10/05/2018

2.873.(10mAIo2018.12.12') Dia da Espiga

***
10mAIo2018
 Hj é dia d' espiga...Os vidreiros têm feriado (pelo contrato colectivo)...Há festa em Chaqueda...O significado dos elementos do ramo...Espiga simboliza o pão... MALmequer significa fortuna...Papoila representa o amor...Oliveira é paz...Alecrim apela à saúde...Videira incentiva a alegria.
*
Via Rui Bento
 Foto de Rui Bento.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2156935567905898&set=a.1419773448288784.1073741830.100007684273856&type=3&theater
**
Via Sónia Januário: "O Dia da Espiga, ou também chamado de Quinta-Feira de Espiga, é uma celebração Portuguesa de culto Pagão que se realiza no mesmo dia que a quinta-feira da Ascensão. Neste dia manda a tradição sair se para o campo para ter contacto com a natureza e colher espigas e flores, para assim formar o tão conhecido Ramo da Espiga.

O ramo da espiga é composto por diversas plantas campestres em que cada uma delas tem um simbolismo.
Uma espiga, que simboliza o pão, um malmequer, que simboliza a fortuna, uma papoila, o amor, um ramo de oliveira, que simboliza a paz, alecrim, que simboliza a saúde, e a videira, que simboliza a alegria.
Diz a tradição que o ramo deve ser pendurado por detrás da porta de entrada de nossas casas, e só deve ser retirado no ano seguindo, aquando a substituição por um novo."

 Foto de Sonia Januario.
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2134872913197539&set=a.695044513847060.1073741826.100000245546015&type=3&theater
***
Via blogue bloco rotas


Hoje é o Dia da Espiga, também conhecido como quinta feira da Ascensão

Feriado desconhecido de muitos, o dia de hoje tem fortes tradições, nomeadamente nos municípios do sul de Portugal. O ritual a celebrar neste dia consta num passeio matinal no qual são colhidas espigas de diversos cereais, flores campestres e ramos de oliveira para formar um ramo, que tem o nome de espiga. Ainda segundo a tradição, este ramo deverá ser colocado no interior da porta de casa e substituído no ano seguinte como símbolo de prosperidade do lar. A religião católica assinala o dia de hoje como a quinta feira da Ascensão de Jesus, relatado no Novo Testamento como o dia em que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com o seu corpo físico, na presença de onze dos seus apóstolos, quarenta dias depois da sua ressurreição.
Esta celebração, segundo os historiadores, terá origem em antigas tradições pagãs semelhante à das maias que se colocam nas portas na véspera do 1º dia do mês de maio.
dia da espiga foi também o “dia da hora”, considerado “o dia mais santo do ano”, um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam”. Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais.
Em dias de trovoada, a queima de um pouco do ramo da espiga serviria para afastar os raios.
Às plantas que formam o ramo da espiga está associada a seguinte simbologia:

  • Espiga – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria e
  • Alecrim – saúde e força.
Em Portugal a quinta feira da Espiga, ou Quinta feira da Ascensão, assinala-se como feriado municipal nos concelhos de Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Beja, Benavente, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira e Vila Franca de Xira. Na Europa surge no calendário como feriado nacional na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Suécia e Suíça.
Uma boa quinta feira para todos!
dia da espiga
https://blocoderotaspt.wordpress.com/2013/05/09/hoje-e-o-dia-da-espiga-tambem-conhecido-como-quinta-feira-da-ascensao/
***
Via blogue Pinhal do rei
 
            A comemoração do feriado municipal no Concelho da Marinha Grande fez-se durante muitos anos a 26 de Março, dia em que, em 1917, após a restauração do Concelho, tomou posse a nova Comissão Instaladora.

            Porém, na Marinha Grande, havia já a tradição de comemorar O Dia da Espiga que, pertencendo ao Calendário Cristão, ocorre 40 dias após o Domingo de Páscoa. Esse dia era comemorado pelos vidreiros, sector industrial dominante à época, mas, também, pelo comércio, sendo feriado e dia de descanso, tradicionalmente assinalado com grande festa no concelho.

            Assim sendo, a partir de 1964, por decisão da Câmara Municipal, o feriado municipal do nosso concelho passou a ser assinalado nesse dia.

            Reunindo-se em grupos familiares ou de amigos, a população desloca-se ao Pinhal do Rei para a realização de piqueniques, de cuja ementa fazem parte os pastéis de bacalhau ou o tradicional coelho com ervilhas, sempre acompanhados de um bom vinho. Mas, manda a tradição que, nesse dia, se apanhe a Espiga, cuja composição, em número e significado das plantas que a compõem, varia de região para região. Regra geral, na Marinha Grande, a Espiga é composta de alecrim ou rosmaninho, um ramo de oliveira, uma papoila, malmequeres ou outras flores silvestres, um ramo de videira e, claro, uma espiga de trigo, simbolizando, respectivamente, a saúde e a força, o azeite e a paz, o amor e a vida, a fortuna, o vinho e a alegria, e o pão. É também usual que se guarde a Espiga até ao ano seguinte para dar sorte.

            A tradição da Quinta-Feira da Ascensão ou Dia da Espiga ainda, nos dias de hoje, é respeitada e aguardada com ansiedade pela população marinhense.

            No tempo em que os meios de transporte eram bem diferentes dos de hoje, a população deslocava-se ao Pinhal para apanhar a Espiga, para merendar ou até para, e além disso, dar um passeio à praia, usando todos os meios ao seu alcance. Uns iam de bicicleta, alguns em carroças de tracção animal ou em camionetas, e outros deslocavam-se no famoso Comboio de Lata. Depois de decorado a rigor e com os vagões de transporte dos grandes pinheiros transformados em vagões de passageiros com a colocação de bancos corridos, o comboio, que circulou no Pinhal entre 1923 e 1965, era cedido pela Circunscrição Florestal para transporte da população.

O Comboio de Lata engalanado em Quinta-feira de Ascensão - Anos 30 do séc. XX
 http://opinhaldorei.blogspot.pt/2013/05/a-quinta-feira-da-ascensao-ou-dia-da.html
***