20/06/2016

6.007.(20jun2016.7.7') DM do Relógio de Sol

***
20jun
Dia Mundial do Relógio do Sol
***
http://comcalma.blogspot.pt/2006/07/relgios-de-sol.html

Relógios de Sol...


Nos passeios que faço não costumo utilizar relógio de pulso, pois vou encontrando verdadeiras preciosidades ao longo deste país e que me mantém mais ou menos informado dos horários.

Essa obras de arte, são os Relógios de Sol que se encontram um pouco por todo o país, com especial destaque para as Igrejas e Conventos.

Um relógio de Sol é um instrumento de medida da passagem do tempo pela observação da posição do Sol e é normalmente constituido por uma placa plana onde se encontram as linhas que indicam as horas e por um pino - o gnomon - que projecta a sua sombra sobre as linhas para nos dar então essa medida de tempo.

Podem ser de vários tipos, horizontais, como os que se encontram em alguns jardins - com uma placa horizontal e um gnomon - verticais, como os que se encontram nas paredes de igrejas e ainda os reclinados que não são nem verticais nem horizontais, como os equatoriais com um prato fixo no plano do equador e os polares com o prato paralelo ao eixo da Terra entre outros.
As fotos nesta página são de relógios de Sol em Santo Isidoro / Mafra, no mosteiro de Alcobaça e na Carvoeira, numa igreja.

Cada um deles, é uma obra de arte e de técnica, arte pelo trabalho dos artesãos que os esculpiram, mas é também uma obra de técnica, pois a sua orientação, a divisão dos espaços que representam as horas e a inclinação do Gnomon, variam de acordo com a latitude do local e com o tipo de relógio de Sol.

A decoração de cada um deles é digna de se apreciar em pormenor, o que por vezes é díficil devido à posição em que se encontram.

Em muitas igrejas e conventos por este país fora existem relógios de Sol à espera de serem apreciados e fotografados.

Como única desvantagem, tem uma diferença entre a hora apresentada e a hora real que pode variar de mais ou menos 15 minutos.

Mas são belos e silenciosos, ao contrário de muitos dos relógios colocados actualmente nas torres de igrejas.

Percorrendo os caminhos de Portugal, nas rotas de Igrejas e Conventos, quando precisar de saber as horas, procure, Com Calma... numa das paredes de uma igreja o relógio de Sol que também faz parte da Alma dos lugares.


















***
Ciência Viva
http://www.cienciaviva.pt/rede/himalaya/home/guia5.pdf
***
http://www.ufrgs.br/igeo/m.topografia/exposicoes/O_Relogio_de_solnaHistoriadaHumanidade.pdf
***
20jun2016
hj é Dia Mundial do Relógio do Sol...conhece este no Mosteiro d' ALCOBAÇA que vos abRRaça???
Via José Eduardo Oliveira

https://www.facebook.com/rogerio.raimundo/posts/10208664938692325?theater
Bom dia gente boa da minha terra. Hoje, dia 20 de Junho, é o Dia Mundial do Relógio do Sol.Aproveite e vá aos Claustros do Mosteiro de Alcobaça ver as horas e acertar o seu relógio..É segunda-feira e já são 8h33. Bora viver..