Nasceu a 25jun1852...Reus
e morreu a 10jun1926...Barcelona
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Biografia
https://www.youtube.com/watch?v=UwC6RsEtX7U&fbclid=IwAR01kP4bZ14NhewKuQ9HWBR_r44TkzV1rHTNOc0vTvyClIWhTdeytrXgzZM
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“Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras...”
"Nada é inventado, já que está escrito primeiro na natureza. A originalidade consiste em contar à origem."
https://www.pensador.com/autor/antoni_gaudi/
***
https://www.youtube.com/watch?v=qZiCa_kpFfU
legendado em Português
*
https://www.youtube.com/watch?v=SVJUvoZBWEw
Barcelona e Gaudí
*
https://www.youtube.com/watch?v=qqpNka5BDHc
Sagrada Família
filme com Gaudí a explicar a obra
https://www.youtube.com/watch?v=ykU9OvmOS1M
***
10 de Junho de 1926: Morre o arquitecto catalão Antoni Gaudí
Arquitecto,
urbanista, escultor
e pintor espanhol,
nascido a 25 de Junho de 1852, em
Reus, e
falecido a 10 de Junho de 1926, em
Barcelona. Filho
de um caldeireiro,
Antoni Gaudí
y Cornet estudou
e trabalhou em
Barcelona onde
se encontra toda
a sua obra
de arquitecto e
urbanista. As
suas realizações insólitas
revelam uma
personalidade fora
do comum, provocando
a admiração de
muitos e
gerando continuadas
controvérsias. Recusou
os princípios académicos
da arquitectura neoclássica,
usou livremente as
formas e
as técnicas da
arte bizantina, muçulmana, mudéjar e
gótica, criando
um estilo eclético
e eminentemente pessoal.
O estilo de Gaudí atravessou diversas
fases. Quando saiu da escola provincial de arquitectura de Barcelona, em 1878,
começou a projectar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já
era evidente nos seus projectos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma
maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca
usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis
cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou
repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco - ou
Mudéjar, como a mistura especial da arte muçulmana com a cristã é conhecida em
Espanha. Os exemplos de seu estilo Mudéjar são a Casa Vicens, de 1878-80,
e El Capricho construída entre 1883 e 1885, assim como a
Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século
XIX. Todas as obras, excepto o El Capricho estão localizadas em
Barcelona. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários
estilos arquitectónicos: o gótico no Palácio Episcopal de Astorga, obra
realizada entre 1887 e 1893, e na Casa de los Botines em Leão, construída
entre 1892 e 1894; o barroco na Casa Calvet em Barcelona (1898-1904). Mas
após 1902 os seus projectos deixam de poder ser atribuídos a um estilo
arquitectónico convencional.
Desde
cedo manifestou um
interesse particular
pelas formas procedentes da
Natureza -
geologia, botânica,
zoologia e
anatomia -
e pelos recursos
e soluções próprios dos ofícios
artesanais. No
Parque Guell,
construído entre
1900 e
1914, afirmam-se
as suas preocupações urbanísticas audaciosas,
uma concepção nova
do espaço e
uma imaginação delirante
na decoração dos bancos dos
abrigos, feita
de mosaicos informais:
"colagens" de
cacos provenientes
dos mais variados objetos.
Arquitecto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudí foi
um participante importante na Renaixensa catalã, um movimento artístico
revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento político de
feições nacionalistas que se baseava num fervoroso anti-castelhanismo. Ambos os
movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido
suprimido pelo governo centralista de Madrid, ao longo do século XVIII e XIX. O
símbolo religioso da Renaixensa em Barcelona era a igreja da Sagrada
Família, um projecto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira.
Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para a ver
terminada. Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910
passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo
passado a residir nos estaleiros. Aos 75 anos, foi atropelado por um
trolley-car, tendo morrido dos ferimentos.
