e morreu a 23jan1989
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Relevei durante anos:
https://www.youtube.com/watch?v=eV3f_QUq8oU
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https://www.facebook.com/107358489335605/photos/a.279138655490920.66295.107358489335605/1936755769729192/?type=3&theater
***
"Eu sou o surrealismo."
"Eu vou ser tão breve que na verdade já terminei."
"As sociedades democráticas são inadequadas para a publicação de tais revelações atroadoras como as que estou acostumado a fazer."
"Aqueles que não querem imitar nada, não produzem nada."
"Às vezes eu penso que um dia morrerei por uma overdose de satisfação."
"Não se preocupe com a perfeição - você nunca irá consegui-la."
"A cultura do espírito identificar-se-á com a cultura do desejo."
"Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim."
"O mínimo que se pode pedir a uma escultura é que ela não se mexa."
"O termómetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes."
"Você tem que criar a confusão sistematicamente, isso liberta a criatividade. Tudo o que é contraditório cria vida."
"A minha única diferença em relação a um homem louco é que eu não sou louco!"
"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?"
"Um dia terá que ser admitido oficialmente que o que baptizamos de realidade é uma ilusão até maior do que o mundo dos sonhos."
"O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga ao jogo da seriedade para melhor esconder a loucura."
"Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual ansiei. O espectador, então, é o melhor artista."
"O primeiro homem a comparar as maçãs do rosto de uma jovem a uma rosa era obviamente um poeta; o primeiro a repetir isso era possivelmente um idiota."
"O que é uma mulher elegante? É mulher que menospreza você e não tem pelo sob os braços."
https://www.pensador.com/frases_de_salvador_dali/
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9jun2019
Dalí recriado pela Inteligência artificial
Nos Estados Unidos, a instalação Dalí Lives aproxima os visitantes do The Dalí Museum do artista catalão, que morreu há 30 anos.
https://www.publico.pt/2019/06/09/tecnologia/noticia/dali-recriado-inteligencia-artificial-1875831?fbclid=IwAR29iE_8DZF3wUC8OLvrr9gnvNHXRF-E6J-QqpeywVELFuYzIFVSP7-U2o4***
23 de Janeiro de 1989: Morre o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí
Salvador
Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol,
conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão,
conhecido pelo seu trabalho surrealista.
Nasceu
a 11 de Maio de 1904, em Figueres e iniciou a sua educação artística na
Escola de Desenho Municipal. Em 1916, durante as férias de Verão em
Cadaquès, descobriu a pintura impressionista. Em 1922, Dalí foi viver
para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de S. Fernando. Nessa
época, ele já chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando
cabelo comprido, casacos longos, um grande laço no pescoço, calças até
ao joelho e meias altas.
Nos
quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo. Tornou-se amigo
do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel.
Dalí
foi expulso da Academia de Artes em 1926, depois de declarar que
ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo. Foi nesse
mesmo ano que Dalí fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou
com Pablo Picasso.
Nos
anos seguintes, realizou uma série de trabalhos influenciados por
Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu próprio estilo.
O
ano de 1929 foi importante para Dalí. Ele colaborou com Luis Buñuel na
curta-metragem "Un Chien Andalou". Em Agosto de 1929 conhece a sua musa e
futura mulher, Gala Éluard (Elena Ivanovna Diakonova, uma imigrante
russa, na época casada com o poeta Paul Éluard). Ainda em 1929, Dalí fez
várias exposições importantes e juntou-se ao grupo surrealista no
bairro parisiense de Montparnasse.
Em
1939 os membros do grupo surrealista expulsaram Dalí por motivos
políticos, já que o marxismo era a doutrina preferida no movimento e
Dalí declarava-se "anarco-monárquico". Dalí respondeu à sua expulsão
declarando: "O surrealismo sou eu".
O
trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens
bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi
influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais
conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador
Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e
fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney na curta metragem de
animação Destino, que foi lançada postumamente em 2003 e, ao lado
de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas
dentro da mesma linha surrealista.
Dalí
insistiu na sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados
eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha, e atribui a
isso o seu amor por tudo o que é excessivo e dourado e a sua paixão
pelo luxo. Tinha uma reconhecida tendência por atitudes e realizações
extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia
aqueles que apreciavam a sua arte. Ao mesmo tempo que incomodava os seus
críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a
eclipsar o seu trabalho artístico. Dalí faleceu em Figueres a 23 de
Janeiro de 1989.
