05/04/2016

5.584.(5abril2016.7.33') 3AM2016...Ordinária...29abril...20h30'...

em construção
Paulo Jorge substituiu o João Paulo Raimundo
***
O Registo Pessoal da eleita da CDU
Clementina Henriques:
No período antes da O.D. a CDU interveio, saudando:
1.  O 40 aniversário da C.R.P. e a sua importância na defesa dos ideais de Abril, nomeadamente do poder local democrático;
2.  O 1º de Maio e a luta dos trabalhadores por uma sociedade mais justa e com direitos, apelando à participação nas comemorações;
3.  A luta dos Micro e Pequenos Empresários do sector do Táxi e as suas estruturas representativas (Antral e Federação do TAXI) que em Lisboa, Porto e Faro procuravam soluções para por fim à discriminação negativa que os afecta;
4.  A CPCJ pelo trabalho que, com recursos escassos, desenvolve junto desta população o que só é possível com muita dedicação e altruísmo.
Nos pontos sobre os apoios às Freguesias a CDU votou a favor lembrando que é forçoso clarificar o enquadramento dos mesmo e a sua finalidade. A interacção entre freguesias e Município é fundamental, mas deve ser claro e transparente.
Nos pontos sobre os licenciamentos votamos favoravelmente e não interviemos.
Sobre as contas do Município e dos serviços Municipalizados, referimos que algumas dúvidas existentes, na componente técnica, tinham sido esclarecidas em sede de comissão de acompanhamento salientando que houve da parte do ROC o compromisso de, futuramente, apresentar o relatório semestral que, embora não sendo uma obrigação legal é um instrumento de gestão estratégico. Na componente politica a CDU referiu alguns aspectos (utilizando a declaração de voto apresentada pelo vereador da CDU) de interesse positivo, alguns reivindicados pela CDU, tanto na Camara como nos Serviços Municipalizados, havendo, no entanto alguns domínios preocupantes, claramente o da PPP Cister Alcobaça SA cujo “buraco financeiro” é preocupante. Por estas preocupações abstivemo-nos.
Relativamente ao “memorando” salientamos que a CDU tem tido uma posição consequente sobre a matéria defendendo que “não deve ser paga água que não se consome”. Valorizando aspectos para o futuro, ligados à redução do volume de água a facturar, a CDU defendeu que dever-se-ia insistir e procurar envolver o Governo nesta decisão. Para nós o memorando está aquém do necessário, razão pela qual votamos contra.
Relativamente às Moções apresentadas votamos contra a apresentada pelo CDS que focando o estabelecimento de ensino, Externato da Benedita, pretendia que a A.M. solicitasse a anulação do despacho normativo que regula, actualmente, os apoios ao sector Social e Cooperativo numa dimensão com enfoque na defesa da Escola Publica. A intervenção da CDU valorizou o papel do Externato no desenvolvimento da região que, naquilo que entende, não será afectado por este Despacho. Referiu que, o conteúdo e o modo como a moção foi apresentada, estavam distorcidos, levando à uma falsa discussão do conceito de Liberdade que não está m causa. Por essa razão, por não estar em causa a viabilidade do Externato na sequência deste despacho, votámos contra.
Relativamente às outras moções/recomendações votámos favoravelmente.

Alcobaça, 29/04/2016