19/12/2013

7.267.(19dez2013.13.31') Nat'ALCOBAÇA....Árvore de Natal "inovadora" em frente ao mosteiro...

em construção
***
18dez2017
...20.20.20”...iluminAÇÕES...neste caso, na Benedita...ai o nat’ Alcobaça que vos abRRaça...
Foto de Rogério Manuel Madeira Raimundo.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213474518688819&set=pcb.10213474519488839&type=3&theater
***
***
5dez2014
Al.Creative tb dinamiza a cidade de Alcobaça
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/12/91644dez2014717-alcreative-continua.html
***
Município desafiou os Agrupamentos, a EPADRcister  e o ECbenedita 
*
Via Carlos Hélder Amado

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1570086499873141&set=pcb.1570086633206461&type=1&theater
*
via site da autarquia
Embrulhos Enfeitam A Cidade De Alcobaça
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/1896/embrulhos-enfeitam-a-cidade-de-alcobaca.aspx
Município e escolas do concelho oferecem cinquenta formas de ver o Natal
Pela primeira vez, a comunidade escolar de Alcobaça participa nas decorações natalícias da cidade de Alcobaça. O desafio feito pelo município ao Agrupamento de Cister, Agrupamento de São Martinho do Porto, Externato Cooperativo da Benedita e EPADRC foi bem acolhido, levando posteriormente os alunos e professores a decorar “embrulhos”, de forma inovadora, que podem ser vistos no centro histórico da cidade, até ao dia 06 de Janeiro.

São cerca de 50 presentes que município e as escolas oferecem a todo o Concelho e a quem o visita.
Estão assinalados num mapa, intitulado "Onde para o teu presente?" que pode consultar aqui.
***
10dez2014
As IPSS (inclusive o "meu" CCCela) tb participam no nat'ALCOBAÇA:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1574317876116670&set=a.1399183260296800.1073741827.100006154180749&type=1&theater
foto de CARLOS AMADO
*
Misericórdia do Vimeiro
***
5dez2013
via tinta fresca.net
Especial Natal
“Alcobaça Amiga” promove Campanha Doar
A Campanha Doar pretende promover a solidariedade angariando mobiliário, eletrodomésticos e outros objetos para as famílias carenciadas do Concelho de Alcobaça. Os pedidos de ajuda têm aumentado e o projeto "Alcobaça Amiga" - que dinamiza esta campanha - não consegue dar resposta a todos. A Campanha Doar – Especial Natal é uma forma de sensibilizar a comunidade nesta época natalícia: basta um pequeno gesto para fazer a diferença. Assim, caso tenha algum móvel ou eletrodoméstico em bom estado, contacte o Município de Alcobaça através do programa Alcobaça Amiga. Ajude a ajudar!
  A recolha é feita pela "Alcobaça Amiga" e de forma gratuita, basta agendar pelo telefone 262 184 662 ou pela linha verde (chamada gratuita) 800 086 060.

   Mais informações alcobaça.amiga@cm-alcobaca.pt  

   Organização: Câmara Municipal de Alcobaça - 2013
***
12.12.12
Há muito (ver por ex. a D.143 de há 8 anos!!) que defendemos o envolvimento dos comerciantes, dos artistas, das escolas, dos autarcas...
Todo o concelho deve ser envolvido...
Já saudei o movimento VIVER ALCOBAÇA
na r41.2012.dez.20 
Intervim:

2. Agradeço as saudações e votos de bom Natal do Sr. Presidente...
Agradeço também a oferta de bolo rei Modelo da Benedita que estava muito saboroso...
Vereador Vinagre diz que este ano foram algumas Pastelarias... A ideia tinha sido dele...No ano passado foram outras Pastelarias...
3. Aproveito para saudar o ATELIER DOCE que venceu prémio com o seu bolo RAINHA.
4. Saúdo tb a cooperação entre o quinzenário Alcoa e o movimento VIVER ALCOBAÇA.
5. Bem sei que seria o emprego com salário dignos, o poder de compra dos alcobacenses é que seria decisivo para que o comércio tivesse clientes.
Temos as nossas propostas de NAT'ALCOBAÇA (D143.20.12.2004..há 8anos exactamente) que a maioria continua sem dar nenhuma atenção!!!
6. Mas ainda referente ao NATAL tenho que perguntar:
Pelos visto já houve Festa de Natal para as crianças filhas dos trabalhadores...Porque não fui convidado?
Bruno Letra justificou-se com os mails dos vereadores da oposição não constarem no mailing interno...
Não há almoço nem ceia de Natal com trabalhadores?

