07/06/2018

9.623.(7jun2018.12.12') Bolsa...Crises Financeiras

***
7jun2018...avante lembra
18seTEMbro1873 – Pânico em Wall Street


A «borbulha ferroviária» que rebentou nos EUA a 18 de Setembro de 1873 deu origem à primeira Quinta-feira Negra antes da «Quinta-feira Negra / Black Thursday» [de 1929] e marca o início da primeira Grande Depressão antes da «Grande Depressão». Os ingredientes foram idênticos aos que recentemente provocaram a recessão que tão devastadoras consequências teve para Portugal: especulação desenfreada, sobreendividamento, colapso da banca. A exemplo do que sucedeu em 2008 com a falência do Lehman Brothers, a chispa que acendeu o rastilho daquela quinta-feira negra foi a falência do Jay Cook & Co., banco fundado em 1861 que fez fortuna com os títulos de dívida da guerra civil norte-america, e que apostou na especulação ferroviária, em particular na construção da Ferrovia do Pacífico Norte (Northern Pacific Railway), transcontinental, destinada ao transporte de mercadorias e passageiros do Oeste para o Leste dos EUA e daí para a Europa. A falência do Jay Cook provocou um efeito de dominó que levou ao encerramento de empresas e despedimentos em massa tanto nos EUA como na Europa. Como escreveu na época o New York Tribune, na bolsa de Nova Iorque «elevou-se um grito monstruoso que literalmente fez parecer que o edifício tremia». Os povos, como de costume, pagaram a factura.
 http://www.avante.pt/pt/2323/memoria/
***

24 de Outubro de 1929: "Quinta-feira negra" na Bolsa de Wall Street. As cotações descem e, numa só sessão, são transaccionadas 13 milhões de acções.

Acabavam os loucos anos 20, numa quinta-feira que se tornou "negra" nos anais da história americana e universal, por arrastamento. É talvez a primeira manifestação dos riscos potenciais da globalização económica à escala planetária. De há muito se notavam alguns sinais, desde pelo menos 1923, ano em que se evidenciaram os primeiros laivos de hiperinflação na Europa (Alemanha, Inglaterra...), ou então desde 1926, quando se assiste a um crescimento do desemprego agrícola nos Estados Unidos. Começava a diluir-se o estado de graça do pós-I Guerra nas principais economias mundiais.
1927 foi o ano em que tudo se começou a precipitar para algo que não foi nunca previsto. Assim, as empresas americanas começaram a reinvestir os seus capitais no fulgurante mercado financeiro de Nova Iorque, capitais esses que eram retirados de investimentos no estrangeiro para serem canalizados para a especulação bolsista. Situação que atraíu grande número de especuladores e agentes bolsistas, que capitalizariam, sem escrúpulos, com o crescente afluxo de inúmeras poupanças de famílias americanas, gerando cada vez mais lucros na bolsa nova-iorquina de Wall Street. O mercado mostrava-se cada vez mais sobrevalorizado, embora não se tenha feito muito para contrariar tal tendência, apesar do governo federal ter produzido alguma legislação relativa a lucros e recomendado aos bancos que controlassem a concessão de créditos para efeitos de investimentos bolsistas. Pouco adiantou, a tendência de alta descontrolada era impercetivelmente irreversível em 1929. A situação ganhou contornos ainda mais perigosos quando um crescente número de investidores decidiu retirar lucros da sua especulação bolsista, com a venda das suas carteiras de acções. A 23 de outubro daquele ano, uma quarta-feira, foram vendidos mais de seis milhões de títulos, uma transacção que mais que duplicaria no dia seguinte (13 milhões de títulos), a célebre "quinta-feira negra". A tendência manteve-se na semana seguinte, com um "pico" a 29 de Outubro, a quarta-feira mais trágica de Wall Street, quando foram transaccionados mais de dezasseis milhões de títulos e com perdas que ascendiam a mais de uma dezena de milhar de milhões de dólares, criando um efeito de "dominó" noutras bolsas americanas logo de imediato. A Bolsa e o sistema financeiro americanos "desabavam", era o crash.
Falências intermináveis, ruína de um sem número de pequenos investidores, desemprego maciço, miséria, colapso económico da economia americana, tantas foram as consequências nefastas destes trágicos dias do crash de Wall Street, que arrastaram as economias ocidentais para uma espiral de crise aguda, a mais grave do século XX, a par da crise petrolífera de 1973.
Depósitos bancários são retirados, o crédito e decorrente capacidade de investimento económico colapsam, com mais de quinze milhões de americanos e quase outros tantos na Europa a engrossarem repentinamente as fileiras de desempregados sem solução laboral à vista. A agricultura americana, já depauperada por maus anos climatéricos sucessivos e graves problemas económicos fica, bruscamente, na pior crise de que há memória na história dos Estados Unidos da América do Norte.
Crash Bolsista. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
wikipedia (imagens)

