2019
2/347aVÔ
A sabeDORia d' encantAR-TE
do segredAR-TE murmúRIOS
o dAR-TE e o detalhAR-TE
o apalpAR-TE com o pupilAR-TE
o fitAR-TE e o acalmAR-TE
o acaRInhAR-TE com SIMplicIDADES
O bELO do MALicioso
o caRENTE do desejAR-TE
o caminhAR-TE para o gostAR-TE
o penetrAR-TE e o aproFUNdAR-TE
o olhAR-te com uma TERnura infinita
COMpletaMENTE perdidoo
E imbuído de um oceano de SERenIDADE
em mais um agHora
feliz
***
2018
UM+347avÔ
O enTENDER diferente
O ver eRRado o que está + que certo
o viver bem intencionado e ser reprovado pelo preCONCEITO
O AGir tranquilo com soRRisos no ÂMAgo e não SER compreendido
Não somos propriedade de ninguém
Não podemos compromeTER-nos no negar quereremos viver + vivências extraordinárias
***
2017
347.avÔ
do pupilAR-TE
de supeTÃO
surgiu 1 beleza
ímPAR
*
urge erotismo no viver
urge soRRir a cada segundo
fazê-lo 1.º~urge provocar boa disposição
e inspirAÇÕES
para agirmos consequentemente
***
2016...face traz-me memórias deste dia:
ontem e hj XIIIº Congresso da CGTP-IN: "...Ganha assim maior importância a presença permanente nos locais de trabalho, o reforço da organização sindical, o aumento da sindicalização e a responsabilidade de novos quadros sindicais. Estes são os elementos geradores da participação e do movimento que tem de se ampliar para a efectivação da política de esquerda e soberana que preconizamos.
Uma política que liberte o país das amarras do Tratado Orçamental e de uma dívida pública que, em parte é ilegítima, e no seu todo impagável.
Uma política que valorize o trabalho, respeite e dinamize a contratação
colectiva e seja promotora do trabalho com direitos, com a revogação
das normas gravosas da Legislação Laboral e a redução progressiva da
jornada de trabalho de 35 horas para todos os trabalhadores.
Uma política que promova o aumento geral dos salários e do SMN, como factor de justiça social e de combate às desigualdades e à pobreza, para dinamizar a economia, criar mais e melhor emprego, e assegurar a sustentabilidade financeira da Segurança Social.
Uma política que ponha o país a produzir mais para importar menos, que potencie a força de trabalho altamente qualificada que dispomos e a coloque ao serviço de um desenvolvimento sustentável que promova a coesão social e territorial.
Uma política que respeita e incorpore os desígnios inscritos na CRP, aprofundando a democracia nas suas vertentes política, económica, social e cultural.
Uma política de esquerda e soberana, que recupere os sectores e empresas estratégicas para o Estado, coloque o capital a pagar impostos e, simultaneamente, os reduza aos trabalhadores e pensionistas, para assegurar o financiamento de mais e melhores serviços públicos, de mais e melhor educação e saúde e a cobertura de todos os desempregados por prestações de desemprego...."
http://www.cgtp.pt/xiii-congresso/9218-intervencao-de-abertura-secretario-geral-da-cgtp-in
* Uma política que promova o aumento geral dos salários e do SMN, como factor de justiça social e de combate às desigualdades e à pobreza, para dinamizar a economia, criar mais e melhor emprego, e assegurar a sustentabilidade financeira da Segurança Social.
Uma política que ponha o país a produzir mais para importar menos, que potencie a força de trabalho altamente qualificada que dispomos e a coloque ao serviço de um desenvolvimento sustentável que promova a coesão social e territorial.
Uma política que respeita e incorpore os desígnios inscritos na CRP, aprofundando a democracia nas suas vertentes política, económica, social e cultural.
Uma política de esquerda e soberana, que recupere os sectores e empresas estratégicas para o Estado, coloque o capital a pagar impostos e, simultaneamente, os reduza aos trabalhadores e pensionistas, para assegurar o financiamento de mais e melhores serviços públicos, de mais e melhor educação e saúde e a cobertura de todos os desempregados por prestações de desemprego...."
http://www.cgtp.pt/xiii-congresso/9218-intervencao-de-abertura-secretario-geral-da-cgtp-in
que bELO instante...Da Susana Duarte sou fã há muito dia, mas + 1 x me surpreendeu...Do Paulo Ilharco fiquei com muita curiosidade e vou passar a lê-lo com td a atenção...
