Nasceu a 23jan1832...Paris
e morreu a 30ab1883
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durante anos postei:
https://www.youtube.com/watch?v=8wkt87ReU3o
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“O carnaval é uma coisa estranhíssima; eu me vi dentro dele, como todo mundo, enquanto vítima e actor.”
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Análise da obra:"O Balcão", de Édouard Manet
O Balcão é uma obra da autoria de Édouard Manet apresentada no Salão de Paris de 1869. O
quadro foi vendido por Gustave Caillebotte em
1884 e encontra-se no Museu d'Orsay em Paris.
Quando Manet pintou este retrato, as cenas da vida burguesa estavam
na moda. No entanto, o Balcão não respondeu às expectativas dos
cidadãos da época. Todas as
personagens são íntimas de Manet. A pintora Berthe Morisot (à esquerda, futura cunhada de
Manet), sentada em primeiro plano, faz a sua aparição inicial no trabalho do
pintor, Berthe será uma das suas modelos preferidas. Para além de Berthe está também representada a
violoncelista Fanny Claus e o pintor Antonin Guillemet.
Estão todos na janela de uma sala,
cujo interior se "adivinha" num fundo escuro e onde se entrevê, à esquerda, um
criado (para o qual terá posado o filho do pintor, Léon). Berthe, vestida de branco
aparece representada como a heroína romântica e inacessível enquanto Fanny Claus e Antonin Guillemet aparentam indiferença.
Um
estudo preparatório para o Balcão, O
Retrato de Mademoiselle Claus, encontra-se no Museu Ashmolean em Oxford. O tema
do retrato é Fanny Claus, a melhor amiga da esposa de Manet, Suzanne Leenhoff. Manet inspirou-se nas Las majas en el balcón (Majas à varanda) de Francisco Goya para construir a
composição deste quadro.
A tela, nos quadros dos dois
artistas, está dividida em duas partes pela linha recta do varandim, colocada
em primeiro plano.
As personagens são representadas numa atitude fixa, a cena
não oferece narrativa ou história. Manet
liberta-se das regras académicas, a vivacidade das cores causa impacto, o verde
das venezianas e do varandim, o azul da gravata do homem, e o contraste entre os
vestidos brancos e a penumbra do fundo, fazem um efeito de "provocação". A hierarquia entre as figuras e os objectos
não é respeitada: as flores são trabalhadas mais pormenorizadamente do que alguns
rostos.
O
quadro não foi bem recebido na época. O contraste das cores, o fundo
completamente negro, os rostos e vestidos brancos, a gravata azul do
homem e a varanda verde, contribuem para
criar uma atmosfera de mistério.
Fontes:www.musee-orsay.fr/
wikipedia (imagens)
O Balcão - Édouard Manet
O Retrato de Mademoiselle Claus - Édouard Manet
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2014/04/analise-da-obrao-balcao-de-edouard-manet.html?fbclid=IwAR3-8e0JHm5oB93BG5-Nu1eBxDB3Cv31SMA2CVP4v7DcMA1vE4KWHXSBOo4
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30 de Abril de 1883: Morre o pintor francês Édouard Manet.
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/30-de-abril-de-1883-morre-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR39MRPUra3ievAP2_pTzH0Wtltrg0SKOGbSdPA6KGOGnc2lHMGHnEMEYyw*
23 de Janeiro de 1832: Nasce o pintor francês Édouard Manet
Pintor
impressionista francês, Manet nasceu a 23
de Janeiro de
1832, em Paris, e
morreu a 30
de Abril de
1883. Contrariando o
desejo paterno, enveredou pela pintura,
entusiasmando-se por Ticiano, Velásquez e Delacroix. Foi
no museu do
Louvre que
conheceu Degas. Frequentou depois Baudelaire,
Offenbach, Théophile Gautier. Em 1863, no
Salão dos Independentes, realizado à margem do Salão da
Academia, o quadro
de Manet Le Déjeneur sur
l'Herbe (Almoço
na Relva),
embora tratando de
um tema clássico,
causou escândalo. E
Olímpia, no
Salão de 1865,
foi ainda mais
contestado.
Os
gostos de Manet
não se ajustavam
aos tons fortes
utilizados na nova
estética impressionista.
Preferia os jogos
de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua
crueza e a
sua verdade, muito
diferente dos nus
adocicados da época.
O trabalhado das
texturas era apenas
sugerido, as formas,
simplificadas. Os temas
deixaram de ser
impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da
época, e, em
certos quadros, seguiam
a estética naturalista
de Zola e Maupassant. Nos
retratos, procurava o
traço psicológico
significativo como em
Mallarmé, de
1875.
Recusado na Exposição Universal de 1878, recebeu
contudo, em 1881,
a Legião de
Honra e foi
homenageado no Salão.
Nos
últimos anos da
sua vida, utilizou
o pastel. O Bar do
Folies Bergère (1882) foi a última
obra-prima, testemunha do interesse de Manet pelos fenómenos
ópticos, mas sobretudo
da mestria do
pintor, que sabia
quando devia sacrificar
a realidade às
exigências da arte.
Édouard Manet. In Infopédia [Em
linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
Almoço na Relva - Édouard Manet
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/23-de-janeiro-de-1832-nasce-o-pintor.html?fbclid=IwAR1GJ2HpOhzWIklgeTZTJJtBujWJghA6rZihbSdr1elM2ln1l5hBJOW97Pg***