e morreu a 15dez1675...Delft...Holanda
***
The Geographer (1669)

https://www.facebook.com/107358489335605/photos/a.107488435989277/2366654120072686/?type=3&theater
***
The Glass of Wine

https://www.facebook.com/107358489335605/photos/a.107488435989277/2366672986737466/?type=3&theater
***
VERMEER EM REALIDADE AUMENTADA | Retrospectiva inédita lançada pela Google Arts & Culture
O Google Arts & Culture, em parceria com 18 instituições culturais oriundas de sete países, lança nesta segunda-feira (3) a mais completa retrospectiva virtual do pintor holandês Johannes Vermeer já feita na história.
Com a ajuda e curadoria do museu holandês Mauritshuis, o
projeto “Meet Vermeer” reúne, pela primeira vez em um só lugar, todas
as 36 obras conhecidas do artista, incluindo a famosa “Moça com Brinco
de Pérola”. Para conseguir criar essa experiência inédita, o Google
Arts & Culture lança uma nova ferramenta de exposição imersiva, a
Pocket Gallery, que usou tecnologia de Realidade Aumentada para mostrar,
de forma interativa e no tamanho real, as pinturas do mestre holandês.
Com o novo
recurso, o usuário pode usar o aplicativo e caminhar com o seu
smartphone pelos trabalhos de Vermeer que estão espalhados por várias
galerias do mundo. Poderá ver ainda detalhes impressionantes de nove
quadros do artista graças à nossa Art Camera, uma câmera robótica em
Ultra HD. Ela fotografa pedacinhos da obra de arte em altíssima
resolução para depois juntá-las, por meio de aprendizado de máquina, e,
assim, permitir que as pessoas vejam os mínimos detalhes de uma pintura
-- às vezes, até imperceptíveis a olho nu.
O objetivo
do Google Arts & Culture é que, independente de onde esteja, o
usuário possa usar o celular para explorar o legado e o mundo do artista
da maneira mais próxima de uma exposição na vida real.
A mostra
virtual permite ainda uma imersão “por trás da tela” e mergulha
profundamente pelo quadro “Moça com Brinco de Pérola”, apelidada de
“Mona Lisa do Norte”, e pelas inacreditáveis histórias dos quadros
roubados de Vermeer. Das 36 peças conhecidas, quatro foram roubadas em
algum momento da história e uma delas, intitulada “O Concerto”, continua
desaparecida.
A exposição
virtual e a Pocket Gallery vão atrair a imaginação de quem tem
interesse em como a tecnologia e a arte podem, em conjunto, criar um
espaço de uma “exposição impossível”, que não poderia acontecer na vida
real.
Saiba mais AQUI.
#MeetVermeer - The Dutch Master behind the Girl With A Pearl Earring
https://www.portalsplishsplash.com/2018/12/vermeer-em-realidade-aumentada.html***
Rapariga com brinco de pérolas com Scarlett Johansson
*
Depois de ter estado exposta em vários museus internacionais, a famosa "Rapariga com brinco de pérola" está de regresso a Haia. A pintura do século XVII de Johannes Vermeer é uma das grandes atrações do museu Mauritshuis que acaba de ser totalmente renovado. "A 'Rapariga com brinco de pérola' é cada vez mais conhecida como a Mona Lisa do Norte e é o ícone do museu, não podemos negá-lo. Ela é famosa mundialmente e foi a nossa embaixadora nos vários museus do mundo. As pessoas vêm para ver a pin...
https://www.youtube.com/watch?v=gXXCiquOrpo
*
filme completo
dobrado no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=BQUg-q2M7ME
*
Girl with a Pearl Earring (2003) Official Trailer
https://www.youtube.com/watch?v=8awflTA4QYE***
Astrónomo
Uma análise pormenorizada da obra "O Astrônomo" e da apurada técnica de Vermeer, pintor holandês do século XVII famoso pelas suas composições de cores transparentes.
https://www.youtube.com/watch?v=cvXA_2jYD1w
***
Hoje vou falar um pouquinho do holandês Johannes Vermeer, que por muitos anos foi meu pintor preferido.
Vermeer nasceu, viveu e morreu em Delft, na Holanda, no séc XVII. É o segundo pintor mais importante do país, depois Rembrandt.
Seu trabalho foi possivel pela existência de mecenas locais, que contratavam Vermeer para trabalhos pessoais, mas mesmo assim, o pintor morreu pobre, com dívidas.

