26/02/2015

9.655.(26fev2015.4.44') Neste dia...26fevereiro..vou rELEVAR: 347.avÔ, Victor Hugo, Johnny Cash, Michael Bolton, Erykah Badu, Corrinne, Paco de Lucia e as 3 pitadinhas matinais de Joaquim Pessoa:

***
2019
2/347aVÔ
quando me ponho a meDITAR, quase SEMpre, conSIgo ir mais longe. Encontro alguma soluAção para um problema e até atinjo a estratégia adequada.
*
quando ando sem pensar, erro muito mais.
*
no entanto é tb bom, tão bom, poder andar sem pensar e sem equacionar a resolução de problemas. Andar por aí, sem destino, soRRidente, feliz com a natureza e com a companhia.
 *
Como é importante amadureCER, enVOLVER, lutar pela paz, pão, habitação, saúde, LIBERDADE, no sentido de reSOLver necessidades colectivas e individuais.
*
Já fui uma óptima figura, mas agora, bem sei que tou velhote e urge renovar, com novos quadros/leaders...
Como consigo trazer as minhas 2 filhas aqui à cELA?
***
2018
UM+347avÔ
Fazes-me sentir e vibrar
naTUral
ser natureza
seja na neblina
nos dias de céu estupendamente azul
nas noites frias
nas quenturas do verão
Não há dúvida: tu ajudas-me
a viver inTENSAMENTE
EM HARMONIA
***
2017
347.avÔ
suAVEmente
a apRENDER
a voAR
abrRINDO janELAS
*
há vivências plenas de energia
                                     harmonia
                                     tesão
d' inTENSO VIVER
***
2018
 .6.6.6”...a serra dos candeeiros tem 1 manta gelada, na cumeada, que engole as bases dos moinhos da eólica, da Benedita d’ Alcobaça que vos abRRaça
by mim
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10214018016835933&set=pcb.10214018017275944&type=3&theater
***
2017
eu e a babaiiii
12h00'21"... Eu e a minha queRRida filha no SÍTIO...da nazarÉ...ela está MARavILHA...eu pareço o Jack Nicholson, com os óculos tortos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210969551266199&set=a.1081356805590.12781.1576428905&type=3&theater
*
 MIMOsas invasoras... AMARelas...inFESTAm as florestas
by mim
 A imagem pode conter: planta, céu, árvore, nuvem, flor, ar livre e natureza
*
 1h11'1" da tARDE...s .MARtinhoooooo...d' Alcobaça que vos abRRaça
by mim
 A imagem pode conter: oceano, céu, ar livre, natureza e água
*
 11h11'11" a sul de Vale Furado...d' Alcobaça que vos abRRaça
 A imagem pode conter: oceano, céu, ar livre e natureza
*
 11h44'11"...Vale do Inácio...entre a Légua e Vale Furado d' Alcobaça que vos abRRaça
 by mim
A imagem pode conter: oceano, céu, água, ar livre e natureza
*
 ... 1h22"01" da tARDE... EN.242 de SMARtinhoooo para Alfeizerão ... A única cegonha d' Alcobaça que vos abRRaça
by mim
 A imagem pode conter: céu, ave, árvore, planta, ar livre e natureza
*
 MAIORga...d' Alcobaça que vos abRRaça ...pelo históRICO e pela bELA vista....
by mim
(em 2019 está quase pronto o prédio novo)

*
...chegaram as 1.as andoRInhas à minha varanda...
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210972152011216&set=a.1081356805590.12781.1576428905&type=3&theater
*
 Carnav' Alcobaça em Turquel
by Adepart
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1266708660077033&set=pcb.1266709530076946&type=3&theater
*
 Carnav'Alcobaça tem desfiles nocturno s...neste caso em s.MARtinhooo
by Nanda sereno
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1547051485324564&set=pcb.1547051668657879&type=3&theater
*
 carnav' Alcobaça com a novidade da Póvoa-Coz
by Hermano Almeida Lopes
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1274038382683500&set=a.1274036339350371&type=3&theater
*
 Carnav' Alcobaça é por td o concelho...milhares de foliões e de folionas...IPSS...CEERIA...crianças...juventude...Univ. Sénior...Pataias.MARtingança...MAIORga...Tenda...Rebelos...Alfeizerão...S.Martinho...Turquel...Benedita...Montes...Póvoa...em tantas colectividades...e no dia 1.3 até há enterro
by mim
 A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, céu e ar livre
***
2016
 temos +1 dos GAMBUZINOS da Benedita d' ALCOBAÇA que vos abRRaça..com certeza: IMPERDÍVEL!
*
 O túnel do Baça e o Baça antes de se diluir no Alcoa, pode ser um bELO sítio......As obras por fazer: nora e a ex-fétal...e 1 esTUpendo céu em ALCOBAÇA que vos abRRaça
by Bruno JanuáRIO
A imagem pode conter: nuvem, céu e ar livre

