04/01/2016

5.911.(4jan2016.8.8') Comunicados de Imprensa JANEIRO 2016


COMUNICADOS DA CDU
25jan2016
Sobre a resolução dos problemas graves da água e do saneamento
À comunicação Social
Aos Alcobacenses

1.    Na próxima reunião de câmara, de 27 de janeiro de 2016, há a discussão (e votação) sobre um memorando que pode atenuar a questão gravíssima do fornecimento da Água em Alta a Alcobaça, nomeadamente o abastecimento de água nas freguesias da Benedita, Turquel, Évora e Vimeiro. Lembrando as 2 vertentes graves deste contrato-problema: PSD assumiu a compra de mais de 4 milhões de metros cúbicos por ano (quando temos, no nosso concelho, um potencial em Água); pagar água que não se consumia.
É sempre de saudar uma evolução positiva: A dívida à Águas do Oeste, agora ao mega sistema multimunicipal, é superior a 10 milhões de euros… Com este memorando fica reduzida significativamente e o contrato passa para 2 milhões de metros cúbicos por ano.
A CDU entende que devemos ir muito mais longe e aproveitar o facto de termos um novo governo, apoiado pela esquerda toda na Assembleia da República e invocar, na negociação com esta maioria política de esquerda, um bom conjunto de argumentos: não podemos pagar o que não consumimos; não podemos pagar o que não nos podem fornecer (não há condutas para o norte do concelho e para S. Martinho do Porto e Alfeizerão); temos água, com qualidade, para fornecer todo o concelho.
2.    Sobre o saneamento.
2.1.  Há também uma boa notícia: Deixámos de pagar o tratamento da água da chuva nas nossas ex-ETAR’s; as facturas assentam nas médias dos efluentes chegados às ETAR’s.
2.2.   Fica a má notícia de continuarmos a pagar caríssimo o metro cúbico de tratamento dos esgotos.
2.3.   Continua a má notícia de termos pago alguns milhões de euros de tratamento da água da chuva.
2.4.   Continuam a faltar muitas soluções e respostas de saneamento básico em todo o nosso concelho.
Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 25 de janeiro de 2016
*
18jan2016
1.Recomendamos o voto em EDGAR SILVA
2. Uma saudação aos vidreiros alcobacenses
3.COMO VAMOS RESOLVER A QUESTÃO FINANCEIRA DE ALCOBAÇA?
À comunicação Social
Aos Alcobacenses

