03/04/2014

7.774.(3abril2014.13.28') Anna Freud...Sigmund Freud

***
Freud Nasceu a 6mAIo1856...Freiberg (Actual República Checa)
e morreu a
*

06 de Maio de 1856: Nasce o médico austríaco Sigmund Freud, fundador da psicanálise

Neurologista austríaco, nasceu a 6 de Maio de 1856, em Freiberg, Morávia (atual República Checa), e morreu a 23 de Setembro de 1939, em Londres. Freud fundou a Psicanálise e esta teoria teve um grande efeito na psicologia e na psiquiatria. Publicou, em colaboração com Josef Breuer, Estudos sobre a Histeria (1895); obra que contém a apresentação pioneira do método psicanalítico da livre associação. Desenvolveu teorias que dizem respeito a uma camada profunda da nossa mente: o inconsciente e a forma como este influencia as ações dos homens. As principais obras de Freud são: A Interpretação dos Sonhos (1899), Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), O Inconsciente (1915), Introdução à Psicanálise (1916-1917), Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923), Psicanálise e Teoria da Libido (1923), Neurose e Psicose (1924). No livro A interpretação dos Sonhos, Freud analisa a grande complexidade simbólica subjacente à formação dos sonhos. Em 1905 aparece o seu estudo mais controverso, no qual Freud apresenta a teoria que afirma que a repressão da sexualidade infantil está na origem de neuroses em adulto (de que o complexo de Édipo é um exemplo). Formulou os conceitos de «id», «ego» e «superego». As suas teorias levaram a uma maior aproximação ao tema da sexualidade. A partir dele, os comportamentos antissociais são compreendidos como um resultado, em muitos casos, de forças inconscientes.
Sigmund Freud. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)


Ficheiro:Sigmund Freud LIFE.jpg
Sigmund Freud, por Max Halberstadt, em 1922
File:Sigmund en Anna.jpg
Freud e a sua filha Anna em 1913
Freud e outros psicanalistas:esquerda para a direita sentados , Freud, Sàndor Ferenczi e Hanns Sachs (de pé) Otto Rank, Karl Abraham, Max Eitingon e Ernest Jones -1922
File:Freud and other psychoanalysts 1922.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=-op3s6s-yw4
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/06-de-maio-de-1856-nasce-o-medico.html?spref=fb&fbclid=IwAR3g-oGmkXmMl8Z1tOLUUDdYKafAJ2RoRmmu2QrYsYDhVnGgNa3NHyQIsaI
***
Anna Freud
nasceu a 3dez1895...Viena
e morreu a 9ouTUbro1982...Londres


Anna Freud fez psicanálise com seu próprio pai. Deve ser sido muito difícil para ela ser a sucessora de um dos homens mais destacados de toda a história. Embora tenha se mantido na linha da psicanálise clássica, as frases de Anna Freud deixam ver uma faceta mais sensível dessa corrente.
“Às vezes a coisa mais bonita é precisamente a que vem inesperadamente e não merecida. Por isso, é algo visto verdadeiramente como um presente”

1. A mãe, um tema frequente nas frases de Anna Freud 

A impressão de sua mãe ficou marcada muito fortemente em seu coração. Por isso, várias frases de Anna Freud se referem à figura materna. Esta, por exemplo, é muito representativa: “Quando os sentimentos dos pais são ineficazes ou muito ambivalentes ou quando as emoções da mãe estão temporariamente comprometidas em outro lugar, as crianças se sentem perdidas”.

2. Sobre o essencial

Esta é outra das frases de Anna Freud que deixa ver seu desconcerto, sua carência essencial de afeto materno. Diz assim: “O que sempre quis para mim é muito mais primitivo. Provavelmente nada mais é do que o afeto das pessoas com as quais estou em contato, e sua boa opinião sobre mim”.
É comum que quem tenha crescido com carências afetivas leve em seu coração um profundo vazio. Por isso as manifestações de afeto e a aprovação dos demais têm uma importância decisiva. Isso é o que parece se revelar em muitas das frases de Anna Freud: o desejo de um amor que ela nunca teve.
3.(...) Isso é o que parece ficar estampado em uma das frases de Anna Freud mais conhecidas: “Se algo não te satisfaz, não se espante. Chamamos isso de vida”. Viver sempre implica vazios e contradições. A insatisfação é natural da vida.