Fontes: http://educacao.uol.com.br
wikipedia (Imagens)
Atomicus Dalí, fotografía de 1948 de Philippe Halsman, onde explora a ideia da suspensão, representando três gatos que voam, um cubo de água lançada e Salvador Dalí
O Sono


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O Sono", Salvador Dali
O
Sono é uma obra de Salvador Dali pintada em 1937. Esse sono que é um
verdadeiro monstro "crisálido", cuja morfologia e nostalgia são apoiadas
por onze muletas principais.Trata-se de uma representação visual do
colapso do corpo durante o sono. A imagem apresenta como cenário um céu
azul bastante limpo, sendo este bastante comum nos sonhos. Dali
recriou o tipo de cabeça grande e mole, sem corpo como é característico
da sua pintura. No entanto, este rosto não demonstra ser um
auto-retrato, mas
uma representação personificada do sono. Segundo a perspectiva
surrealista,
é durante o sono e o sonho que o ser humano tem o domínio do
inconsciente. O
equilíbrio delicado da figura indica que, se uma só muleta, das que
seguram a cabeça faltar, ela acordará. Isso mostra a fragilidade do
estado de sono. A atenção meticulosa de Dalí aos detalhes cria uma
atmosfera de hiper-realismo. Como membro do movimento surrealista, ele
promoveu a ideia do absurdo e o papel do inconsciente na sua arte.
Fontes: Gilles Néret, Dalí
artefontedeconhecimento

*
A Persistência da Memória - Salvador Dali
Em 1934, Salvador Dali, pintor catalão radicado em Paris e uma das
figuras líderes do grupo surrealista, expõe numa galeria de Nova Iorque,
o quadro "A persistência da memória", o que se tornaria num dos
momentos fundamentais da sua carreira artística, responsável pelo
incremento da sua notoriedade pública. De facto, os relógios moles -
designação muitas vezes atribuída a este quadro - transformaram-se de
imediato num dos ícones mais fortes e característicos da sua obra.
Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Segundo o próprio autor, a solução formal dos relógios derivam de um queijo camembert que Dali se encontrava a observar enquanto pintava. As suas formas sensuais têm uma evidente conotação sexual, nomeadamente o que se encontra no centro do quadro, estendido sobre uma pedra que simula o retrato do artista.
Dali via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo. O facto de os dotar de formas orgânicas remete-os para o universo de prazer, recordando a dimensão fugidía do tempo e o sentido de ambiguidade que a evolução temporal introduz pelo cruzamento da perceção da realidade com a casualidade e inexplicabilidade da memória.
Esta pintura traduz o interesse do pintor pelas conquistas da ciência moderna, cruzando teorias mais abstratas de física, nomeadamente a relatividade de Einstein, que colocou em causa a ideia de espaço e tempo fixos, com as pesquisas de Freud relativamente ao inconsciente e à importância dos fenómenos dos sonhos. A duplicidade de sentido das imagens e as inúmeras interpretações que promovem assim como a tendência para a criação de cenas absurdas repletas de signos indecifráveis, levaram a Dali a designar esta forma de arte de crítica paranoica, em tudo oposta a uma visão racional do mundo.
De um ponto de vista técnico, esta pintura, assim como grande parte das criações de Dali, perseguem um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objetivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas.
Contém uma grande quantidade de referências de carácter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch.
O quadro Persistência da Memória (também conhecida por Relógios Moles), foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Segundo o próprio autor, a solução formal dos relógios derivam de um queijo camembert que Dali se encontrava a observar enquanto pintava. As suas formas sensuais têm uma evidente conotação sexual, nomeadamente o que se encontra no centro do quadro, estendido sobre uma pedra que simula o retrato do artista.
Dali via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo. O facto de os dotar de formas orgânicas remete-os para o universo de prazer, recordando a dimensão fugidía do tempo e o sentido de ambiguidade que a evolução temporal introduz pelo cruzamento da perceção da realidade com a casualidade e inexplicabilidade da memória.
Esta pintura traduz o interesse do pintor pelas conquistas da ciência moderna, cruzando teorias mais abstratas de física, nomeadamente a relatividade de Einstein, que colocou em causa a ideia de espaço e tempo fixos, com as pesquisas de Freud relativamente ao inconsciente e à importância dos fenómenos dos sonhos. A duplicidade de sentido das imagens e as inúmeras interpretações que promovem assim como a tendência para a criação de cenas absurdas repletas de signos indecifráveis, levaram a Dali a designar esta forma de arte de crítica paranoica, em tudo oposta a uma visão racional do mundo.
De um ponto de vista técnico, esta pintura, assim como grande parte das criações de Dali, perseguem um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objetivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas.
Contém uma grande quantidade de referências de carácter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch.
