29/12/2015

7.100.(29dez2015.7.7') 78RC2013.2017...reunião extraordinária...23dez2015...17h..aqui ficará a ordem de trabalhos e o registo pessoal da Vereadora Vanda Marques

em construção
***
Vereadora Vanda Marques nada nos informou sobre esta reunião...
***
uma reunião importante 
QUE JÁ ACONTECEU
com MUITO ASSUNTO DELICADO!!!
avenças
consultadorias
programador cultural
casos especiais de contratação
+31  interesses municipais para futura legalização
EMPREITADA DO PARQUE VERDE
EMPREITADA DA USF BENEDITA
ALTERAÇÃO AO PROJECTO DE REFORÇO - PAREDES DA VITÓRIA
JÚRIS PESSOAL
***
***
Via site do município fiquei a saber:
Todo o executivo foi visitar os doentes do Hospital...

https://www.facebook.com/municipioalcobaca/photos/a.180120852070484.45234.136327826449787/947515395331022/?type=3&theater
***
23dez2015
 Via tintafresca.net
ficámos a saber que houve visitas:
Comitiva autárquica de Alcobaça visitou o Hospital e quatro praias
    Câmara conclui obras de compensação
    pelos temporais nas praias do concelho
      
           Comitiva autárquica no Hospital
      com o administrador Licínio Carvalho
    O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, acompanhado por toda a vereação, visitou, no dia 23 de dezembro, o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e as obras efetuadas nas praias do concelho, na sequência dos estragos causados pelas marés vivas do final de 2013 e início de 2014.

       Na breve visita ao Hospital de Alcobaça, Paulo Inácio limitou-se a constatar as melhoria dos serviços e a congratular-se pela decisão da autarquia, em 2013, de pedir ao Ministério da Saúde a integração do Hospital de Alcobaça no Centro Hospitalar de Leiria.

       
          Engº José António, Paulo Inácio e Valter Ribeiro na praia
                                         de Paredes da Vitória
    De seguida, a comitiva deslocou-se às praias de Paredes da Vitória, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e São Martinho do Porto, onde pôde verificar as obras realizadas no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), financiadas a 100% por fundos comunitários, no valor de um milhão de euros, que estão em fase final de conclusão e estarão finalizadas até 31 de dezembro de 2015.

       Recorde-se que o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) anunciou, em maio de 2014, que as praias de 19 municípios afetadas pelo mau tempo - Alcobaça, Almada, Cascais, Espinho, Leiria, Lourinhã, Mafra, Marinha Grande, Matosinhos, Ovar, Peniche, Póvoa de Varzim, Sintra, Torres Vedras, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia - iriam receber obras de proteção e valorização financiadas por verbas comunitárias, num total de 15,5 milhões de euros, que agora chegam ao fim.

       
                                               Água de Madeiros
    Na praia de Paredes da Vitória, foi instalado um paredão com grandes lajes em pedra, de forma a conter o avanço da água do mar e proteger as dunas e arribas, além de passadiços para acesso à praia e ao bar instalado junto ao mar.

       No caso da praia de Pedra do Ouro, as obras, orçadas em 130 mil euros, consistiram na consolidação da arriba. Paulo Inácio anunciou ainda o lançamento de obras de saneamento na localidade, no valor de 500 mil euros, a que se seguirá o alcatroamento das ruas, que atualmente se encontram em mau estado.

       
                                                       Pedra do Ouro
    Em Água de Madeiros, a obra no valor de 86 mil euros teve como objetivo tratar toda a área envolvente para evitar a erosão das arribas e garantir o acesso à praia através de uma escadaria pavimentada e da criação de espaços de estacionamento.

       Por fim, em São Martinho do Porto, as obras, no valor de 364 mil euros, visaram consolidar a arriba por cima do Centro Náutico, com a construção de um muro de suporte em betão e a instalação de uma rede de contenção de terras na parte superior.

       Projetos municipais à espera de fundos comunitários 

       
      Muro de suporte junto ao Centro Náutico de São Martinho
    À margem da visita, Paulo Inácio informou os jornalistas presentes que a propriedade do golfe de Pataias foi adquirida por uma empresa do distrito de Leiria, que irá aproveitar a mancha florestal para resinagem, admitindo construir também empreendimentos turísticos, mas de menor dimensão que os projetados anteriormente.

       O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou ainda ter convidado o novo ministro da Cultura, João Soares, para visitar o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e inteirar-se de todos os projetos existentes para o monumento Património Mundial, incluindo o futuro hotel de charme no Claustro do Rachadouro. O edil pretende também convidar João Soares para almoçar no Museu do Vinho de Alcobaça e levá-lo a visitar o Mosteiro de Cós, para lhe entregar pessoalmente o dossiê da pré-candidatura do edificado cisterciense a Monumento Nacional.

       Paulo Inácio informou ainda que existem cinco milhões de euros no Programa Operacional da Região Centro destinados ao Mosteiro de Alcobaça e que uma das prioridades da sua autarquia é a recuperação do Jardim do Obelisco.

       Relativamente ao Parque Verde, o autarca informou que, nesse mesmo dia, iria levar a reunião de Câmara, para aprovação, o concurso de empreitada. O projeto sofreu entretanto, uma alteração, de parque urbano para parque verde, a qual contou com a concordância dos dois jovens arquitetos alcobacenses autores do projeto. O Parque Verde está orçado em 2,8 milhões de euros e será a maior área de intervenção municipal de sempre, totalizando cerca de sete hectares.

       Mário Lopes
    27-12-2015