05/09/2011

4.919.(5Set13h3') Universidade Sénior da Benedita precisa de instalações

via Gazeta das Caldas
Universidade Sénior da Benedita prepara novo ano lectivo sem instalações Publicado a 2 de Setembro de 2011 .
As inscrições para o ano lectivo 2011/2012 na Universidade Sénior da Benedita (USB) decorrem na próxima semana, entre 5 e 9 de Setembro. Os professores estão escolhidos, as disciplinas definidas… só faltam as instalações.
Tudo indica que as actividades desta universidade deverão decorrer no edifício onde funcionou até este Verão o Jardim-de-Infância da Benedita, que vai ficar vazio depois da inauguração do novo Centro Escolar. A cedência de instalações está apalavrada com a Câmara de Alcobaça há já algum tempo, mas o certo é que até agora ainda não foi assinado qualquer protocolo e em Junho a USB deixou o “Espaço do Conhecimento”, as instalações alugadas na Avenida da Igreja onde funcionava de forma provisória.
A presidente da direcção da instituição não está preocupada. “Temos esperança que entretanto tudo se resolva com a autarquia e as aulas possam arrancar nas novas instalações”, diz Natália Serrazina. Entretanto está marcada uma reunião com todos os alunos para dia 15 de Setembro, que se vai realizar, nem que seja na pequena sala de que a USB dispõe na Casa da Vila.
No ano prestes a iniciar, os alunos da USB vão contar com algumas novidades. Uma delas passa pelas aulas de actividade física que resultam de uma parceria com o Externato Cooperativo da Benedita. “Vai ser muito bom para nós”, garante a presidente, salientando a importância da disciplina Estilos de Vida Saudável, que junta a educação física, a hidroginástica, a saúde, a nutrição e a alimentação saudável. Psicologia, Literatura, Matemática para a Vida, Artes Visuais/Costura, Património Local, Português, Informática/Internet, Inglês, Cidadania, Cultura e Criatividade, Canto Coral e Teatro completam a lista de opções dos alunos. As aulas estão a cargo de 14 professores.
Mas não é só dentro de uma sala de aula que se desenvolve o trabalho da USB, que pretende “não ser uma universidade virada para dentro, mas também virada para a intervenção na sociedade”. Nesse sentido, “vai continuar o trabalho com os mais novos, que é fundamental. Queremos fazer um trabalho sério nesta área”, garante Natália Serrazina, acrescentando que o encontro intergeracional foi um verdadeiro sucesso neste ano que passou.
O voluntariado é outra aposta. “Temos gente muito válida, que ainda tem um importante contributo a dar”, diz a responsável.
Neste último ano a USB contou com cerca de 40 alunos, mas a intenção é que este número aumente. Para usufruir das aulas e iniciativas da USB, incluindo a actividade física e hidroginástica, cada aluno terá que ser maior de 50 anos e pagar 10 euros por mês. As inscrições decorrem entre 5 e 9 de Setembro, das 9h30 às 11h00 e das 14h30 às 16h00, no edifício da Junta de Freguesia.
Este ano a instituição está ainda a levar a cabo uma campanha de angariação de sócios. Para aderir basta pagar uma mensalidade de um euro, podendo depois usufruir dos passeios, colóquios, clubes de intervenção na sociedade e festas que a USB promove frequentemente.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com