22/10/2018

7.303.(22ouTUbro2018.11.11') Peter Francisco

***
Pedro Francisco Machado
Nasceu a 9jul1760...Porto Judeu...Ilha Terceira
e morreu a 16jan1831...
***
Ver filme que vai ser rodado...

O filme sobre Peter Francisco o Açoriano Herói na Guerra da Independência dos Estados Unidos, já está em Produção !



Está em fase de pré-produção um filme sobre Pedro Francisco, herói da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, que hoje se considera ter nascido no Porto Judeu, na ilha Terceira. No dia dois do próximo mês, Travis Bowman, descendente em sétima geração de Pedro Francisco e produtor, apresenta o ator Brian P Wade como protagonista do filme, numa conferência de imprensa que decorrerá na freguesia. Segundo Francisco Cardoso, que tem acompanhado este processo, a História prova que esta figura existiu. Pedro de Merelim escreveu sobre o caso.

Os registos batem certo. “O filme está todo planeado, vão agora apurar o que se pode ou não filmar cá”, resumiu. Pedro Francisco terá sido raptado da sua casa no Porto Judeu, não se sabe bem por que motivo. Os relatos oscilam desde uma vingança pessoal, ligada a negócios, até à própria família o ter enviado para os Estados Unidos, para garantir a sua segurança.

Teria havido uma ofensa ao Rei, que mereceria uma retaliação. Outra versão conta que o rapaz foi raptado, no dia de bodo de 1765, por piratas. O certo, avança Francisco Cardoso, é que Pedro Francisco, então com cinco anos, terá sido encontrado num cais na Virgínia. Depois de dormir por lá alguns dias, foi leva- do para casa de fazendeiros, onde se tornou ferreiro. Com 17 anos e uma estatura física impressionante, alistou-se no exército. Tornou-se um dos maiores heróis de guerra celebrados pelos americanos.

Uma curiosidade é ter recebido uma espada, mandada fazer por George Washington, com 1,80 metros de comprimento total e uma lâmina que se estendia por 1,50 metros. O terceirense e a sua espada ganha- ram estatuto de lenda na batalha de Guilford Court House. História ignorada Para Francisco Cardoso, o mais contraditório em todo este processo de preparação do filme é os terceirenses não terem acarinhado a iniciativa.

A maioria da população desconhece Pedro Francisco e as entidades oficiais, diz, também se têm colocado de parte. Não tem dúvida, porém, de que o filme se fará. Primeiro, porque a história é apaixonante. Depois, “por- que os americanos vão longe” pelos seus heróis. “É pena que ninguém perceba isto, mesmo em termos de potencial turístico”, lamenta.

in DI
 http://www.iloveazores.net/2018/10/o-filme-sobre-peter-francisco-o.html
***
 
 Pedro Francisco Machado, conhecido como Peter Francisco nos Estados Unidos da América, nasceu no dia 9 de julho de 1760, na freguesia do Porto Judeu, ilha Terceira. Foi um dos heróis da Guerra da Independência dos Estados Unidos.

Conhecido como “O Gigante da Virgínia”, “Gigante da Revolução” ou “Hércules da Revolução”, lutou ao lado de George Washington e do Marquês de Lafayette, tendo sofrido vários ferimentos em combate, na defesa da independência dos Estados Unidos da América.

A lenda de Peter Francisco tem início nas docas de City Point, Virgínia, a 23 de Junho de 1765. Na tarde desse dia, Peter Francisco, ainda criança, é encontrado sozinho e a chorar. Sem nada que o identificasse (apenas uma fivela do cinto com as iniciais P.F.) e após se acalmar, conseguiu contar de que forma tinha ali chegado. Supostamente a criança encontrava-se a brincar com a sua irmã quando foram raptados por dois homens (piratas). A sua irmã conseguiria escapar, mas Peter Francisco
seria levado para um barco, que o transportaria até City Point.

Peter Francisco foi acolhido pelo juiz Anthony Wiston, de Buckingham County. Quando atingiu a idade suficiente para trabalhar aprendeu o ofício de ferreiro, devido ao seu tamanho e força – cerca de 2 metros de altura e 120 kg de peso.

Com apenas 16 anos, alistou-se no 10.º Regimento da Virgínia. Em setembro de 1777, serviu sob o comando do General George Washington em Brandywine Creek, Pensilvânia, ande as forças dos colonos tentaram deter o avanço de 12.550 soldados britânicos. Muitos historiadores afirmam que foi nesta batalha que Peter Francisco salvou a vida do General Washington.

Embora não se saiba se passou a ser guarda-costas de George Washington ou continuou como mero soldado que lutava ao seu lado, foi o próprio General que determinou a confeção de uma espada especial para Peter, adequada ao seu tamanho. Esta espada aterrorizava os britânicos. Washington afirmou, referindo-se a Peter Francisco: "Sem ele teríamos perdido duas batalhas cruciais, provavelmente a guerra e, com ela, a nossa liberdade. Ele era verdadeiramente um Exército de um Homem Só."
Após terminar a sua comissão de três anos, voltou a alistar-se. Existem várias lendas sobre os seus feitos em batalha, situações que lhe valeram inúmeras homenagens, entre elas, a criação de um selo dos correios, um parque em New Bedford, Massachusetts, e um monumento em Greensboro, na Carolina do Norte.

Peter Francisco faleceu no dia 16 de janeiro de 1831.


http://www.iloveazores.net/2016/10/peter-francisco-o-acoriano-que-foi.htmlhttp://www.iloveazores.net/2016/10/peter-francisco-o-acoriano-que-foi.html
***
21ouTUbro2018
 Nasceu nos Açores mas aos 5 anos foi para os EUA. Tornou-se um homem enorme e foi herói da Revolução Americana. O filme que conta a vida de Peter Francisco vai ser rodado em 2019 também na ilha Terceira


https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-out-2018/interior/peter-francisco-acoriano-que-e-heroi-americano-agora-em-filme-10044609.html?fbclid=IwAR0Br7kTlucvjTqXjCc5_ZCNSWRZE1SXUy8LWjWGlv9kgvwVgLQXMk_xHeY
***