*
Obrigada, Rogério! Também fiquei com vontade de ler mais do Paulo Ilharco!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=969176799839998&set=a.242360389188313.56382.100002430603090&type=3&theater
*
s.MARtinho do porto by Fernanda Matias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1555736201421424&set=pcb.10154054101328969&type=3&theater
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1555738104754567&set=pcb.10154054113903969&type=3&theater
*
serra by Graça Silva
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1047873098589499&set=a.211013438942140.52240.100001004569506&type=3&theater
*
*
15h
*
17h
abertura exposição na Ala Sul
Exposição “Vivências no Mosteiro”
https://www.facebook.com/notes/concelho-de-alcoba%C3%A7a/exposi%C3%A7%C3%A3o-viv%C3%AAncias-no-mosteiro-ser%C3%A1-inaugurada-este-s%C3%A1bado/976874355728459
*
21.30'
https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca/photos/a.141789399218183.29000.134156453314811/1009438689119912/?type=3&theater
*
https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca/photos/a.141789399218183.29000.134156453314811/1009430992454015/?type=3&theater
***
2015...face traz-me memórias deste dia:
Irina Raimundo partilhou uma ligação na tua Cronologia.
O eco do que sentimos, é sempre bom de ouvir - O eco do que escrevemos é sempre bom de ler - O lançamento foi antes do Natal - A primeira edição esgotou <3 span="">3> - A próxima apresentação será este fim de semana - Apareçam no vai e vem dos livros, dia 6 à noite no Café Tertúlia. - Grata a todos os que já tem o meu Poesia Fora de Mão - Lanço apenas o convite, para que estejam presentes e me acompanhem nestas andanças que me mantêm nas nuvens e, quem já teve oportunidade de ler, diga o que tem a dizer :P Sou eu quem quer ler as vossas palavras aqui e agora... <3 span="">3> <3 span="">3>
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=948189445205367&set=a.102766876414299.6242.100000429611223&type=3&theater
*
quem deu armas e poder a estes monstros no Afeganistão..agora em Mossul-Iraque??? quem apoiou e vendeu.deu armas aos "democratas" que lutavam (lutam) contra Hassad na Síria???quem...na Líbia...??quem apoiou (e apoia) neofascistas na Ucrânia?? e....e...e...
https://www.facebook.com/Channel4News/videos/10152755619256939/
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2014...face traz-me memórias deste dia:
A CDU cumpre o prometido e presta informação do que defendeu na última Assembleia Municipal d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...(25fev2014)...críticas e sugestões via: jpmr1958@gmail.com
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/02/755117fev20141355-proxima-assembleia.html
*
carnav'ALCOBAÇA que vos abRRaça...hj sexta 28...aqui estão fotos do desfile das crianças...ontem foram os idosos (IPSS.Misericórdias...) já se divertiram hj na tenda (que é polémica...)
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Estamos tramados!!! Nem Caldas, nem Leiria tiveram cuidados intensivos!!!Morre depois de andarem 112km à procura de cuidados intensivos em 5 hospitais!!!!QUEREMOS RESPOSTAS DE SAÚDE HOSPITALAR para os alcobacenses!!!
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/02/758327fev20141355-ma-resposta-no.html
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César já em 2015 escrevia Concelho Municipal da Juventude:
Intervenção de César Santos
1 - Propostas do Rogério Raimundo
2 - Hospital de Alcobaça
3 - Concelho Municipal da Juventude
https://www.facebook.com/PSAlcobaca/videos/905951349455712/
***1 - Propostas do Rogério Raimundo
2 - Hospital de Alcobaça
3 - Concelho Municipal da Juventude
https://www.facebook.com/PSAlcobaca/videos/905951349455712/
2013...face traz-me memórias deste dia:
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2012...face traz-me memórias deste dia:
em Alcobaça vai haver Comissão de Utentes da Saúde...5ªfª 1.3.cine-teatro.Reunião Aberta à População...Espalhem a notícia. É preciso estarmos tds atentos em defesa do nosso Hospital na cidade!!
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a AAA tb é outro espaço para ir e voltar...aqui com euGÉNIO andrade
Quando o ser da luz for
o ser da palavra,
no seu centro arder
e subir com a chama
(ou baixar à água),
então estarei em casa.