Presidente diz:
Não fazemos refeições este ano e tb não fizemos no ano passado...
Discordo completamente!!!
Ponto de encontro e de convívio entre quem trabalha e é autarca...
Ainda por cima os trabalhadores deram 2 subsídios cada um em 2012 para as receitas da Câmara e SM!!!
12/15€ por cada trabalhador é poupar???

7. A iluminação pública de Natal é o que está?
baixámos a iluminação de 40 mil euros para 2.500€ e tenho tido apoio de vários comerciantes, assim somos tratados tds por igual...Apostámos apenas nas rotundas...
Mais uma vez não têm nada planeado para 2013?
É o mesmo...Mas vai haver eleições e se vencerem poderão alterar.
***
14dez2010
intervim em reunião de câmara
ver 3.833
Tenho que saudar os SAMARIONETAS porque estão a exportar criatividade alcobacense...
2 novas criações em 2 terras que festejam e anima os seus centros históricos nesta quadra do Natal.

A Vila Natal de Óbidos e a Terra dos Sonhos de St Mª da Feira são 2 bons exemplos do que se faz bem em Portugal para ter uma boa dinâmica de atracção de turistas e ao mesmo tempo se valoriza o comércio tradicional.
***

D143…20.12.2004 Nat’ Alcobaça quando os Alcobacenses quiserem!!! 

--------------------------------------------------------------------------------
respiguei de:http://www.vivalcobaca.org/modules.php?name=News&file=article&sid=744
D143…20.12.2004 Nat’ Alcobaça quando os Alcobacenses quiserem!!!
Votos de Festas Felizes e de um A’NOVO com boas políticas!!!
Todos sabemos que, no calendário de todos anos, há um conjunto de épocas festivas, que devemos assinalar com criatividade, imaginação e muito envolvimento.
O Natal é uma época que se diz de solidariedade, de amizade, de troca de prendas, de iluminação nas ruas, dos pais natais, de bancas de solidariedade, de animação nas ruas…
Mas a maioria PSD/Gonçalves Sapinho sistematicamente esquece o que lhe compete passando as responsabilidades para os problemas dos outros.
Não planeiam atempadamente os eventos. Lembram-se do Alcotraça, do Alcoabraça e do Alconstrói??? Não imaginam, não envolvem e depois fazem qualquer coisa… Ao fim de 7 anos não aprenderam nada.
Vejamos alguns exemplos.
Sobre a iluminação de ruas… Em cima do acontecimento decidiram contratar uma empresa de Figueiró e lá vão, na cidade, surgir as decorações velhinhas de refugo…Apoiam com numerário a Junta e os comerciantes da Benedita.
Em relação aos Concertos de Natal verificamos que há um apoio especial ao do dia 21 no cine teatro: Fizeram bonito cartaz, folhetos coloridos; anunciaram na rádio… Nós gostamos e damos muito valor à banda de Alcobaça e ao Coro Infantil de S. Bernardo. O que não aceitamos, mais uma vez, é não terem uma visão integrada de todo o concelho, de todas as colectividades e de todas as freguesias. Também não percebemos a política de recursos humanos que coloca um técnico electricista a espalhar propaganda dos eventos pelo concelho…
Voltamos a ter um Natal triste, sem inovação por parte da maioria PSD.
Mas afinal o que se podia fazer com estas verbas que ainda são significativas e que se perdem porque não se aposta, mais uma vez, nas forças vivas do concelho, que passamos a exemplificar: autarcas das freguesias, professores e educadores, dirigentes e voluntários das colectividades, comerciantes, empresários do concelho especialistas em decoração, artistas talentosos que temos!!! 
Imaginemos apoios a projectos temáticos: espaços criança enquanto os adultos vão às compras; decorações ruas e praças; presépios; árvores de natal; montras; malabaristas e outros animadores de rua…
O Natal é para todos os dias do ano. Vimos que a câmara permitiu grandes caixas para as pessoas darem roupa para África. Lemos histórias estranhas à volta deste sistema. Porque não organizou em parceria com uma colectividade/Instituição/Junta/Paróquia de cada freguesia, lojas de solidariedade para todo o ano onde alimentos que perdurem, roupas usadas, sapatos em bom estado, brinquedos, livros, estariam organizados e conservados para emergências, para apoiar quem precise ou para regularmente enviarmos para organizações prestigiadas que efectivamente entregam a quem precisa. Recordo, por exemplo, o esquecido município geminado do Cacuaco/Angola…
Que não se viva apenas o consumismo doentio com muitos brinquedos chineses. Que as famílias apostem em jogos e brincadeiras imaginativas todo o ano e não se limitem a comprar a comprar e a
Desejamos a todos, muita Paz, Amor, Amizade, Solidariedade, Emprego, Justiça Social, habitação, Saúde…! Mas, não há que ter ilusões: só se houver mudança efectiva dos governos. com novas políticas viradas para quem trabalha e para quem produz!!!
Rogério Raimundo
Vereador da C. M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 143
Entregue na reunião de câmara no dia 20 de Dezembro de 2004
***
via cister.fm