Ignorado durante os anos 20 e 30 do século
XX, quando o estilo internacional era o estilo arquitectónico dominante, foi
redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo
público em geral, devido à sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho
arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e
policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte
se conjugam. A geometria complexa de um edifício de Gaudí coincide com a sua
estrutura arquitectónica em que o todo, incluindo a sua fachada, dá à aparência
de ser um objecto natural conformando-se completamente com as leis da natureza.
Tal sentido da unidade total informou também a vida de Gaudí, já que a sua vida
pessoal e profissional eram indistinguíveis.
Fontes: Antoni Gaudí.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2012.
www.arqnet.pt
wikipedia
(Imagens)
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de Março
de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard
Gaudí
mostra as obras da Sagrada Familia ao núncio do Vaticano, Francesco
Ragonesi (1915)
Maquete da Sagrada Família
Casa Milà
Casa
Vicens
*
19 de Março de 1882: É colocada a primeira pedra na igreja da Sagrada Família de Barcelona
O propósito de construir um templo expiatório
dedicado à Sagrada Família em uns novos terrenos do Eixample barcelonês foi do
livreiro Josep Maria Bocabella, para o que fundou a Associação de Devotos de
São José. Para isso foi adquirido um quarteirão inteiro do Eixample num
lugar conhecido como El Poblet, perto do Camp de l'Arpa, em Sant Martí de
Provençals, entre as ruas Provença, Maiorca, Marina e Sardenya.
O projeto foi entregue em primeiro lugar a
Francisco de Paula del Villar y Lozano, que propôs um conjunto neogótico,
recusando a sugestão de Bocabella de fazer uma réplica do Santuário da Santa
Casa de Loreto . O projeto de Villar consistia numa igreja de três naves, com os
elementos típicos do gótico, como os vitrais alveolados, os contrafortes
exteriores e um alto campanário em forma de agulha. A primeira pedra foi
colocada a 19 de Março de 1882, dia de São José, com a presença do então bispo
de Barcelona José María Urquinaona. Gaudí assistiu à cerimónia, já que tinha
trabalhado como ajudante de Villar em vários projetos. As obras não se iniciaram
até 25 de Agosto de 1883, sendo adjudicadas ao empreiteiro Macari Planella i
Roura.
O risco
deste templo deve-se pois ao génio criativo do arquiteto catalão Antoni
Gaudí, que aplica os ideias da Arte Nova à arquitetura religiosa.
O artista está ligado a uma vertente mais arquitetónica
e orgânica da Arte Nova, procurando captar todos os elementos naturais de uma forma muito precisa. Aqui todos os pormenores são imbuídos de simbolismo. A decoração inspira-se em elementos neogóticos (agulhas das torres em forma de espigas de milho, rendilhado nas bandeiras
dos vãos), elementos
barrocos (as estruturas
funcionais passam a
ser meramente decorativas) e elementos
mouriscos (utilização da cor e do tijolo vidrado). Mas a grande contribuição de Gaudí foi no campo da estática com a supressão dos contrafortes através de um hábil sistema de descarga de forças. Assim, o peso da abóbada central (de forma hiperbólica côncava) já não se distribui sob forma de pressão descendente e lateral, como acontecia na arquitetura gótica. A utilização de superfícies parabólicas e
hiperbólicas resulta no
escoramento quase vertical das colunas, que, por estarem levemente inclinadas, recebem
a restante pressão
lateral. Para termos
uma ideia da grandeza do projeto da Sagrada Família, basta referir que tem 12 campanários de 100 m de altura cada, 5 cúpulas e um coro de 14 m de altura para 2200 cantores, que podem ser ouvidos no interior e no exterior.
