02/05/2016

7.989.(2maio2016.7.7') Comunicados CDU - Alcobaça- maio 2016

***
30maio2016
COMUNICADO DA CDU
 1. O que vai à discussão pública da ALEBenedita?
 2.PEDU – financiamento europeu sim, para obras pensadas e debatidas com todos e por todo o concelho.
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.Na reunião de câmara de Alcobaça, de 30 de maio, houve aprovação do lançamento da discussão pública para a ALEBenedita. A CDU quer ser solução mas como pode se a CDU não teve acesso atempado a nenhuma documentação do que vai à discussão pública? Assim não! A CDU teve que votar contra. Nem a 25 nem a 27 de maio de 2016 a CDU pôde consultar e debater o que iria ser votado.

2. A CDU quer obra e anda, há muitos meses, a reclamar informação do que a maioria quer fazer de obra. Reclamou informação dos calendários e dos financiamentos por todo o concelho e não só para a cidade. Daí que hoje em reunião de câmara irá votar contra a Minuta de Contrato a celebrar com a CCDRCentro, do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).Vota contra, principalmente, por não ter recebido informação de haver sinais de coesão concelhia. É que o “PEDU” tem muita obra da qual não se conhece o conteúdo, e, na sua esmagadora maioria, é apenas para a cidade de Alcobaça. Depois a CDU considera inaceitável que dos 13 milhões de euros de financiamento, mais de 6 milhões fiquem na envolvente ao mercado municipal, com 4 M€ para a praça do município e 1 parque de estacionamento, onde é actualmente os campos de ténis. Há muito ano que a CDU defende o planeamento com todos e com lançamento de concursos de ideias. Assim não!

Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 30 de maio de 2016
*
cister.fm
http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-23/
***
23MAIO2016
COMUNICADO DA CDU
 1.ALEBenedita
 2.Época balnear 2016
 3. Suinicultores
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.Na próxima reunião de câmara de Alcobaça, de 30 de maio, haverá, finalmente, a discussão e a aprovação da próxima etapa da Área de Localização Empresarial da Benedita: entrará então na fase da discussão pública. Entretanto a CDU lembra os 18 anos de tempo perdido, o custo super-elevado da compra da Quinta da Serra e as cláusulas super-favoráveis aos vendedores que ainda dão muita limitação ao desenvolvimento deste processo.

2. A Época Balnear 2016 está a começar. A CDU saúda o regresso da bandeira azul a São Martinho do Porto mas critica o Estado por não resolver o problema do assoreamento da Baía fora do período principal da época balnear. Também saúda as 5 praias com qualidade água OURO, mas não consegue compreender porque não estão contempladas as praias de São Martinho do Porto, da Gralha, Falca, Vale Furado e Água de Madeiros.

3. A CDU está com a luta dos suinicultores para poderem escoar a sua produção, mas também não esquece os erros do governo PSD.CDS, em conjunto com a União Europeia, ao fazerem o embargo à Rússia, prejudicaram tremendamente os suinicultores. A CDU também critica a Câmara de Alcobaça (e a TREVOESTE) por há 16 anos andar a adiar a resolução do tratamento dos efluentes das suiniculturas. A CDU também não pode aceitar que alguns destes empresários estejam a poluir linhas de água do nosso concelho, prejudicando a qualidade ambiental do nosso município.

Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 23 de maio de 2016
*
http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-23/
***
16maio2016
COMUNICADO DA CDU
 1. Urge intervenção no Castelo de Alcobaça
 2.Saudação às Vilas da Benedita e Pataias
 3. É na Cela que haverá a 2.ª reunião de câmara descentralizada
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.A CDU tem pressionado a maioria PSD para intervir, qualificando, o Castelo de Alcobaça. A CDU volta a propor um concurso de ideias, respectiva discussão pública e procedimentos, para que haja obra pronta antes de maio de 2017. O muro suporte em ruínas há 5 anos, a Rua do Castelo e os acessos pedonais ao Castelo não podem ser esquecidos.

2. A CDU saúda a Benedita e Pataias pelos 32 anos de elevação a Vilas. A CDU entende que se tem feito muito pouco na melhoria da qualidade de vida de ambas as freguesias com relevo para a vergonha das 2 zonas industriais, que o PSD parou estes 18 anos, com todos os prejuízos em atracção de investimento, em emprego e em desenvolvimento económico.


3. A CDU salienta a importância das reuniões descentralizadas de câmara, nas freguesias. A próxima será a 31 de maio, na Cela. Contudo, a CDU, entende que o ritmo certo é de 15 em 15 dias, tal é o n.º de freguesias e de assuntos vitais a debater com as populações, nomeadamente as questões e projectos estratégicos…
***
9maio2016
COMUNICADO DA CDU
 1.Rota Europeia de Cister e a Europa dos Povos
 2.Saudação pela inclusão do Mosteiro de Coz na carta Europeia de Cister
 3. Insistir na Associação Portuguesa de municípios com história cisterciense
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses

1.A CDU tem promovido soluções para uma das questões centrais para o desenvolvimento do nosso concelho, que é Alcobaça ser centro do mundo de Cister.