1. Em vésperas de eleições presidenciais, a CDU recomenda que os alcobacenses participem activamente neste importante acto eleitoral votando no candidato que considerem ser o melhor intérprete e defensor da Constituição da República: Edgar Silva
2. 18 JANEIRO é dia de história, de luta dos trabalhadores, especialmente dos operários vidreiros, também de Alcobaça… Daí que façamos uma especial saudação aos vidreiros alcobacenses que com a sua arte promovem belos produtos pelo mundo fora.
3. Repetimos, relembramos comunicado da CDU em 2013, em que respondíamos à pergunta
COMO VAMOS RESOLVER A QUESTÃO FINANCEIRA DE ALCOBAÇA?
“Com verdade! Com informação! Com descentralização e envolvimento de todos! Com o potenciar das nossas riquezas humanas, culturais e ambientais! Com trabalho voluntário! Com Trabalho, Transparência, Honestidade e Competência!
PSD fez propaganda de que geriram muito bem o nosso dinheiro desde Janeiro de 1998.
A verdade é que os buracos financeiros são da maior gravidade.
1.Há poucos dias ficámos a saber de mais um: A gestão danosa da PPP com a MRG na construção dos Mega Centros Escolares da Benedita e Alcobaça que levou à tentativa de venda,  em leilão, pela AT. Vai custar-nos, no mínimo, 51 Milhões de euros, sem 1 cêntimo de financiamento europeu/estado!!! Nessa péssima gestão destruíram 2 financiamentos garantidos para os tão necessários Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel. Trocaram o certo pelo incerto, não obstante os constantes alertas da CDU. Neste processo o Pavilhão de Évora também está aí por inaugurar e sem estar ao serviço dos que praticam desporto!
2. A adesão à Águas do Oeste no saneamento e na água é também um processo danoso. Bem avisámos, atempadamente, nas diferentes etapas. Agora, todos os meses, chegam a Alcobaça 2 facturas enormes, que não tínhamos. O pagar o tratamento da água da chuva não é criminoso? O pagar água que não se consome como classificar este negócio além de ruinoso?
Hoje sabemos, pelas facturas que nos chegaram em casa de cada um e de cada empresa, os aumentos brutais na água, saneamento e lixo! Discordamos completamente deste assalto à bolsa depauperada dos nossos munícipes, das nossas colectividades/Instituições e das micro/pequenas/ médias empresas.
Continuamos, mais um mandato, com gestão sectária, monocolor do PSD, com medo de abrir a administração dos Serviços Municipalizados!
3.Esta gestão do PSD tem sido um oceano de anúncios: fim do estádio com construção de torres naquele local, 2 parques subterrâneos, primeiro em frente à Caixa Agrícola, mais recentemente em frente à Câmara, estátua da Inês morta, courts de ténis na Nova Alcobaça (quanto custou essa ideia?), restaurante panorâmico no 1º andar do Mercado Municipal, depois caiu. com estrondo, toda a Câmara no 1º andar do Mercado Municipal. E muitas outras, sucessivas paixões que foram sendo abandonadas à medida que se via serem sonhos irrealizáveis.
4. Não podemos esquecer os enormes erros políticos, em matéria de Património Municipal. Relembramos os 3 principais: Quinta da Serra - Onde está a Área de Localização Empresarial da Benedita?; Quinta da Cela - Onde está o Hospital Oeste Norte???); e o MercoAlcobaça doado ao Ministério da Saúde – Onde está o Hospital novo para servir Alcobaça e Nazaré??? A maioria PSD aprovou a compra de 2 propriedades por 8,5M€ que continuam, em cada dia que passa, a dar um prejuízo monumental. Todos sabemos quanto custa o dinheiro.
Depois o Mercoalcobaça é outra história de contas mal contadas. Porque é que, ainda, não conseguiram acabar com a régie-cooperativa?
5.Finalmente, relevamos mais 2 buracos financeiros que não podemos ignorar: os encargos da expropriação desencadeada à propriedade da empresa Raimundo e Maia, bem como a indemnização que essa empresa reclamou.
Como vamos resolver?
Com uma gestão renovada de esquerda, unindo e agindo, sem despesas supérfluas, sem assessores, com os trabalhadores do município e dos Serviços bem motivados.
Podemos resolver as finanças, fazer crescer indústria, comércio, cultura, turismo, emprego, obra e acção no nosso município. Mas é necessária a responsabilização política!
Faremos Alcobaça Terra que abRRaça, as causas e as pessoas!!!
Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 18 de janeiro de 2016
*
11JAN2016
Dia Municipal da Educação
“Alcobaça abraça a Educação”
À comunicação Social
Aos Alcobacenses


