08/07/2019

7.686.(8jul2019.8.8') Pintoras célebres e raras

***
 FRIDA KAHLO


MARY CASSATT 


A grande pintora Art Déco, Tamara de Lempicka, é conhecida por ter um talento natural. Assim, progrediu rapidamente e, com pouco tempo de atuação, já expunha seu trabalho em grandes galerias. Seu estilo foi considerado, por muitos, como um cubismo suave, que resumia as ideias do modernismo de vanguarda da art déco
LEONORA CARRINGTON
https://www.guiadasemana.com.br/arte/galeria/10-pintoras-incriveis-que-voce-precisa-conhecer
***
 8jul1593...Artemisia Gentileschi...pintora italiana...
Tão raro encontrar pintoras...
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/07/08-de-julho-de-1593-nasce-pintora.html
***

8 de Julho de 1593: Nasce a pintora italiana Artemisia Gentileschi

Artemisia Gentileschi nasceu em Roma a 8 de Julho de 1593. Era filha de um pintor talentoso Orazio Gentileschi, que trabalhava muito bem a técnica do claro/escuro, muito na linha de Caravaggio. Artemisia perdeu a mãe aos 12 anos e ficou ao cuidado do pai que lhe transmitiu o gosto pela arte. Ela era a mais velha de cinco irmãos e a única a mostrar habilidade artística.


Depois de receber os primeiros ensinamentos do seu pai, este, perante a impossibilidade da filha frequentar a Academia, entregou-a aos cuidados de um amigo (Agostino Tassi). Tassi aproveitou-se da juventude e ingenuidade da jovem pintora e  violou-a. Esta violação deu origem a um longo, humilhante e penoso processo judicial, a que Artemisia se viu exposta. Para restabelecer a sua honra, Artemisia casou-se com Piero António Stiattesi, um modesto pintor.


Os problemas causados pelo processo judicial levam a que alguns autores vejam na obra"Judite decapitando Holofernes" um desejo de vingança. O quadro foi interpretado como uma chave psicológica e psicoanalítica, um desejo de vingança devido à violência de que havia sido alvo.Neste quadro, tema recorrente na pintora, o general assírio Holofernes é decapitado por Judite, que assim libertou o seu povo (judeu) do jugo dos pagãos. Judite é quase um auto-retrato da própria Artemisia: forte, vingadora e convicta. 

Em 1614 Artemisia muda-se com o marido para Florença, aí relacionou-se com artistas reconhecidos e obteve o apoio de importantes mecenas como o Duque Cosimo II de Médicis. Artemisia conheceu Galileu Galilei e também o sobrinho do pintor Miguel Ângelo.
Em 1616, ela e o seu marido tornaram-se membros oficiais da Academia del Disegno, uma honra sem precedentes para uma mulher. 



Durante muito tempo a obra de Artemisia foi injustamente esquecida e por vezes atribuída ao seu pai. Não se sabe exactamente quando Artemisia morreu. Pensa-se que terá falecido em 1652 ou terá sido uma das muitas vítimas da grande peste que assolou Nápoles (onde estaria a viver) em 1656. 

Fontes: The Life and art of Artemisia Gentileschi
wikipedia (Imagens)
File:Artemisia Gentileschi Selfportrait Martyr.jpg
Auto retrato como mártir
Arquivo: Gentileschi Judith.jpg
Judite decapitando Holofernes
Arquivo: Gentileschi judith1.jpg
Judite e a sua serva
Arquivo: Artemisiaposter.jpg
Artemisia é um filme biográfico sobre Artemisia Gentileschi. O filme foi realizado por Agnès Merlet , e protagonizado por Valentina Cervi e Michel Serrau.
 https://www.youtube.com/watch?v=S5qSwf-GTfs
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/07/08-de-julho-de-1593-nasce-pintora.html?spref=fb&fbclid=IwAR0QP7DyKanrYrm0CvDhmrkBhQxFmSBdKBB4ZPCcRlso8oqiY6HOKlMc21U
***