28/11/2010

3.784.Empresas mais exportadoras do nosso concelho: Moldegama foi quem exportou +: 6,9M€...Costa&Carvalho tb é boa notícia no volume de facturação

respiguei do último região de cister de 25.11.2010
http://www.regiaodecister.pt/portal/
Moldegama assume liderança na exportação

A Moldegama foi a empresa da região que mais exportou em 2009, assumindo a posição que em 2008 pertenceu à Socem. A empresa de Pataias exportou para o estrangeiro cerca de 6,9 milhões de euros, pouco mais que os 6,7 milhões conseguidos pela Socem.
Na lista das maiores exportadoras do distrito, destaque para a presença da Spal (6,6 milhões), Recauchutagem 31 (4,2 milhões) e Icel (4,2 milhões). De recordar que a região aumentou este ano o número de empresas na lista de exportadoras, conseguindo mais uma contra as quatro do ano passado.
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4249
Costa & Carvalho contraria cenário negativo da região

A empresa de construção Costa & Carvalho contrariou a tendência de quebra da maioria das empresas da região e aumentou em quase 40% o volume de facturação em 2009, comparativamente ao ano de 2008.
A informação é baseada na lista das 250 maiores empresas do distrito de Leiria que é distribuída hoje com o "Jornal de Leiria" e que demonstra os números depois de um ano de 2009 difícil para várias empresas.
Com a facturação a rondar os 40 milhões de euros, a empresa com sede em Alcobaça destrona a Raimundo & Maia, que este ano optou por não participar na listagem, no topo das maiores empresas da região.
Face ao ano transacto, as empresas de Alcobaça e Nazaré apresentaram um volume de negócios 21,7% inferior, arrecadando menos 90 milhões de euros, num total de 319 milhões em 2009.
Quanto aos números do emprego, as maiores empresas de Alcobaça e Nazaré perderam 120 trabalhadores, contando actualmente com 1.842, contra os 1.962 do ano passado, o que corresponde a uma perca de 6% dos postos de trabalho.
Como nem tudo são más notícias, a região mantém o mesmo número de empresas nas 250 maiores do distrito do que em 2008, com 28 representantes, contra os 26 conseguidos em 2007.
Destaque, ainda, para a FV Rações, que subiu 39 lugares em relação ao ano passado, ficando-se pela 87ª posição. A empresa de fabricação de alimentos para alimentos aumentou a facturação em 18% e subiundo o número de trabalhadores de 1 para 10.
Na análise por municípios, Alcobaça mantém o protagonismo no contexto distrital, com 24 empresas, enquanto a Nazaré conseguiu mais introduzir mais uma na lista, subindo para quatro representantes, com especial atenção para a ITU Imobiliária e Turismo, que aparece na 161ª posição, depois de no ano passado não ter marcado presença na lista.
Em relação às novas empresas, destaque para a pataiense Moldegama, que aumentou em 236% o volume de facturação, além de ser a empresa da região que mais exportou este ano (ver caixa cinzenta).
As outras estreias ficaram por conta da Fialho & Fialho, Automóveis Cruz de Cristo, Expoeuropa e Transpataiense.
texto Luciano larrossa