15/02/2015

9.584.(15fev2015.13.13') Inventos...Invenções...Lâmpada incandescente...Carro que voa...Matar a sede...Irmãos Lumière e o cinema...

***
TELEFONE

07 de Março de 1876: Alexander Bell obtém a patente do telefone

No dia 7 de Março de 1876, um jovem de 29 anos chamado Alexander Graham Bell recebe uma patente pela sua revolucionária nova invenção: o telefone.




Nascido na Escócia, Bell trabalhou com o seu pai, Melville Bell, em Londres, desenvolvendo o Visible Speech (Discurso Visível), um sistema de escrita empregado para ensinar os surdos a falar. Nos anos 1870, os Bells mudaram-se para Boston, Massachusetts, onde o jovem Graham encontrou trabalho como professor na Escola para Surdos da Pemberton Avenue. Casou-se mais tarde com uma das suas alunas, surda-muda, Mabel Hubbard.

Em Boston, Bell interessou-se bastante com a transmissão de fala através de cabos. A invenção do telégrafo, em 1843, por Samuel Morse, tornou praticamente instantânea a comunicação possível entre dois pontos distantes.





O inconveniente do telégrafo, porém, consistia na necessidade de transmitir manualmente as mensagens entre duas estações telegráficas e dois destinatários e apenas uma mensagem poderia ser transmitida por vez. Bell quis melhorar o invento criando um “telégrafo harmónico”, um dispositivo que combinava aspectos do telégrafo e  que permitiria ao indivíduo falar com outro a distância.





Com a ajuda de Thomas Watson, um empregado de uma loja de máquinas de Boston, Bell desenvolveu um protótipo. Neste primeiro telefone, as ondas sonoras geravam uma corrente eléctrica que variava de intensidade e frequência, gerando vibrações numa lâmina de ferro delgada e flexível, chamada de diafragma. Essas vibrações eram transferidas magneticamente a outro fio conectado a um diafragma de outro aparelho distante. Quando o diafragma vibrava, o som original seria reproduzido no áudio do aparelho receptor.





Três dias depois de ter depositado a patente, o telefone fez chegar a primeira mensagem inteligível, a famosa frase "Mr. Watson, venha para cá, preciso da sua ajuda", de Graham Bell ao seu assistente.





O depósito da patente de Bell foi feito com apenas duas horas de antecedência com relação a um pedido similar de Elisha Gray. Não querendo ficar fora do mercado de comunicações, a Western Union Telegraph Company contratou Gray e um colega seu, o inventor Thomas Alva Edison, a fim de desenvolver a sua própria tecnologia de telefone.





Bell entrou com um processo e o caso acabou sendo levado ao Supremo Tribunal que garantiu a Bell os direitos de patente. Nos anos que se seguiram, a Bell Company enfrentou reiterados desafios legais para, afinal, emergir como a tentacular American Telephone and Telegraph (AT&T), que fincou os alicerces da moderna indústria de telecomunicações.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)



Alexander Bell
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/07-de-marco-de-1876-alexander-bell.html?spref=fb&fbclid=IwAR1C5PD6ubxTzOMRW2rN0n_sTNP7aQxKGeJwwbK82dJWsB7BYuHy_orItUU
*

03 de Março de 1847: Nasce Alexander Bell, o inventor do telefone

Alexander Graham Bell, filho de Eliza Grace Symonds e Alexander Melville Bell, nasceu no dia  3 de Março de 1847, em Edimburgo na Escócia.  A sua mãe era surda desde a adolescência, e o seu pai era especialista em problemas auditivos e instrutor de deficientes auditivos. A família era tradicionalmente conhecida por treinar portadores de deficiência auditiva e trabalhar com a correcção da fala.

Alexander Bell ingressou na universidade de Edimburgo e posteriormente estudou na universidade de Londres e de Würzburg (Alemanha). Trabalhava como assistente do pai em Londres, quando os seus irmãos faleceram, vítimas de tuberculose. Temendo a doença, o seu pai resolveu sair da Inglaterra com a família em 1870. O destino escolhido foi a cidade de Ontário, no Canadá. Alexander Graham Bell tinha então 23 anos.

Um ano depois, em 1871, Alexander Bell mudou-se para os Estados Unidos da América. Em 1872, na cidade de Boston,  abriu uma escola para alunos com dificuldades auditivas. Utilizava o método de pronúncia desenvolvido pelo seu pai nas suas aulas aos surdos, chamado de "fala visível", no qual são utilizados os lábios, a língua e a garganta na articulação do som.

