Há muito que defendo que haja a Gala anual de condecorações concelhias...
Temos defendido o 22 Nov e a ligação ao insigne Joaquim Vieira Natividade
A falta de regulamento foi a "justificação" de 12 anos, para Gonçalves Sapinho não condecorar quem se destacava em cada ano no nosso concelho...A emulação concelhia, o relevar de personalidades e instituições...
.............
do site do município:
....O encerramento da jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras no Oeste Norte, que decorreu no dia 9, em Óbidos, teve outro momento alto para o Concelho, com a distinção de três das seis personalidades destacadas como agentes inovadores ao longo das suas vidas e no exercício das suas actividades.
Luís Manuel da Silva Rosa, escritor (Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique), José Gonçalves Sapinho, ex-deputado constituinte e ex-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (Comendador da Ordem do Mérito) e João Jorge, Director-Geral da ICEL-Indústria de Cutelarias da Estremadura, S.A. e membro do Conselho Empresarial da Região de Leiria (Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, Classe do Mérito Industrial), foram os nomes do Concelho de Alcobaça distinguidos durante a cerimónia.
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça
...............
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=22686
Francisco Gomes // Edição de 12-05-2010
Em Óbidos
Personalidades do Oeste distinguidas por Cavaco Silva
O Presidente da República condecorou no sábado, seis personalidades da região Oeste "em reconhecimento do seu mérito", numa cerimónia realizada no Hotel Marriot, na Praia d’El Rey, em Óbidos.
No final da sua jornada de dois dias pela parte norte da região Oeste, Cavaco Silva distinguiu o ceramista Ferreira da Silva, o presidente da Cercipeniche, Rogério Cação (e actual Presidente da Assembleia Municipal de Peniche pela CDU), os empresários Leonel Costa (LN Moldes) e João Jorge (ICEL - Indústria de Cutelarias da Estremadura), o escritor natural de Alcobaça Luís Rosa, que recebeu o prémio Virgílio Ferreira em 2002, e o ex-autarca de Alcobaça, Gonçalves Sapinho.
O título de Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique foi entregue a Luís Rosa. O título de Comendador da Ordem do Mérito a Gonçalves Sapinho, Ferreira da Silva e Rogério Cação.
Leonel Costa e João Jorge receberam, respectivamente, os títulos de Grande-Oficial e de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, Classe do Mérito Industrial.