04/07/2016

2.029.(4jul2016.7.7') Elie Wiesel

Nasceu a 30set1928
e morreu a 2jul2016
***
"Tome partido.
A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima.
O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado".
***
Via Pensador:
Indiferença, para mim, é a personificação do mal.
*
Nunca mais esquecerei aquele fumo. Nunca mais esquecerei as pequeninas caras das crianças cujos corpos eu tinha visto transformarem-se em espirais sob um azul mudo. Nunca mais esquecerei estas chamas que consumiram para sempre a minha fé.
*
Nunca mais esquecerei esta noite, a primeira noite no campo, que fez da minha vida uma noite longa e sete vezes aferrolhada
*
A noite é mais pura do que o dia, é melhor para pensar, amar e sonhar. À noite tudo é mais intenso, mais verdadeiro. O eco das palavras que foram ditas durante o dia assume um significado novo e mais profundo.
*
Atrás de mim, ouvi o mesmo homem perguntar: - Onde é que Deus está, então? E eu sentia dentro de mim uma voz que lhe respondia: - Onde é que ele está? Ei-lo - está aqui pendurado nesta forca... Naquela noite, a sopa sabia a cadáver...
*
O oposto do amor não é nenhum ódio, é a indiferença. O oposto de arte não é a feiúra, é a indiferença. O oposto de fé não é nenhuma heresia, é a indiferença. E o oposto da vida não é a morte, é a indiferença.
*
Cada judeu devia guardar, em algum lugar do seu coração, uma zona para o ódio, esse ódio são e viril contra todo aquele que representa o alemão e que forma parte da essência do alemão. Tudo o resto seria traição aos mortos.
***
"O homem, enquanto vive, é imortal. Um minuto antes de sua morte será imortal. Mas, no minuto seguinte, Deus vencerá".
"Nenhuma raça é superior; nenhum credo é inferior".
"Nunca esquecerei os momentos que assassinaram meu Deus e minha alma e transformaram meus sonhos para o pó. Nunca esquecerei, mesmo que seja condenado a viver tanto quanto o próprio Deus. Nunca'.
"O sofrimento humano em qualquer lugar deve preocupar homens e mulheres em toda parte".

"Esquecer os mortos é o mesmo que matá-los uma segunda vez".

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/frases-marcantes-de-elie-wiesel-19635705#ixzz4DRpMX4oB 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 
***
***
Via Público
Elie Wiesel sobreviveu aos campos de concentração nazis da II Guerra Mundial e tornou-se um influente activista e autor.
https://www.publico.pt/mundo/noticia/elie-wiesel-sobrevivente-do-holocausto-e-nobel-da-paz-morre-aos-87-anos-1737093