ILUMINAÇÕES DE NATAL CHEGARAM ÀS ROTUNDAS DE ALCOBAÇA


A câmara municipal já instalou a iluminação de Natal pela cidade de Alcobaça, mas as luzes ainda não foram ligadas, estando esta operação dependente da EDP. 
Desde 2010 que as decorações irão apenas incidir nas principais rotundas de acesso a Alcobaça, o que representa um custo “residual”, de cerca de 2,500 euros. 
Paulo Inácio, que tomou esta medida pouco depois de ter chegado à Câmara, diz que quando chegou à presidência do executivo, em 2009, “Alcobaça tinha já contratualizada uma verba de 50 mil euros em iluminação e animação de Natal, uma despesa que cortou no ano seguinte, ainda antes das tão faladas medidas de austeridade”.
Para além da Alcobaça, os cortes na iluminação de Natal também se fazem sentir um pouco por todo o distrito de Leiria e país. 
Por exemplo, as câmaras de Castanheira de Pera, Marinha Grande, Ansião e Leiria não vão assumir qualquer despesa com iluminações de Natal, tal como fizeram em 2011. Pedrógão Grande e Batalha vão gastar 2.500 euros e Figueiró dos Vinhos também mantém o orçamento de pouco mais de 1.000 euros, enquanto Pombal, Alvaiázere e Porto de Mós vão reduzir as despesas com as decorações de Natal.
***
23nov2009
(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 6.------ MERCADO DE NATAL – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO –PROJECTO DE NORMAS-


















Presidente Paulo Inácio apresentou a mesma proposta do ano passado e acha que vai apostar muito na cidade para atrair .
Chamou a técnica que acompanhou e acompanha para prestar informações.
Os vereadores do PS votaram contra o regulamento por permitir a concorrência com os comerciantes.
Também votei contra.
Defendi outra política para o Nat'Alcobaça:
O sr. presidente não pode ver o natal só na cidade. É importante investir na cidade, mas temos comércio forte em várias terras: Benedita, Pataias, Turquel, S.Martinho, Maiorga...
Tem de haver políticas de coesão concelhia.
Sou mais a favor de animação e de espaços para as crianças poderem brincar enquanto os pais compram.
Sou + a favor de prémios para quem Compra em todo o concelho de Alcobaça.
Sou + a favor de criatividade na iluminação em vez do que é igual em todo o país.
Não sei se agora tiveram em conta as lâmpadas mais económicas e a eficiência energética.
Sou a favor de que a rua x seja decorada com os comerciantes e com a Escola Z.
A Praça Y com a imaginação dos alunos da Escola Secundária P e ...
Presidente teve de usar o voto de qualidade.