Eugénio de Andrade/Alireza Darvish
https://www.facebook.com/andante.associacao.artistica/photos/a.288172387903334.74349.132465900140651/307154499338456/?type=3&theater
*
Bem sabemos porque não há notícias na TV e nos jornais!!!...do governo de esquerda da Islândia, após bancarrota...
http://www.pisos.com/noticias/noticias/hipotecas/islandia-perdona-la-deuda-hipotecaria-de-un-cuarto-de-la-poblacion/
*
+1 belo espaço imaginativo...vantagens do face
https://www.facebook.com/tododesign/photos/a.10150311051261184.329321.125486036183/10150527679146184/?type=3
***
2011...face traz-me memórias deste dia:
toda a obra de Fernando Pessoa está digitalizada...
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2011/02/424027fev16h9-fernando-pessoa.html
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bdomingão e aquel' abRRaço para tds...a prenda é:
scorpions
*
a minha filha Irina é uma bela e criativa artista plástica...1 grande educadora através da arte...1 beléRRima filha...
https://www.facebook.com/irina.raimundo/media_set?set=a.1872117727190.116654.1368561152&type=3
***
380...O Imperador Teodósio promulga o Édito de Tessalónica ordenando que o cristianismo seja a religião oficial do Estado Romano.
"Depois
da renúncia ao "paganismo" por parte do estado imperial romano em 379,
foi promulgado o Édito de Tessalónica a 27 de Fevereiro de 380, pelo
qual todos os súbditos do imperador de Roma se deveriam "reunir na fé
transmitida aos Romanos pelo apóstolo Pedro". O referido édito também conhecido como Cunctos Populos ou De Fide Catolica foi promulgado Teodósio,
imperador com o qual a Igreja assume-se como único credo oficial do
Império e detentora do primado moral. A Igreja, agora numa relação mais
estreita com o Estado, lançava-se na sua organização e consolidação
territorial. Desde Constantino, todavia, que aquela nova organização
monoteísta, legalmente reconhecida, começara a empreender esforços de
gestão das comunidades crescentes de cristãos.
A
organização da Igreja romano-cristã partiu da cidade, isto é, da
fixação de comunidades cristãs em núcleos urbanos, os quais gradualmente
passaram a ser a base da organização eclesiástica, pois muitas cidades
se tornaram sedes de bispado - daí o termo sé, do latim sedes, "cadeira", o mesmo que cathedra,
de onde deriva o sinónimo de sé, "catedral". Cada bispo torna-se assim,
aclamado pelo povo e confirmado pelos seus congéneres de comunidades
próximas, líder da sua comunidade, não apenas espiritual mas também,
cada vez mais, temporalmente. Mas os esforços de estruturação da Igreja
romano-cristã já tinham começado no século III, um século violento e
sangrento, sem dúvida, mas intelectualmente notável no Cristianismo e
com comunidades cada vez mais ativas e maiores a exigirem enquadramento e
organização eclesiástica.
A
partir de começos do século III, surgem os concílios provinciais, isto
é, reuniões de bispos de uma região com objetivo de defesa da ortodoxia
cristã. O primeiro concílio universal, ou ecuménico, reunindo bispos de
todo o Império, foi o de Niceia, em 325, convocado pelo imperador
Constantino, importante para a organização da Igreja, pois criou os
fundamentos da organização das províncias eclesiásticas, metropolitas,
lideradas por arcebispos, das quais as mais antigas, como Antioquia,
Alexandria, como também Constantinopla, Jerusalém e a própria Roma
passarão a patriarcados. O bispo de Roma, patriarca, primaz da nova
Cristandade, só receberá o título de papa a partir do século V. Roma, a
mais importante metrópole do Ocidente, ganha o título de Sede
Apostólica, primaz do Ocidente, já que no Oriente apenas lhe reconheciam
supremacia honorífica e não disciplinar ou em termos de doutrina.
A Igreja após Constantino entrou
numa era de expansão, conseguindo interditar o paganismo e passando ela
própria a perseguir, de certo modo, os pagãos. Igreja e estado
confundem-se cada vez mais, com o segundo a tornar-se um braço secular
de apoio à primeira, principalmente na repressão e aniquilamento de
heresias e de hereges, como sucedeu com o Arianismo, por exemplo. O
Cristianismo tendia a tornar-se num fator de coesão e unidade do Império
em desagregação, pelo que as divisões no seio da religião oficial,
patentes nas lutas entre a ortodoxia e as heresias (heterodoxia), não
poderiam ser toleradas pela tutela imperial. O culto cristão tornou-se
público, o que fez com que se erigissem novos templos ou se adaptassem
anteriores estruturas, como as basílicas, que agora passam a ter um fim
religioso e não apenas administrativo ou judicial. Os cristãos passam a
ter uma relação com a realidade político-social maior, participando em
atos públicos e até integrando o exército. Também a cristianização dos
povos "bárbaros" e do Norte de África, onde surgiriam comunidades
cristãs ativas e intelectualmente brilhantes (Hippona, Cartago...),
reforçou a autoridade e prestígio da Igreja de Roma, enquanto que as
comunidades orientais, de matriz grega (o Ocidente era mais latino...)
