24/04/2019

2.383.(24abRIl2019.9.9') Cartografia...Mapas da América...América...

***
1.ª vez América...
*

24 de Abril de 1507: Martin Waldseemüller utiliza pela primeira vez a expressão "América" para o Novo Mundo

No dia 24 de Abril de 1507 poucos foram os que prestaram atenção à impressão em Saint-Dié de um documento de cartografia. Era um comentário anexado a um grande mapa-múndi intitulado Universalis Cosmographiæ e desenhado pelo monge geógrafo Martin Waldseemüller.

Quinze anos depois de Cristóvão Colombo ter chegado às Antilhas, este documento com tiragem de mil exemplares iria revolucionar a percepção que os homens tinham do seu planeta mostrando as terras descobertas pelo navegador genovês e que constituíam um Novo Mundo e não apenas um apêndice da Ásia. Por uma singular injustiça do destino, esse Novo Mundo assumiria o nome de um navegador de Florença sem maiores méritos.

O comentário estava dividido em duas partes. A primeira descrevia o projecto de uma nova geografia. A segunda transcrevia em latim a carta pela qual o navegador  Américo Vespúcio narrava as suas viagens. No capítulo IX da Introdução à Cosmografia, pode-se ler em latim a acta de baptismo de um novo continente: “Hoje essas partes da Terra – Europa, Ásia e África – foram mais completamente exploradas e uma quarta parte foi descoberta por Américo Vespúcio como veremos adiante. E como a Europa e a Ásia receberam nomes de mulheres, não vejo nenhuma razão para não chamar essa outra parte de América, ou seja, terra de Américo, segundo o homem sagaz que a descobriu. Poderemos informar-nos exactamente sobre a localização dessa terra e sobre os costumes dos seus habitantes pelas quatro viagens de Américo que seguem.”

Numa das margens estava impressa pela primeira vez a palavra América, fadada a um imenso destino.

Em Junho de 1498, depois de Colombo e de alguns outros navegadores como o espanhol Alonzo de Ojeda, uma esquadra explora o Oceano Atlântico por conta do rei Fernando de Aragão, acostando na Florida, entre a baía de Chesapeake e o actual cabo Canaveral.

A esquadra é comandada por Juan Diaz de Solis e por Vincent Pinzon, quem comandara a Niña aquando da primeira viagem de Colombo. A seu lado figurava um homem de 46 anos, filho de uma rica família de Florença, Américo Vespúcio.

A família de Américo estava ligada aos Médicis que governavam a República de Florença. O navegador teve o cuidado de enviar cartas e documentos a Lourenço de Médicis a fim de informá-lo das suas viagens.

A sua carta,  intitulada  “Mondus Novus”, é um relato destinado a leitores cultos mas que não conheciam técnicas de navegação. Granjeou bastante sucesso, especialmente porque contava histórias sobre a vida sexual dos indígenas.
Martin Waldseemüller, toma conhecimento, no mesmo ano, da carta de Américo. O cartógrafo tratou de actualizar os seus mapas e explicou que as novas terras deveriam ser nomeadas segundo os seus descobridores.

Américo Vespúcio nasceu em Florença em 1452 numa família bastante rica. Terceiro filho de Nastagio e Lisa Vespúcio, estudou Platão, Virgílio, Dante e Petrarca. Por volta de 1491, foi enviado a Sevilha como agente dos Médicis, o que lhe permitiu entrar em contacto com o banqueiro Gianetto Berardi, financiador de diversas expedições marítimas espanholas.

Vespúcio encontra-se com Colombo na casa de Berardi e  interessa-se pela navegação, a cartografia e a cosmografia. Participa do recrutamento das frotas de Colombo e não tarda ele mesmo a buscar o mar. Morreu em 1512.

Em 1513, seis anos após a primeira publicação de um mapa indicando a existência de um Novo Mundo, Martin Waldseemüller publica uma actualização pelo editor Jean Schott, de Estrasburgo.

Curiosamente, sobre esta nova carta conservada pela Biblioteca Nacional e Universitária de Estrasburgo, o nome “América” é substituído por “Terra Incógnita” e somente o nome de Colombo é mencionado. Todavia, já era muito tarde para modificar a prática nascida da publicação de 1507.