-----------------
como a cister.fm noticiou a 27,11,2009
Oposição contesta “NAT´Alcobaça” certame de Natal no Rossio de Alcobaça
O regulamento de funcionamento do Mercado de Natal de Alcobaça, Nat´Alcobaça, foi contestado pelos vereadores da oposição na Câmara Municipal.
O evento, que voltará a realizar-se nas semanas que antecedem o Natal, no Rossio, reúne empresários alcobacenses de vários ramos e destina-se a promover os seus produtos numa venda com preços reduzidos, às portas do Mosteiro, património da humanidade.
O vereador da CDU, Rogério Raimundo, acusa o evento de fazer «concorrência ao comércio local e de deixar de fora as freguesias da Benedita, Pataias e São Martinho do Porto» por apenas se realizar na sede do concelho.
Por sua vez, o socialista Acácio Barbosa, que também se referiu à «concorrência desleal para com os comerciantes do centro histórico», frisou que o evento chega num momento «difícil na economia daquela área de actividade e dos alcobacenses».
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, refutou o argumento da concorrência aos comerciantes, lembrando que «a maioria dos produtos à venda no mercado são artesanato e produtos regionais, estando alguns dos seus vendedores organizados em associações», considerando que «também elas merecem uma pequena oportunidade de negócio, durante a época natalícia», num dos pontos de maior movimento do concelho de Alcobaça, o centro histórico.
Paulo Inácio assegurou, ainda, que o evento poderá vir a sofrer algumas alterações no próximo ano, lembrando que a edição deste ano, devido à sua proximidade com o acto eleitoral e a tomada de posse dos novos autarcas, teve pouco tempo para sofrer alterações «de alto a baixo na sua organização».
O NAT´Alcobaça foi um dos eventos mais contestados pelos lojistas do Rossio de Alcobaça que viram na sua realização mais uma penalização aos negócios que sofreram quebras significativas, segundo estes, durante as obras de requalificação da zona envolvente ao Mosteiro.
A abertura da certame, no seu primeiro ano, em plena praça do 25 de Abril, pelo então presidente Gonçalves Sapinho, foi alvo de uma ruidosa manifestação de comerciantes.
.....................
o semanário Região Cister deu a notícia deste modo:


Edição
Mercado de Natal está longe de gerar consenso
O Mercado de Natal, organizado pela Câmara de Alcobaça, está prestes a começar, mas ainda não foi este ano que recebeu ‘luz verde’ dos vereadores da oposição. PS e CDU são da opinião que o Nat’Alcobaça promove concorrência desleal entre os comerciantes.
Há três anos, na presidência de Gonçalves Sapinho, comerciantes do centro histórico manifestaram-se, durante a inauguração, contra o ‘Mercado de Natal’. Este ano o formato do certame mantém-se, o que desagrada, novamente, à oposição e a alguns comerciantes.
Para Rogério Raimundo, da CDU, "faltam políticas de coesão concelhia". E acrescenta. "É importante investir na cidade, mas temos comércio forte em várias terras: Benedita, Pataias, Turquel, São Martinho, Maiorga..."
Segundo José Acácio Barbosa, a quadra natalícia devia ser "aproveitada para apostar na animação de rua", lamentando que o regulamento preveja "espaços de comércio". O socialista considera que o Nat’Alcobaça pode gerar "concorrência desleal", uma vez que os "comerciantes participantes vão praticar preços mais baixos".
A maioria PSD acredita que Mercado de Natal vai atrair a Alcobaça centenas de pessoas. Na reunião de Câmara, Paulo Inácio prometeu alterar o regulamento do evento se alguma coisa correr mal.
A partir de sábado e até dia 20, entre as 11 e as 20 horas, o certame está de regresso à Praça 25 de Abril, à semelhança do que acontece desde 2007.
Na zona envolvente ao Mosteiro, vão juntar-se alguns empresários do concelho, com produtos típicos da região. Há doces e licores, artigos de decoração e de pele, há faiança decorativa e utilitária, não esquecendo a alimentação, bem como vários momentos de animação.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende atrair mais visitantes ao centro histórico da cidade, convidando as famílias a fazerem as compras de Natal num ambiente diferente.
Luci Pais
....................................................
entretanto via GIRP e via site do município:

Até ao dia 6 de Janeiro


Mercado de Natal e árvore de Natal gigante dominam programação natalícia em Alcobaça
Até ao dia 6 de Janeiro Mercado de Natal e árvore de Natal gigante dominam programação natalícia em AlcobaçaAté ao dia 6 de Janeiro, a iluminação das ruas trazem o espírito natalício à cidade de Alcobaça. Este ano, a frente do Mosteiro será decorada com uma Árvore de Natal gigante, de 12 metros de altura, espaço onde a população poderá ainda desfrutar de um leque variado de actividades. A sonorização natalícia é também uma aposta da autarquia para dinamizar as principais ruas e locais de comércio da cidade, nomeadamente:As iluminações de Natal contemplam as seguintes artérias:Praça 25 de AbrilPraça D. Afonso HenriquesRua D. Pedro V, junto à Rotunda da Avenida dos CombatentesRua Frei António BrandãoRua Alexandre Herculano Rua 16 OutubroRua Araújo GuimarãesRua Dr. BrilhantePasseio PedonalEdifícios Públicos:Paços do ConcelhoCine-TeatroBiblioteca Escola Adães BermudesA sonorização estará nas seguintes ruas:Praça 25 de Abril (lado das esplanadas)Rua Alexandre HerculanoRua 16 de OutubroRua Araújo GuimarãesRua Dr. Brilhante 3.ª Edição do MERCADO DE NATAL De 5 a 20 de Dezembro, a Praça do Mosteiro de Alcobaça recebe a 3.ª edição do Mercado de Natal. Dos presépios aos doces e aos licores, passando pelo artesanato, cristais, porcelanas, vidros e artigos em pele e madeira, esta iniciativa proporciona não só à população do Concelho, mas também aos turistas, uma proposta alternativa para as compras de Natal. Para além dos produtos regionais e do artesanato, pode visitar a "Casa do Pai Natal" e fazer as compras de Natal num ambiente bem natalício, onde não faltará animação.Nos dias 5, 6, 8, 19 e 20 de Dezembro, a programação é especialmente dedicada às crianças, com a presença do Pai Natal, de insufláveis, atelier de pinta-faces e modelagem de balões, na Praça Afonso Henriques. Iniciativas com a finalidade de atrair mais visitantes ao Centro Histórico da cidade. Horário de funcionamento do Mercado Natal:Todos os dias: Das 11h00 às 20h00Entrada Livre Fonte: Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça

...............

a foto da direita é de www.tintafresca.net
que noticiou assim:


De 5 a 20 de Dezembro


Mercado de Natal de Alcobaça abre a meio gás

Mercado de Natal de AlcobaçaO Mercado de Natal de Alcobaça abriu a meio gás, na manhã de 5 de Dezembro, ainda sem a anunciada árvore de Natal gigante e sem a Casa do Pai Natal. Junto à Ala Norte do Mosteiro de Alcobaça perfilam-se 26 tendas com produtos tradicionais, da ginja ao queijo e ao mel, das peles à cerâmica, da bijuteria aos brinquedos, de tudo um pouco para encher a cesta de natal com os presentes da época, sem esquecer os insufláveis para as crianças brincarem. A organização, a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça, garante que o objectivo é também trazer gente para o centro histórico e, assim, dinamizar o comércio local. De referir ainda que, ao contrário dos anos anteriores, nenhum responsável político esteve presente na inauguração deste evento. Mário Lopes
***
***
No CCCela Concerto de natal da Escola de Música..sexta 21h
Foto: Presépio no moinho do C C Centro Cénico da Cela
***
No Real Abadia  concurso de árvores de natal
Parabéns à EB1/JI de Casal dos Ramos!
A escola levou para casa um computador portátil, oferta do Real Abadia, Congress & Spa Hotel.
 — com Armando E Telma Constantino e 2 outras pessoas.
12