se destacavam mais no plano teológico, no que foram fermento de muitas
heresias, em contrapartida (Arianismo, Monofisismo, Nestorianismo,
etc...). No Oriente, vários grupos cristãos não gregos, como os povos
siríacos, os Arménios ou os Coptas de África, enveredaram, por exemplo,
pela condenada heresia monofisita (Cristo apenas tinha uma natureza, a
humana, e não duas, a divina e a humana), o que abalou a unidade da
Igreja romano-cristã, minada também pela divisão no Império Romano entre
o Oriente e o Ocidente, com duas "capitais", Constantinopla e Roma,
respetivamente. As rivalidades entre os patriarcados orientais e destes
em relação a Constantinopla, a par do viveiro de heresias e da
multiplicação de experiências monástico-eremíticas, tornaram a Igreja
Romano-Cristã do Oriente muito mais dividida e em afastamento e
confronto face ao Ocidente, palco de polémicas entre a erudita
Alexandria e a cosmopolita Constantinopla, por exemplo.
Roma, todavia, gozava da sua antiguidade e estatuto imperial, da sua vetusta urbanidade, a Urbe, caput mundi,
apesar de empobrecida, insegura e ameaçada constantemente, além de
crescentemente anárquica. Graças ao Cristianismo, a queda do império foi
adiada, mas não por muito tempo, já que aquela adveio em 476. Todavia, a
Igreja Romano-Cristã não desapareceu, consolidou-se e expandiu-se, não
apenas na cristianização dos povos germânicos que pulverizaram o antigo
império como também através da expansão do monaquismo no Ocidente. O
Império do Oriente prosseguiu a sua marcha de vida, mantendo o respeito
por Roma e pela tradição. O estatuto dos papas tal fazia perseverar,
insuflando autoridade e organização numa cidade, Roma, caída nas garras
dos saques e devastações dos germânicos. A organização episcopal, a
construção de inúmeras igrejas, o crescimento das antigas dioceses e o
aparecimento de inúmeras novas, o fermento espiritual e intelectual
mantiveram o prestígio de Roma, mais afastada das querelas e disputas
teológicas que varriam o Oriente.
https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/07/76391jul20181055-imperador-julio-cesar.html
***1902...John Steinbeck... "A arte do descanso é uma parte da arte de trabalhar.
*
É curioso como uma desgraça nos parece longínqua quando não nos atinge pessoalmente.
*
De todos os animais da Criação, o homem é o único que bebe sem ter sede, come sem ter fome e fala sem ter nada que dizer.
*
Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo.
*
Acreditei sempre que um escritor é preciso lê-lo, não vê-lo.
*
Um escritor deve acreditar que o que está a fazer é o mais importante do mundo. E deve apegar-se a esta ilusão, ainda que saiba que não é verdade.
*
Conseguimos encontrar tantas dores quando a chuva cai.
*
Uma viagem é como o casamento. A melhor maneira de nos enganarmos é pensar que temos tudo sob controlo."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/12/926220dez20141033-john-steinbeck.html
***
1933...Incêndio do Parlamento alemão, Reichstag, por ordem de Adolf Hitler. A ação permite-lhe incriminar os comunistas e suspender a Constituição do país.
Não podemos ignorar esta manobra...Urge ter memória...Neste dia começou a ascensão do nazismo...Há sinais preocupantes com outras matizes...Defender a Liberdade, a Paz
e a Democracia é 1 atitude permanente!!!
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2009/03/crise-e-luta-ideologica.html
*
a versão de que foi um só a incendiar...mas que os nazis aproveitaram para atacar os comunistas...
https://uniralcobaca.blogspot.com/2016/07/919421jul20161331-campo-de-concentracao.html
***
1933...Ruy Belo..."Às vezes se te lembras procurava-te
retinha-te esgotava-te e se te não perdia
era só por haver-te já perdido ao encontrar-te
Nada no fundo tinha que dizer-te
e para ver-te verdadeiramente
e na tua visão me comprazer
indispensável era evitar ter-te
Era tudo tão simples quando te esperava"
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/786417abril2014953-ruy-belo.html
***
1934...Baptista Bastos..."Sinto uma surda revolta quando ouço os medíocres políticos portugueses dizerem: "Mas nós não somos a Grécia!", sem a noção do peso das palavras e com a desfaçatez de quem nada conhece de história. Não; não somos a Grécia, mas pertencemos-lhe, e a Grécia pertence-nos. Faz parte integrante da nossa condição relacional e da existência cultural e intelectual que nos define. Temos mais ou menos o mesmo número de população, e o percurso das nossas vidas possui traços muito semelhantes. A comparação, depreciativa e sórdida, constantemente feita, assume os contornos de grave insulto."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2012/01/537811jan20121359-baptista-bastos.html
***
1944...Roger Scruton...
