08/10/2014

8.862.(8out2014.22.48') 38RC2013.2017. 23out2014-18h...Aqui ficará a OT e o registo pessoal da Vereadora Vanda Furtado Marques

em construção
PCâmara informou na reunião de 7out
que esta reunião será para recolher propostas dos vereadores da oposição sobre os documentos previsionais para 2015 
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A reunião foi secretariada pelo CDJurídica Carlos Freire
e pela TSJurídica Helena Barbosa
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Estiveram também os 2 Chefes das Divisões Financeiras:
 Paulo Araújo (Câmara)
e Inês Bagagem pelos SMunicipalizados.
Entregaram CD's com a totalidade dos documentos a serem votados a 27 out 2014.
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PCâmara entregou os textos políticos para os da Câmara e dos SMunicipalizados
 têm menos de 2 páginas cada um!!!
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A vereadora da CDU Vanda Furtado Marques:


Li e entreguei este texto, com o anexo, dos OVOS DE COLOMBO E AS 29 MEDIDAS:
Câmara Municipal de Alcobaça – 23outubro2014   
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COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV

Propostas para o Plano e Orçamento 2015


1.            Continuamos a querer cooperar na resolução de um dos problemas fundamentais de Alcobaça: a dívida! Propomos defender a renegociação da dívida, por actos ruinosos, na água, no saneamento e na construção dos Centros Escolares de Alcobaça e da Benedita e do Pavilhão Gimnodesportivo de Évora, que escandalosamente continua sem funcionar. A Câmara e os SMunicipalizados têm de defender o interesse municipal perante o governo PSD.CDS, perante as Águas de Portugal e do Oeste e perante a CGD.
2.            As nossas propostas são bem conhecidas. Basta consultar o nosso programa eleitoral. Vejam as que conseguem enquadrar e concretizar em 2015 e anos seguintes. Entrego em anexo as 29 medidas e os Ovos de Colombo da boa governação que achamos essenciais para o nosso concelho.
3.            Sobre os documentos previsionais para 2015 temos que dizer, desde já, que não é assim que se faz planeamento para o próximo ano e seguintes. Na reunião de 20out recebemos 70 páginas técnicas quando o que queremos é discutir e trabalhar políticas. Amanhã o PCP é recebido. Segue-se o fim-de-semana e no dia 27 tenho de votar. É lamentável que, mais uma vez, não haja discussão pública nem sequer envolvimento dos autarcas da freguesia e da Assembleia Municipal. Ainda não percebi se hoje vou receber os documentos na íntegra para poder discuti-los minimamente com os meus camaradas e amigos da CDU.
4.            Estamos muito preocupados com a carga de impostos que os munícipes sofrem e são esperados para 2015. No nosso caso de Alcobaça, achamos que o IMI, com a perda da cláusula de salvaguarda, poderá ajudar a provocar a insolvência de muitos alcobacenses. Propomos assim que a Câmara pressione as Finanças para uma nova reavaliação dos prédios, generalizada, de forma a diminuir a injustiça fiscal.
5.            Repetimos que é muito importante em tempos de poucos meios fazer
uma boa discussão interna, em câmara, da estratégia para o município. Esperamos que se saiba planear com todos e se proceda a grandes debates temáticos e globais antes da aprovação de documentos do Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcobaça, bem como do Plano Director do que queremos para o Mosteiro de Alcobaça, bem como da envolvente ao Rio Alcoa da nascente à foz. Saibamos planear o futuro.

A vereadora da CDU

Vanda Furtado Marques
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da Câmara
Na reunião de 20out2014 entregaram, apenas,  40 páginas
relevando o que lemos
quase nada para 2017 e seguintes
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Das 14 Atividades Mais Relevantes 2015
Total de 23,4 M€ 
7,88 M€ para edifícios
1,7         para JFreguesia
1,1          transportes escolares
2,056       Resíduos Sólidos
0,625       Meio Ambiente e Protecção da natureza
0,9628      Cultura
0,863         Desporto, recreio e lazer
2,865         Iluminação
0,165          Comércio e Turismo
1,522          Operações da dívida autárquica
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Das 8 pág. do PPI
dos 9,742M€ só 5,742 tem financiamento definido
0,42 M€ para Centro de Saúde de SMporto
0,28               Colunas e Luminárias
0,48               recargas de pavimento
0,535             execução de obras

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Da pág. resumo do orçamento
36,9 M€ de receitas e despesas
*
Da pág  resumo do orçamento por capítulo
receitas
11,84 M€ impostos directos
11,83       transferências correntes
4,99         transferências de capital
1,68         vendas de bens de investimento
despesas
7,2          pessoal
18,714     aquisição de bens e serviços
2,564      transferências correntes
5,742      Aquisição de bens de capital
1,112     transferências de capital
1,189     passivos financeiros
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Das 12 do Orçamento
receita
7,8 M€ IMImóveis
1,4      IUCirculação
0,638   derrama
0, 236   loteamentos e obras
7,88     FEFinanceiro
0,988   Fundo Social Municipal
1,193   participação fixa no IRS
1,6      RSU
3,4      Estado-part comunitária em projectos co-financiados

despesa
0,974 M€      CGAposentações
0,108            titulares membros autárquicos
0,68              Subs.natal e férias
7,88              Locação de Edifícios
3,542             Outros trabalhos especializados
1,535             viação rural

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Das 4 Resumo despesa por classificação económica
7,2  M€         despesas com pessoal
5,049           remunerações certas e permanentes
3,701           pessoal quadros - reg. trab cont individual trabalho
3,6              pessoal em funções
0,27           horas extraordinárias
1,783         seg social
1,36       cont para a seg. social
1,359 seg social dos funcionários públicos
0,968        CGAposentações



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dos Serviços Municipalizados
Relevamos o que lemos:
Na reunião do dia 20out2014, entregaram, apenas,  16 páginas
das 2 Atividades Mais Relevantes 2015
1,439 M€ definidos
600.000 para eletricidade
150.000 para encargos das cobranças
120.000 para serviços postais
100.000 para reparação de roturas
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das 3 do PPI
quase nada para 2017 e seguintes
apenas 2,85M€ dos quais só 1,5M€ definido
furo de captação em Paredes da Vitória 40.000
rede distribuição água da Benedita  200.000

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das 2 pág. resumo do orçamento e por Capítulo
8,6M€ de receitas/despesas
Receitas:
8,187M€ de Venda de bens e serviços correntes
322.000 de transferências de capital
Despesas
com pessoal 1,192M€
aquisição de bens e serviços 5,5435 M€
1,5M€ Aquisição de bens de capital
*
das 3 do  Mapa de Pessoal
insuficiente o nº de trabalhadores em funções
mas
apenas 20.000 (incluindo TSU, SSocial e demais encargos obrigatórios) para recrutamento dos trabalhadores necessários...
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das 7 Orçamento
Receita
5,8M€ venda da água
2,2 M€ saneamento
Despesa
1,3M€ pagamento de água