05/04/2016

3.898.(5abril2016.7.7') Comunicados de Imprensa da CDU - abril2016

25abril2016
COMUNICADO DA CDU

https://www.facebook.com/municipioalcobaca/photos/a.1019765524772675.1073741953.136327826449787/1019765791439315/?type=3&theater
(foto respigada do site do município)
 A CDU defende a semana das colectividades, de 25 abril a 1.º de maio
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


A CDU saúda a caminhada, as comemorações da Cela Velha, a sessão solene da Assembleia Municipal, mas consideramos pouco para assinalar o Dia da Liberdade.
A CDU retoma a proposta de convidar as colectividades e haver comemorações populares em todo o concelho, desde 25 abril ao 1.º de maio, dia do Trabalhador.
Temos um movimento associativo estupendo, músicos, artistas talentosos, temos as escolas, temos as fábricas e assim poderemos ter uma semana especial no concelho.
Urge ter criatividade e saber envolver os dirigentes voluntários que relevam Alcobaça e as suas freguesias, em todas as áreas da cultura, do desporto, das respostas sociais, dos soldados da paz e do recreio.
Há que honrar festivamente quem lutou contra o fascismo.
Há que saudar os militares de abril da aliança POVO/MFA.
Há que assinalar a importância do Poder Local democrático.
Temos de ter orgulho nas potencialidades do movimento associativo concelhio.
Vamos relevar valores da paz, da liberdade, da justiça, do bem-estar social.
Liberdade é aplicar a inteligência ao que é necessário.

Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 25 de abril de 2016
***
18abril2016
COMUNICADO DA CDU
 Muitos projectos ainda por debater e planear com todos
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


A CDU recebeu nos últimos dias um bom conjunto de esboços de projectos para obras, para podermos sugerir e criticar:
- Novo projecto de intervenção na Av.Rainha Santa Isabel – Pataias (deitaram para o lixo o anterior)
      - Novo projecto para o Centro Escolar de Alfeizerão (deitaram para o lixo o que já esteve adjudicado)
      - ALEBenedita
      - Envolvente ao mercado municipal e Interior (Loja do munícipe, Welcome Center…)
      - Pavilhão Multiusos (ex-merco)
      - Hotel no Claustro do Rachadouro
      - Parque de Campismo em Alcobaça.

 São obras que urgem realizar na cidade e em todo o concelho.
A CDU sugeriu que fosse feita a listagem das obras que serão feitas em todo o município, com os calendários previstos, donde se prevê financiamentos. Queremos que todos entendam que há obra em todas as freguesias.
 A CDU já protestou e criticou, junto da maioria PSD, porque tivemos muitos anos para pensar, debater, envolver e construir soluções e agora surgem ainda com esboços, com poucas ideias alternativas, para podermos escolher a melhor.
A CDU entende que o planear com todos exige mais participação da população, dos directamente interessados na obra, dos autarcas, dos técnicos.
A CDU há muito que defende que deve haver, quase sempre, um concurso de ideias, para cada obra e só depois se deve avançar para as especialidades, concurso e mais procedimentos.
O planear com todos é uma boa prática e é essencial para o desenvolvimento do nosso concelho.

Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU

ALCOBAÇA, 18 de abril de 2016
***
11abril2016
COMUNICADO DA CDU
- Obras inacabadas e urgentes
- ALEBenedita
- Feira do gado ou do “seis”
-  Martingança e Moita
- Debater e planear com todos
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


  1. A CDU protesta porque as obras inacabadas e urgentes são mais que muitas…O Pavilhão de Évora; As ruínas da Rua D. Pedro V, a Rua Zagalo, o WC na Praça João de Deus e passeio pedonal em Alcobaça; A Praça Damasceno Campos na Benedita; Pinturas nas estradas em todo o concelho; Marginal de São Martinho do Porto sem rede pluvial e calçada levantada...
  2. ALEBenedita já teve vários anúncios para discussão pública…Vereador Carlos Bonifácio (então PSD) anunciou que arrancaria em 2010 e já tinha 3,4 milhões de euros. Presidente da Câmara Paulo Inácio anunciou e voltou a anunciar. A CDU tem questionado, sucessivamente e vai pressionar mais uma vez e tantas até que o assunto esteja resolvido.
  3. A Feira do gado, a feira do 6 na Benedita foi destruída pela maioria PSD aquando decidiram fazer lá o Centro Escolar da Benedita. Também sobre este assunto são inúmeras as questões colocadas pela CDU que vai voltar a questionar a Câmara.
  4. O Centro de Saúde da Martingança teve muitas promessas e nada de concreto. A freguesia da Martingança entra em comparação com a freguesia da Moita, nascidas de Pataias. Tiveram destinos diferentes. A Martingança foi imposta na União de Freguesias de Pataias.Martingança. A Moita tem freguesia, tem Centro de Saúde. Alcobaça não pode deixar que a Martingança fique pior que a Moita!
  5. Urge mais debate público sobre matérias estruturantes para o município, sobre o Plano e os projectos Estratégicos consensualizados, sobre o envolvimento dos agentes económicos e sociais e as medidas concretas para cada freguesia. Urge mais reuniões descentralizadas de câmara. A CDU continua a defender a prioridade da abertura às populações da discussão sobre as políticas municipais. O planear com todos é essencial.
Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU

ALCOBAÇA, 11 de abril de 2016
***
4abril2016
COMUNICADO DA CDU
- Parque Campismo bem no centro da cidade
- A luta das freguesias
- A candidatura para renovação da rega nos Campos da Cela e Bárrio

À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


  1. O Parque de Campismo de Alcobaça demora, demora. Para a CDU, nunca o PSD devia tê-lo fechado. Ter um Parque de Campismo dentro da cidade é uma especificidade, uma vantagem,  que devemos potenciar. Também defendemos concursos públicos para a solução. O WC do parque infantil também demora, demora. Há poucas novidades em 2016: apenas 300 mil euros de financiamento para as infraestruturas das zonas verdes. O essencial, a VONTADE POLÍTICA, adequada à resolução, eficaz, dos problemas, demora, demora…
  2. Temos menos de um ano para verificar se a população de Alpedriz, Martingança, Montes e Vestiaria, aceitam as “Uniões” à força. Está na hora de debater, auscultar e decidir em conformidade.
  3. Em 2009 e 2010 houve anúncios da aprovação de 9 milhões de euros para a renovação da rega dos Campos da Cela e do Bárrio. Presidente da Câmara de Alcobaça disse e voltou a dizer. Entretanto entra a ministra Assunção Cristas e num ápice desaparecem os milhões. E à pergunta “Para onde os levou?” ainda não obtivemos resposta. Na campanha eleitoral de 2015 os agricultores ficaram contentes com a nova candidatura promovida pela actual líder do CDS. Mas afinal para onde foram os milhões anunciados? E das promessas da ex-ministra para Alcobaça porque não se concretizaram nem uma? E onde está a maioria PSD da Câmara e políticas de desenvolvimento que não se fartam de anunciar? A CDU continua a reclamar e a propor. Há alternativas que interessam a Alcobaça. Assim o queira o poder político!

Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 4 de abril de 2016
Clementina Henriques
917 287 798

João Paulo Raimundo
917 217 060

No dia 4.4.2016
Deputado Bruno Dias do PCP esteve em reunião com os dirigentes da Associação de Regantes da Cela
E vai fazer uma pergunta ao Governo…

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208513764137518&set=pcb.10208513765577554&type=3&theater
***
Via tintafresca.net

Deputado Bruno Dias esteve em reunião com os dirigentes da Associação de Regantes da Cela
PCP acusa Assunção Cristas de mentir no dossiê renovação da rega nos Campos da Cela
A Coordenadora Concelhia da CDU de Alcobaça lamenta a demora na resolução do problema do Parque de Campismo de Alcobaça. Para a CDU, nunca o PSD devia tê-lo fechado, considerando que “ter um Parque de Campismo dentro da cidade é uma especificidade, uma vantagem, que devemos potenciar. Também defendemos concursos públicos para a solução.” Por outro lado, a criação do WC do parque infantil também continua por concretizar, lamentando a coligação PCP-PEV que haja poucas novidades em 2016: apenas 300 mil euros de financiamento para as infraestruturas das zonas verdes, que atribui, no essencial, a falta de vontade política, adequada à resolução, eficaz, dos problemas
*


   Relativamente à integração de freguesias em Uniões de Freguesias, resta menos de um ano para verificar se a população de Alpedriz, Martingança, Montes e Vestiaria, aceitam as “Uniões” à força. Por isso, “está na hora de debater, auscultar e decidir em conformidade”, defende a CDU de Alcobaça.

   Em 2009 e 2010 houve anúncios da aprovação de 9 milhões de euros para a renovação da rega dos Campos da Cela e do Bárrio, bastante sublinhado pelo presidente da Câmara de Alcobaça. Entretanto, a CDU denuncia que, com a entrada em funções da ministra Assunção Cristas, “num ápice desaparecem os milhões e à pergunta “para onde os levou?” ainda não obtivemos resposta.”

   Na campanha eleitoral de 2015 os agricultores ficaram contentes com a nova candidatura promovida pela atual líder do CDS e a CDU questiona “para onde foram os milhões anunciados” e porque “não se concretizou nenhuma das promessas da ex-ministra para Alcobaça.”, acusando a maioria PSD da Câmara de não concretizar “as políticas de desenvolvimento que não se fartam de anunciar.” A CDU realça que “continua a reclamar e a propor” e que “há alternativas que interessam a Alcobaça, assim o queira o poder político.”
10-04-201
***
Segundo o jornal Público, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, revelou em Alenquer, durante a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial municipal, que a revisão do mapa das freguesias está na “agenda” do Governo e antecipa polémica. 
“Vai ser um tempo escaldante, muito possivelmente para este Verão. O que o Governo tem na agenda é avaliar e revisitar a questão do mapa das freguesias e só há duas certezas: nem tudo vai voltar ao que era e nem tudo vai ficar como está. Não voltaremos às quatro mil e tal freguesias, mas não ficaremos só com as actuais três mil e tal.”
O Governo actual quer agora voltar a aumentar o número de freguesias.
A revisão do mapa das freguesias, uma iniciativa do Governo PSD/CDS, ditou fusões que implicaram o desaparecimento de 1168 freguesias.

O objectivo do Executivo é ter boa parte destas questões definidas até ao início de 2017, para que os novos órgãos autárquicos que resultem das eleições locais do próximo ano entrem em funções já no novo quadro.
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-quer-voltar-a-aumentar-o-numero-de-freguesias_246244.html