"A Cultura Ocidental é uma criação do
Cristianismo. Retire o Cristianismo e o que sobra de Dante, Chaucer,
Shakespeare, Racine, Victoria, Bach, Titian, Tintoretto...?"
"A
tradição da Esquerda é julgar o sucesso humano pelo fracasso de alguns.
Isso sempre lhe oferece uma vítima a ser resgatada. No século XIX eram
os proletários. Nos anos 60, a juventude. Depois as mulheres e os
animais. Agora o planeta"
"O homem que diz que a verdade não existe está pedindo para que você não acredite nele. Então, não acredite"
"Uma pessoa que diz que a verdade é relativa, está pedindo para você não acreditar nela."
"O
conservadorismo advém de um sentimento que toda pessoa madura
compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis
são facilmente destruídas, mas não são facilmente criadas. Isso é
verdade, sobretudo, em relação às boas coisas que nos chegam como bens
coletivos: paz, liberdade, lei, civilidade, espírito público, a
segurança da propriedade e da vida familiar, tudo o que depende da
cooperação com os demais, visto não termos meios de obtê-las
isoladamente. Em relação a tais coisas, o trabalho de destruição é
rápido, fácil e recreativo; o labor da criação é lento, árduo e maçante.
Esta é uma das lições do século XX. Também é uma razão pela qual os
conservadores sofrem desvantagem quando se trata da opinião pública. Sua
posição é verdadeira, mas enfadonha; a de seus oponentes é excitante,
mas falsa."
"Nós, conservadores, somos chatos. Mas também estamos certos."
"Por que a beleza importa?
Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.
Então, no século XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.
Não somente a arte fez um culto à feiúra, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão ficando cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto não tivessem lugar em nossas vidas.
Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: EGOÍSMO. "Meus lucros", "meus desejos", "meus prazeres". E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: "sim, faça isso"!
"Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida."
Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.
Então, no século XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.
Não somente a arte fez um culto à feiúra, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão ficando cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto não tivessem lugar em nossas vidas.
Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: EGOÍSMO. "Meus lucros", "meus desejos", "meus prazeres". E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: "sim, faça isso"!
"Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida."
"O
conceito crucial para qualquer tentativa filosófica de fornecer a base
para o entendimento humano é o conceito de pessoa. É uma tese bem
conhecida da filosofia [...] que os seres humanos podem ser descritos
sob duas óticas contrastantes (e, para alguns, conflitantes): como
organismos obedientes às leis da natureza, e como pessoas, às vezes,
obedientes, às vezes desobedientes, à lei moral. As pessoas são agentes
morais; suas ações não têm apenas causas, mas também razões. Elas tomam
decisões para o futuro, e por isso têm, além de desejos, intenções. Elas
não se permitem ser sempre arrastadas por seus impulsos, mas
ocasionalmente resistem e os subjugam. [...] Apenas uma pessoa tem
direitos, deveres e obrigações; apenas uma pessoa age por razões além
das causas; apenas uma pessoa merece nosso louvor, censura ou raiva. E é
como pessoas que percebemos e atuamos um sobre o outro, mediando todas
as nossas respostas mútuas com o conceito obscuro, mas indispensável, do
agente moral livre."
"A
cultura do repúdio marca, de outros modos, a desintegração do
iluminismo. Como é frequentemente comentado, o espírito de livre exame
está, agora, desaparecendo das escolas e universidades no Ocidente.
Livros são inseridos ou retirados do currículo com base no politicamente correto; códigos de fala e serviços públicos de aconselhamento policiam a linguagem e a conduta de estudantes e professores; muitos cursos são elaborados para transmitir uma conformidade ideológica em vez de estimular a livre investigação, e os alunos muitas vezes são penalizados por chegarem a alguma conclusão considerada herética sobre os principais assuntos do dia."
Em áreas delicadas, como o estudo de raça e sexo, a censura é dirigida de modo patente não só aos estudantes, mas também a qualquer professor, por mais imparcial e escrupuloso, que chegue às conclusões equivocadas".
