09/10/2014

8.870.(9out2014.23.45') Derrocada na Água de Madeiros...





***
Via sapinho gelásio e Região de Cister

Arriba em Água de Madeiros intervencionada

A notícia e as fotografias na edição 1105 do Região de Cister de 23 de outubro de 2014

Pataias - Trabalhos de sustentação em Água de Madeiros
Intervenção garante segurança em arriba



As fortes chuvas que se fizeram sentir na passada semana levaram ao desmoronamento de parte de uma arriba em Água de Madeiros, em Pataias. A Câmara de Alcobaça, aconselhados pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA), está a finalizar os trabalhos de sustentação da arriba.
O morador Raul Pedro testemunhou ao REGIÃO DE CISTER que se abriu uma enorme cratera entre as habitações. “A concentração de água era tanta que parecia um rio a correr para a praia. Nunca tinha visto nada assim”, sublinhou o pescador amador, que mora em Água de Madeiros há 15 anos.
Ao que tudo indica as águas pluviais concentraram-se naquele espaço, levando também ao rebentamento de uma conduta e consequente deslizamento da arriba.
Uma das habitações, construída em cima da arriba, esteve em perigo. “Se não fosse a rápida intervenção e a melhoria do tempo, talvez a casa já lá não estivesse”, considera Raul Pedro, já reformado.
Paulo Inácio avançou que as obras de sustentação estão a decorrer a bom ritmo. “Todos os trabalhos da autarquia estão a ser monotorizados pela APA”, explicou Paulo Inácio, acrescentando que é preciso, de seguida, avançar com um trabalho estrutural.
Recorde-se que recentemente a vereadora socialista Eugénia Rodrigues tinha alertado, em reunião pública de Câmara, para o perigo da queda de arribas em Água de Madeiros, sugerindo o desvio das águas pluviais para o rio.
***
17 out
Hj é o diário de leiria:
Queda de arriba em Água de Madeiros obriga a intervenção de urgência
Enxurrada provocou a queda de uma arriba em Água de Madeiros. Moradores criticam falta de investimento na praia, em que o mar está a engolir o areal

http://www.diarioleiria.pt/noticias/queda-de-arriba-em-agua-de-madeiros-obriga-intervencao-de-urgencia
A queda de uma arriba na praia de Água de Madeiros, concelho de Alcobaça, na sequência de uma enxurrada que provocou o rebentamento de uma conduta e colocou em risco uma habitação de férias, obrigou a uma intervenção de urgência pela Câmara Municipal de Alcobaça e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que supervisiona os trabalhos.
Desde a passada terça-feira que os funcionários da autarquia e de uma empresa de obras públicas estão a proceder à sustentação da arriba, com a colocação de blocos de calcário para evitar mais derrocadas naquela zona com as previsões de mau tempo para os próximos dias.
***
16out2014
via correio da manhã
Câmara de Alcobaça já iniciou trabalhos de consolidação da arriba
A chuva forte dos últimos dias fez ceder parte de uma arriba na praia de Água de Madeiros.
Por Helena Silva
É uma enorme cratera, no lado sul da praia, que se estende do cimo da arriba até ao areal de Água de Madeiros, em Alcobaça. Algumas casas e os balneários públicos estão em risco de derrocada. Segundo os moradores, a arriba começou a ceder há cerca de três semanas e, na segunda-feira, com a chuva forte que se abateu sobre aquela zona, abriu uma cratera.
A Câmara de Alcobaça, juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Capitania do Porto da Nazaré, avançaram, ontem, com obras para sustentação da arriba. Mas, explicou Paulo Inácio, presidente da câmara, é uma intervenção "provisória", para resolver a situação. Seguir-se-á uma monitorização para avaliar a gravidade da situação.
Tânia Sousa, moradora, conta que a situação na praia se tem agravado nos últimos anos. O mar, no inverno passado, "levou parte considerável do areal e começou a desgastar a arriba", conta. As chuvas dos últimos dias agravaram mais ainda a situação.
"Há anos que pedimos uma intervenção de fundo que torne a praia segura", explicou.

*** 9out2014

Vereadora Eugénia Rodrigues informou da Derrocada em Água de Madeiros por causa de não haver drenagem pluvial...
Eu, Rogério Raimundo, concordei que a falta de drenagem pluvial é importante, mas tds sabemos que a questão principal é a falta de areias nas nossas praias do norte...O oceano tem atacado a arriba, Uma zona considerada fenómeno geológico especial na costa portuguesa...E pelo que ouvi por especialistas em colóquios organizados pela CMNazaré as razões da perda de areias está nas barragens do Mondego e até do Douro...
Tb acho que há responsabilidades do município na valorização duma bela praia que é a 1ª, do concelho a norte...Aquele largo é uma poeirada permanente...A esplanada sofre com esse problema do pó de cada vez que um carro se move...
***
FOTOS E COMENTÁRIO DE RP
Boa tarde Rogério,
Agrada-me que a situação em Água de Madeiros já foi falado na reunião da Câmara, no entanto e caso não sejam tomadas posições rápidamente se tivermos um inverno rigoroso como o ultimo a situação que agora é grave mas ainda com solução, passará a situação desastrosa e sem solução, pois uma casa está a 2/3 metros da derrocada para não falar nos balneáreos que de um dos lados já não se passa sequer a pé. 
O cimento que no inicio do ultimo verão lá puseram  é um dos responsáveis pela derrocada pois não tem resistência mas encaminha as águas directamente para a arriba que é de areia, resultando daí a derrocada.
Em ultimo recurso é necessário encaminhar as águas pelas escadas abaixo. Foi-me garantido no local de alguém que ofereceu as máquinas. Pode ser aproveitamento? Pode. Há poucos recursos? Aceito. Mas meus amigos os poucos recursos que tenham não os gastem a pôr lá areia.
É verdade que o mar tem destruído as arribas por falta de areia mas quanta lá puserem quanta o mar leva. No inicio deste verão não havia areia no entanto no fim já havia muita areia e ninguem a lá pôs senão o mar. Conforme e leva também a tráz.
Água de Madeiros diz-me muito. Passei e continuo a passar lá muitos dias. A praia mais a norte do concelho mas ainda é de Alcobaça... Já teve muita vida. Restaurantes, bar, feirantes aos domingos , vendedores ambulantes, etc. Hoje tem apenas um bar que está aberto no verão. Tem uma musica gravada por pessoas de Coimbra que frequentavam todos os verões e ainda hoje é frequentada por descendentes desses Srs. Tem balneáreos camarários mas que ultimamente o mobiliário interior (bancos, cabides, estrados), tem sido levado para outros balneáreos das prais visinhas com outros interesses para a câmara.
Concluindo, caso a câmara tenha algum gosto em Água de Madeiros tem que tomar providências rápidamente senão nos próximos 4/5 anos parte da aldeia desaparece.
Anexo algumas fotos da derrocada.

Cumprimentos do amigo

R. P.