4. Mudar o mundo

Mesmo que muitas das frases de Anna Freud nos mostrem uma alma mais ou menos atormentada, também existe dentro dela uma enorme esperança. Isso fica refletido em sua obra e em muitas de suas sentenças. Uma delas diz: “Que maravilhoso é que ninguém precise esperar nem um só momento antes de começar a melhorar o mundo”.
Esta frase, em particular, afasta Anne Freud do pessimismo racional de seu pai. O autor de “O futuro de uma ilusão” não via como provável uma mudança no mundo. Por outro lado, Anna tinha uma grande esperança no ser humano e nas mudanças construtivas que podia conseguir.

5. O erro e a verdade

Muitas das frases de Anna Freud têm um tom filosófico. Aludem a temas universais e permitem ver outra faceta de seu pensamento. Esta frase, por exemplo, se afasta da análise do individual e remete ao coletivo. Diz assim: “Quando o erro se torna coletivo, adquire a força de uma verdade”.
Refere-se ao poder do grupo frente ao indivíduo. Ao mecanismo pelo qual a sociedade outorga o grau de verdade a algo. Se muitos compartilham um erro, será criada a ilusão de que não é um erro. Deste modo, não se prioriza a força da razão, e sim a força do coletivo.
 https://amenteemaravilhosa.com.br/melhores-frases-de-anna-freud/
*

09 de Outubro de 1982: Morre Anna Freud, filha de Sigmund Freud, fundadora da psicanálise infantil.

Fundadora da psicanálise infantil, Anna Freud nasceu a 3 de dezembro de 1895, em Viena, na Áustria. Sendo a filha mais nova de Sigmund Freud, era muito devotada ao seu pai e teve uma íntima associação com a teoria psicanalítica e a sua prática.

Ainda jovem, ensinou a escolaridade primária, o que lhe permitiu a observação diária de crianças, fator que precipitou o seu interesse pela psicologia infantil. Esteve associada à Sociedade Psicanalítica de Viena de 1925 a 1928, publicando em 1927 um artigo que a aproximou ainda mais da psicologia infantil. Em 1937 participou das conferências de ensino de Viena e dirigiu uma escola maternal experimental para crianças oriundas dos meios mais desfavorecidos de Viena.

Fundou em Londres no ano de 1940 as Hampstead Nurseries, uma instituição que acolhia órfãos e crianças cujos pais estavam ausentes. Em 1952 passa a dirigir a Hampstead Child Therapy Clinic, uma clínica especializada na formação e pesquisa no âmbito da psicanálise infantil. São também conhecidas as controvérsias neste campo entre Anna Freud e Melanie Klein sobretudo no que concerne às técnicas psicoterapeuticas com as crianças.

Anna Freud foi durante a doença de seu pai o seu braço direito, chegando mesmo a fazer uma leitura de um discurso dele na casa de Goethe quando Freud recebeu em Frankfurt o prémio Goethe e a representar o seu pai quando este foi distinguido sendo-lhe atribuída uma rua com o seu nome.

No início da sua obra, Anna Freud descreveu os diversos tipos de ansiedade que podem afetar o Ego e apresentou os vários mecanismos de defesa que fazem frente a esta ansiedade. Segundo Anna Freud " ...face às exigências pulsionais do Id, o Ego põe em jogo mecanismos de defesa que visam controlar a ansiedade."(Freud, A. 1949).

