12/05/2018

3.051.(12mAIo2018.7.7') Daniela Mercury

***
Daniela Mercury nasceu a 28jul1965
 Foto de Daniela Mercury.
  https://www.facebook.com/DanielaMercury/photos/a.456039969800.238381.91191209800/10156319933609801/?type=1&theater
***
12mAIo2018
  está hj no Solar da Cerca...bem no centro da cidade d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...
 
https://cister.fm/cister/salao-de-festas/daniela-mercury-em-alcobaca-dia-12-de-maio/
*
 http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=d3a21b39-209c-45c6-b762-4c96895e2415&edition=209
***
 esteve num grande conCERto, em frente ao mosteiro, em 2002?...
*
Dias tristes 
do suicídio do Vereador do PS...
Parque Merendas Bica/Cela
*
2aGOSTO2006
aqui está a notícia do Tinta fresca.net:
 "Alcobaça



Daniela Mercury: a fusão perfeita entre a música e a dança

Daniela Mercury 

O esperado concerto de Daniela Mercury frente ao Mosteiro de Alcobaça, teve lugar no dia 2 de Agosto, perante uma plateia de cerca de 9 mil pessoas. A cantora do samba-reggae conseguiu a fusão perfeita entre a música e a dança, conseguindo envolver a multidão numa singular aula de dança colectiva. Sem revelar cansaço, a cantora baiana dançou durante quase duas horas, apresentando músicas de todos os seus discos, brilhando também na comunicação com o público, que lhe exigiu, no final, dois encores.
Daniela Mercury abriu o concerto com o tema que dá nome ao seu último álbum, "Sol da Liberdade". Seria no entanto com "Nobre Vagabundo", a canção ícone do álbum "Feijão com Arroz" que o público se soltaria definitivamente, aderindo ao ritmo da cantora baiana. A "branca mais negra da Bahia", como é conhecida, apresentou um repertório variado, correndo todos os seus discos: "Swing da Cor", "Rapunzel", "Vulcão da Liberdade", "Ilê Pérola Negra", "Vai Chover" ou "Canto da Cidade". Terminou com "Trio Metal" do álbum "Elétrica", depois de dois encores.

Música e dança: uma harmonia perfeita

Daniela Mercury, ape- sar do calor da noite e do ambiente descontraído, deixou bem patente a sua consciência social ao referenciar as suas raízes e alguns dos problemas sociais da Bahia. Fez menção de regressar a Alcobaça, um dia, para conhecer melhor a cidade e revelou que, nesta sua visita a Portugal, iria ainda a Braga, a cidade dos arcebispos, correspondendo a uma sugestão da sua avó portuguesa.
O concerto foi organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça, na sequência dos concertos dos Madredeus e Dulce Pontes, realizados nos anos anteriores. Com um orçamento a rondar os 15 mil contos e os bilhetes a 1500 escudos, as receitas rondaram os 10 mil contos. No dia 1 de Setembro, será a vez dos The Gift, homenagearem a sua terra com um concerto na cidade.
Dani: a branca mais negra da Bahia
Duas horas a dançar em palco 

Daniela Mercuri de Almeida nasceu em Salva- dor, na Bahia, em 28 de Julho de 1965. Filha de uma assistente social italiana e de um mecânico industrial português, tem dois irmãos e duas irmãs. Dani, como é também chamada, desco- briu o seu potencial como cantora, a partir das cantigas com os amigos, sempre ao som da viola. A dança entrou na sua vida logo aos 8 anos, tendo praticado Ballet clássico, Afro e Dança Jazz.
Aos 17 anos, desligou-se da música por falta de oportunidades e dedicou-se apenas à dança. Frequentando a Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia, Daniela encarnou, nesta altura, a filosofia hippie, usando roupas largas, sandálias de couro e uma postura corporal a condizer. Aos 19 anos, casou com Zalther Póvoas, o seu primeiro namorado, aos 12 anos, de quem se separaria em 1996.
Começou então, na companhia da sua irmã Vânia, a actuar em bares, tendo actuado no Canteiro"s, durante quase dois anos, garantindo sempre casa cheia. Tendo em conta o seu modesto cachet, Daniela pediu aumento ao proprietário, o qual seria recusado. Consta que o bar faliu no mês seguinte, após Daniela sair...
 Dani

