http://www.diariodosul.com.pt/index.php/evora/6394-alunos-do-curso-de-arquitectura-da-universidade-de-evora-premiados-em-concurso-de-arquitectura-internacional
Sónia Santos, Guilherme Rodrigues e Diogo Monteiro, alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora obtiveram o 1.º prémio no Concurso de Arquitectura Internacional VHOM «Viena House of Music», organizado pela Arch Medium, com um júri constituido por Josep Maria Montaner (presidente), Laura Spinadel, Jordi Badia, Adolfo Sotoca e Lluís Carne.
Os alunos da Universidade de Évora Ana Loureiro e João Cruz obtiveram o 3.º prémio, e Francisco Cunha e Gustavo Freitas duas menções honrosas, num conjunto de resultados que releva a qualidade da próxima geração de arquitectos portugueses e demonstra a excelência do ensino da Universidade de Évora.
Dos 416 inscritos no concurso (provindos de mais de 30 países distintos), foram seleccionados pelo júri apenas 30 finalistas, que incluiram 10 trabalhos de alunos desta universidade. Para além dos premiados, encontravam-se entre os finalistas seleccionados pelo júri os trabalhos dos alunos Sara Rosado, Fulvia Sara Rulli, Rui Rua, Fábio Silva, Daniela Catraia, João Martins, Paulo Dias e Ana Alves. O projecto de Miguel Maia foi ainda seleccionado pela ArchMedium.
O programa do concurso, que os alunos desenvolveram na unidade curricular de Projecto Avançado I, leccionada por Pedro Oliveira e com a coordenação de João Luís Carrilho da Graça, consiste na criação de uma Casa da Música no Stadpark da Ringstrasse de Viena, na Áustria. Os projectos premiados serão publicados na Wettbewerbe Aktuell e na TC Cuadernos e expostos na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona.
************
cister.fm
Estudante de arquitectura dos Pisões vence concurso de Viena de Áustria
Publicado a 31 de Agosto de 2011
Diogo Monteiro, um jovem estudante dos Pisões, em Pataias, venceu um Concurso internacional de arquitetura.
O projeto premiado, uma escola de música projectada para um jardim da cidade de Viena de Áustria, apresenta como principal inovação a interação entre o jardim e seus utilizadores e a escola de música.
Para essa comunicação, seria criado uma espécie de “passeio sonoro”, uma estrutura possível devido aos materiais utilizados na construção da escola, nomeadamente o vidro, que permitiriam aos sons emitidos pelos músicos espalhar-se pelo jardim e em particular pelo passeio sonoro.
«O projeto, sem intenções em tornar-se realidade, foi, somente um processo criativo, realizado sem quaisquer pressões e grandes expectativas», disse Diogo Monteiro, aluno do 4º ano de arquitetura da Universidade de Évora, que elaborou o projecto em parceria com os seus colegas Guilherme Rodrigues e Sónia Santos.
«Essa postura poderá ter sido responsável pela criatividade apresentada», refere ainda o jovem alcobacense.
Quanto ao significado que o prémio internacional “Viena House of Music” trouxe para o seu futuro profissional, Diogo Monteiro afirma que poderá ser importante, apesar de confessar que ainda não definiu nada de concreto para a sua futura carreira.