03/01/2019

7.042.(3jan2019.9.9') .J.R.R. Tolkien...John Ronald Reuel Tolkien...

Nasceu a 3jan1892...África do Sul
e morreu a 2seTEMbro1973
***
In "O Senhor dos Anéis"
"Chorar por uma pessoa que esta morta não é tão triste quanto chorar por uma uma pessoa que ainda vive mas que a perdemos para sempre."
 "Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício."
"Chorar por uma pessoa que esta morta não é tão triste quanto chorar por uma uma pessoa que ainda vive mas que a perdemos para sempre."
"A mão queimada ensina melhor. Depois disso o conselho sobre o fogo chega ao coração.
(Gandalf )"
 "Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou."
(Gandalf)
"O elogio que vem daquele que merece o elogio está acima de todas as recompensas.
(Faramir)"
**
"Encontra-se a coragem em lugares improváveis."
"O sofrimento é uma pedra de afiar para uma mente forte."
"Que haja uma luz nos lugares mais escuros, quando todas as outras luzes se apagarem."
"É o trabalho que nunca se começa que mais tempo leva a terminar."
"Um único sonho é mais poderoso do que mil realidades." 
"A desgraça de uns é a sorte de outros."
"Nem todos que procuram estão perdidos."
"Virando a esquina podem estar nos esperando um novo caminho ou uma porta secreta."
"Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro."
"Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem"
"Não pode imaginar o que se passará com o teu coração, mas raramente e a poucos mostrarás o que nele se passa."
"Não é sensato deixar um dragão fora dos teus cálculos se vives perto dele."
"Nunca ria de dragões vivos."
"Aquele que quebra uma coisa para descobrir o que ela é, deixou o caminho da sabedoria."
"É sempre assim o curso dos factos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão voltados para outros lugares." 
"Não é nossa função controlar todas as marés do mundo, mas sim fazer o que pudermos para socorrer os tempos em que estamos inseridos, erradicando o mal dos campos que conhecemos, para que aqueles que viverem depois tenham terra limpa para cultivar. Que tempo encontrarão não é nossa função determinar." 
"Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa. Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando."
"A guerra deve acontecer, enquanto estivermos defendendo nossas vidas contra um destruidor que poderia devorar tudo; mas não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem."
"Não se adquire um bom vocabulário com a leitura de livros escritos conforme uma ideia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor. Ele vem da leitura de livros acima da sua capacidade".
"Realmente, o mundo está cheio de perigos, mas ainda há muita coisa bonita, e embora actualmente o amor e a tristeza estejam misturados em todas as terras, talvez o primeiro ainda cresça com mais força." 
"A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?… Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar connosco tantas pessoas quanto conseguirmos!"
"Se mais de nós valorizássemos comida e bebida e música acima do ouro acumulado, seria um mundo mais alegre."
"Nem tudo o que reluz é ouro,
Nem todos os que vagueiam estão perdidos;
O velho que é forte não murcha,
Raízes profundas não são atingidas pela geada.

Das cinzas um fogo deve ser acordado,
Uma luz das sombras brotará;
Renovada será a lâmina que estava quebrada,
O sem coroa novamente será rei." 

"A estrada segue sempre em frente
Deixando a porta onde começa
Agora distante a estrada continua
E eu devo segui-la, se eu puder

Conquistando-a com meus pés ávidos
Até que ela se junte a um grande caminho
Onde muitas trilhas e tarefas se encontram
E para onde depois? Não sei dizer."

 https://www.pensador.com/autor/j_r_r_tolkien/
***

02 de Setembro de 1973: Morre o escritor J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis"

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/09/02-de-setembro-de-1973-morre-o-escritor.html?spref=fb&fbclid=IwAR0YteYoSK_lSiLEo8S5BDybDL1vvVCBdnTrnEfqHJmbmkW2P1jmL6yy03A
*

03 de Janeiro de 1892: Nasce o escritor J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis"

O seu destino não foi estabelecido no berço. O escritor John Ronald Reuel Tolkien, nascido a 3 de janeiro de 1892 na África do Sul, perdeu o pai com a idade de 4 anos. A sua mãe voltou então à Inglaterra com os dois filhos. Ela igualmente morreu cedo e deixou os filhos sem recursos para sobreviver.

