23/01/2019

6.713.(23jan2019.9.9') Édouard Manet

***
Nasceu a 23jan1832...Paris
e morreu a 30ab1883
***
durante anos postei:
 https://www.youtube.com/watch?v=8wkt87ReU3o
***
 “O carnaval é uma coisa estranhíssima; eu me vi dentro dele, como todo mundo, enquanto vítima e actor.”
***

Análise da obra:"O Balcão", de Édouard Manet

O Balcão é uma obra da autoria de Édouard Manet  apresentada no Salão de Paris de 1869. O quadro foi vendido por Gustave Caillebotte em 1884  e encontra-se no Museu  d'Orsay em  Paris.

Quando Manet pintou este retrato, as cenas da vida burguesa estavam na moda. No entanto, o Balcão  não respondeu às expectativas dos cidadãos da época. Todas as personagens são íntimas de Manet. A pintora Berthe Morisot (à esquerda, futura cunhada de Manet), sentada em primeiro plano, faz a sua aparição inicial no trabalho do pintor, Berthe será uma das suas modelos preferidas. Para além de Berthe está também representada a violoncelista Fanny Claus e o pintor Antonin Guillemet.

Estão todos na janela de uma sala, cujo interior se "adivinha" num fundo escuro e onde se entrevê, à esquerda, um criado (para o qual terá posado o filho do pintor, Léon). Berthe, vestida de branco aparece representada como a heroína romântica e inacessível enquanto Fanny  Claus e Antonin Guillemet  aparentam indiferença.



Um estudo preparatório para o Balcão, O Retrato de Mademoiselle Claus, encontra-se no Museu Ashmolean em Oxford. O tema do retrato é Fanny Claus, a melhor amiga da esposa de Manet, Suzanne Leenhoff. Manet inspirou-se nas Las majas en el balcón  (Majas à varanda) de Francisco Goya para construir a composição deste quadro.

A tela, nos quadros dos dois artistas, está dividida em duas partes pela linha recta do varandim, colocada em primeiro plano.

As personagens são representadas numa atitude fixa, a cena não oferece narrativa ou história. Manet liberta-se das regras académicas, a vivacidade das cores causa impacto, o verde das venezianas e do varandim, o azul da  gravata do homem, e o contraste entre os vestidos brancos e a penumbra do fundo, fazem um efeito de "provocação". A hierarquia entre as figuras e os objectos não é respeitada: as flores são trabalhadas mais pormenorizadamente do que alguns rostos.

O quadro não foi bem recebido na época. O contraste das cores, o fundo completamente negro, os rostos e vestidos brancos, a gravata azul do homem e a varanda verde,  contribuem para criar uma atmosfera de mistério. 
 Fontes:www.musee-orsay.fr/
 wikipedia (imagens)
File:Edouard Manet - The Balcony - Google Art Project.jpg
O Balcão -  Édouard Manet 
File:Edouard Manet - Portrait of Mademoiselle Claus.jpg
O Retrato de Mademoiselle Claus - Édouard Manet 
Las majas en el balcón  -Francisco Goya https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=g1WrVc5NCN4
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2014/04/analise-da-obrao-balcao-de-edouard-manet.html?fbclid=IwAR3-8e0JHm5oB93BG5-Nu1eBxDB3Cv31SMA2CVP4v7DcMA1vE4KWHXSBOo4
***

30 de Abril de 1883: Morre o pintor francês Édouard Manet.

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/30-de-abril-de-1883-morre-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR39MRPUra3ievAP2_pTzH0Wtltrg0SKOGbSdPA6KGOGnc2lHMGHnEMEYyw
*

23 de Janeiro de 1832: Nasce o pintor francês Édouard Manet

Pintor impressionista francês, Manet nasceu a 23 de Janeiro de 1832, em Paris, e morreu a 30 de Abril de 1883. Contrariando o desejo paterno, enveredou pela pintura, entusiasmando-se por Ticiano, Velásquez e Delacroix. Foi no museu do Louvre que conheceu Degas. Frequentou depois Baudelaire, Offenbach, Théophile Gautier. Em 1863, no Salão dos Independentes, realizado à margem do Salão da Academia, o quadro de Manet Le Déjeneur sur l'Herbe (Almoço na Relva), embora tratando de um tema clássico, causou escândalo. E Olímpia, no Salão de 1865, foi ainda mais contestado.

Os gostos de Manet não se ajustavam aos tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Preferia os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas era apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant. Nos retratos, procurava o traço psicológico significativo como em Mallarmé, de 1875.

Recusado na Exposição Universal de 1878, recebeu contudo, em 1881, a Legião de Honra e foi homenageado no Salão.

Nos últimos anos da sua vida, utilizou o pastel. O Bar do Folies Bergère (1882) foi a última obra-prima, testemunha do interesse de Manet pelos fenómenos ópticos, mas sobretudo da mestria do pintor, que sabia quando devia sacrificar a realidade às exigências da arte.
Édouard Manet. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.


O Balcão -  Édouard Manet 
File:Edouard Manet - The Balcony - Google Art Project.jpg



Édouard Manet em 1910

Ficheiro:Édouard Manet.jpg

O Bar do Folies Bergère - Édouard Manet
Ficheiro:Edouard Manet 004.jpg

Ficheiro:Manet, Edouard - Le Déjeuner sur l'Herbe (The Picnic) (1).jpg

Almoço na Relva - Édouard Manet
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/23-de-janeiro-de-1832-nasce-o-pintor.html?fbclid=IwAR1GJ2HpOhzWIklgeTZTJJtBujWJghA6rZihbSdr1elM2ln1l5hBJOW97Pg
***