Uma multidão à porta da Bolsa de Nova Iorque


Pessoas reunidas na frente de um banco, durante o período da Grande Depressão. Esse período foi marcado por repentinas perdas de ações e houve casos de suicídio, após acionistas descobrirem que perderam tudo.
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/24-de-outubro-de-1929-quinta-feira.html?fbclid=IwAR2nCCDh3v6q4TLRD5ljgU3UTtKvsoRiCjp0VNTHJszDU9TVE9NCjJpy_bQ
***

17 de Maio de 1792: É criada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

No dia 17 de Maio de 1792, 24 agentes financeiros e comerciantes de Nova Iorque assinaram a convenção de Buttonwood Tree em Wall Street. Através do acordo, decidem aplicar uma taxa de comissão única sobre todas as vendas de títulos. Seria o nascimento do NYSE (New York Stock Exchange), a Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em 8 de Março de 1817, a organização aprovou o seu primeiro nome: New York Stock & Exchange Board. Anthony Stockholm seria eleito o seu primeiro presidente.
A primeira sede da Bolsa era uma sala alugada em 1792 por 200 dólares mensais, localizada no número 40 de Wall Street. Após a destruição do prédio pelo Grande Incêndio de Nova Iorque, em 1835, mudou-se temporariamente. Em 1863, a New York Stock & Exchange Board mudou o seu nome definitivamente para New York Stock Exchange.
O volume de negócios cresceu 600% nos anos entre 1896 e 1901. Com isso, foi necessário um espaço maior para realizar os negócios e atender a um mercado em franca expansão.
Oito arquitectos da cidade foram convidados para participar de uma competição de projectos para o novo edifício do NYSE. Finalmente foi escolhido um projecto de estilo neoclássico elaborado pelo arquitecto George Post. A demolição do prédio da Bolsa da Broad Street e edifícios adjacentes começou em 10 de Maio de 1901.
A Bolsa viveu a experiência de ter de interromper as operações algumas vezes, por exemplo, com o deflagrar da Primeira Guerra Mundial e no ataque terrorista de 11 de Setembro de 2011. Em 20 de Setembro de 1873 chegou a interromper os seus trabalhos por dez dias em virtude do Pânico de 1873. A “Quinta-Feira Negra” de 24 de Outubro de 1929 assinalou o começo de uma nova ordenação na Bolsa de Nova Iorque em que se implantou um novo sistema de prevenção de crashes.
Em 1934, foi registada oficialmente como mercado nacional de títulos na Comissão de Títulos e Valores dos EUA.O Comité Governamental era o principal órgão até 1938, ocasião em que a Bolsa contratou o seu primeiro presidente remunerado e criou um Conselho Directivo composto por 33 membros.
A NYSE foi incorporada em 1971 como instituição não lucrativa, mas, logo em 1972, os membros de sua direcção votaram por transformá-la em organização lucrativa, regulada por uma junta directiva de 25 directores. A nova cúpula passou a ser composta por um presidente, um CEO, 12 directores ditos representantes do interesse público e 12 representantes do mercado de títulos.
Hoje em dia, a NYSE é a segunda bolsa de valores do mundo, superada em 1996, quando o seu volume de transações foi ultrapassado pela NASDAQ, a bolsa tecnológica dos EUA. Ambas são actualmente questionadas fortemente por diversos sectores da sociedade norte-americana por deterem excessivo poder sobre a economia.
Fontes:Opera Mundi
wikipedia (imagens)
File:New York Stock Exchange 1882.jpg
O edifício  da Bolsa na  10–12 Broad Street,em 1882
File:1.12.02NewYorkStockExchangeByLuigiNovi1.jpg
O actual edifício da Bolsa em Wall Street

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/17-de-maio-de-1792-e-criada-bolsa-de.html?spref=fb&fbclid=IwAR3HOx_5wJ52BtAFgi5iL8DhzCngCSHJdlMj4JM6R_r7ZQdrLXToYKga_lE
***