Hoje, dia 9 de maio, é dia da Europa, e a CDU relembra a história de há 71 anos, no final da II Grande Guerra. Nós queremos união e cooperação com todos os povos do mundo e, naturalmente; queremos a Europa fraterna, dos POVOS.

Poucos sabem que por sugestão/proposta da Comissão Concelhia da CDU/PCP, de Alcobaça:
- Através do deputado do PCP, Sérgio Ribeiro, conseguimos abertura de apoios europeus para obras em Monumentos Património da Humanidade;
 - Através da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, no Parlamento Europeu, conseguimos em 2007, a criação da rubrica no Orçamento Europeu, para apoios à ROTA EUROPEIA DE CISTER. Insistimos:
http://www.pcp.pt/or%C3%A7amento-comunit%C3%A1rio-2007-rota-de-cister

A CDU recorda, por exemplo, a insistência pelo deputado Pedro Guerreiro, há 10 anos, jun2006, o nosso deputado do PCP:Numa recente visita ao Mosteiro de Alcobaça, em Portugal — classificado pela Unesco como «Património Cultural de toda a Humanidade» —, foi sublinhada a importância da preservação deste monumento, dada a sua importância histórica e cultural. Este monumento tem as suas origens em 1153, vindo a constituir-se num dos Mosteiros mais poderosos da Ordem de Cister. A Ordem de Cister, uma congregação religiosa, foi fundada no século XI, em Claraval, França.

No Orçamento das Comunidades Europeias para 2004 foi inscrita uma subvenção de 100 mil euros para promover a Rota Europeia de Cister, tendo em conta a sua importância ao nível da preservação do património e intercâmbio cultural.

Pelo que pergunto à Comissão:

1.             Que verbas comunitárias foram utilizadas para a promoção da Rota Europeia de Cister?
2.             Que programas comunitários podem ser utilizados para apoiar a dinamização da Rota Europeia de Cister, nomeadamente para a promoção da cooperação e do intercâmbio entre os diferentes sítios e autarquias locais com património histórico e cultural da Ordem de Cister, de forma a salvaguardar e valorizar este importante património?”
http://www.pcp.pt/mosteiro-de-alcobaca-rota-de-cister-pergunta-escrita-de-pedro-guerreiro-no-pe

2. A CDU saúda a Directora do Mosteiro e a Vereadora da Cultura da Câmara por terem conseguido um belo objectivo que subscrevemos: inserir o Mosteiro de Coz na Carta Europeia de Cister.

3. A CDU volta a insistir que é de avançar com o retomar da actividade plena da Associação de Municípios Portugueses com história cisterciense.
Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


2maio 2016
COMUNICADO DA CDU

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154091008727789&set=a.94261612788.84896.771997788&type=3&theater
 O CDS (e o PSD) a armarem-se pelo Externato COOPERATIVO da Benedita esquecendo 5 anos em que nada fizeram
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


A CDU não alinha em mentira, em demagogias e em branquear a história e os factos, daí ter votado contra a Moção do CDS, nos termos enganadores em que é proposta, na Assembleia Municipal.

A CDU está solidária, há muito ano, com o Externato Cooperativo da Benedita, com os seus cooperantes e Corpos Sociais, professores, trabalhadores, alunos e restante comunidade da Benedita. Sempre esteve e afirmou-o!
A CDU bater-se-á, sempre, pelo distinguir desta instituição que não tem objectivos do lucro como 1 colégio privado.
A CDU sabe que não há escola pública nas freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro (e outras freguesias vizinhas das Caldas da Rainha) do 7.º ano ao 12.ºano. O E.C. da Benedita fez, sempre, esse papel
Criticou o Governo PS/Sócrates e também durante os 5 anos do governo PSD.CDS que não alertaram nada do financiamento e bem pelo contrário com várias decisões ainda fizeram mais prejuízo em todas as escolas públicas e cooperativas. Então não vimos uma única tomada de posição do CDS (ou do PSD) quando houve despedimentos ou prejuízos financeiros neste prestigiado estabelecimento de ensino na Benedita.
A CDU defende a Escola Pública ou os estabelecimentos de ensino que, na sua ausência, garantam, a todos os essenciais níveis educativos. Foi para isso que nasceu o Externato!
A CDU tem soluções para o financiamento do ensino cooperativo há muitos anos e apresentou-as na Assembleia da República. O CDS e o PSD rejeitaram estas soluções. Agora com o governo PS espera conseguir concretizar a solução a sério para as Cooperativas de ensino com contrato com o Ministério de Educação.
A CDU apresentou as suas posições coincidentes com os interesses da Cooperativa e de quem lá trabalha, a vários deputados do PCP, que visitaram Alcobaça (Bruno Dias, Rita Rato e Miguel Tiago) e vai apresentar ao deputado António Filipe que estará na Benedita no próximo dia 6 de maio.

Se o governo PS errar para com o Externato Cooperativo da Benedita a CDU de Alcobaça, cá estará, para lutar contra o erro e o corrigir. Naturalmente apoiará as lutas que se organizarem em defesa do ECBenedita.


Entretanto demarca-se de quem teve poder e não o exerceu e de quem não defende a Escola Pública.