E NO MESMO DIA
Fernando Bento lembrou:
 A imagem pode conter: ar livre
*
s.Martinho by João Moura
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=971623732913409&set=gm.10154050589543969&type=3&theater
*
s.MARtinho do porto by Fernanda Matias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1555513181443726&set=pcb.10154052898368969&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1555515101443534&set=pcb.10154052911198969&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1555518224776555&set=pcb.10154052932138969&type=3&theater
*
paREDES da Vitória by Adelino Pataias

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153951948829819&set=pcb.10153951948969819&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153951948909819&set=pcb.10153951948969819&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153952571809819&set=pcb.10153952571984819&type=3&theater
*
a serra by Graça Silva

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1047532405290235&set=a.211013438942140.52240.100001004569506&type=3&theater
***
2012
 é sempre bom mergulhar n1 soneto de Camões
 Quem lê Sophia de Mello Breyner Andresen
LUÍS DE CAMÕES, in LÍRICA COMPLETA ( Imprensa Nacional, 1986)
TRANSFORME-SE O AMADOR NA COISA AMADA
Transforme-se o amador na coisa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está a minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim como a alma minha se conforma,

Está no meu pensamento como ideia;
E o vivo e puro amor de que sou feito,
Como a matéria simples busca a forma.

*
Arte Digital: Affection, de Shakila Malavige
*
(CC)
*
 bdomingão com 1 do Neruda
 PABLO NERUDA POEMAS DA ALMA está com Luana Monsan DuTudor e Deniissë Andrade.
Abaladora foi a noite de setembro.
Eu trazia na roupa
a tristeza do trem que me trazia
cruzando uma por uma as províncias:
eu era esse ser remoto
turbado pela fumaça do carvão
da locomotiva.
Eu não era.
Tive de encarar então a vida.
Minha poesia me incomunicava
e me agregava a todos.
Naquela noite
me coube declarar a Primavera.
A mim, pobre sombrio,
me fizeram desatar a vestimenta
da noite desnuda.
Tremi lendo ante duas mil orelhas desiguais
meu canto.
A noite ardeu
com todo o fogo escuro
multiplicando-se na cidade,
na urgência imperiosa do contato.
Morreu a solidão aquela vez
ou nasci eu de minha solidão?

*
Vivi na desordem de pátrias não nascidas,
em colônias que ainda não sabiam nascer,
com bandeiras inéditas que se ensangüentariam.
Vivi na fogueira de povos malferidos
comendo o pão estranho em meu padecimento.

*
Cada um no casaco mais oculto guardou
as alfaias perdidas da memória,
intenso amor, noites secretas ou beijos permanentes,
parcela de felicidade pública ou íntima.
Alguns, inquietos, colecionaram quadris,
outros homens amaram a madrugada esquadrinhando
cordilheiras ou tímbales, locomotivas, números.
Para mim a felicidade foi compartir cantando,
louvando, imprecando, chorando com mil olhos.
Peço perdão pelo mau comportamento:
não teve utilidade minha gestão na terra.