Livros são inseridos ou retirados do currículo com base no politicamente correto; códigos de fala e serviços públicos de aconselhamento policiam a linguagem e a conduta de estudantes e professores; muitos cursos são elaborados para transmitir uma conformidade ideológica em vez de estimular a livre investigação, e os alunos muitas vezes são penalizados por chegarem a alguma conclusão considerada herética sobre os principais assuntos do dia."
Em áreas delicadas, como o estudo de raça e sexo, a censura é dirigida de modo patente não só aos estudantes, mas também a qualquer professor, por mais imparcial e escrupuloso, que chegue às conclusões equivocadas".
"Tolerância
não significa renunciar a todas as opiniões que outros podem considerar
ofensivas. Toleramos justamente aquilo que não apreciamos, que
desaprovamos. Tolerância significa estar preparado para aceitar opiniões
pelas quais temos forte aversão. Do mesmo modo, democracia significa
aceitar ser governado por pessoas por quem nutrimos repugnância
profunda. Isso só é possível se mantivermos a confiança na negociação e
no desejo sincero, entre os políticos, de compromisso com os
adversários."
"Um
mercado pode fazer a alocação racional dos bens e serviços somente onde
há confiança entre os integrantes, e a confiança só existe onde as
pessoas assumem a responsabilidade por seus atos e se tornam
responsáveis por aqueles com quem negociam. Em outras palavras, a ordem
econômica depende de uma ordem moral."
"Sem
uma procura consciente da beleza, arriscamo-nos a cair num mundo de
prazeres que causam dependência e na banalização dos atos de
dessacralização, um mundo em que já não se percebe bem por que vale a
pena a vida humana."
"As pessoas da direita não se identificam como tal, não como parte de um grupo. Nós apenas nos agarramos às coisas que amamos."
(Recusando-se a ser qualificado como um homem “de direita”, em debate com o crítico marxista Terry Eagleton).
(Recusando-se a ser qualificado como um homem “de direita”, em debate com o crítico marxista Terry Eagleton).
"O amor não é bom em si mesmo: é bom enquanto virtude e ruim enquanto vício."
"As pessoas da direita não se identificam como tal, não como parte de um grupo. Nós apenas nos agarramos às coisas que amamos."
"Ironicamente,
talvez a maior conquista intelectual do partido Comunista tenha sido
convencer as pessoas de que a distinção de Platão entre conhecimento e
opinião é válida e que a opinião ideológica não é meramente distinta do
conhecimento, mas o inimigo do conhecimento, a doença implantada no
cérebro humano e que torna impossível distinguir ideias verdadeiras das
falsas. Essa foi a doença espalhada pelo Partido. E também foi difundida
por Foucault. Pois foi Foucault quem ensinou aos meus colegas a avaliar
cada ideia, cada argumento, cada instituição, convenção ou tradição em
termos de 'dominação' que ele mascara. A verdade e a falsidade não
tinham significado real no mundo de Foucault; tudo o que importava era o
poder."
"Obviamente,
as circunstâncias dos seminários clandestinos eram incomuns e ninguém
gostaria de reproduzi-las. No entanto, durante os dez anos que trabalhei
com outros para transformar esses grupos de leitura privados em uma
universidade (embora clandestina) estruturada, aprendi duas verdades
muito importantes. A primeira, é que uma herança cultural é realmente um
corpo de conhecimento e não uma coleção de opiniões – conhecimento do
coração humano e da visão de longo prazo de uma comunidade humana. A
segunda, é que esse conhecimento pode ser ensinado e que não exige um
vasto investimento de dinheiro para fazê-lo, certamente não os $50.000
(dólares) por aluno por ano exigidos por uma universidade da Ivy League.
Requer um punhado de livros que passaram pelo teste do tempo e são
apreciados por todos os que realmente os estudam. Isso requer
professores com conhecimentos e estudantes ansiosos para adquiri-lo. E
requer a tentativa contínua de expressar o que já foi aprendido, seja em
dissertações ou em encontros face a face com um crítico. Todo o resto –
administração, tecnologia da informação, salas de aula, bibliotecas,
recursos extracurriculares – é, em comparação, um luxo insignificante."