Em 1873, Graham Bell passou a leccionar Fisiologia Vocal na universidade de Boston. Foi então que deu início às suas pesquisas sobre como utilizar a electricidade na transmissão de sons, pesquisas que desenvolvia desde os 18 anos. No ano seguinte, enquanto trabalhava num telégrafo múltiplo, desenvolveu as ideias básicas do que seria o telefone.

No dia 14 de Fevereiro de 1876, entregou o pedido de patente do seu invento, o telefone, ao escritório responsável pelas patentes. Nesse mesmo ano apresentou a sua invenção numa exposição em Filadélfia, de onde a mesma foi lançada ao mundo. Em 11 de Julho de 1877, Alexander Graham Bell casou-se com Mabel, ex-aluna na sua escola para surdos. Em 1879, após fechar a recém lançada American Bell Telephone Company, fundou um laboratório no Canadá, onde continuaram as suas experiências.

Alexander Graham Bell, além de inventar (e patentear) o telefone, teve em seu nome mais 17 patentes, e outras 12 em conjunto com alguns colaboradores. Em 1898, foi nomeado presidente da National Geographic Society. Morreu aos 75 anos, no dia 2 de Agosto de 1922, na cidade de Beinn Bhreagh, no Canadá.
wikipedia (imagens)

File:Alexander Graham Bell.jpg
Alexander Bell
File:Alexander Graham Bell and family.jpg
Alexander Bell com a sua esposa e filhas

A patente do telefone de Alexander Bell (Março de 1876)

 A VOZ DE BELL
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=qTpWD28Vcq0
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/03-de-marco-de-1847-nasce-alexander.html?fbclid=IwAR2ST7C1jlhIZLMo4nLBJDvPWliyQm2q4GWVGyeasi7wv2Q1tFkCLFPYUmE
***
invenções de combustíveis
**
gasolina
*
29jan1886...Karl Benz põe em funcionamento o primeiro motor automóvel a gasolina
 http://fugas.publico.pt/Motores/338282_historias-sobre-rodas-uma-breve-historia-do-automovel?pagina=-1
*
fundador da mercedes Benz
 
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz#/media/File:Carl_Benz.png
*
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz
**
gasóleo
**
GPL
**
híbrido.eléctrico
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Autom%C3%B3vel_h%C3%ADbrido_el%C3%A9trico
***
Vários anos postei:

28dez1895...Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo...
https://www.youtube.com/watch?v=TU4QKAQ1qHo
*

28 de Dezembro de 1895: Os irmãos Lumière promovem, nas caves do Grand Café de Paris, a primeira sessão de cinema

Os irmãos Lumière realizaram a primeira projecção cinematográfica em Paris, no Salão Indiano do Grand Café do boulevard des Capucines, no dia  28 de Dezembro de 1895. O sucesso na estreia foi contido. No primeiro dia não havia mais de 20 espectadores para assistir ao  A Saída da Fábrica Lumière em Lyon ou O Regador Regado. Entretanto, em poucos dias as filas tornaram-se quilométricas para assistir a uma das vinte sessões diárias, de meia hora cada.


 
O filme foi rodado por Louis e Auguste Lumière, irmãos franceses que desenvolveram uma câmara-projector designada Cinematógrafo. Os dois  revelaram a sua invenção ao público em Março de 1895 com um curto filme mostrando trabalhadores  à saída de uma  fábrica. Só em Dezembro é que exibiram uma série de pequenas cenas da vida do dia-a-dia dos franceses. Pela primeira vez cobraram bilhete. 

A tecnologia cinematográfica tem as suas raízes no começo dos anos 1830, quando Joseph Plateau da Bélgica e Simon Stampfer da Áustria desenvolveram simultaneamente um aparelho chamado Fenacistoscópio, que incorporava um disco cilíndrico giratório com ranhuras através das quais uma série de desenhos poderiam ser vistos criando o efeito de uma imagem simples  movendo-se. Ao Fenacistoscópio, considerado o precursor dos modernos projectores cinematográficos, seguiram-se décadas de avanços. 

Em 1890, Thomas Edison e o seu assistente William Dickson desenvolveram a primeira câmara cinematográfica, à qual deram o nome de cinetógrafo. No ano seguinte, Edison inventou o cinetoscópio, uma máquina dotada de um orifício para observação que permitia a uma pessoa ver uma tira de filme movendo-se após passar por um feixe de luz. 