Em 1538, o cartógrafo flamengo Mercator retoma o nome “América” num dos seus mapas. O Novo Mundo seria baptizado a partir de então e para a eternidade como América.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)

Ficheiro:UniversalisCosmographia.jpg
Mapa Universalis Cosmographia(1507), Martin Waldseemüller
File:Waldseemuller map closeup with America.jpg
Detalhe do mapa de Martin Waldseemüller com a palavra América
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/24-de-abril-de-1507-martin.html?spref=fb&fbclid=IwAR1IvYeZJf_upNoDC831PDBAftuk27Vqg8UkifkS2KTauyBSLX1NeWKzb7Q
***
Mapas das Américas...Continente América
É o segundo maior continente do mundo. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta e a 14% da população humana.
Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul.
O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. Estados Unidos (EUA) e Canadá possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 países do continente permanece com imensas dificuldades.
Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo (em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul.
De qualquer forma, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).
Localização da América no mapa-múndi

Países e territórios

A seguir é apresentada a lista dos 35 países independentes da América e suas respectivas capitais, além dos territórios que são dependências de outros países.
Países independentes
Antígua e Barbuda (St. John's) Argentina (Buenos Aires) Bahamas (Nassau) Barbados (Bridgetown) Belize (Belmopan) Bolívia (La Paz) Brasil (Brasília) Canadá (Ottawa) Chile (Santiago) Colômbia (Bogotá) Costa Rica (San José) Cuba (Havana) Dominica (Roseau) Equador (Quito) El Salvador (San Salvador) Estados Unidos (Washington) Granada (St. George's) Guatemala (Cidade da Guatemala) Guiana (Georgetown) Haiti (Porto Príncipe) Honduras (Tegucigalpa) Jamaica (Kingston) México (Cidade do México) Nicarágua (Manágua) Panamá (Cidade do Panamá) Paraguai (Assunção)
Peru (Lima) República Dominicana (Santo Domingo) São Cristóvão e Névis (Basse-Terre) Santa Lúcia (Castries) São Vicente e Granadinas (Kingstown) Suriname (Paramaribo) Trindade e Tobago (Port of Spain) Uruguai (Montevidéu) Venezuela (Caracas)
Territórios dependentes
Groenlândia  [dep. Dinamarca] Porto Rico  [dep. Estados Unidos] Ilhas Virgens Americanas  [dep. Estados Unidos] Guadalupe  [dep. França] Guiana Francesa  [dep. França] Martinica  [dep. França] São Pedro e Miquelão  [dep. França] Aruba  [dep. Holanda] Antilhas Holandesas  [dep. Holanda] Anguilla  [dep. Reino Unido] Bermudas  [dep. Reino Unido] Ilhas Virgens Britânicas  [dep. Reino Unido] Ilhas Caymans  [dep. Reino Unido] Ilhas Falkland  [dep. Reino Unido] Montserrat  [dep. Reino Unido] Turks e Caicos  [dep. Reino Unido]

Outras Informações

 https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/
***
América do Norte
***
América Central
***
América do Sul
***
Cartografia
*
5aGOSTO2013

A 10ª Conferência Cartográfica Regional das Nações Unidas para as Américas (UNRCC-A em inglês) será realizada entre os dias 19 e 23 de agosto, na sede das Nações Unidas, em Nova York, sob o tema “UN-GGIM e as Américas, enfrentando os desafios globais através de informações geoespaciais”.
UNRCC1 10ª Conferência Cartográfica para as Américas será realizada este mês
A UNRCC-A é um evento que oferece um fórum regional em que funcionários do governo, planejadores, cientistas e especialistas das Américas e de outras regiões, se reúnem para tratar de suas necessidades comuns, problemas e experiências na área de agrimensura e cartografia, hidrografia, sensoriamento remoto e sistemas de informações geoespaciais.
Segundo a organização, alguns dos objetivos específicos da conferência incluem: receber relatórios sobre o trabalho que está sendo feito para avançar a gestão da informação geoespacial e avaliar o estado das resoluções aprovadas na 9ª UNRCC-A; compartilhar experiências, conhecimentos e melhores práticas sobre gestão de informação geoespacial em todos os níveis; eleger novos membros do órgão para as Américas; expandir as colaborações regionais e globais destinadas no avanço da gestão de informação geoespacial, para o desenvolvimento econômico e sustentável das Américas, etc..
A 10ª Conferência terá início na segunda-feira, dia 19 de agosto, com uma sessão de abertura. Posteriormente será seguido pela entrega de relatórios sobre as resoluções da 9ª UNRCC-A e do Comitê Permanente para Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA).
Para mais informações acesse a página do evento (em inglês).
 https://mundogeo.com/blog/2013/08/05/10%c2%aa-conferencia-cartografica-para-as-americas-sera-realizada-este-mes/
***