"Quando
algo tem um alto preço moral, apenas pessoas comprometidas irão
buscá-lo. Descobri, portanto, nos seminários clandestinos, um corpo
estudantil único – pessoas dedicadas ao conhecimento, como entendi, e
conscientes da facilidade e do perigo de substituir o conhecimento por
mera opinião. Além disso, eles estavam procurando por conhecimentos no
lugar onde é mais necessário e também mais difícil de encontrar – em
filosofia, história, arte e literatura, nos lugares onde a compreensão
crítica, e não o método científico, é nosso único guia. E o que foi mais
interessante para mim foi o desejo urgente de todos os meus novos
alunos de herdar o que lhes foi transmitido. Eles foram criados em um
mundo onde todas as formas de pertencimento, além da submissão ao
Partido governante, foram marginalizadas ou denunciadas como crimes.
Eles entenderam instintivamente que uma herança cultural é preciosa,
precisamente porque oferece um rito de passagem para o que você
realmente é, e a comunidade do sentimento que lhe pertence."
"O relativismo moral é o primeiro refúgio dos canalhas."
"Na
tradição britânica, os conservadores são herdeiros de uma cultura
insular e que o costume prevalece sobre a razão como o último tribunal
de apelação. Seu processo
político é governado por uma constituição não escrita, cujos princípios são uma questão de costume, e não de regras explícitas."
político é governado por uma constituição não escrita, cujos princípios são uma questão de costume, e não de regras explícitas."
"O
conservadorismo inglês tem raízes no legado da classe alta inglesa, no
comedido bom senso da antiga constituição inglesa e nas modestas
práticas do homem comum,
as quais na vida de um conservador inglês, substituem convenientemente a opinião."
as quais na vida de um conservador inglês, substituem convenientemente a opinião."
"O
conservadorismo é a filosofia do vínculo afetivo. Estamos
sentimentalmente ligados às coisas que amamos e que desejamos proteger
contra a decadência."
"O
conservadorismo implica a conservação dos recursos — sociais,
materiais, econômicos e espirituais — que compartilhamos e a resistência
à entropia social em todas as suas formas."
"Em
resumo, o conservadorismo surge diretamente da sensação de
pertencimento a alguma ordem social contínua e preexistente e da
percepção de que esse fato é importantíssimo para determinar o que
fazer."
"[...]
o prazer sexual não é uma sensação prazerosa, como você pode obter de
um banho quente ou do sabor de açúcar. É um prazer dirigido, como o
prazer que você tem de ver uma criança brincando. É prazer em e com
outra pessoa. Não é redutível a qualquer sensação no corpo ou nos seus
órgãos, mas envolve toda a nossa postura em relação ao outro, que é o
verdadeiro objeto do desejo."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2020/01/238116jan20201111-roger-scruton.html
***
1953...Alemanha recebe perdão da dívida e passa a ter juros muito mais baixos...http://uniralcobaca.blogspot.com/2015/01/948527jan2015744-urge-ter-memoria-1953.html?fbclid=IwAR38sWXsohgwQ6MdMJlJwAMU7mgSMBFcjceRaSmJEOY1Jjw99C5VqHNKmRk
***
1976
Sahara Ocidental
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2016/02/471229fev201688-sahara-ocidentalfrente.html
***
e as pitadinhas matinais de Joaquim Pessoa:
2012
hj x AQUI JPessoa
2014
a rotina boa das pitadinhas de Joaquim Pessoa
POEMA SEPTUAGÉSIMO SEGUNDO (excerto)
Nada faz sentido quando palpo a tua ausência, quando
não te vejo chegar com o sorriso que distingue os camponeses
dos que abundantemente tocam piano e se curvam lentamente
como se procurassem beber da terra a doce água da chuva.
Bravo! Faço amor com as mãos, mas as minhas mãos são
lentas como um adeus definitivo, um optimismo pessimista
que não sabe o que pensar nos próximos minutos. Nada
me é necessario senão tu. Nada me dá mais felicidade
senão tu, quando voltas carregada de palavras e de beijos,
quando escreves com os teus lábios na minha pele
os temerários e vivificantes salmos do amor.
*
in GUARDAR O FOGO
Editora Edições Esgotadas, 2013.
https://www.facebook.com/MarksofTime/photos/a.418400548290508.1073741826.418375808292982/436662126464350/?type=3&theaterin GUARDAR O FOGO
Editora Edições Esgotadas, 2013.
"Conta comigo sempre. Desde a sílaba inicial até à última gota de sangue. Venho do silêncio incerto do poema e sou, umas vezes constelação e outras vezes árvore, tantas vezes equilíbrio, outras tantas tempestade. A nossa memória é um mistério, recordo-me de uma música maravilhosa que nunca ouvi, na qual consigo distinguir com clareza as flautas, os violinos, o oboé.