*******
Na Maiorga motivos de Natal com reciclagem...Foto de António Cruz:

******

***
C.CULTURA DE SMARTINHO DO PORTO

***
via junta de freguesia e viver alcobaça

***
via facebook

***
***
18nov2010
D143…20.12.2004 Nat’ Alcobaça quando os Alcobacenses quiserem!!! 

--------------------------------------------------------------------------------
Na reunião d'ontem e a cister.fm houve novidades em relação ao natal 2010...
Tb me apercebi que as IPSS vão fazer árvores de natal, à sua custa, para embelezar a cidade...
respiguei de:http://www.vivalcobaca.org/modules.php?name=News&file=article&sid=744
D143…20.12.2004 Nat’ Alcobaça quando os Alcobacenses quiserem!!!
Votos de Festas Felizes e de um A’NOVO com boas políticas!!!
Todos sabemos que, no calendário de todos anos, há um conjunto de épocas festivas, que devemos assinalar com criatividade, imaginação e muito envolvimento.
O Natal é uma época que se diz de solidariedade, de amizade, de troca de prendas, de iluminação nas ruas, dos pais natais, de bancas de solidariedade, de animação nas ruas…
Mas a maioria PSD/Gonçalves Sapinho sistematicamente esquece o que lhe compete passando as responsabilidades para os problemas dos outros.
Não planeiam atempadamente os eventos. Lembram-se do Alcotraça, do Alcoabraça e do Alconstrói??? Não imaginam, não envolvem e depois fazem qualquer coisa… Ao fim de 7 anos não aprenderam nada.
Vejamos alguns exemplos.
Sobre a iluminação de ruas… Em cima do acontecimento decidiram contratar uma empresa de Figueiró e lá vão, na cidade, surgir as decorações velhinhas de refugo…Apoiam com numerário a Junta e os comerciantes da Benedita.
Em relação aos Concertos de Natal verificamos que há um apoio especial ao do dia 21 no cine teatro: Fizeram bonito cartaz, folhetos coloridos; anunciaram na rádio… Nós gostamos e damos muito valor à banda de Alcobaça e ao Coro Infantil de S. Bernardo. O que não aceitamos, mais uma vez, é não terem uma visão integrada de todo o concelho, de todas as colectividades e de todas as freguesias. Também não percebemos a política de recursos humanos que coloca um técnico electricista a espalhar propaganda dos eventos pelo concelho…
Voltamos a ter um Natal triste, sem inovação por parte da maioria PSD.
Mas afinal o que se podia fazer com estas verbas que ainda são significativas e que se perdem porque não se aposta, mais uma vez, nas forças vivas do concelho, que passamos a exemplificar: autarcas das freguesias, professores e educadores, dirigentes e voluntários das colectividades, comerciantes, empresários do concelho especialistas em decoração, artistas talentosos que temos!!!
Imaginemos apoios a projectos temáticos: espaços criança enquanto os adultos vão às compras; decorações ruas e praças; presépios; árvores de natal; montras; malabaristas e outros animadores de rua…
O Natal é para todos os dias do ano. Vimos que a câmara permitiu grandes caixas para as pessoas darem roupa para África. Lemos histórias estranhas à volta deste sistema. Porque não organizou em parceria com uma colectividade/Instituição/Junta/Paróquia de cada freguesia, lojas de solidariedade para todo o ano onde alimentos que perdurem, roupas usadas, sapatos em bom estado, brinquedos, livros, estariam organizados e conservados para emergências, para apoiar quem precise ou para regularmente enviarmos para organizações prestigiadas que efectivamente entregam a quem precisa. Recordo, por exemplo, o esquecido município geminado do Cacuaco/Angola…
Que não se viva apenas o consumismo doentio com muitos brinquedos chineses. Que as famílias apostem em jogos e brincadeiras imaginativas todo o ano e não se limitem a comprar a comprar e a
Desejamos a todos, muita Paz, Amor, Amizade, Solidariedade, Emprego, Justiça Social, habitação, Saúde…! Mas, não há que ter ilusões: só se houver mudança efectiva dos governos. com novas políticas viradas para quem trabalha e para quem produz!!!
Rogério Raimundo
Vereador da C. M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 143
Entregue na reunião de câmara no dia 20 de Dezembro de 2004
.........
respiguei da cister.fm:
2010-11-17 18:28:00
Iluminação de Natal de Alcobaça reduzida para cortar nos gastos
Alcobaça vai apostar na decoração das rotundas de Alcobaça e abdicar da iluminação pública durante o período de Natal.
Com esta medida, Paulo Inácio espera “poupar vários milhares de euros”.
O autarca considera que a sua decisão não irá, contudo, “desvirtuar a tradição de embelezar a cidade” durante esta quadra festiva.
Este ano, e de acordo com a decisão da Câmara, apenas os principais edifícios públicos de Alcobaça, nomeadamente os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal, o Cine-Teatro João de Oliva Monteiro e a Escola Adães Bermudes, serão decorados com motivos alusivos à quadra.
A opção de iluminar e adornar as rotundas com motivos natalícios é justificada pelo presidente da Câmara Municipal como uma forma de "sinalizar um pouco por toda a cidade" o Natal, medida que permitirá "um investimento muito menor, relativamente ao passado".
Quanto à decoração, os cruzamentos circulares serão enfeitados com um "Pai Natal" e possivelmente uma "bota de Natal", de forma a "cumprir com o "espírito natalício, de paz e harmonia para as famílias" alcobacenses.
....................
respiguei do sapinho gelásio:
http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/11/autarquias-cortam-nas-decoracoes-de.htmlAutarquias cortam na iluminação de Natal