Em 1894, Antoine Lumière, o pai de Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948), assistiu a uma demonstração do cinetoscópio de Thomas Edison. Ele ficou impressionado e, segundo se informa, contou aos seus filhos, que eram donos de uma fábrica bem-sucedida de chapas fotográficas em Lyon, França, as suas impressões. Os irmãos acharam que podiam fabricar algo melhor. O Cinematógrafo, patenteado em 1895, era uma combinação de câmara de cinema e projector que podia projectar imagens em movimento sobre uma tela grande e serem vistas por um público amplo. O Cinematógrafo era também menor, de luz mais intensa e usava menor quantidade de filme que o aparelho de Edison. 

Os Lumière abriram  as salas de espetáculos, às quais deram o nome de cinema, em 1896 a fim de mostrar o seu trabalho além de enviar equipas  pelo mundo fora para filmar cenas e buscar novos materiais. A indústria do cinema rapidamente alçou voo. O The New York Times publicou em 1909 sua primeira coluna dedicada ao cinema, o filme “Pippa Passe” de D.W. Griffith. Em 1911, foi inaugurado o primeiro estúdio cinematográfico em Hollywood e em 1914, Charlie Chaplin fez sua estreia no cinema. 

Além do Cinematógrafo, os irmãos Lumière desenvolveram o primeiro processo fotográfico a cores, a chapa Autochrome, lançada em 1907. 

Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Auguste Lumière (esquerda) e Louis Lumière (direita)

Poster de O Regador Regado
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/28-de-dezembro-de-1895-os-irmaos.html?fbclid=IwAR0kesLLC4JhMkCJ01uF10rl-tuF5m-Z47tgrMDlJNc-cMU5-FoYU_qd9es
***
10aGOSTO1881...Lâmpada incandescente...Apresentada na Feira Internacional da Electricidade em Paris...
Milhares de lâmpadas acenderam de uma só vez em 10 de Agosto de 1881, no parque de exposições da Feira Internacional da Electricidade em Paris. O público entusiasmou-se com as "estrelas" ou "luminárias de Edison".
Segundo o historiador  Karl Bienek,  uma das sensações da 1ª Feira de Electricidade de Paris foi o stand em que os visitantes podiam ligar e desligar uma lâmpada – uma novidade fascinante, na época. "A feira de 1881 foi decisiva para a introdução da luz e de outras formas de uso da electricidade", afirma.
Hoje é quase inimaginável que alguém possa viver sem energia eléctrica, mas no século XIX ela era praticamente inexistente. Isso mudou depois da feira de Paris, quando o inventor norte-americano Thomas Edison mostrou aos europeus que a nova luz significava o início de uma nova era.
De Goebel a Edison
No entanto, o inventor da lâmpada incandescente não foi Thomas Alva Edison (1847-1931) – como se acredita – e sim o mecânico alemão Johann Heinrich Goebel (1818–1893). Emigrado para os Estados Unidos em 1848, ele usou em 1854 as fibras de bambu da sua bengala como filamento.
Ligadas nas extremidades por meio de arames de aço, elas transformavam-se em condutores de energia eléctrica. Em ampolas de vidro transparente, as fibras de bambu chegavam a permanecer acesas  até 200 horas. Goebel usou o invento para iluminar a sua ourivesaria em Nova Iorque.
Segundo Karl Bienek, Goebel estava à frente  do seu tempo. Ao tentar iniciar a industrialização e a produção em série, não encontrou financiador. Na época, simplesmente não existia demanda por lâmpadas incandescentes e faltava também a infraestrutura tecnológica.
O mérito de Edison foi transformar a lâmpada incandescente num produto de consumo, o que viabilizou a sua produção em série. Ele começou também a desenvolver a tecnologia necessária para o emprego do invento. São dele, por exemplo, as ideias básicas e a construção de um sistema de iluminação eléctrica, com motor a dínamo, distribuidor, linhas de distribuição, registador de consumo, fusíveis, material isolante, interruptores e bocais.
Longo caminho até  à comercialização
Apesar de muito admirada na feira de Paris, a electricidade ainda demorou a  impor-se na Europa. Os alemães, por exemplo, continuaram a usar lamparinas de petróleo, velas de cera e lampiões a gás para a iluminação em geral.
Somente no início do século XX a Alemanha percebeu que era possível ganhar dinheiro com a nova tecnologia. Foi aí que Auer von Welsbach revolucionou a lâmpada de Edison, com a introdução do filamento incandescente de metal.
A lâmpada ósmico-volfrâmica, abriu o caminho para o lançamento, em 1912, de lâmpadas com filamento totalmente à base de tungstênio no mercado alemão. A tecnologia básica da lâmpada incandescente, portanto, foi desenvolvida de 1854 a 1912. E com ela, a electricidade conquistou as casas e as ruas da Europa e do mundo.
Fontes: DW
wikipedia (imagens)
Palais de l'Industrie em 1855, local da Exposição Internacional de Electricidade em 1881