PABLO NERUDA
*
 1 bom recado do josÉ saraMAGO
Jose Saramago a Liberdade Do Pensamento"
Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível não voltarmos a pensar mais no assunto.
José Saramago
*
Durante a montagem da exposição «Alcobaça Reviisitada», Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, 2007.
***
2011
 explodir é preciso!!!!!
The Gift
Ok. É oficial. O nome do nosso novo disco é "Explode", o nome da canção que todos vão receber via email segunda-feira é "RGB", há um tema no disco de nome "Race is Long" e um cantado em português de nome "Primavera". Ah, importante... esta é a capa do disco..."
***
1802...Victor Hugo... "O pior uso que se pode fazer da Liberdade é abdicar dela…"
"A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos".
"O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/809222maio2014717-victor-hugo.html
***
Urge saber história...Colonialismo...agHora a exploração dos poderosos é feita de outro modo...Bem pior...Impera a guerra, as atrocidades, a miséria, a fome e o roubo do petróleo, diamantes é feita com algumas subtilezas, mas, muitas vezes, com roubo às claras, BOICOTES ECONÓMICOS e com INVASÕES...
Neste dia em 1885, terminou a Conferência de Berlim, onde foi feita a partilha das colónias africanas...
"Convocada para 15 de Novembro de 1884, por iniciativa do chanceler prussiano Otto Von Bismarck, a Conferência de Berlim termina os seus trabalhos em 26 de Fevereiro de 1885. Os 14 países europeus presentes e os Estados Unidos põem fim aos conflitos coloniais que assolaram o continente africano. O rei dos belgas, Leopoldo II, obtém o Congo a título pessoal. A Grã Bretanha renuncia às suas pretensões sobre todo o território e assume a sua hegemonia sobre uma faixa que ia do Cabo da Boa Esperança até  ao Cairo e  Alexandria. A França vê-se contemplada com todas as terras ao sul do Saara e a Alemanha, a África do oeste. A Conferência de Berlim decide também sobre a livre navegação de navios cargueiros pelos rios Congo e Níger.


A Conferência de Berlim constituiu-se na ruína da África de muitas maneiras e não só apenas uma. As potências coloniais impuseram os seus domínios sobre o continente africano. À época da independência dos países africanos na década de 1950, os reinos e domínios receberam um legado de fragmentação política que poderia nem ser eliminada nem ser operada satisfatoriamente.

Em 1884, a pedido de Portugal, o chanceler alemão Bismark convocou uma reunião das maiores potências ocidentais para negociar questões controversas e dar fim à confusão sobre o controlo da África. Bismark aproveitou a oportunidade para expandir a esfera de influência da Alemanha, com um desejo mal dissimulado de forçar as potências rivais de lutarem entre si por territórios.

Por ocasião da conferência, 80% da África permaneciam sob controlo tradicional das metrópoles e de tribos locais, resultando, finalmente, do encontro uma miscelânea de fronteiras estabelecidas geometricamente que dividiu o continente em 50 países irregulares. Este novo mapa da África foi imposto sobre mais de mil culturas e regiões autóctones. A nova delimitação de países, porém, dividia grupos coerentes de pessoas e mesclava grupos dispares que na verdade não poderiam coexistir.
Catorze países estavam representados por vários  embaixadores quando a conferência se abriu: Austria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grã Bretanha, Itália, Holanda, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia-Noruega (unificadas de 1814 a 1905), Turquia e Estados Unidos. Dessas 14 nações, França, Alemanha, Grã Bretanha e Portugal eram as protagonistas, controlando a maior parte da África colonial à época.



A tarefa inicial da reunião era estabelecer um acordo sobre as bacias e a foz dos rios Congo e Níger para que fossem considerados neutros e abertos à navegação comercial. A despeito da sua neutralidade, parte da bacia do Congo tornou-se domínio pessoal do rei Leopoldo II da Bélgica. Sob o seu governo, mais da metade da população local morreu.



À época da conferência apenas as áreas litorais eram colonizadas pelas potências europeias. Em Berlim deram-se "cotoveladas" para ganhar o controlo das regiões do interior. A conferência estendeu-se até 26 de Fevereiro, período de três meses em que os países europeus se degladiaram em torno de fronteiras geométricas, fazendo pouco das fronteiras linguísticas e culturais já estabelecidas pela população africana autóctone.



O toma-lá-dá-cá continuou. Em 1914, os cinco participantes de uma nova conferência dividiram entre si a África. A Grã Bretanha ficou com o Egipto, Sudão Anglo-egípcio, Uganda, Quênia, África do Sul, Zâmbia, Zimbábue (ex-Rodésia), Botsuana, Nigéria e Gana; À França coube muito da África ocidental, da Mauritânia ao Chade, mais Gabão e a hoje República do Congo.



