20/07/2016

9.102.(20jul2016.13.55') O filme sobre os matemáticos Srinivasa Ramanujan e o Prof. G. H. Hardy

***
Srinivasa Ramanujan
Nasceu a 22dez1887 - Erode - Índia
e morreu a 26ab1920
***
Do filme há que investigar:
1.Ele descobria as fórmulas mas não sabia provar como lá chegava?

2. Enquanto ele estava em Cambridge
bombardeamento aéreo através de dirigíveis
 http://www.dw.com/pt/1915-dirig%C3%ADveis-bombardeiam-londres/a-297928

1915: Dirigíveis bombardeiam Londres | Calendário Histórico | DW ...

www.dw.com/pt/1915-dirigíveis-bombardeiam-londres/a-297928

No dia 19 de janeiro de 1915, a Alemanha empregou uma nova arma contra o ... o total de vítimas dos ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial.
3.
***

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/29/ciencia/1461947303_754418.html
Em 1913 o matemático G. H. Hardy recebeu uma carta com um conteúdo incrível. O autor era um jovem indiano, Srinivasa Ramanujan, capaz de produzir fórmulas inverossímeis, apesar de não ter recebido educação formal em matemática pura. Apesar de ter respondido com ceticismo a princípio, Hardy acabou levando Ramanujan de Madras, no sul da Índia, para o Trinity College, em Cambridge (Reino Unido) a fim de tentar desvendar o segredo daquele gênio autodidata.









Aquele foi, diria Hardy mais tarde, o único evento romântico de sua vida. O encontro serviu para mostrar ao mundo trabalhos como as fórmulas que permitiam calcular em alta velocidade os infinitos decimais do número pi. Hoje, um século depois, o legado da breve vida de Ramanujan continua influenciando a matemática, a física e a computação.
A história desse encontro é contada agora em O homem que conhecia o infinitoprotagonizado por Jeremy Irons(Hardy) e Dev Patel (Ramanujan). Desde sua origem, é relatado este encontro improvável entre um indiano religioso, casado com uma garota de 10 anos e praticante de uma religião que não permitia que cruzasse o mar, com um racionalista ateu membro da elite intelectual eurocêntrica da época.
“Não acredito na sabedoria imemorial do Oriente, mas acredito em você”, diz Hardy a Ramanujan em um momento. O indiano sentia que um ser superior, sua deusa, sussurrava as fórmulas que resolviam problemas impossíveis. Hardy, fascinado pelo seu talento natural, tentava que ele mesmo reconstruísse o caminho para que alguém sem a mesma inspiração pudesse chegar às mesmas conclusões.
Além dos desafios científicos, o filme mostra a rejeição que Ramanujan precisou enfrentar na Inglaterra. Apenas os esforços de Hardy, e o apoio de alguns membros da faculdade Trinity como J. E. Littlewood, permitiram que fosse reconhecido em um mundo que ainda justificava o colonialismo na existência de raças inferiores como a do matemático indiano.O exemplo de Ramanujan pode ser usado para apoiar a hipótese de que a linguagem matemática é algo inscrito no cérebro de todos os seres humanos. Como Mozart fazia com a música, Ramanujan tinha a capacidade de fazer brotar do seu interior fórmulas que serviam para explicar a natureza. Milhões de anos de evolução teriam criado as estruturas neurais que servem para entender o mundo e, no caso de Ramanujan, permitiam descrevê-lo com as equações mais sofisticadas.
O brilho do matemático indiano foi breve. Seus resultados e o apoio da Hardy o levaram à Royal Society e a ser membro do Trinity College, mas não aproveitaria muito essas honras. Em 1920, com 32 anos e somente sete depois de ter enviado a carta que o levou à Inglaterra, uma tuberculose que alguns atribuem em parte ao seu trabalho extenuante acabou com sua vida.
***

http://ocinemadavilla.pt/movies/o-homem-que-viu-o-infinito/

Sinopse

Srinivasa Ramanujan (Dev Patel) é um génio autodidata de 25 anos de idade, que não conseguiu entrar na universidade devido ao seu estudo quase obsessivo e solitário da matemática. Determinado a prosseguir a sua paixão, Ramanujan escreve uma carta a um eminente professor do Trinity College, em Cambridge. O Professor Hardy (Jeremy Irons), reconhece a originalidade e o génio do talento puro de Ramanujan e, apesar do ceticismo dos seus colegas, empenha-se em trazê-lo para Cambridge para que as suas teorias possam ser exploradas.
Ramanujan deixa a família e a sua jovem noiva, e cruza o mundo até Inglaterra para, sob a orientação de Hardy, trabalharem nas suas teorias. Juntos, vão lutar para que o seu trabalho seja finalmente visto e reconhecido por um meio matemático que não está preparado para os seus métodos não convencionais.
O Homem Que Viu o Infinito é a improvável história verídica de um génio único, cujas inovadoras teorias o levaram a sair da obscuridade, num mundo em plena guerra, e da sua luta incansável para mostrar ao mundo a genialidade da sua mente.Um filme que nos oferece uma visão aprofundada de uma das histórias humanas por trás dos feitos matemáticos que, atualmente, damos por garantidos.

Crítica

“Em O HOMEM QUE VIU O INFINITO não nos é dada uma gloriosa jornada de um génio retirado da escuridão tanto quanto sentimos os julgamentos e tribulações do sucesso. O filme de Brown é maioritariamente acerca das dificuldades  impostas a Ramanujan.” – The Film Stage, Jared Mobarak.