07/06/2018

2.694.(7jun2018.12.33') Aristófanes

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Nasceu a  448 a.C. (ou 445?)
e morreu a  380 a.C. (ou 385??)
viveu sempre em Atenas
dramaturgo grego
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(445 – 385 A.C.)

O maior cómico dramaturgo grego da antiguidade nasceu em Atenas em 445. Ele teve uma família precocemente, viveu e morou em Aegina. Ele viveu na idade de ouro de Péricles e viu a principal glória de Atenas. Embora, ele fosse um genuíno ateniense, os adversários dele tentaram três vezes chamar ele “xenos” (estrangeiro) e privá-lo dos direitos de cidadão. Aristófanes foi considerado inocente em todas as três vezes.
 aristofanes
 Ele seguia o desenvolvimento político de Aegina e criticava a vulnerabilidade da democracia de Péricles. Ele permaneceu desconhecido por toda a vida dele e apresentou suas obras sob um pseudônimo para proteger sua privacidade. Ele teve uma vida solitária e era modesto e conservador. Suas peças provaram que tinha uma excelente educação e era familiar com os trágicos antigos. Ele considerava Ésquilo o melhor escritor dramático, mas a linguagem e técnicas eram influenciadas por Eurípedes
 aristofanes
 Ele apareceu na frente do público ateniense pela primeira vez em 427, enquanto ele foi dez vezes premiado nas competições teatrais. As maiores informações que nós temos da sua vida pessoal vêm de listas de campeões nas competições dramáticas e nos enredos de suas peças.
aristofanes 

O Trabalho Dele
Ele escreveu um total de 44 obras sátiras, 11 delas são mantidas até hoje, 9 delas foram escritas durante a Guerra do Peloponeso. As ideias de Aristófanes são bastante conservadoras. Seus sentimentos oligárquicos são encarnados no seu trabalho inteiro como ele gostava de promover suas ideias, na forma de conflitos entre Eurípedes e Sócrates. Seu tema favorito é a sátira das políticas atenienses e os comandantes do exército, embora ele visava mais o regime democrático do que seus representantes.
 aristofanes

Suas Obras Mantidas Até Hoje São:
Acharnians (425 A.C.)
O papel principal é dado para um agricultor contra guerra que tem uma disputa com um soldado que retorna ferido da batalha. Aristófanes ataca as escolhas de guerra dos atenienses e propõe a paz com os espartanos.
 aristofanes acharnians

Os Cavaleiros (422 A.C.)
Ele satiriza as políticas atenienses e principalmente o escritório demagogo Cleon. O político é apresentado como um escravo enquanto o nome da comédia vem de um nome do partido rival.
 aristofanes os cavaleiros

As Nuvens (423 A.C.)
Ele visa os sofistas e principalmente Sócrates e acusa ele de corromper os jovens com seu ensinamento. As Nuvens são divindades que substituem os deuses oficiais da cidade.
 aristofanes as nuvens

As Vespas (422 A.C.)
Ele visa o sistema judicial de Atenas e a litigiosidade de alguns cidadãos eminentes. Os juízes são influenciados por paixões pessoais e os interesses são paralelizados para as vespas que picam os homens. 
 aristofanes as vespas

Paz (421 A.C.)
A atitude agressiva dos gregos é satirizada. As consequências da Guerra do Peloponeso são apresentadas quando o agricultor envia o comité para o Olympus a fim de definir a deusa da paz.
 aristofanes paz
Os Pássaros (414 A.C.)
Este é considerado o melhor do momento do poeta que agradece pelo estágio da plenitude. O poeta tenta atacar os bajuladores do município que corrompe toda a cidade.
 aristofanes os passaros
Lysistrata (411 A.C.)
Esta é a mais famosa obra de Aristófane. Lysistrata convence as mulheres de Atenas e Esparta para negar o sexo aos seus maridos até acabarem com a guerra. Aristófanes concordou com os espartanos que eram dispostos a terminar com a guerra se a democracia ateniense terminasse.
 aristofanes lysistrata
Thesmophoriazusae (411 A.C.)
As mulheres faziam conspiração durante a celebração de Deméter. Elas planejaram destruir Eurípedes que era visto como machista do sexo feminino.
 aristofanes thesmophoriazusae
As rãs (405 A.C.)
Depois da morte dos trágicos, uma competição é organizada em Hades entre Ésquilo e Eurípides. Aristófanes julgou ambas tragédias com grande delicadeza. O julgamento de Dionísio decide que Ésquilo é o campeão e traz de volta a vida.
 aristofanes as ras
Ecclesiazusae (392 A.C.)
Depois da guerra do Peloponeso a emancipação das mulheres são reunidas em Ecclesia e o voto pela medida intercomunitária da propriedade, a fim de assumir o controle da cidade. 
 aristofanes ecclesiazusae
Plutus (388 A.C.)
Plutus, que é cego, sempre socializa os homens ruins até que um cidadão cura ele. A partir desse momento, as pessoas boas tornam-se mais ricas e as pessoas ruins tornam-se pobres e mendigas. As obras de Aristófanes tem influenciado muitos escritores posteriores e particularmente o sátiro poeta inglês do século 17 e 18. As comédias foram reimpressas em muitas formas (livros, cómicos) e até hoje elas são realizadas no teatro.
 aristofanes plutus
http://www.turismogrecia.info/guias/grecia-antiga/aristofanes
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biografia
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3fanes
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Aristófanes nasceu em Atenas e viveu, aproximadamente, entre 448 e 380 a.C. Pouco se conhece de sua vida. Deve ter recebido cuidadosa educação, a julgar pela cultura que demonstra em suas obras e pelos ataques que faz contra a ign... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/aristofanes.htm?cmpid=copiaecola
Aristófanes nasceu em Atenas e viveu, aproximadamente, entre 448 e 380 a.C. Pouco se conhece de sua vida. Deve ter recebido cuidadosa educação, a julgar pela cultura que demonstra em suas obras e pelos ataques que faz contra a ign... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/aristofanes.htm?cmpid=copiaecola
 https://educacao.uol.com.br/biografias/aristofanes.htm
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Discurso de Aristófanes, O Banquete de Platão...3 géneros...andrógeno... 