A Bélgica e o rei Leopoldo controlaram a  República Democrática do Congo (Congo Belga). Portugal, por sua vez tomou Moçambique a leste e Angola a oeste. A Itália passou a dominar a Somália e uma porção da Etiópia, enquanto a Alemanha ficou com a Namíbia e a Tanzânia. À Espanha coube o menor território, a Guiné Equatorial, modificando toda a geografia da África, que a partir da década de 1950 teve grande maioria dos países livre do jugo colonial."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/11/576915novembro201899.html
***
 1901...Thomas Mann lança o 1.º volume de "Os Buddenbrooks"...
"narra de forma perspicaz a ascensão e queda de uma família burguesa alemã."
"O romance Os Buddenbrooks conta a história de uma família de comerciantes de Lubeque, no norte da Alemanha. Trata-se do primeiro romance de Thomas Mann, escrito aos 23 anos de idade e baseado na saga da própria família. O filho de aristocratas contrariou o desejo do pai, que queria fazer dele um comerciante. 
...ficou tão volumoso, que a editora lhe pediu para encurtar o manuscrito. O autor convenceu o editor de que o romance não admitia qualquer corte. No dia 26 Fevereiro de 1901, a obra foi publicada, e o leitor que não se assustou com o número de páginas pôde ler, em dois volumes, como a teimosia, a incapacidade e a desventura provocam a lenta decadência de uma dinastia de comerciantes.
Todas as personagens do romance têm os seus correspondentes na realidade. O próprio Thomas Mann não se poupa. Ele é Hanno, o benjamin da família. O severo senador, seu pai, é o chefe do clã.

 O livro mal acabara de ser publicado e já circulavam em Lubeque listas, relacionando as personagens com a vida real. As descrições de carácter são brilhantes, mas não necessariamente lisonjeiras.

Segundo Thomas Mann, "essa expressão literária da essência de Lubeque era prosa psicológica, um romance naturalista. Em vez de recorrer à beleza de um idealismo religioso, ele contava de forma sombria e, em parte, cómica, situações da vida que misturavam metafísica pessimista com características satíricas e transmitiam o contrário de amor, simpatia e união. 

Esta expressão (Nestbeschmutzer) foi usada pelo tio de Thomas Mann, Friedrich, num artigo de jornal em que disparou sua indignação sobre a obra do sobrinho. Horrorizado, ele  reconhecera-se no romance, na figura do desajeitado Christian Buddenbrook. Apesar da irritação das pessoas retratadas, o livro é desde o início um sucesso de vendas e, ao ser lançado numa edição mais barata de um só volume pelo editor Samuel Fischer, em 1902, transformou-se definitivamente num best-seller.

Uma das explicações para este sucesso – segundo o autor – é o apego do público alemão a tudo que diz respeito à própria pátria. O próprio Thomas Mann foi adepto dos ideais políticos do nacionalismo alemão, aos quais somente renunciou após os primeiros sintomas da falência moral que se seguiu ao desastre da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Embora passasse a apoiar teses esquerdistas e optasse pelo exílio nos Estados Unidos e, por fim, na Suíça, durante o nazismo, Mann continuou a ser, em certo sentido, o conservador que fora até 1918.

  Após algumas novelas menores, sacudiu o meio literário europeu com Os Buddenbrooks, que antecipou a problemática de toda a sua obra futura: de um lado, o conflito entre a existência burguesa e a vida atribulada do artista; de outro, a génese artística como produto da decadência biológica.(...)
Lubeque – cidade Património Cultural da Humanidade – não guarda rancor das indiscrições familiares de Thomas Mann. Em 1955, concedeu ao escritor o título de cidadão honorário. Mas, a esta altura, Mann já havia obtido sua maior condecoração: com o romance Os Buddenbrocks, conquistara o Prémio Nobel de Literatura, em 1929."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2014/06/82196junho2014858-thomas-mann.html
***
1932
 Johnny Cash
https://www.youtube.com/watch?v=KHF9itPLUo4&list=RDKVbnEUFim3Q&index=5
***
1953
 Michael Bolton
https://www.youtube.com/watch?v=bv5vMJKBAbo&list=RDbv5vMJKBAbo
***
1971
Erykah Badu
https://www.youtube.com/watch?v=-CPCs7vVz6s&list=RD-CPCs7vVz6s#t=1
***
1989
Corrinne Bailey Rae
https://www.youtube.com/watch?v=tVxaf2booV8&list=RDtVxaf2booV8#t=0
***
2014
morreu Paco de Lucia
1 vivaaaaaaaaaaaaaaaaaa à sua obra
https://www.youtube.com/watch?v=e9RS4biqyAc&list=RDe9RS4biqyAc
***
 e as 3 pitadinhas matinais de Joaquim Pessoa:
2014:
 Soneto 13

Adoro esse teu ar quando me tocas.
Começas por ficar transfigurada
para, depois de unir as nossas bocas,
te tornares uma fera não domada.

