15/06/2019

3.942.(14jun2019.9.9') Max Weber


***
Nasceu a 21ab1864...Erfurt...Turingia...
e morreu a 14jun1920...Munique...
***
15jan2019
 "Neutro é o que já se decidiu pelo mais forte"
abri esta página porque esta frase, parafraseio-a muitas vezes nos meus debates...
 Depois é "Fundador da sociologia moderna..."
**
10 livros em pdf
Karl Emil Maximilian Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt de Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
 Sua obra mais famosa são os dois artigos que compõem “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião.

1. A Ciência como Vocação

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

2. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

3. Economia e Sociedade, Vol. II

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

4. Ensaios de Sociologia

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

5. Metodologia das Ciências Sociais, Parte 1

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

6. O que é Burocracia

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

7. Ciência e Política, Duas Vocações

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

8. Conceitos Básicos de Sociologia

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

9. Conceitos Sociológicos Fundamentais

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex

10. Psicologia do Trabalho Industrial

Baixar PDF: GoogleDrive / Yandex
 https://onlinecursosgratuitos.com/10-livros-de-max-weber-para-baixar-em-pdf/
**
 Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia, e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental.
Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.
Entre suas obras principais estão A ética protestante e o espírito do capitalismo, Economia e sociedade e A metodologia das ciências sociais.
"Poder é toda a chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros."
"A idade não é decisiva; o que é decisivo é a inflexibilidade em ver as realidades da vida, e a capacidade de enfrentar essas realidades e corresponder a elas interiormente."
 "Especialistas sem espírito, sensualistas sem coração; esta nulidade imagina haver atingindo um nível de civilização nunca dantes alcançado."

"Não é verdade que o bem pode seguir apenas o bem e o mal só o mal, mas muitas vezes o oposto é verdadeiro. Quem não vê isto, é de fato, um bebé de política."
"Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana."

"A palavra política significa elevação para a participação no poder ou para a influência na sua repartição, seja entre os Estados, seja no interior de um Estado ou entre os grupos humanos que nele existem."
"Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política."
"Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só conhece a incompatibilidade dos pontos de vista últimos possíveis, a impossibilidade de regular os seus conflitos e portanto a necessidade de se decidir a favor de um ou de outro."
"Poder é fazer com que o outro faça o que você quer e sem o uso
da violência real."
"Faço ciência para saber até onde posso suportar..."
"O homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu."
"Em uma democracia as pessoas escolhem um líder em quem confiar. Então, o líder escolhido diz: 'Agora calem a boca e me obedeçam." Pessoas e partidos não são, então, livres de interferir em seus negócios."
"A Sociologia é compreensiva."
"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive 'para' a política ou se vive 'da' política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática."
 https://www.pensador.com/frases_max_weber/
**
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
**
"Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só conhece a incompatibilidade dos pontos de vista últimos possíveis, a impossibilidade de regular os seus conflitos e portanto a necessidade de se decidir a favor de um ou de outro."

A Objectividade do Conhecimento
http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/max-weber
**
 
 
 "Neutro é o que já se decidiu pelo mais forte"
"As pessoas raramente reconhecem as oportunidades da vida, porque elas estão disfarçadas de trabalho."
"O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível."
"Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima."
**
9jan2018
  By Carolina Fiel
O sociólogo alemão max weber define ação social como dotada de sentido e orientada por outro individuo. Para Max Weber ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que, no entanto, possui um sentido determinado por seu autor.

Weber acredita na sociologia como uma ciência capaz de compreender e interpretar a ação social. Weber (1864-1920) foi um sociólogo alemão que acreditava que a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais. Ações sociais são ações em que o sentido indicado de um sujeito se refere a conduta de outro.
Nesse período, houve uma grande ruptura do pensamento sociológico, principalmente entre Max Weber e Durkheim. Durkheim afirmava que o olhar do cientista social deve ser imparcial, não deve ser influenciado pelo mundo a sua volta, enquanto Weber afirma que é impossível observar a sociedade do ponto de vista da objetividade.

Teorias de Weber


Uma das principais características da teoria de Weber é a objetividade possível. Dentro desse conceito, a objetividade no campo das pesquisas é tentada, porém não há garantias de que os resultados sejam sempre imparciais.

A análise sociológica para ele é uma análise que não alcança a neutralidade. O sociólogo deve se perceber como uma pessoa que vive em uma sociedade, é um sujeito histórico e é influenciado por ela, por esse motivo não há imparcialidade.

Ele critica o positivismo, a ideia do progresso irrefreável e o evolucionismo, ou seja, ele tem o discurso oposto a Durkheim e Comte.

Weber trouxe o termo sociologia compreensiva, que tenta entender como as relações, as inter-relações e como a vivência em sociedade acontece.

É uma forma de identificar como a sociedade funciona. Para Weber a sociedade é um feixe inesgotável de fatos sociais. Enquanto Durkheim tentava delimitar, Weber ampliou as possibilidades de estudo sociológico.

Ação Social


Para Weber a ação social parte de um indivíduo para outro indivíduo. A partir daí ele desenvolve o conceito de relações sociais. Essas são práticas que são mutuamente aceitas em determinado grupo.

A sociedade é formada por seres sociais que partem da prerrogativa que são aceitas, não existe como analisar fielmente o que acontece na sociedade. Para Weber era necessário criar conceitos ideais para analisar o que acontece objetivamente na sociedade.

A ação social é uma ação pautada na perspectiva do outro, onde existe a predominância do caráter subjetivo. Uma pesquisa guiada por esse conceito, leva em consideração que as pessoas são atuantes e que as inter-relações e a psiquê devem estar envolvidas. 

Weber defende que a sociedade não é reificadora, ele criticou a rigidez da análise, sempre acreditando na fluidez e na consideração de vários aspectos. Weber dizia que a significação cultural diz respeito a análise da sociedade com as suas particularidades e a cultura deve ser avaliada sobre seus aspectos materiais e imateriais.

Weber apresenta quatro tipos puros de ação: ações racionais com relação a valores, ações racionais com relação a fins, ações afetivas e ações tradicionais.

Ações Racionais com Relação a Valores: é quando as ações são tomadas de acordo com valores individuais, porém sem ponderar sobre as consequências ou os meios escolhidos para chegar a eles.

Ações Racionais com Relação a Fins: é quando as ações são tomadas após a avaliação do fim em relação a outros fins, entre outras consequências e formas de atingi-lo.

Ações afetivas: são aquelas ações relacionadas ao afeto, que expressam um sentimento.

Ações Tradicionais: são ações relacionadas às tradições e modos de vida de cada um.

Para Weber a racionalidade da ação está intimamente ligada aos interesses pessoais e valores. Weber foi importante para essa nova fase da sociologia, onde o homem passa a ser objeto de estudo, levando em consideração aspectos subjetivos que fazem parte da sua natureza.

O pesquisador, inserido no mesmo contexto que seu objeto de estudo, tem uma missão difícil ao tentar manter a objetividade na sua análise.

Referências


  1. Brasil Escola. A definição de ação social de Max weber. Disponível em: brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 06 jan. 2018.
  2. Brasil Escola. Introdução à teoria de max weber. Disponível em: brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 06 jan. 2018.
  3. Toda Matéria. Ação social. Disponível em: todamateria.com.br. Acesso em: 06 jan. 2018.
  4. Wikipédia. Ação social. Disponível em: pt.wikipedia.org. Acesso em: 06 jan. 2018.
  5. Wikipédia. Max weber. Disponível em: pt.wikipedia.org. Acesso em: 06 jan. 2018
 https://pt.lifeder.com/sociologo-alemao-max-weber-define-acao-social/
***