O sonho é, e será sempre e apenas, dos vivos, dos que mastigam o pão amadurecido da dúvida e a carne deslumbrada das pupilas. Estou entre vazios e plenitudes, encho as mãos com uma fragilidade que é um pássaro sábio e distraído que se aninha no coração e se alimenta de amor, esse amor acima do desejo, bem acima do sofrimento.
Conta comigo sempre. Piso as mesmas pedras que tu pisas, ergo-me da face da mesma moeda em que te reconheço, contigo quero festejar dias antigos e os dias que hão-de vir, contigo repartirei também a minha fome mas, e sobretudo, repartirei até o que é indivisível. Tu sabes onde estou.
Sabes como me chamo. Estarei presente quando já mais ninguém estiver contigo, quando chegar a hora decisiva e não encontrares mais esperança, quando a tua antiga coragem vacilar. Caminharei a teu lado. Haverá, decerto, algumas flores derrubadas, mas haverá igualmente um sol limpo que interrogará as tuas mãos e que te ajudará a encontrar, entre as respostas possíveis, as mais humildes, quero eu dizer, as mais sábias e as mais livres.
Conta comigo. Sempre."
Foto: Luis Leitao
*
INFLAÇÃO
Cada vez nos temos mais apenas
um ao outro.
um ao outro.
in OS DIAS DA SERPENTE.
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https://www.facebook.com/585889288140273/photos/a.585946301467905.1073741828.585889288140273/737928819602985/?type=1&theater
Abraça-me. Quero ouvir o vento que vem da tua pele, e ver o sol nascer do intenso calor dos nossos corpos. Quando me perfumo assim, em ti, nada existe a não sereste relâmpago feliz, esta maçã azul que foi colhida na palidez de todos os caminhos, e que ambos mordemos para provar o sabor que tem a carne incandescente das estrelas. Abraça-me. Veste o meu corpo de ti, para que em ti eu possa buscar o sentido dos sentidos, o sentido da vida. Procura-me com os teus antigos braços de criança, para desamarrar em mim a eternidade, essa soma formidável de todos os momentos livres que a um e a outro pertenceram. Abraça-me. Quero morrer de ti em mim, espantado de amor. Dá-me a beber, antes, a água dos teus beijos, para que possa levá-la comigo e oferecê-la aos astros pequeninos.
Só essa água fará reconhecer o mais profundo, o mais intenso amor do universo, e eu quero que delem fiquem a saber até as estrelas mais antigas e brilhantes.
Abraça-me. Uma vez só. Uma vez mais.
Uma vez que nem sei se tu existes.
Só essa água fará reconhecer o mais profundo, o mais intenso amor do universo, e eu quero que delem fiquem a saber até as estrelas mais antigas e brilhantes.
Abraça-me. Uma vez só. Uma vez mais.
Uma vez que nem sei se tu existes.
in 'Ano Comum'
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Canção da Minha Tristeza
Meu coração não está nas largas avenidas
nem repousa à tarde, para lá do rio.
Nada acontece. Nada. Nem, ao menos, tu
virás despentear os meus cabelos.
nem repousa à tarde, para lá do rio.
Nada acontece. Nada. Nem, ao menos, tu
virás despentear os meus cabelos.
Nem, ao menos, tu, neste tempo de angústia
vens dizer o meu nome ou cobrir-me de beijos.
Ah, meu coração não está nas largas avenidas
nem repousa à tarde, para lá do rio.
vens dizer o meu nome ou cobrir-me de beijos.
Ah, meu coração não está nas largas avenidas
nem repousa à tarde, para lá do rio.
A cidade enlouquece os meus olhos de pássaro.
Eu recuso as palavras. Sei o nome da chuva.
Quero amar-te, sim. Mas tu hoje não voltas.
Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.
Eu recuso as palavras. Sei o nome da chuva.
Quero amar-te, sim. Mas tu hoje não voltas.
Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.
Nada acontece. Nada. E eu procuro-te
por dentro da noite, com mãos de surpresa.
Meu coração não está nas largas avenidas
nem repousa à tarde, para lá do rio.
por dentro da noite, com mãos de surpresa.
Meu coração não está nas largas avenidas
nem repousa à tarde, para lá do rio.
E tu, longe, longe. Onde estás meu amor,
que não vens despentear os meus cabelos?
Eu quero amar-te. Mas tu hoje não voltas.
Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.
que não vens despentear os meus cabelos?
Eu quero amar-te. Mas tu hoje não voltas.
Tu não virás, nunca mais, ó minha amiga.
in 'Canções de Ex-Cravo e Malviver'