Mordes-me o peito, os ombros, o pescoço.
As tuas coxas nas minhas mãos são abraço
tão forte e perigoso que não posso
responder a seguir pelo que faço.

Enlouqueço. Também sou uma fera
há dias sem comer, à tua espera
pra poder devorar-te e saciar-me.

A luta assim é própria de quem ama.
Se eu tiver de morrer, seja na cama
a vir-me nos teus braços e a passar-me.

Joaquim Pessoa

in Sonetos Eróticos & Irónicos & Sarcásticos & Satíricos
& de Amor & Desamor & de Bem e de Maldizer
(post pré-programado)

*
2012
sabe-me sempre bem 1 pitadinha de JPessoa...

Joaquim Pessoa
POEMA QUADRAGÉSIMO QUARTO (excerto)
Sou uma espécie de paladino,
jamais posso acordar
porque não conseguirei nunca dormir.
A minha noite é uma atmosfera contente e respirável,
uma nova colina prenhe de aventura. Sobre ela,
floresço em cada sílaba.

E dou de novo as mãos
à primavera.

(Do livro a publicar, GUARDAR O FOGO)
*

2012
 estou sempre a desejar SER...ejas
 Sonia Maria Peres Naranjo
A um Passo do Amor...
A um passo do amor estarás a um passo do futuro e a duzentos mil anos do passado. O teu nome é o nome de todas as coisas-, quando todas as coisas respiram no teu nome. Entre o sofrimento e a felicidade, muito de ti se espalha pela vida, muita vida te aguarda, muita vida te procura. Um duplo coração bate dentro do peito e fora de ti. Tens a sabedoria das crianças e a sabedoria dos velhos. Sabes ferir e beijar e sentes o vento do orgulho. Pequeninos gestos, grandes pensamentos, constroem um dia excepcional, um amor excepcional, uma violência excepcional. Todas as noites são uma só noite, tanto desespero pode voltar a ser esperança. As tuas mãos são uma pátria. Os teus dedos são, umas vezes, o mais difícil dos rebanhos. E outras, os cães que o guardam, quando a verdade é triste e o amor tem a fome e a sede das estrelas.
  in 'Ano Comum'
*

http://www.citador.pt/poemas/tudo-e-paixao-joaquim-pessoa

Tudo é Paixão

Assim me perguntaste,
assim te respondi:
tudo é paixão.

Como não lamber
da tua pele, o mel
que o desejo fabrica?

E como a minha boca
não recolher o néctar
da tua boca?

Ou como não sorver
das tuas mãos o pólen
da ternura?

E se, em vez de paixão,
for sexo apenas,
ou loucura?

Pode até não ser amor.
Mas, seja o que for,
não é pior.

in 'Ano Comum' 
**

Morrer de Amor é Assim

Quem morre de tempo certo
ao cabo de um certo tempo
é a rosa do deserto
que tem raízes no vento.

Qual a medida de um verso
que fale do meu amor?
Não me chega o universo
porque o meu verso é maior.

Morrer de amor é assim
como uma causa perdida.
Eu sei, e falo por mim,
vou morrer cheio de vida.

Digo-te adeus, vou-me embora,
que os versos que eu te escrever
nunca os lerás, sei agora
que nunca aprendeste a ler.

Neste dia que se enquadra
no tempo que vai passar,
termino mais esta quadra
feita ao gosto popular.

in 'Ano Comum' 
**

Estou Mais Perto de Ti porque Te Amo

Estou mais perto de ti porque te amo.
Os meus beijos nascem já na tua boca.
Não poderei escrever teu nome com palavras.
Tu estás em toda a parte e enlouqueces-me.

Canto os teus olhos mas não sei do teu rosto.
Quero a tua boca aberta em minha boca.
E amo-te como se nunca te tivesse amado
porque tu estás em mim mas ausente de mim.

Nesta noite sei apenas dos teus gestos
e procuro o teu corpo para além dos meus dedos.
Trago as mãos distantes do teu peito.

Sim, tu estás em toda a parte. Em toda a parte.
Tão por dentro de mim. Tão ausente de mim.
E eu estou perto de ti porque te amo.

in 'Os Olhos de Isa' 
**