25/09/2014

8.779.(25set2014.7.27') Tribos

Ontem vi esta excelente peça de teatro no velho Tivoli...
tribos
A inclusão...
A surdez...
A linguagem gestual...
***
Bell que estava para descobrir aparelho para a surdez...Acabou por descobrir o telefone...
Mas foi um dos terríveis para os surdos...
A tese dele vingou e desde 1880 até 1970 proibiram o uso da língua dos gestos....
***
De 1880 a 1970 proibiram usar a
Só em 1970 deixou de estar proibida a linguagem gestual...
***


http://observador.pt/2014/08/20/antonio-fagundes-protagoniza-peca-de-teatro-em-portugal/

António Fagundes protagoniza peça de teatro em Portugal

Famoso pelas telenovelas brasileiras, o "Rei do Gado" vai estar em Lisboa e no Porto com a peça de teatro "Tribos". Entre os atores, todos brasileiros, está o filho de António Fagundes.
“O teatro é a pátria do ator. Tenho sérias desconfianças de ator que não gosta de teatro (…) É minha paixão, sim.”, disse  em entrevista à revista brasileira Dia-a-Dia. O público português vai poder ver António Fagundes, de 65 anos, a fazer o que mais gosta com a peça “Tribos”, ao lado de Guilherme Magon, Eliete Cigaarini, Arieta Corrêa, Maíra Dvorek e Bruno Fagundes, o único dos quatro filhos que decidiu seguir a sua profissão.
A história de “Tribos” centra-se em Billy (Bruno Fagundes), que nasceu surdo no seio de uma família sem deficiências auditivas. Foi criado dentro de um casulo e soube adaptar-se ao comportamento pouco convencional da sua família. Mas quando Billy conhece Sylvia (Arieta Correia), uma jovem mulher prestes a ficar surda, contacta com uma nova realidade. Este será o ponto de viragem que o colocará, assim como ao público, perante a dúvida do que realmente significa o sentimento de pertença.
O espetáculo é uma premiada comédia da autoria da inglesa Nina Raine, que “promete criar uma inusitada relação com a plateia – entreter, provocar e ao mesmo tempo entregar um extraordinário momento ao público”, pode ler-se na sinopse. A peça estreou em Londres, em 2010, com um elenco anglo-saxónico e, em 2012, venceu o New York Drama Critics Circle para melhor peça estrangeira.
Com encenação de Ulysses Cruz, “Tribos” vai estar em cena em Lisboa de 10 a 28 de setembro, de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos às 17h. Nos dias 3 e 4 de outubro apresenta-se no Coliseu do Porto, à 21h30. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e custam entre 12,50 e 27,50 euros.