A CDU entende que deve haver um importante debate, envolvendo toda a comunidade e parceiros educativos, sobre este importante vector estratégico para o concelho, nomeadamente desenvolvendo vários pontos essenciais:
- Revisão da Carta Educativa (promessa de rever no ano lectivo passado não cumprida); Lançamento da construção dos Centros Escolares de Alfeizerão, Cela, Pataias e Turquel;
- Sobre os problemas que conhecemos há dezenas de anos, sem resposta, como seja acções concretas que combatam a perda de alunos de Pataias (e todo o norte) para os concelhos vizinhos, bem como da zona sul de Alfeizerão e São Martinho do Porto, para as Caldas da Rainha;
- Concretização das promessas PSD de ensino superior ou a solução da Fundação Colégio NSConceição;
- Activação das Alcobacíadas e as modalidades de desporto escolar que poderão ser promovidas para quase todos;
- Tratamento igual de todos os alunos do 1º ciclo. Não podemos permitir a discriminação de uns terem boas bibliotecas, computadores, salas de expressão e outros nada. A nossa sugestão de haver uma (bibli+ludo)teca itinerante que abasteça todas as freguesias de livros e jogos;
- Natureza, História e Património local no currículo dos diferentes níveis de ensino;
- A proposta CDU de ligar 6 (dia dos reis), 7 (rainha morta),11(dm da educação) e 18 (morte de D. PedroI) de janeiro de cada ano. Reis. Pedro e Inês. Ligar a comunidade educativa aos grupos de teatro e escolas de música. Lúdico. Conferências. Investigação histórica;
- Apoio a projectos inovadores. Fomentar de ideias e projectos com belos prémios;
- Apoio aos melhores alunos;
- Refeições a quem mais precisa alunos e famílias;
- Fixação dos jovens através de cursos profissionais que respondam às necessidades das nossas empresas.instituições. do Conselho Municipal de Educação;

Hoje, 11 janeiro, é Dia Municipal de Educação. Em 2015 foi positivo o recomeçar das comemorações. Mas este ano repete-se o formato das associações de estudantes a fazerem o trabalho todo. A CDU considera que é muito pouco. O município tem de ter ideias claras sobre o que quer, naturalmente, envolvendo professores, pais, alunos, não docentes, instituições, associações empresariais, Universidade de Coimbra, IPL…
Queremos acções concretas inseridas neste lema: “Alcobaça abraça a Educação!” 

Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 11 de janeiro de 2016
Clementina Henriques

João Paulo Raimundo
917 217 
***
4jan2016
Os alertas da CDU eram legítimos e pertinentes!
Mais uma vez, sobre a empresa municipal que construiu os Mega Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão de Évora, a AT reclama dívidas, com penhora!
À comunicação Social
Aos Alcobacenses


Perante as notícias da Autoridade Tributária estar a promover a venda do Centro Escolar de Alcobaça por causa de dívidas da CISTER.EQUIPAMENTOS SA, em leilão público, pelo valor de €970.994,50,
a CDU vem lembrar que há muito que alertou para este acto doloso que foi a criação da empresa municipal TERRAS DE CISTER” e a super rápida escolha da empresa MRG para ter os 51% da Cister equipamentos SA.

Recorda, também, que só a CDU, em Programa, em Câmara e na Assembleia Municipal, se opôs a esta aposta, ruinosa, da maioria PSD e cita alguns excertos de Declarações Políticas:
Campanha eleitoral de 2009:
 “O fecho de escolas e de jardins-de-infância e a sua concentração em mega centros escolares, bem como a constituição duma empresa municipal e da entrega a intermediários da construção e da gestão de 6 centros escolares (agora já não sabemos quantos são, tal a confusão de declarações em curto espaço de tempo…);”
Campanha eleitoral de 2013:
 "Alcobaça tem dívida enorme gerada pelo PSD e pelo actual vereador CDS, Carlos Bonifácio...Tribunal de Contas
http://www.tcontas.pt/pt/actos/acordaos/2015/1spl/ac004-2015-1spl.pdf
declarou que foram actos ilegais a construção dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão desportivo de Évora o que significa mais de 51 milhões de euros."

Perante os factos recentes a CDU reclamou reuniões extraordinárias de Câmara e de Assembleia Municipal para esclarecimento cabal e eventuais procedimentos para quem sonegou tão importante informação. A CDU reclama, ainda, a clarificação e responsabilização política dos verdadeiros decisores!


Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 4 de janeiro de 2016
Clementina Henriques
917 287 798

João Paulo Raimundo

917 217 060
***
opinião enviada para o Alcoa
4jan2016

ALCOA 7jan2016
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207498134547790&set=a.4231181614081.174223.1121602798&type=3&theater
***
via cister.fm
http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-16/