Medalha da Exposição Internacional da Electricidade de 1881, da autoria de  Oscar Roty
Medalha da Exposição de Oscar Roty
  https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/08/10-de-agosto-de-1881-lampada.html
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/08/10-de-agosto-de-1881-lampada.html?spref=fb&fbclid=IwAR1-3OHf2JZ3rKo9P0XEIQwMjhlnlb_IDJcp3dRM5rA5Es_uybqXvym1-ZU
 ***
Thomas Edison
"Há tempo para tudo."
"O génio é aquele que tem uma grande paciência."
"A insatisfação é a principal motivadora do progresso."
"Há uma forma de fazer isso melhor - encontre-a."
"5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar."
"Os três grandes fundamentos para se conseguir qualquer coisa são, primeiro, trabalho árduo; segundo, perseverança; terceiro, senso comum."
"Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planeamento."
 "Talento (genialidade) é 1% inspiração e 99% transpiração."
"Na minha opinião, religião alguma deve ser introduzida nas escolas públicas. Toda religião é uma fraude. Toda religião é uma mistificação."
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."
"Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada."
"Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem."
"Não há substituto para o trabalho duro."
"Maldição, aqui não há regras - estamos a tentar realizar alguma coisa."
"Mostra-me um homem cem por cento satisfeito e eu mostrar-te-ei um fracassado."
 https://www.pensador.com/autor/thomas_edison/
*
21ouTUbro
 1879 - Thomas Edison apresenta a lâmpada elétrica.
**

11 de Fevereiro de 1847: Nasce o inventor norte-americano Thomas Alva Edison

Thomas Edison foi um inventor norte-americano (1847-1931), registou mais de 1000 patentes na área da tecnologia, incluindo a lâmpada elétrica incandescente, o fonógrafo e o aparelho de projeção. Nascido em 11 de fevereiro de 1847 na cidade de Ohio, Thomas Alva Edison, conhecido como “o Feiticeiro de Menlo Park”, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não só mudou o mundo em que vivia, como também o mundo em que vivemos através das suas maravilhosas invenções.


Ainda criança, apresentou problemas de audição e cresceu com a deficiência. De família de origem pobre, trabalhou para sobreviver desde os 12 anos de idade, vendendo jornais durante viagens de comboio. Depois, num vagão que lhe foi cedido, montou uma prensa de impressão e fundou o jornal Weekly Herald que redigia, imprimia e vendia durante as viagens. Nos tempos livres, dedicava-se ao estudo de física, mecânica e química e fazia experiências no vagão. No decorrer de uma experiência pegou fogo ao vagão, sendo obrigado a mudar de emprego. Foi então trabalhar para um posto de telégrafo, emprego que ocupou até à Guerra Civil (1861-1865). Aos 17 anos de idade registou a primeira patente - um telégrafo duplo. Ao aperceber-se da necessidade de comunicações rápidas, durante a guerra, dedicou-se às invenções neste campo. Tornou-se rico e famoso, criando o primeiro centro de investigação fora da Universidade. A sua descoberta, denominada "efeito de Edison", fenómeno que consiste na emissão de eletrões por metais incandescentes, está na base da lâmpada de díodo.Edison desempenhou um papel fundamental nos campos das comunicações e da eletricidade.
Thomas Edison. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (imagens)

"O génio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."

Thomas Alva Edison (in Revista Harper's, Setembro de 1932)

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/02/11-de-fevereiro-de-1847-nasce-o.html?fbclid=IwAR3qz4eShAXJx5FjwFZNFUSy1d3j4urjsF3zRMhZ5bjUtB0kgGRkQL-4IEY
***
out2014

http://www.chiadomagazine.com/2014/10/criacao-fantastica-que-gera-100-litros.html


Já está a ser utilizado na Etiópia e apenas podemos esperar que rapidamente chegue a todos os países que sofrem com a falta de água.

O "Warka Water" é uma criação dos dois arquitectos Arturo Vittori e Andreas Vogler, do estúdio Architecture and Vision, e foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Veneza de 2012.

A ideia é que a enorme torre consiga recolher a humidade do ar, por condensação, e depositar a água resultante num recipiente. A torre tem 10 metros e é capaz de gerar 100 litros de água por dia. 

