nasceu por volta de 1225...Aquino (Lázio)
e morreu a 7mar1274...
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"Quem diz verdades perde amizades."
"Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la."
"Toma cuidado com o homem de um só livro"
"Preste atenção não em quem diz, mas no que de bom se diga e guarde na memória."
"A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria"
"A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo."
"Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre."
"A lei humana não deve controlar a intimidade do homem."
"Um homem é chamado paciente não porque foge do mal, mas porque aguenta um mal presente de forma honrosa; isto é, sem ficar indevidamente triste por isso."
"O acto mais específico da fortaleza, mais do que atacar, é aguentar, isto é, manter-se imóvel em face do perigo."
"Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, subtileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direcção ao progredir e perfeição ao concluir..."
https://www.pensador.com/frases_de_sao_tomas_de_aquino/
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07 de Março de 1274: Morre o teólogo italiano Tomás de Aquino
Morre
no dia 7 de Março de 1274, na Abadia de Fossanova, o grande teólogo e
filósofo italiano São Tomás de Aquino. Tinha apenas 49 anos e estava a
dirigir-se para Lyon, onde participaria de um Concílio a pedido do
Papa.
Nasceu
na cidade de Aquino (actual Lácio) no castelo do pai, o Conde Landulf
de Aquino, por volta de 1225. Ao contrário dos irmãos, que seguiram
carreira militar, optou por uma vida religiosa frutificada a partir da
sua convivência com a condessa Teodora de Theate.
Com
cinco anos, Tomás começou a sua instrução inicial em Monte Cassino.
Depois seria matriculado na studium generale, em Nápoles, onde
conheceria as obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides.
Ingressou
na ordem fundada por Domingos de Gusmão aos 19 anos. Discípulo de Santo
Alberto Magno, que se impressionou com a sua inteligência, estudaria
teologia em Colónia e Paris.
O
seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica
do mundo. Trata-se de uma sólida base filosófica para a teologia somada
à retificação do materialismo de Aristóteles. Em suas duas summae,
sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a
“Summa theologiae” e a “Summa contra Gentiles”.
A
partir do seu pensamento, a Igreja passa a ter uma teologia fundada na
revelação e uma filosofia baseada no exercício da razão. A união das
duas aconteceria na orientação divina e em sua reciprocidade.
Deixou
também textos de aconselhamento político: Do governo do Príncipe, ao
rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista ético, ao Príncipe de
Maquiavel, obra bem posterior.
Segundo Tomás, é possível demonstrar, pelo uso da razão, e em cinco vias, a existência de Deus:
Primeira
via: primeiro motor imóvel, tudo o que se move é movido por alguém,
logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e
que por ninguém foi movido;
Segunda
via: é necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha
sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa;
Terceira
via: é necessário, é preciso que haja um ser que fundamente a
existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência
fundada em nenhum outro ser;
Quarta
via: ser perfeito, deve existir um ser que tenha este padrão máximo de
perfeição que é a causa da perfeição dos demais seres;
Quinta
via: inteligência ordenadora, existe uma ordem no universo, logo há um
ser inteligente que dispôs o universo de forma ordenada.
Tomás
de Aquino concluiu que a descoberta da verdade ia além do que é
visível. Defendia que a verdade existia em todas as coisas porque todas
são reais, visíveis ou invisíveis: “uma pedra que está no fundo do
oceano não deixa de ser uma pedra real e verdadeira só porque não pode
ser vista”.
Sobre
a eternidade da verdade, Tomás discorda de Agostinho. Para este, a
verdade é definitiva, imutável. Para Aquino, a verdade é a consequência
de factos causados no passado e, sem esses factos, a verdade deixa de
existir.
Segundo
Aquino, a ética consiste em agir de acordo com a natureza racional.
Todo o homem é dotado de livre arbítrio, orientado pela consciência, e
tem uma capacidade inata de captar, intuitivamente, os ditames da ordem
moral. O primeiro postulado da ordem moral é: faz o bem e evita o mal.
Há
uma Lei Divina, revelada por Deus aos homens, que consiste nos Dez
Mandamentos. Há uma Lei Eterna, que é o plano racional de Deus que
ordena todo o universo e uma Lei Natural, que é a participação da Lei
Eterna na criatura racional, ou seja, aquilo que o homem é levado a
fazer pela sua natureza racional.
A
Lei Positiva é a lei feita pelo homem, de modo a possibilitar uma vida
em sociedade. Esta subordina-se à Lei Natural, não podendo
contrariá-la, sob pena de se tornar uma lei injusta. Portanto, não há a
obrigação de obedecer às leis injustas. Nisso reside a verdadeira
objecção de consciência.
A
Justiça consiste na disposição constante da vontade em dar a cada um o
que é seu – suum cuique tribuere - e classifica-se como comutativa,
distributiva e legal, conforme se faça entre iguais: do soberano para os
súbditos e dos súbditos para o soberano, respectivamente.
Para
Aquino, uma vez que corpo e alma se unem para formar um ser humano, não
pode existir alma humana em corpo que ainda não é plenamente humano. O
feto em desenvolvimento não tem a forma substancial da pessoa humana.
Primeiro o feto é dotado de uma alma vegetativa, depois, de uma alma
animal, em seguida, quando o corpo já se desenvolveu, de uma alma
racional. Cada uma dessas "almas" é integrada à alma que a sucede até
que ocorra, enfim, a união definitiva alma-corpo.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
S. Tomás de Aquino por Carlo Crivelli
S. Tomás de Aquino por Diego Velázquez
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/07-de-marco-de-1274-morre-o-teologo.html?spref=fb&fbclid=IwAR0DlJizk-snubdQBYhlqnTYD59a3aaNaTEyWqtW69muqaD1zLI428BLE14***