06/06/2016

8.832.(6.6.2016.13.31') Comunicados da Concelhia da CDU - Alcobaça - junho2016

***

https://www.facebook.com/rogerio.raimundo/posts/10200875916771645?theater
***
Foto de Sérgio Costa Reis
1jul2016

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=917316925060895&set=a.917316911727563.1073741888.100003477872593&type=3&theater
***
20jun2016
COMUNICADO DA CDU
1. Saber receber quem nos visita
2. Crisal.Atlantis.Vista Alegre
3. Revitalizar mercados
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.A estratégia de desenvolvimento de Alcobaça tem de assentar em vários eixos fundamentais sendo o Turismo um dos principais que está em plena época com chegada de muitas dezenas de milhares de visitantes em todo o concelho, principalmente pelo nosso Mosteiro e praias. Temos que saber mobilizar todos os alcobacenses para saber receber quem nos visita. A CDU reclama da Câmara e das Freguesias a intensificação da qualificação das estradas, passeios, acessibilidades e multiplicar as pequenas obras que dão qualidade de vida a todos nós e a quem nos visita.

2. Alcobaça tem uma estupenda colecção de MARCAS que potenciam o nosso concelho. O Cristal não pode ser apagado. Temos história, temos artistas, obras escultóricas e de qualidade ímpar de pintura no cristal. A CDU entende que temos de saber convencer a Vista Alegre (Visabeiras) que não pode apagar o nosso cristal da Crisal e da Atlantis. Até pelo Hotel que vão construir no Rachadouro. Além do extraordinário Museu que temos junto à fábrica no Casal da Areia, há que promover ALCOBAÇA e o seu saber no CRISTAL.

3. A maioria PSD tem esboçado muitos milhões de euros de financiamento para o exterior e para o interior do mercado semanal de Alcobaça. A CDU insiste que esses esboços têm de vir para a discussão e debate público. O mesmo deve ser feito em cada freguesia, para que todos os mercados sejam alvo de ideias revitalizadoras que façam promoção das marcas de Alcobaça, nomeadamente a excelente agricultura que temos.
Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 20 dejunho de 2016
***
13jun2016
1. Magna Carta tem de ser conhecida
2. 4 anos de Parque de Negócios
3. Incentivos para Emprego, Natalidade e Habitação
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.A CDU há muito que reclamou um Plano Estratégico de Desenvolvimento para o concelho de Alcobaça, que designámos de “PEDAL”. Há 1 ano que temos esse instrumento que nos dá melhor conhecimento das potencialidades do nosso município. Tudo consensualizado, em câmara, com a participação de todos os partidos. É a Magna Carta para a qualidade de vida dos alcobacenses e pode ser um documento em que quase todos nos revejamos. Mas falta que haja conhecimento dele, duma forma generalizada, que haja debate e participação de todos. Até porque a estratégia não pode ficar num documento fechado só para alguns. Os eixos e os 53 projectos prioritários devem ser debatidos em todas as freguesias. O Hotel no claustro do Rachadouro é uma boa extraordinária notícia.Do Plano Estratégico estamos a verificar que existem financiamentos para muitas obras na cidade de Alcobaça, para Centros Escolares (Alfeizerão, Turquel, Cela e Pataias), para Centros de Saúde. A CDU tem reivindicado uma clara demonstração que existem obras e acções, e o seu financiamento, em todas as freguesias, duma forma equitativa e que todos possam perceber o que irá acontecer até 2020 e anos seguintes, no concelho e na sua freguesia. Por outro lado, lamentamos que, para tanto projecto financiado, ainda não haja um verdadeiro planear com todos, com aberturas de concurso de ideias, envolvimento dos cidadãos e dos autarcas e rentabilização dos recursos humanos da Câmara. Temos defendido as reuniões descentralizadas de câmara por todas as freguesias. Dada a dimensão do concelho defendemos de 15 em 15 dias. Apenas 2 foram realizadas, com pouca publicitação, mas todos reconheceram serem muito úteis.
A CDU reivindica outro ritmo no envolvimento dos alcobacenses nas causas e nas obras do município.
2. O Parque de Negócios foi inaugurado há 4 anos com pompa e circunstância. A CDU quer avaliar esta aposta pelo que requereu informação e agendamento em reunião de câmara.
3.A CDU reivindicou para 2016 mais soluções de habitação (à falta de melhor: as rendas apoiadas), de emprego em parceria e em dinâmica de incentivos às empresas e de incentivo à natalidade. Até ao momento, 7 meses passados, regista: nada de nada!
Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 13 dejunho de 2016
***
6jun2016
7jun2016by José Eduardo Oliveira

https://www.facebook.com/bomdiaalcobaca/photos/pcb.500757363467948/500754893468195/?type=3&theater

COMUNICADO DA CDU
1.Sim ao Hotel no Rachadouro
2. Estado tem que investir no Claustro do cardeal e nas suas restantes propriedades
3. Não à repetição dos mesmos erros da Câmara na envolvente ao Mosteiro
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.Amanhã concretiza-se a assinatura da concessão para a construção e exploração de um Hotel no Claustro do Rachadouro/Biblioteca, parte integrante do Mosteiro de Alcobaça, que é Património da Humanidade. A CDU saúda o facto e espera que a obra aconteça, em bom ritmo, como se anuncia e que em 2019 tenhamos mais vida no centro da cidade com esta resposta hoteleira para valorizar a frente do Turismo e do património de Alcobaça. É um grande investimento que dará trabalho e resolve a ruína de um dos Claustros. Pode ser um factor de mobilização de energias para alavancar o centro da cidade e do concelho. Queremos Alcobaça centro do mundo de Cister.

2. O governo tem de ir mais longe e investir no Claustro do Cardeal e no ex- pomar…

3. Não podemos aceitar que a câmara não realize, até 2018, o que lhe compete na envolvente ao mosteiro. Não esquecemos que a câmara PSD (com o actual vereador do CDS) deixou a obra da envolvente ao Mosteiro, inaugurada em 2005, com vários processos pendentes de resolução: ruínas da R. D. Pedro V, Rua Zagalo, Saibro (está com plástico à vista em frente à fachada do Mosteiro), estacionamento…Urge novas práticas de projectar e construir obra com todos.

Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 6 dejunho de 2016