05/07/2016

2.429.(5jul2016.7.7') Comunicados da CDU - julho 2016

***
foto de Sérgio Costa Reis
1jul2016

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=917316928394228&set=a.917316911727563.1073741888.100003477872593&type=3&theater
***
COMUNICADO DA CDU
18jul2016
 1. Tribunal de Família poderá ocupar a ex-EB1 de Alcobaça
 2. EN.8
 3. VCI passar a EN.8
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


  1. A CDU está a favor que haja mais respostas da Justiça em Alcobaça. Estivemos contra a perda de valências por decisão do governo PSD.CDS o que fez que dezenas de processos que eram tratados em Alcobaça passassem para outros concelhos, com claro prejuízo para os Alcobacenses. Perante visitas de membros e de missão técnica do actual governo, a CDU manifesta concordância em ceder a ex- EB1 de Alcobaça para que o Tribunal de Família seja instalado em Alcobaça. A criação de postos de trabalho e a atracção de mais residentes não é de somenos.
  2. A CDU criticou as Infra estruturas de Portugal pelo mau estado da EN.8 no nosso concelho. Relevou em reunião de câmara a EN8-6, que é uma das piores respostas que o país tem, que liga Alcobaça, a 3 importantes sedes de freguesia, com muita população: Évora, Turquel e Benedita. Sempre tem demonstrado, e defendido, a necessidade de uma intervenção que garanta condições mínimas de circulação em segurança, incluindo os passeios pedonais.
  3. Há muito que a CDU defende que a VCI devia ter manutenção pelo Estado e que devia haver uma parceria com a Infra Estruturas de Portugal para que o concelho de Alcobaça deixasse de ter uma despesa que é da responsabilidade do governo, mas fundamental para o desenvolvimento da região: as estradas nacionais. A partir do momento em que decidiram não fazer a Variante Externa o Estado Central tem de corrigir a ilegalidade que é haver uma interrupção da EN-8, no atravessamento da cidade de Alcobaça.
***
11jul2016
COMUNICADO DA CDU – PSD é campeão da gestão ruinosa
1. Indemnização e expropriação de terreno R. Pedro V
2. 2 Mega centros escolares de Alcobaça e Benedita
3. Compra de água em alta e pagar água não consumida
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


O PSD de Alcobaça é campeão da gestão ruinosa. O município de Alcobaça perdeu muitas dezenas de milhões de euros em vários processos em que a decisão disparatada reinou.
Hoje a CDU só releva 3:

  1. Antes da obra da envolvente ao Mosteiro de Alcobaça começar, durante e após, a CDU apresentou soluções para a propriedade da Raimundo&Maia na R. D. Pedro V. A obra, inacabada, foi inaugurada em 2005. Só em julho de 2009 houve decisão da maioria PSD em expropriar, mas que o PSD.Inácio emperrou. Decorre um processo no tribunal para a empresa ser ressarcida dos prejuízos desde o começo da obra. Este processo vai custar-nos caríssimo, para além da vergonha monumental durante estes 16 anos para tanto milhar de turista que nos visita.
  2. Outra decisão ruinosa foi a criação duma Parceria Pública Privada para construir 6 Centros Escolares e o pavilhão desportivo de Évora. PSD reduziu objectivos e ficou-se pelos 2 Mega Centro Escolares de Alcobaça e Benedita e pelo Pavilhão de Évora (fechado há 6anos!!! Ainda está ao serviço do desporto). A CDU alertou antes, durante e depois para o erro gravíssimo, para a impossibilidade de financiamento europeu e porque era desvalorizar toda a equipa técnica que a câmara tem. Estamos com reunião de câmara anunciada, para 18julho2016, para mais uma vez tentar uma solução. Mesmo que sejam, agora, os 42 milhões de euros que teremos de pagar em 17 anos, à Caixa Geral de Depósitos é um acto de gestão ruinoso, perante a alternativa que a CDU apresentou, que garantia o financiamento a 85% (fundos europeus perdidos estupidamente), como quase todos os municípios do país fizeram.
  3. A compra de água em alta de mais de 4 milhões de metros cúbicos, por ano, foi mais uma das deliberações ruinosas. Há meses que se fala num memorando que reduzirá o erro, mas que inclui, ainda, pagar água que não se consumiu. A CDU lamenta que os alcobacenses tenham premiado com maiorias quem decidiu tão mal e ruinosamente o município. A CDU continuará na luta por uma governação de qualidade do nosso concelho e na informação regular aos munícipes.
***
4jul2016
1. Acessibilidades
2. Mata do Vimeiro e beira-Rio Baça
3. Investigação arqueológica do Castelo de Alcobaça
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


1.A CDU lembrou que na lei das acessibilidades havia um prazo para que os edifícios públicos resolvessem a questão das Acessibilidades. Alcobaça ainda não resolveu no edifício-sede do município, nem no auditório da Biblioteca Municipal, nem em outros edifícios municipais, nem em muitas passadeiras de peões por todo o território do município.

2. A CDU volta a reclamar a acção do governo e da Câmara no que respeita à Mata Nacional do Vimeiro, bem como o estudo e qualificação da bacia e da beira-rio do Rio Baça.

3. O Castelo de Alcobaça merece uma atenção especial por parte do município e a CDU tem vincado, várias vezes, essa premência de acção qualificada, nomeadamente nos muros suporte, nos acessos e numa solução aprazível para os turistas, que defende ser encontrada em Concurso de ideias. O que é novo, neste comunicado da CDU, é a exigência na divulgação do espólio arqueológico encontrado na investigação feita há anos e que merece ser classificado e estudado.
Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU


ALCOBAÇA, 4 de julho de 2016