25/06/2018

4.721.(25jun2018.15.44') Antoni Gaudí

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Nasceu a  25jun1852...Reus
e morreu a 10jun1926...Barcelona
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Biografia
 https://www.youtube.com/watch?v=UwC6RsEtX7U&fbclid=IwAR01kP4bZ14NhewKuQ9HWBR_r44TkzV1rHTNOc0vTvyClIWhTdeytrXgzZM
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 “Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras...
 "Nada é inventado, já que está escrito primeiro na natureza. A originalidade consiste em contar à origem." 
https://www.pensador.com/autor/antoni_gaudi/
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https://www.youtube.com/watch?v=qZiCa_kpFfU
legendado em Português
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https://www.youtube.com/watch?v=SVJUvoZBWEw
Barcelona e Gaudí
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https://www.youtube.com/watch?v=qqpNka5BDHc
Sagrada Família
filme com Gaudí a explicar a obra
https://www.youtube.com/watch?v=ykU9OvmOS1M
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10 de Junho de 1926: Morre o arquitecto catalão Antoni Gaudí

Arquitecto, urbanista, escultor e pintor espanhol, nascido a 25 de Junho de 1852, em Reus, e falecido a 10 de Junho de 1926, em Barcelona. Filho de um caldeireiro, Antoni Gaudí y Cornet estudou e trabalhou em Barcelona onde se encontra toda a sua obra de arquitecto e urbanista. As suas realizações insólitas revelam uma personalidade fora do comum, provocando a admiração de muitos e gerando continuadas controvérsias. Recusou os princípios académicos da arquitectura neoclássica, usou livremente as formas e as técnicas da arte bizantina, muçulmana, mudéjar e gótica, criando um estilo eclético e eminentemente pessoal. 

O estilo de Gaudí atravessou diversas fases. Quando saiu da escola provincial de arquitectura de Barcelona, em 1878, começou a projectar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já era evidente nos seus projectos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco - ou Mudéjar, como a mistura especial da arte muçulmana com a cristã é conhecida em Espanha. Os exemplos de seu estilo Mudéjar são a Casa Vicens, de 1878-80, e El Capricho construída entre 1883 e 1885, assim como a Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século XIX. Todas as obras, excepto o El Capricho estão localizadas em Barcelona. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários estilos arquitectónicos: o gótico no Palácio Episcopal de Astorga, obra realizada entre 1887 e 1893, e na Casa de los Botines em Leão, construída entre 1892 e 1894; o barroco na Casa Calvet em Barcelona (1898-1904). Mas após 1902 os seus projectos deixam de poder ser atribuídos a um estilo arquitectónico convencional. 

Desde cedo manifestou um interesse particular pelas formas procedentes da Natureza - geologia, botânica, zoologia e anatomia - e pelos recursos e soluções próprios dos ofícios artesanais. No Parque Guell, construído entre 1900 e 1914, afirmam-se as suas preocupações urbanísticas audaciosas, uma concepção nova do espaço e uma imaginação delirante na decoração dos bancos dos abrigos, feita de mosaicos informais: "colagens" de cacos provenientes dos mais variados objetos. 


Arquitecto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudí foi um participante importante na Renaixensa catalã, um movimento artístico revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento político de feições nacionalistas que se baseava num fervoroso  anti-castelhanismo. Ambos os movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido suprimido pelo governo centralista de Madrid, ao longo do século XVIII e XIX. O símbolo religioso da Renaixensa em Barcelona era a igreja da Sagrada Família, um projecto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira. 

Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para a ver terminada. Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910 passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo passado a residir nos estaleiros. Aos 75 anos, foi atropelado por um trolley-car, tendo morrido dos ferimentos. 