Entretanto, teve o seu primeiro filho, Gabriel, e no ano seguinte, a sua filha Giovana. Participou também em algumas bandas: Banda Cheiro de Amor, banda de Gilberto Gil e Banda Clic, com a qual gravaria o primeiro disco. O seu primeiro álbum, surgiu com Swing da Cor, em 1991. Daniela tornou-se o símbolo da axé music, a música dançante do carnaval baiano, embora a cantora lhe prefira chamar samba-reggae. Com mais de 200 espectáculos por ano, a cantora perde 1,5 Kg no fim de cada um deles.
"O Canto da Cidade" foi o seu segundo disco, em 1992, confirmando a subida ao estrelato. Em 1993, foi um ano de pausa para Daniela, devido ao desgaste provocado pelo excesso de concertos nos dois anos antes e por razões de saúde. Contudo, ainda teve tempo para actuar na Broadway, em Nova Iorque, onde cimentou o seu prestígio internacional. O público encheu a Praça 25 de Abril
O terceiro álbum de Daniela Mercury, "Música de Rua", foi lançado em 1994. Contudo, o disco seria muito criticado pela imprensa, coincidindo com o declínio da influência da "axé-music" no Brasil, tendo as vendas do disco ficado muito aquém das expectativas. Novamente, rumou aos Estados Unidos, na qualidade de promotora da Antártica, gravando com o consagrado Ray Charles.
Feijão com Arroz, lançado em 1996, seria a rampa de lançamento de Daniela Mercury em Portugal, ao conseguir 6 discos de platina, correspondentes a 300 mil discos vendidos, granjeando uma legião de fãs que a seguiram nos seus concertos em terras lusas.
A branca mais
negra da Bahia
 

"Eléctrica", seria gravado ao vivo em Salvador em 1998, correspondendo a um desejo dos seus fãs. A cantora faz uma retrospectiva da sua carreira recuperando sucessos de anteriores discos.
"Sol da Liberdade" é o seu último trabalho, datado de Abril de 2000, de onde se destaca o tema Ilê Pérola Negra e o próprio tema que dá nome ao álbum, "Sol da Liberdade", que conta com a participação de Milton Nascimento.
Mário Lopes
Fontes consultadas:
http://www.terravista.pt/baiagatas/1928/; www.danielamercury.art.br; www.soldaliberdade.hpg.com.br; www.aprepente.hpg.com.br; www.baianaapimentada.hpg.com.br; www.ofenomeno.hpg.com.br; www.danielamarcuryhp.cjb.net; www.geocities.com/teka_farias/; www.dmarcury.hpg.com.br; www.mercuryfanclubny.com; http://sites.uol.com.br/hugopomp; www.dmpc.hpg.com.br; www.bmg.com.br.

16-03-2006
 http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=8c80f1f0-cec2-4f9c-90aa-531e369ff1b8&edition=10
***
Nobre vagabundo
 https://www.youtube.com/watch?v=0qpt0bhiD9k&start_radio=1&list=RDEMI-ygxUTOwa2n184RO9HLiQ
***
À Primeira Vista
Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
 Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Prince, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
 Quando criei asas, voei
Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
 Quando não tinha nada, eu quis
 Quando tudo era ausência, esperei
 Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
 Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Salif Keita, dancei
 Quando o olho brilhou, entendi
 Quando criei asas, voei
Quando me chamou, eu vim
 Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
 Ohhh amara zaia sonhei di zaia di zaia raiiii gatuan....
Ohhh amara zaia sonhei di zaia di zaia raiiii gatuan....
 https://www.youtube.com/watch?v=Yl99dYPO-hY&index=1&list=RDEMI-ygxUTOwa2n184RO9HLiQ
***