27/01/2015

9.486.(27jan2015.7.55') 2fev...Comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas - Lagoa de Pataias

***
2FEV2018
:: No próximo dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, dia da adopção da Convenção de Ramsar relativa ao uso sustentável das Zonas Húmidas, de qual Portugal é signatário conjuntamente com mais de 150 países.
As Zonas Húmidas Urbanas são áreas terrestres inundadas de água, sazonal ou permanentemente, situadas em áreas urbanas ou nas suas imediações - rios, pauis, lagoas de água doce ou salgada, estuários, sapais, rias, entre outras.
A relação entre o ser humano e as zonas húmidas é ancestral, tendo-se os primeiros povos instalado nas margens de importantes rios. Em Portugal, muitas áreas urbanas localizam-se junto a zonas húmidas, beneficiando dos serviços que estas prestam. De facto, as Zonas Húmidas controlam as inundações resultantes da forte precipitação, melhoram a qualidade da água e do ar urbano, constituem uma fonte de água potável e um meio de subsistência e promovem o bem-estar humano. As Zonas Húmidas são assim muito valiosas para o planeta e para o ser humano, pelo que é importante que sejam protegidas, restauradas e promovidas.
É de importância vital de preservar estas importantes áreas.
Dia Mundial das Zonas Húmidas 2018 - MUNICÍPIOS
http://www.cm-benavente.pt/index.php/informacoes/noticias/item/2684-dia-mundial-das-zonas-humidas-2018-municipios
*

https://www.facebook.com/municipioalcobaca/photos/gm.953960308113099/1605089502906938/?type=3&theater
***
2fev2017
http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-ZH
***
1fev2017
Sofia Quaresma Bióloga da CMA:
Dia 2 de Fevereiro é o dia internacional das zonas húmidas.Desde 1998 que dedico tempo a estes sistemas com especial enfoque na lagoa de Pataias e outrasZ.H. do litoral português.Desde os tempos de Coimbra....Estes sistemas são tão complexos quanto biodiversos. Sao também dos sistemas mais produtivos do planeta.Têm funçoes sociais,económicas e ambientais bem conhecidas. Desde 1998 este lugar já passou por fases boas e más.Continua a ser muito utilizado para lazer sem que lhe sejam reconhecidas outros serviços;os serviços dos ecossistemas que dificilmente calculamos e que mais dificilmente repomos.A lagoa está a encher a bom ritmo.Nao a encham de lixo nem de peixes que não são de lá. Este é um sítio de excepcão para ensinar Biologia e hoje assim foi.Amanha o mau tempo deixa-nos em pausa mas sexta retomamos a comemoração do World Wetland Day. Estes são também dias de lembrar a querida M.J.Boavida.Saudades da minha amiga e mestre da Limnologia.E de expressar gratidão à minha mestre da Ecologia H.Freitas.
https://www.facebook.com/sofia.quaresma.52/posts/10209536687507529?pnref=story
***


***
via tintafresca.net

Percurso Interpretativo na Lagoa de Pataias comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas   Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2015. Os objetivos são conhecer a Lagoa de Pataias e compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais e identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.

Público-alvo / Datas / Horários:

Público em geral - dia 1 de fevereiro / 10h30-12h00 e 13h30-15h30

Escolas, IPPS's e Universidades Sénior - dias 2 e 3 de fevereiro

Inscrições: sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt (não se garante transporte nos dias de semana)

   Existem muitas definições para o termo "Zonas Húmidas", algumas baseadas em critérios principalmente ecológicos e outras orientadas para questões associadas à sua gestão. A Convenção sobre Zonas Húmidas (ou Convenção de Ramsar) adotou uma definição extremamente ampla:

- áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros” A esta acrescenta, com a última revisão, que:

As "Zonas Húmidas" podem incluir zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a seis metros em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmida.
Esta definição inclui, assim, todos os ambientes aquáticos do interior e a zona costeira marinha.

Fonte (www.icnf.pt )30-01-2015
***
2014

***
10 Fev 2010
CMA assinala o Dia Internacional das Zonas Húmidas...
Mas como pode defender o Golfe em SMPorto???
NO auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça







10H15 Zonas Húmidas, das funções à Biodiversidade aqui tão perto

Sofia Quaresma, Bióloga, Pelouro do Ambiente, Município de Alcobaça

10H45 "Sítios Ramsar nas Áreas Protegidas do Oeste” - Polje de Mira-Minde e Paúl de Tornada

Maria João Dias, Bióloga, Directora da Ecoteca do P.N.S.A.C.

11H15 O papel da ETAR na Preservação das Zonas Húmidas

Cláudia Tomás, Licenciada em Engenharia de Recursos Naturais e Ambiente, Técnica de Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Oeste, S.A.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A Participação é gratuita mediante inscrição para 262 580 800 ou sabina.alves@cm-alcobaca.pt até 4 de Fevereiro.

Público-alvo: 2º e 3 º ciclo das Escolas Concelhias.
***