Ignorado durante os anos 20 e 30 do século XX, quando o estilo internacional era o estilo arquitectónico  dominante, foi redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo público em geral, devido à sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte se conjugam. A geometria complexa de um edifício de Gaudí coincide com a sua estrutura arquitectónica em que o todo, incluindo a sua fachada, dá à aparência de ser um objecto natural conformando-se completamente com as leis da natureza. Tal sentido da unidade total informou também a vida de Gaudí, já que a sua vida pessoal e  profissional  eram indistinguíveis.
Fontes: Antoni Gaudí. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 
www.arqnet.pt
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Antoni Gaudi 1878.jpg
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de Março de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard

Gaudí mostra as obras da Sagrada Familia ao núncio do  VaticanoFrancesco Ragonesi (1915)
Arquivo: Sagrada Familia (maqueta) jpg.
Maquete da Sagrada Família
Arquivo: Casa mila ag1.jpg
Casa Milà

Arquivo: Vicens03.jpg
Casa Vicens
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/10-de-junho-de-1926-morre-o-arquitecto.html?spref=fb&fbclid=IwAR1ImFU39A0fA-T19K7OXuAAjFkTYZXpxMwYqdnzu177T_7ErIOJ3J4WoEM
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19 de Março de 1882: É colocada a primeira pedra na igreja da Sagrada Família de Barcelona

O propósito de construir um templo expiatório dedicado à Sagrada Família em uns novos terrenos do Eixample barcelonês foi do livreiro Josep Maria Bocabella, para o que fundou a Associação de Devotos de São José. Para isso foi adquirido um quarteirão inteiro do Eixample num lugar conhecido como El Poblet, perto do Camp de l'Arpa, em Sant Martí de Provençals, entre as ruas Provença, Maiorca, Marina e Sardenya.

O projeto foi entregue em primeiro lugar a Francisco de Paula del Villar y Lozano, que propôs um conjunto neogótico, recusando a sugestão de Bocabella de fazer uma réplica do Santuário da Santa Casa de Loreto . O projeto de Villar consistia numa igreja de três naves, com os elementos típicos do gótico, como os vitrais alveolados, os contrafortes exteriores e um alto campanário em forma de agulha. A primeira pedra foi colocada a 19 de Março de 1882, dia de São José, com a presença do então bispo de Barcelona José María Urquinaona. Gaudí assistiu à cerimónia, já que tinha trabalhado como ajudante de Villar em vários projetos. As obras não se iniciaram até 25 de Agosto de 1883, sendo adjudicadas ao empreiteiro Macari Planella i Roura.

 O risco deste templo deve-se pois ao génio criativo do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que aplica os ideias da Arte Nova à arquitetura religiosa. O artista está ligado a uma vertente mais arquitetónica e orgânica da Arte Nova, procurando captar todos os elementos naturais de uma forma muito precisa. Aqui todos os pormenores são imbuídos de simbolismo. A decoração inspira-se em elementos neogóticos (agulhas das torres em forma de espigas de milho, rendilhado nas bandeiras dos vãos), elementos barrocos (as estruturas funcionais passam a ser meramente decorativas) e elementos mouriscos (utilização da cor e do tijolo vidrado). Mas a grande contribuição de Gaudí foi no campo da estática com a supressão dos contrafortes através de um hábil sistema de descarga de forças. Assim, o peso da abóbada central (de forma hiperbólica côncava) já não se distribui sob forma de pressão descendente e lateral, como acontecia na arquitetura gótica. A utilização de superfícies parabólicas e hiperbólicas resulta no escoramento quase vertical das colunas, que, por estarem levemente inclinadas, recebem a restante pressão lateral. Para termos uma ideia da grandeza do projeto da Sagrada Família, basta referir que tem 12 campanários de 100 m de altura cada, 5 cúpulas e um coro de 14 m de altura para 2200 cantores, que podem ser ouvidos no interior e no exterior.             
 Sagrada Família (Barcelona). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. 
 wikipedia(imagens)




Resultado de imagem para sagrada familia

Ficheiro:Sagrada Familia (Villar).jpg
Projeto neogótico de Francisco de Paula del Villar y Lozano
Ficheiro:Sagrada Familia (maqueta).jpg
Maquete da Sagrada Família
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/19-de-marco-de-1882-e-colocada-primeira.html?spref=fb&fbclid=IwAR2mxmPcDRdhwi8aF5CD9PFI9hHtCBNenCd755ZXZwV30r1kn2m3_hZ04Js
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25 de Junho de 1852: Nasce o arquitecto catalão Antoni Gaudí