A pintura “Moça com brinco de pérolas” foi tema de um livro, escrito por Tracy Chevalier, que romanceia a pintura e a vida do pintor.

Logo, em 2003, Peter Webber dirige um filme baseado nesse mesmo livro. Filme em que a Moça com brinco de pérolas é interpretada primorosamente pela atriz Scarlett Johansson e o pintor Jan Vermeer por Colin Firth.

Espero que gostem…
https://gizcolorido.wordpress.com/2009/09/15/o-barroco-de-vermeer/
***
Análise da obra:"A Leiteira", de Johannes Vermeer
A Leiteira (1657-58)é uma das mais importantes obras do pintor
holandês Johannes Vermeer. A obra encontra-se no Rijksmuseum em Amsterdão.
Nela, Vermeer retrata um instante do quotidiano
de trabalho de uma empregada de cozinha. Vermeer costumava retratar personagens femininos
da sociedade holandesa da sua época em momentos de lazer e descanso. Outro dos
seus temas de eleição foi a representação de mulheres no momento do trabalho
doméstico.
A Leiteira está absorta na sua tarefa. A intimidade da rotina é revelada pela tranquilidade com que a acção acontece. A mulher é uma figura serena, segurando delicadamente uma jarra com leite. Ela encontra-se no seu mundo, num interior quase nu, com a presença de alguns objectos, simples. A cena é silenciosamente iluminada. A luz chega pela janela e banha todo o ambiente, estendendo um brilho ao conjunto. O tratamento de luz e sombra também revela a grande perícia de Vermeer: a luz que cai sobre a leiteira destaca os seus antebraços pálidos e dirige o olhar do leitor para o leite que escorre. O artista era considerado um mestre na observação do quotidiano, e conhecido por ser atento aos mínimos detalhes de uma cena.
A Leiteira está absorta na sua tarefa. A intimidade da rotina é revelada pela tranquilidade com que a acção acontece. A mulher é uma figura serena, segurando delicadamente uma jarra com leite. Ela encontra-se no seu mundo, num interior quase nu, com a presença de alguns objectos, simples. A cena é silenciosamente iluminada. A luz chega pela janela e banha todo o ambiente, estendendo um brilho ao conjunto. O tratamento de luz e sombra também revela a grande perícia de Vermeer: a luz que cai sobre a leiteira destaca os seus antebraços pálidos e dirige o olhar do leitor para o leite que escorre. O artista era considerado um mestre na observação do quotidiano, e conhecido por ser atento aos mínimos detalhes de uma cena.
Vermeer nasceu em Delft, cidade famosa pela sua
cerâmica. No canto inferior da parede estão representados um escalda-pés e azulejos, um deles mostra Cupido, deus do amor.De acordo com o historiador de arte Harry
Rand, a pintura sugere que a mulher está a fazer pudim de pão, o que explicaria o leite e os
pedaços de pão sobre a mesa. A mesa, os pães, os objectos em cerâmica e a mulher compõem um conjunto harmónico, nas
cores e nas formas. A realidade está pintada de maneira veemente, dando um
aspecto real à composição. As cores predominantes na roupa e nos panos são o
amarelo e o azul, complementares, cuja combinação foi muita usada pelo
artista.
Fontes:http://www.metmuseum.org
wikipedia: (Imagens)
A Leiteira - Johannes Vermeer
Detalhe da face da Leiteira
A mesa em primeiro plano
Os azulejos e o escalda-pés
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/08/analise-da-obraa-leiteira-de-johannes.html?fbclid=IwAR0nAOiS-S8Bxlin4Cop6l8KqTEKVhfXYQjsVmsZNeUKyjHrhQIVHZ-50mg
***
15 de Dezembro de 1675: O pintor holandês Johannes Vermeer morre em Delft
Johannes
