30/09/2014

8.810.(30set2014.22') Verificar o que se passa nas refeições do 1º ciclo, nomeadamente, no Centro Escolar de Alcobaça

Verificar e agir
perante esta denúncia...
***
Via Beatriz V
"Pergunto-me como é possível Alcobaça ter chegado a este estado.. Uma escola de 1º ciclo, com excelentes instalações, ser o que é.. Que vergonha! A aparência não é tudo e só ficamos a conhecer esta realidade, quando temos alguém lá dentro, “daquela selva”.
Em primeiro lugar, confesso que acho ridículo o que fizeram com os alunos do 1º ano, que no início do ano eram os primeiros a almoçar e agora são os últimos porque “são muito lentos não é?”. Para além disso, é deprimente e... inacreditável que quando chega à hora (e tão esperada hora!) de estes alunos almoçarem, já não haver comida e terem de comer restos do dia anterior ou dos dias antes? Pois é, estranhei o meu irmão dizer-me pelo telemóvel que almoçou batatas com brócolos… Achei impossível mas é verdade! Era a comida do dia anterior… E o peixe? E a carne? NÃO HAVIA! Uma refeição custa 1,46€, um pequeno montante mas para muitos um grande sacrifício, pois ao final de um mês são cerca de 30€… E quem paga, paga para ser bem servido! Quem paga, paga para os SEUS filhos, e não para os daqueles que NÃO FAZEM NADA DA VIDA E AINDA ASSIM, TÊM TUDO PAGO! Pergunto-me como a Câmara de Alcobaça continua a permitir isto, continua a contaminar a cidade com pessoas que nada fazem para o seu desenvolvimento e para o seu bem-estar, pessoas que usufruem e abusam do que os outros pagam. Pergunto-me como a Câmara de Alcobaça permite que os seus pequenos estudantes mal almocem… Para aprender, também é necessário uma boa alimentação. Aliás, a alimentação é uma necessidade básica de cada um. Suponho que o “pessoal” da Câmara saiba o que é uma boa refeição, mas se não sabem existem muitos dietistas e nutricionistas que o sabem e estão cá para ajudar nisso mesmo! Lamentável.
Em segundo lugar, quero agradecer aos professores e aos funcionários desta Escola, pela força de vontade. Mas quando não há condições para estar numa sala de aula, porque existem “rebeldes”, como ensinar?
Estou longe daí e pergunto como querem que me sinta todos os dias sabendo que o meu irmão vai para esse mundo? Insegura."