Sagrada Família
(Barcelona). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2014.
wikipedia(imagens)
Projeto neogótico de Francisco de Paula del Villar y
Lozano
Maquete da Sagrada
Família
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/19-de-marco-de-1882-e-colocada-primeira.html?spref=fb&fbclid=IwAR2mxmPcDRdhwi8aF5CD9PFI9hHtCBNenCd755ZXZwV30r1kn2m3_hZ04Js***
25 de Junho de 1852: Nasce o arquitecto catalão Antoni Gaudí
Arquitecto,
urbanista, escultor
e pintor espanhol,
nascido a 25 de Junho de 1852, em
Reus, e
falecido a 10 de Junho de 1926, em
Barcelona. Filho
de um caldeireiro,
Antoni Gaudí
y Cornet estudou
e trabalhou em
Barcelona onde
se encontra toda
a sua obra
de arquitecto e
urbanista. As
suas realizações insólitas
revelam uma
personalidade fora
do comum, provocando
a admiração de
muitos e
gerando continuadas
controvérsias. Recusou
os princípios académicos
da arquitectura neoclássica,
usou livremente as
formas e
as técnicas da
arte bizantina, muçulmana, mudéjar e
gótica, criando
um estilo eclético
e eminentemente pessoal.
O estilo de Gaudí atravessou diversas
fases. Quando saiu da escola provincial de arquitectura de Barcelona, em 1878,
começou a projectar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já
era evidente nos seus projectos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma
maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca
usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis
cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou
repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco - ou
Mudéjar, como a mistura especial da arte muçulmana com a cristã é conhecida em
Espanha. Os exemplos de seu estilo Mudéjar são a Casa Vicens, de 1878-80,
e El Capricho construída entre 1883 e 1885, assim como a
Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século
XIX. Todas as obras, excepto o El Capricho estão localizadas em
Barcelona. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários
estilos arquitectónicos: o gótico no Palácio Episcopal de Astorga, obra
realizada entre 1887 e 1893, e na Casa de los Botines em Leão, construída
entre 1892 e 1894; o barroco na Casa Calvet em Barcelona (1898-1904). Mas
após 1902 os seus projectos deixam de poder ser atribuídos a um estilo
arquitectónico convencional.
Desde
cedo manifestou um
interesse particular
pelas formas procedentes da
Natureza -
geologia, botânica,
zoologia e
anatomia -
e pelos recursos
e soluções próprios dos ofícios
artesanais. No
Parque Guell,
construído entre
1900 e
1914, afirmam-se
as suas preocupações urbanísticas audaciosas,
uma concepção nova
do espaço e
uma imaginação delirante
na decoração dos bancos dos
abrigos, feita
de mosaicos informais:
"colagens" de
cacos provenientes
dos mais variados objetos.
Arquitecto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudí foi
um participante importante na Renaixensa catalã, um movimento artístico
revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento político de
feições nacionalistas que se baseava num fervoroso anti-castelhanismo. Ambos os
movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido
suprimido pelo governo centralista de Madrid, ao longo do século XVIII e XIX. O
símbolo religioso da Renaixensa em Barcelona era a igreja da Sagrada
Família, um projecto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira.
Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para a ver
terminada. Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910
passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo
passado a residir nos estaleiros. Aos 75 anos, foi atropelado por um
trolley-car, tendo morrido dos ferimentos.
Ignorado durante os anos 20 e 30 do século
XX, quando o estilo internacional era o estilo arquitectónico dominante, foi
redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo
público em geral, devido à sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho
arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e
policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte
se conjugam. A geometria complexa de um edifício de Gaudí coincide com a sua
estrutura arquitectónica em que o todo, incluindo a sua fachada, dá à aparência
de ser um objecto natural conformando-se completamente com as leis da natureza.
Tal sentido da unidade total informou também a vida de Gaudí, já que a sua vida
pessoal e profissional eram indistinguíveis.
Fontes: Antoni Gaudí.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2012.
www.arqnet.pt
wikipedia
(Imagens)
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de Março
de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard
Gaudí
mostra as obras da Sagrada Familia ao núncio do Vaticano, Francesco
Ragonesi (1915)
Maquete da Sagrada Família
Casa Milà
Casa
Vicens
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/06/25-de-junho-de-1852-nasce-o-arquitecto.html
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