perfuração em Aljubarrota deverão envolver duas dezenas de funcionários. Mas durante a sondagem a Australis prevê ter meia centena de pessoas envolvidas.
A execução do furo ficará a cargo de uma empresa portuguesa, que a Australis não identifica.
A concessão da Australis em Portugal, assinada a 30 de setembro de 2015, prevê que a empresa australiana tem oito anos para fazer a prospeção na Bacia Lusitânica (nas regiões da Batalha e de Pombal), onde já há estudos sísmicos feitos.
A Australis é uma empresa recente, criada em 2014 pelos gestores e fundadores da Aurora Oil & Gas. Além de Portugal a Australis está presente na exploração de petróleo nos Estados Unidos da América.

http://expresso.sapo.pt/economia/2018-03-27-Australianos-querem-furo-de-gas-em-Aljubarrota-ja-em-2019

***