Para além de Alcobaça, que decidiu reduzir as despesas com as luzes e animações de Natal em 80 por cento, também a Nazaré, Marinha Grande, Leiria, Pombal e até Ourém vão cortar as despesas com a iluminação de Natal, o mesmo devendo acontecer com algumas actividades, que este não serão realizadas devido à crise.
Comentário do Prof. Paulo Grilo, autor do "Sapinho Gelásio".
Faz um ano que deixei aqui algumas sugestões relativas às iluminações de Natal, nomeadamente para Pataias, que volto a recordar:
1 – Concentrar as decorações de Natal ao Largo do Cruzeiro e/ou Largo Comendador Joaquim Matias. Por exemplo, através de duas grandes árvores de Natal, semelhantes às que se viram no Natal passado na Moita (junto à Capela) e na Marinha Grande (junto à Câmara);
2 – Convidar as diversas entidades e instituições da vila (As várias escolas do Agrupamento de Escolas de Pataias; os Bombeiros Voluntários de Pataias; o Centro de Dia e Lar de Terceira Idade; o Jardim Infantil, a Filarmónica, o Clube, as empresas) a construírem também uma árvore de Natal (que poderiam, ou não, ser expostas num dos largos);
3 – Promover um concurso de montras de Natal, entre os comerciantes;
4 – Promover um concurso de decorações de Natal nos edifícios particulares da vila.
Desta forma, concentrar-se-iam as decorações “oficiais” (da responsabilidade da autarquia) em apenas um ou dois locais (redução de custos), podendo aumentar a sua qualidade e intensidade da iluminação das ruas (provavelmente com custos menores). Ao mesmo tempo, as ruas ficariam ainda mais decoradas (e de certeza de forma muito criativa) por iniciativa privada dos comerciantes e moradores.
Quem sabe se não resultaria?
***
via tinta fresca.net
Alcobaça
Árvore de Natal multimédia dá cor ao Rossio
Neste Natal a Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, a Câmara Municipal e ACSIA brindam os seus concidadãos com a originalidade do formato de Árvore de Natal implantada no centro histórico da cidade. Da autoria das empresas Olho de Boi e Espaço em Branco, este é um modelo que substitui o tradicional formato por um jogo de projeções de luz colorido e de grande dimensão. Para além desta têm sido levadas a cabo outras iniciativas, por parte desta Junta, com a pretensão de animar e felicitar a freguesia e as suas gentes.