via cister.fm
ALCOBAÇA DEFENDE A CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA DE ÂMBITO INTERMUNICIPAL
A Câmara de Alcobaça defendeu a criação de uma Sociedade de Reabilitação Urbana de âmbito intermunicipal para facilitar o acesso a financiamentos.
Para o presidente da Câmara, Paulo lnácio, «se as autarquias oestinas se juntarem em torno desta sociedade, conseguirão mais facilmente obter acesso aos fundos comunitários, de forma a reabilitar os edifícios degradados dos respetivos centros históricos».
«Outro dos propósitos da medida é ajudar o setor da construção civil, que tal com o comércio, atravessam um período de grandes dificuldades», explicou o autarca.
Segundo Paulo Inácio, «se por um lado, as empresas de construção civil não têm acesso direto ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e, por outro, a União Europeia está a apostar na reabilitação urbana, esta seria uma forma de as ajudar a enfrentar o momento atual».
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá criar, em breve, um grupo de trabalho, que envolve técnicos de todas as autarquias, para estudar esta possibilidade de se avançar para a constituição de uma sociedade de reabilitação urbana.
A Cimoeste tem vindo, aliás, a reunir com técnicos de diferentes áreas, nas autarquias, para iniciar um trabalho conjunto a vários níveis, mais regular.
***
***