O talento e bolsas permitiram que Tolkien estudasse Língua e Literatura Inglesa em Oxford. Logo em seguida, começou a trabalhar em  Lost Tales (Contos Perdidos), dos quais mais tarde surgiria O Silmarillion. Tolkien falava de acontecimentos da chamada Primeira Era – alguma época distante na Terra Média, sobre a qual os heróis de O Senhor dos Anéis faziam  referência com veneração.

O Silmarillion só foi publicado após a morte do escritor. Tolkien deve a fama às aventuras de pequenos seres engraçados, com pés grandes  os hobbits. Assim descrevia o autor a sua relação com eles:

"Eu próprio sou um hobbit, em tudo até no tamanho. Eu amo jardins, árvores e o campo sem máquinas. Gosto de fumar cachimbo, de comer modestamente, ir para a cama tarde e acordar igualmente tarde. Não viajo muito."

Conta-se que enquanto corrigia provas em 1930, Tolkien, já professor de Oxford, deparou-se com uma folha em branco e escreveu no verso: "Numa toca no chão, vivia um hobbit". Desta ideia repentina, surgia o livro infantil O Pequeno Hobbit.

Hobbits são seres pacíficos, habitantes do continente Terra Média. Eles não possuem poderes mágicos, mas são rápidos e sabem desaparecer sem deixar sinal. Por isto, dificilmente se consegue ver um deles. Eles não gostam muito de gente grande – quer dizer, os seres humanos.

Esta história sobre a grande aventura do pequeno hobbit Bilbo Beutlin e um anel dourado com poderes mágicos foi escrita originalmente por Tolkien para os seus quatro filhos. Entretanto, a sua publicação em 1937 obteve grande sucesso. O público queria ouvir mais da Terra Média e dos seus habitantes. E assim foi.

Tolkien criava um novo género: a literatura fantástica. E das suas histórias sobre os moradores da Terra Média nasceu, com o decorrer dos anos, todo um universo.

As aventuras do hobbit Bilbo, em luta contra o poderoso Mordor, constituíram apenas o preâmbulo de uma aventura ainda maior, apresentada na trilogia O Senhor dos Anéis.

Conhecedor das lendas celtas e nórdicas, Tolkien criou um mito. Com uma aventura enigmática, que atravessa mais de mil páginas, o autor conquistou milhões de leitores em todo o mundo.

Para que o leitor não perca o contexto e o fio da meada da sua narrativa, Tolkien fez dos seus livros quase uma enciclopédia, com um quadro de letras para ajudar na tradução dos idiomas criados para a história, com comentários sobre os mitos que inspiraram as personagens criadas, com complicadas árvores genealógicas, linha do tempo da Terra Média e vários mapas de todo esse mundo fantástico.

Uma capacidade intelectual da qual milhões de leitoras e leitores não teriam  dado conta, caso a aventura do hobbit Frodo, que deve destruir o anel mágico propagador de desgraça, não tivesse por base uma história consistente e fabulosa, que claramente explora os pólos bem e mal.

Nela estão os agradáveis, despenteados, pequenos hobbits, os elfos dançantes, anões, árvores falantes e Gandalf, o amável mago. O mal está representado pelos assustadores orcs, trolls e Sauron, o soberano das trevas.

Frodo Beutlin, o simpático hobbit, consegue no fim a grande vitória. O anel mágico é destruído. E com isto, Sauron perde o seu terrível poder, que dependia de outro anel.

Pela sua obra completa, Tolkien foi homenageado pela rainha Isabel II em 1972, um ano antes de seu falecimento. Com a trilogia O Senhor dos Anéis nos cinemas, o seu imortal universo de mitos, lendas e seres mágicos, no qual o bem vence o mal após batalhas infindáveis, está mais vivo e presente do que nunca.
Fontes: DW
wikipedia(imagens)

 Ficheiro:Tolkien 1916.jpg
Tolkien em uniforme militar, quando serviu o exército britânico na Primeira Guerra Mundial
Ficheiro:The one ring animated.gif
O Anel de Sauron
https://www.youtube.com/watch?v=rCZ3SN65kIs
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/03-de-janeiro-de-1892-nasce-o-escritor.html?fbclid=IwAR0oZ3w5yn3cExZ46VgowAeEmVSCknNeLa9TM3DeFPgeEgskwMNajdQV4o8
***