A estrutura é feita em bambu e tem um revestimento de plástico reciclado, tudo para que não sejam necessários materiais poluentes. 

Tudo é muito fácil de montar, por módulos, e no final apenas pesa 60 kg. 

A invenção foi concebida para que a água potável chegue a sítios onde é quase impossível de existir de forma natural.

Dessa forma, melhoram-se substancialmente as condições de vida daquelas pessoas, bem como a sua forma de subsistência. 


***

14 de Janeiro de 1914: Entra em funcionamento a primeira linha de montagem de automóveis Ford, com o modelo Ford T.

No dia 14 de Janeiro de 1914, o empresário norte-americano Henry Ford inaugura um novo modelo de produção: a montagem em cadeia ou, como é mais conhecida, a linha de montagem. Graças a essa inovação, o tempo de fabrico do automóvel Ford modelo T foi consideravelmente reduzido: de 6 horas para 1 hora e 30 minutos. A produtividade da fábrica quadruplicou. E a história da indústria mudaria para sempre com o sistema de gestão da produção que ficaria conhecido como "fordismo".

No fordismo, o trabalhador permanece estático no seu lugar e monta as peças que vão passando à sua frente sobre um tapete rolante. A velocidade do tapete é controlada pelo administrador. Charles Chaplin faria uma paródia do modelo no seu filme Tempos Modernos (1936). Na prática, o sistema era tão brutal que o operário do filme, após 10 ou 12 horas de trabalho a repetir o mesmo gesto de apertar parafusos, sai da fábrica e, enlouquecido, quer apertar até os botões do vestido de uma mulher.

Ford baseou os seus conceitos em Frederick Winslow Taylor, engenheiro de origem alemã que havia publicado em 1911 uma obra sobre a sua forma de gestão da produção. Designado mais tarde  “taylorismo”, ele  baseava-se numa organização científica do trabalho e tentava melhorar a rapidez de execução e de produção dos empregados.

Depois de anos de análise e testes na fábrica Midvale Steel, Ford preconizou, numa primeira etapa, a separação das tarefas. Ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho - ou seja, fraccionar as etapas do processo produtivo de modo a que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultraespecializadas e repetitivas.

Diferenciava o trabalho intelectual do trabalho manual, exercia um controlo sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa fosse executada num prazo mínimo. O trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prémios como incentivos.

Os gerentes concebiam e cronometravam as tarefas, enquanto os operários se limitavam a executar, nos lugares determinados. O método obteve bons resultados, foi saudado pelos patrões mas repudiado pelos trabalhadores, que reclamavam pois estavam a  ser transformados em máquinas e levados à exaustão física.
Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa, o taylorismo. Posteriormente, inovou com o processo do fordismo, que absorveu aspectos do primeiro. Ele organizou a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra e padronizando os produtos.
Henry Ford adoptou três princípios básicos: o princípio de intensificação (diminuir o tempo de duração com o uso imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado); a economia (reduzir ao mínimo o volume do stock da matéria-prima em transformação) e a produtividade (aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem).
Finalmente, para atingir os seus objectivos de lucro, produzir ao máximo, fazer escoar rapidamente a produção, Ford concluiu com sagacidade que, aumentando o salário dos seus milhares de empregados, eles mesmos seriam os compradores dos seus automóveis.

 Fontes: Opera Mundi
 wikipedia (imagens)
Linha de Montagem (Ford Modelo A)


Ford T
https://www.youtube.com/watch?v=DfGs2Y5WJ14
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/14-de-janeiro-de-1914-entra-em.html?fbclid=IwAR0o_Wb7S7WjxMaWWDp1FyHsbRWGMZwYqNitl5Uo_FkHXp8fk2hRUtAqCd8
***
1888
 Bertha Benz,
 https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bertha_Benz?fbclid=IwAR3_F5Ewnlturf85cm9ZbRXwHO9JDVAXzxDutGyyHGGA-5hypvIShE6m7T8
esposa de Carl Benz, monta um motorwagen, 1888. Sua caminhada de 106 km de mannheim para pforzheim foi a primeira viagem de longa distância por carro motor no mundo.
 A imagem pode conter: 2 pessoas
 https://www.facebook.com/theoldphotographs/photos/a.293375407379198/2330803036969748/?type=3&theater
***
https://www.youtube.com/watch?v=Ew4Y5HLyT6c

Volkswagen's The People's Car Project: Hover Car PART 1
Volkswagen gathers ideas from the people of China to help innovate future cars. We took one girl's idea for a hover car and made it into reality.