A teoria de Anna Freud pressupõe, então, que para conter os diversos tipos de ansiedade (ansiedade superegóica ou moral, ansiedade real, ansiedades pulsionais), o Ego põe em jogo toda uma série de mecanismos de defesa aos quais recorre de forma flexível e diversa nos casos em que o desenvolvimento é considerado normal.
Anna Freud morreu a 9 de outubro de 1982, em Londres, deixando algumas obras importantes tais como: Le moi et les mécanismes de defense (1949); Adolescence as a developmental disturbance (1969).
Fontes: Infopédia
wikipédia  (imagens)

Resultado de imagem para anna freud
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/09-de-outubro-de-1982-morre-anna-freud_9.html
***
Sigmund Freud
Nasceu a 6maio1856
e morreu a 23set1939
***
Via Maria João Barreiro
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1824348164252651&set=a.103698622984289.7509.100000324552383&type=3&theater
***
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/838859146149801/?type=1&theater
“Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. 
Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.”
© Emanuela Migliaccio - Imagem
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=378338442333199&set=a.101399123360467.3536.100004711382895&type=1&theater
***
"Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada"
**
https://www.facebook.com/FasDaPsicanalise/photos/a.408550762522278.97680.408525155858172/640289529348399/?type=3&theater
**
12 livros de Freud
 https://psicoativo.com/2016/07/os-livros-mais-famosos-e-influentes-de-sigmund-freud.html
**
 10mar1932 - Sigmund Freud publica "Introdução à Psicanálise"...
**
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1494288640786414&set=a.1381614842053795.1073741829.100006158769618&type=1&theater
“Não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender”
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=933889353303989&set=a.567742943251967.136272.100000487991613&type=1&theater
**
**
https://www.facebook.com/349094905211303/photos/a.349115855209208.1073741828.349094905211303/541768845943907/?type=1&theater
**
Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também, o que lembramos e aquilo que esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos que cedemos.
***
https://www.facebook.com/349094905211303/photos/a.349115855209208.1073741828.349094905211303/621836561270468/?type=1&theater
Quando chega uma carta tua
Quando chega uma carta tua todas as divagações acabam, e acordo para a vida. Todos os problemas estranhos deixam de ter importância, os misteriosos quadros de doenças se desvanecem, e acabam-se as teorias vazias «de acordo com o estado presente da ciência», como elas são chamadas. Então o mundo fica tão acolhedor, tão alegre, tão fácil de compreender. A minha doce querida não é uma ilusão, ela não tem que ser comprovada por testes químicos; de facto ela pode ser observada a olho nu. Ainda bem que ela não tem nada a ver com doenças – e espero que continue – exceto por ter sido suficientemente imprudente para tomar um médico para amante. Oh Marty, é muito mais gratificante ser um ser humano em vez de um armazém de certas experiências monótonas. Mas ninguém se pode permitir a ser um ser humano por uma hora a não ser que tenha sido uma máquina ou um armazém por onze horas. E aqui chegámos, onde começámos. 

Carta a Martha Bernays, 9 de Outubro 1883 (excerto)

***

***
Via Citador
"Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a ideia do assassínio ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade."






Tu Dás-me Objectivos, Direcção e FelicidadeEu estava à procura na ciência da satisfação que o esforço da pesquisa e o momento da descoberta oferecem; eu nunca fui daquelas pessoas que não aguentam o pensamento de terem desperdiçado a sua vida antes de terem conseguido escrever o seu nome na rocha pelo meio das ondas. Mas quando penso como é que eu seria se não te tivesse encontrado – sem ambição, sem saber desfrutar os pequenos prazeres da vida, sem qualquer fascínio pela magia do ouro, e ao mesmo tempo dotado de uma inteligência moderada e sem quaisquer meios materiais – iria sentir-me muito miserável e entraria em declínio. Tu dás-me não apenas objectivos e direcção, mas também tanta felicidade, que nunca poderia sentir-me insatisfeito com o presente infortunado que vivo neste momento; tu dás-me esperança e a certeza do sucesso. Eu sabia-o mesmo antes de tu me amares e sei-o agora que tu me amas, e é graças a ti que me tornei um homem auto-confiante e corajoso. 

Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, 9 de Setembro 1883 (excerto)
Carta de AmorEu sabia que seria apenas depois de te teres ido embora que iria perceber a completa extensão da minha felicidade e, alas! o grau da minha perda também. Ainda não a consegui ultrapassar, e se não tivesse à minha frente aquela caixinha pequena com a tua doce fotografia, pensaria que tudo não teria passado de um sonho do qual não quereria acordar. Contudo os meus amigos dizem que é verdade, e eu próprio consigo-me lembrar de detalhes ainda mais charmosos, ainda mais misteriosamente encantadores do que qualquer fantasia sonhadora poderia criar. Tem que ser verdade. Martha é minha, a rapariga doce da qual todos falam com admiração, que apesar de toda a minha resistência cativou o meu coração logo no primeiro encontro, a rapariga que eu receava cortejar e que veio para mim com elevada confiança, que fortaleceu a minha confiança em mim próprio e me deu esperanças e energia para trabalhar, na altura que eu mais precisava. 

Quando tu voltares, querida rapariga, já terei vencido a timidez e estranheza que até agora me inibiu perante a tua presença. Iremos sentar-nos de novo sozinhos naquele pequeno quarto agradável, vais-te sentar naquela poltrona castanha , eu estarei a teus pés no banquinho redondo, e falaremos do tempo em que não existirá diferença entre noite e dia, onde não existirão intrusos nem despedidas, nem preocupações que nos separem. 

A tua amorosa fotografia. No início, quando eu tinha o original à minha frente não pensei nada sobre a mesma; mas agora, quanto mais olho para ela mais esta se assemelha ao objecto amado; espero que o rosto pálido se transforme na cor das nossas rosas, e que os braços delicados se desprendam da superfície e prendam a minha mão; mas a imagem preciosa não se move, parece apenas dizer: «Paciência! Paciência” Eu sou apenas um símbolo, uma sombra no papel; a tua amada irá voltar, e depois podes negligenciar-me de novo». 

Eu gostaria imenso de colocar esta fotografia entre os deuses da minha casa que pairam acima da minha secretária, mas embora eu possa mostrar os rostos severos dos homens que reverencio, quero esconder a face delicada da minha amada só para mim. Vai continuar na tua pequena caixinha e eu não me atrevo a confessar a quantidade de vezes, nestas últimas vinte e quatro horas, que tranquei a minha porta para poder tirar a fotografia da caixa e refrescar a minha memória. 

Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, 19 de Junho 1882 (excerto)
Esforçamo-nos Mais por Evitar o Sofrimento do que Procurar o PrazerPrivamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer. 

Sigmund Freud, in 'Correspondência (1883)'
A Luta pelo Teu AmorHá um ponto no qual não posso concordar contigo, Marty. Tu dizes que agora somos muito sensatos e o quanto tolos fomos no passado a lidar um com o outro. Eu concordo alegremente que agora somos sensatos o suficiente para acreditar no nosso amor sem quaisquer dúvidas, mas não teríamos chegado a este ponto se não fosse por tudo o que aconteceu entre nós antes. Foi a intensidade do meu desgosto, trazido pela muitas horas de sofrimento que tu me causaste há dois anos, que me convenceu do meu amor por ti. Hoje em dia, com todo o meu trabalho, e a luta por dinheiro, posição, e reputação, que tudo junto mal me dá tempo de sobra para te escrever uma carta afectuosa, já seria quase impossível chegar a essa convicção. Não desprezemos os tempos em que para mim um dia só teria sentido se recebesse uma carta de ti, quando uma decisão tua significava uma decisão entre vida e morte. Eu não sei realmente que mais poderia ter feito nessa altura; foi um período de luta muito difícil, e finalmente, de vitória, e só após disso tudo ter terminado consegui encontrar a paz interior para trabalhar em torno do nosso futuro. Nesses dias eu estava a lutar pelo teu amor como estou agora a lutar pela tua pessoa, e tens que admitir que tive que trabalhar tanto para atingir esse objectivo como estou a trabalhar agora para atingir este outro. 

Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, 7 de Janeiro 1885 (excerto)