O amor para Aristófanes

 https://www.youtube.com/watch?v=n6kf3nIxb7o
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 https://www.youtube.com/watch?v=Lyi-1xDIcTU
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7jun2018...José Carlos Faria
no Avante fala da:
A Paz
O Teatro da Rainha estreou «A Paz», de Aristófanes, escrita no ano 421 a.C., no contexto de um breve armistício da guerra do Peleponeso entre as cidades-estado de Esparta e Atenas, conflito que afogaria a Grécia em sangue, numa carnificina de três décadas.

Mas «A Paz» é uma comédia. Um dos exemplos mais notáveis da comédia clássica pelo seu mais importante autor, a peça denuncia um conflito político-militar de enorme extensão, ditado pelo desejo de expansão, conquista e domínio e igualmente a decadência em que se enterrava a contraditória democracia ateniense – com meio milhão de habitantes, 300 mil eram escravos sem quaisquer direitos, 160 mil mulheres e crianças sem participação cívica e 40 mil cidadãos livres, entre os quais uma casta de ricos aristocratas gozava de privilégios face aos artesãos, comerciantes e camponeses empobrecidos.

O argumento é o seguinte: o vinhateiro Trigeu, em busca da Paz, decide subir aos céus montado num escaravelho-bosteiro. Chegado ao Olimpo, a morada dos deuses, encontra Hermes, deus do comércio e do roubo, que funciona agora como porteiro celestial, que o informa que as divindades, desgostosas com a insistência bélica dos mortais, e para não escutar as suas súplicas, se afastaram para um ponto mais elevado. Comunica-lhe também estar a Paz prisioneira da Guerra, que a meteu num antro profundo coberto de pedras.

Trigeu, recorrendo a umas carnes, vinho e uma taça de ouro, suborna Hermes e com a ajuda do Coro, representantes das cidades gregas e voz do povo, consegue finalmente libertar a Paz, que surge acompanhada pela Deusa dos Frutos e pela Folgança. Esta é devolvida à Assembleia, de que andava arredia, e Trigeu, tendo afastado a chusma de opositores, vendedores de oráculos e de armas, tornadas ferramentas inúteis, como recompensa, desposa a Deusa dos Frutos, boda que celebra a alegria da festa, o prazer, o amor, a Paz, em honra de Dioniso, deus do vinho e do Teatro, cerimónia fálica do culto da fertilidade e de renovação da Natureza, que os combates impediam.

A comédia, de origem telúrica e impulso vital, oferece-nos a vida como processo social, o real plasmado numa realidade intemporal alegórica e apresenta-se como «uma festa de caos, prelúdio de uma reposição da ordem, saída da desordem, representação do mundo às avessas». A fantasia e a imaginação criam uma ficção que é verdadeira.

Interpelação aos contemporâneos

Aristófanes já anteriormente se tinha pronunciado contra a guerra em «Os Acarnianos» e voltaria a fazê-lo com «Lisístrata», peça em que as mulheres dos guerreiros dão corpo a uma greve de sexo até que os seus bravos maridos abandonem de vez as batalhas. É a condenação dos desastres da guerra de saque, da imbecilidade dos generais vaidosos, do recrutamento forçado, da mentira dos demagogos, do oportunismo bajulador de certos políticos, da corrupção da ética, da miséria do povo.

A crítica política da ordem social de Atenas e do mundo helénico, no século V a. C., produzida pelo riso satírico e licencioso, porque, tal como afirmava Aristóteles, «o homem é o único dos seres vivos que sabe rir».

Aristófanes, pese embora um certo conservadorismo nostálgico, interpela directamente os seus contemporâneos, desde o maquinista de teatro a manobrar o guindaste para as cenas do aparecimento do deus ex maquina, até aos poetas trágicos Ésquilo, Sófocles e Eurípides, passando pelos ataques à referência moral de Sócrates, ao poder exercido pelo ambicioso general Cleon, à orientação geral do Estado, aos negócios e ao carácter do povo e aos seus vícios. Um teatro cívico e popular cuja dimensão satírica o Estado assumia como dever levar à comunidade de espectadores.

Tucídides, historiador que presenciou há 2500 anos estes acontecimentos, legou-nos um testemunho objectivo: «A guerra ensina a violência e põe as paixões da multidão de acordo com a brutalidade dos factos». Trump, o partidário da guerra imperialista, numa espiral de demência, confirma-o no Iraque, na Síria, na Palestina e na Coreia.