Arquitecto, urbanista, escultor e pintor espanhol, nascido a 25 de Junho de 1852, em Reus, e falecido a 10 de Junho de 1926, em Barcelona. Filho de um caldeireiro, Antoni Gaudí y Cornet estudou e trabalhou em Barcelona onde se encontra toda a sua obra de arquitecto e urbanista. As suas realizações insólitas revelam uma personalidade fora do comum, provocando a admiração de muitos e gerando continuadas controvérsias. Recusou os princípios académicos da arquitectura neoclássica, usou livremente as formas e as técnicas da arte bizantina, muçulmana, mudéjar e gótica, criando um estilo eclético e eminentemente pessoal. 

O estilo de Gaudí atravessou diversas fases. Quando saiu da escola provincial de arquitectura de Barcelona, em 1878, começou a projectar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já era evidente nos seus projectos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas, cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou repteis. O efeito geral, embora os detalhes não o sejam, é Mourisco - ou Mudéjar, como a mistura especial da arte muçulmana com a cristã é conhecida em Espanha. Os exemplos de seu estilo Mudéjar são a Casa Vicens, de 1878-80, e El Capricho construída entre 1883 e 1885, assim como a Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século XIX. Todas as obras, excepto o El Capricho estão localizadas em Barcelona. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários estilos arquitectónicos: o gótico no Palácio Episcopal de Astorga, obra realizada entre 1887 e 1893, e na Casa de los Botines em Leão, construída entre 1892 e 1894; o barroco na Casa Calvet em Barcelona (1898-1904). Mas após 1902 os seus projectos deixam de poder ser atribuídos a um estilo arquitectónico convencional. 

Desde cedo manifestou um interesse particular pelas formas procedentes da Natureza - geologia, botânica, zoologia e anatomia - e pelos recursos e soluções próprios dos ofícios artesanais. No Parque Guell, construído entre 1900 e 1914, afirmam-se as suas preocupações urbanísticas audaciosas, uma concepção nova do espaço e uma imaginação delirante na decoração dos bancos dos abrigos, feita de mosaicos informais: "colagens" de cacos provenientes dos mais variados objetos. 


Arquitecto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudí foi um participante importante na Renaixensa catalã, um movimento artístico revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento político de feições nacionalistas que se baseava num fervoroso  anti-castelhanismo. Ambos os movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido suprimido pelo governo centralista de Madrid, ao longo do século XVIII e XIX. O símbolo religioso da Renaixensa em Barcelona era a igreja da Sagrada Família, um projecto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira. 

Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para a ver terminada. Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910 passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo passado a residir nos estaleiros. Aos 75 anos, foi atropelado por um trolley-car, tendo morrido dos ferimentos. 

Ignorado durante os anos 20 e 30 do século XX, quando o estilo internacional era o estilo arquitectónico  dominante, foi redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo público em geral, devido à sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte se conjugam. A geometria complexa de um edifício de Gaudí coincide com a sua estrutura arquitectónica em que o todo, incluindo a sua fachada, dá à aparência de ser um objecto natural conformando-se completamente com as leis da natureza. Tal sentido da unidade total informou também a vida de Gaudí, já que a sua vida pessoal e  profissional  eram indistinguíveis.
Fontes: Antoni Gaudí. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 
www.arqnet.pt
wikipedia (Imagens)

Ficheiro:Antoni Gaudi 1878.jpg
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de Março de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard

Gaudí mostra as obras da Sagrada Familia ao núncio do  VaticanoFrancesco Ragonesi (1915)
Arquivo: Sagrada Familia (maqueta) jpg.
Maquete da Sagrada Família
Arquivo: Casa mila ag1.jpg
Casa Milà

Arquivo: Vicens03.jpg
Casa Vicens
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/25-de-junho-de-1852-nasce-o-arquitecto_25.html?spref=fb&fbclid=IwAR3sU0YHymSQFkOg5Wl10fl5533XN2WGmZhPX_6yHm3OU37Zj7On2ZXl6D8

https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/06/25-de-junho-de-1852-nasce-o-arquitecto.html
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