Vermeer, célebre pintor holandês, viveu toda a vida na sua terra natal,
Delft, onde morreu no dia 15 de Dezembro de 1675. Está sepultado na
Igreja Velha (Oude Kerk) da
cidade. Ao lado de Rembrandt é um dos pintores holandeses mais famosos e
importantes do século XVII, período conhecido por Idade de Ouro da arte
no país devido às suas relevantes conquistas culturais e artísticas.
Os
seus quadros são admirados pelas cores transparentes, pelo brilhante
uso da luz e por composições inteligentes. Criou algumas das mais
primorosas pinturas da arte universal. Os seus trabalhos são raros. Dos
35 ou 36 quadros a ele atribuídos, a maioria são de retratos de figuras
em interiores. Todas as suas obras são admiradas pela sensibilidade em
trabalhar com efeitos de luz e cor e pela qualidade poética das suas
imagens.
Pouco se
sabe ao certo da vida e da carreira de Vermeer. O seu professor pode
ter sido Leonaert Bramer, um artista de Delft, testemunha do seu
casamento em 1653, ou o pintor Carel Fabritius. O seu primeiro quadro
assinado e datado , ‘A Alcoviteira’ (1656), é tematicamente relacionado
com uma pintura de Dirck van Baburen. A influência de Hendrick
Terbrugghen, cujo estilo antecipava as tonalidades de luz e cor das
obras do mestre de Delft, também é possível.
Durante o
final dos anos 1650, Vermeer, ao lado do seu colega Pieter de Hooch,
passou a dar ênfase à pintura de figuras em espaços interiores,
valorizando a descrição minuciosa da personagem e das suas acções. Nas
suas primeiras pinturas, como ‘A Leiteira’, Vermeer encontra um delicado
equilíbrio entre os elementos composicionais e figurais, alcançando
efeitos que provocam fortes sensações com a modelagem de formas em
firmes pinceladas. Mais tarde, voltou-se para combinações mais ténues de
vidros a fim de produzir superfícies transparentes e subtis.
Uma
aguda sensibilidade para os efeitos de luz e cor e o propósito de
definir com exactidão as relações espaciais provavelmente encorajou
Vermeer a experimentar a ‘câmara escura’, um dispositivo óptico que
podia projectar a imagem de objectos ensolarados colocados diante dela
com extraordinário realismo. Alguns críticos afirmam, contudo, que,
embora possa ter buscado pintar os efeitos da câmara no seu ‘Vista de
Delft’, é improvável que o tenha realmente feito.
Referências moralistas
ocorreram em diversas obras de Vermeer, embora tendessem a ser
obscurecidas pelo vibrante realismo das pinturas. Em ‘A Carta de Amor’,
uma obra do final da sua carreira, quando o ambiente espacial se torna
mais complexo e as figuras se parecem mais abonecadas do que nos seus
primeiros trabalhos, ele inclui na parede da tela a pintura de um barco
no mar.
Depois
da sua morte, Vermeer foi desprezado pela maioria dos coleccionadores
durante mais de dois séculos. Nesse período, as suas poucas obras eram
comumente atribuídas a outros artistas. Foi só em 1866, quando o crítico
francês W. Thore-Burger o “redescobriu”, que as suas obras se tornaram
amplamente disseminadas e reconhecidas como verdadeiras Veermers.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
A alcoviteira (1656): A figura da esquerda crê-se ser o auto retrato de Vermeer.
Análise da obra "Rapariga com brinco de Pérola"
Análise da obra "A Leiteira"
https://www.youtube.com/watch?v=e7QFeNQIZQshttps://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/15-de-dezembro-de-1675-o-pintor.html?fbclid=IwAR3fMzu0FFqqJoZVyqcR2_5Z1QMzEbSpirfqXgtHyr6c8h4tch14etMNXEc
***