O quadro Persistência da Memória (também conhecida por Relógios Moles), foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Persistência da memória (pintura). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
A Persistência da Memória 3D
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2011/10/persistencia-da-memoria-salvador-dali.html?spref=fb&fbclid=IwAR0i4KKz5GQRlpK5ozkEcT-X1mdmFQCKs8ka65fm563vkWhUEr6ZuoDQu40*
11mAIo1904...nasce
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/11-de-maio-de-1904-nasce-salvador-dali.html?spref=fb&fbclid=IwAR1VL7ifGj4g_Wb7-GOreiP4MOkpryN3fvI0AlQwqfBovmz6oCVqDmdNG2M
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Gala viveu com Paul Eluard e com Salvador Dali
nasceu a 7seTEMbro1894...
e morreu a 10jun1982...
Gala nasceu Elena Ivanovna Diakonova,[1] em Kazan, Kazan Governorate, Império Russo, em uma família de intelectuais. Entre seus amigos de infância estava a poetisa Marina Tsvetaeva. Ela começou a trabalhar como professora em 1915, quando estava vivendo em Moscou.
Em 1912, ela foi enviada para um sanatório em Clavadel, Suíça, para o tratamento da tuberculose. Ela conheceu Paul Éluard enquanto na Suíça e se apaixonou por ele. Ambos tinham 17 anos. Em 1916, durante a I Guerra Mundial, ela viajou da Rússia para Paris para se reunir com ele, se casaram um ano depois. Sua filha, Cécile, nasceu em 1918. Gala detestava a maternidade, maltratando e ignorando sua filha.[2] Com Éluard, Gala envolveu-se com o movimento surrealista. Foi uma inspiração para muitos artistas, incluindo Éluard, Louis Aragon, Max Ernst e André Breton. Breton depois a desprezou, alegando que ela era uma influência destrutiva sobre os artistas com quem fez amizade. Ela, Éluard e Ernst passaram três anos em um relacionamento,1924-27. No início de agosto de 1929, Éluard e Gala visitaram um jovem pintor surrealista na Espanha, o emergente Salvador Dalí. Um caso rapidamente se desenvolveu entre Gala e Dalí, que era cerca de 10 anos mais jovem do que ela. No entanto, mesmo após a separação de seu casamento, Éluard e Gala continuaram a estar perto.
Depois de viver juntos desde 1929, Dalí e Gala se casaram em uma cerimônia civil em 1934, e em uma cerimônia católica em 1958[3], em Montrejic. Precisavam receber uma dispensa especial do papa, porque Gala tinha sido casada anteriormente. Devido a sua fobia suposta da genitália feminina, Dalí teria dito que era virgem quando se encontraram na Costa Brava, em 1929. Por essa época ela teve miomas uterinos, para os quais ela se submeteu a uma histerectomia em 1936.
No início dos anos 1930, Dalí começou a assinar seus quadros com seu e seu nome como "É principalmente com o seu sangue, Gala, que eu pinto minhas imagens". Ele afirmou que Gala atuou como seu agente, e ajudado a redirecionar seu foco. Segundo a maioria dos relatos, Gala teve um forte impulso sexual e ao longo de sua vida teve vários casos extraconjugais (entre eles, com seu ex-marido Paul Éluard), que Dalí incentivava, pois ele era um praticante de candaulismo. Ela tinha uma predileção por jovens artistas, e na sua velhice, muitas vezes ela deu presentes caros para àqueles associados a ela.
Em seus setenta anos, teve um relacionamento com o cantor de rock Jeff Fenholt. Ela supostamente cumulou-o de presentes, incluindo pinturas de Dalí e uma casa de milhões de dólares em Long Island. Fenholt mais tarde se tornou um televangelista. Ela morreu em Port Lligat no início da manhã de 10 de junho de 1982, aos 87 anos, e foi enterrada no Castelo de Púbol[4] em Girona, prioridade que Dalí tinha comprado para ela.
Gala é uma modela frequente na obra de Dalí, muitas vezes em papéis religiosos, como a Virgem Maria na pintura A Madona de Port Lligat. Suas pinturas mostram seu grande amor por ela, e algumas são, talvez, as representações mais carinhosas e sensuais de uma mulher de meia-idade na arte ocidental. Entre as pinturas em que ela serviu de modelo são: Monumento Imperial para a criança-mulher, Gala; Memória da mulher-criança, o Angelus de Gala; Gala e "O Angelus" de Millet antes da chegada iminente do Anamorphoses cónicas; Guilherme Tell e Gradiva; A Velhice de Guilherme Tell, A Descoberta da América por Cristóvão Colombo, O Concílio Ecumênico; Corpus Hypercubus; Galatea das Esferas, e outros.
Em Retrato de Galerina, face (1940-1945) Gala é mostrada grave e de confronto, seu peito descoberto significava para descrever o pão, e a serpente no braço um presente do patrocinador de Dalí, Edward James.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gala_%C3%89luard_Dal%C3%AD
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10jun...1982...morre Gala mulher e inspiradora de Salvador Dali
https://www.youtube.com/watch?v=Spe6OJ_6Dmg
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