25mar2018
A primeira ligação aérea direta entre Austrália e Europa (Reino Unido) foi concluída esta madrugada com sucesso: o 787-9 Dreamliner da companhia aérea Qantas percorreu 14.498 quilómetros e passou mais de 17 horas no ar, revelou a companhia responsável pela viagem.
Segundo a agência espanhola EFE, foram mais de 200 os passageiros transportados nesta ligação direta, que começou na cidade de Perth, no oeste da Austrália, às 19:00 locais (11:00 em Lisboa) de sábado e terminou às 05:02 de hoje no aeroporto de Heathrow, em Londres (mesma hora em Lisboa). O voo de regresso parte hoje às 13:15 (hora de Lisboa) de regresso.
A nova rota é 24% mais extensa do que o serviço mais longo oferecido até agora pelo Reino Unido, o voo operado pela empresa Garuda Indonesia entre Heathrow e Jacarta, uma rota sem escalas de 11.707 quilómetros. É também cerca de três horas mais rápida do que as rotas que envolvem paragem no Oriente Médio para mudar de avião ou reabastecer.
Alan Joyce, presidente da Qantas, defendeu que a nova rota "muda o jogo" e lembrou que os voos oferecidos até agora, entre Austrália e Reino Unido, conhecidos como "a rota canguru", duram quatro dias e envolvem sete escalas.
O anúncio da inauguração desta nova rota ocorreu no final de 2016, depois de a empresa e o aeroporto de Perth chegarem a acordo para este voo poder usar o terminal doméstico.
https://www.dn.pt/mundo/interior/primeiro-voo-direto-entre-australia-e-europa-realizado-em-17-horas-9212955.html***
23maio1881
Nasceu Sacadura Cabral
https://www.youtube.com/watch?v=JgQpJiWEX04
*
15noVEMbro1924...Sacadura Cabral morre no mar...1 vivaaaa a um dos grandes d' aviAÇÃO portuguesa
*
15 de Novembro de 1924: O aviador Sacadura Cabral desaparece no Mar do Norte
Oficial da Armada e aviador português, Artur de Sacadura Freire Cabral Júnior nasceu a 23 de Maio de 1881 em Celorico da Beira e morreu de desastre no Mar do Norte em Novembro de 1924, quando voava em direcção a Lisboa, pilotando um avião que se despenhou. No dia 15 de Novembro de
1924, Sacadura Cabral, e o seu mecânico Pinto Correia, morreram quando,
enfrentando condições climatéricas muito adversas, o seu avião caiu (por causas
ainda hoje desconhecidas) algures no Mar do Norte, após a saída de Amesterdão e
quando se dirigia para Lisboa. Foram
mobilizados meios imensos para encontrar e resgatar os seus corpos, no entanto
todos os trabalhos foram infrutíferos.
Sacadura Cabral era filho primogénito de Artur de Sacadura Freire
Cabral e de Maria Augusta da Silva Esteves de Vasconcelos. Após os estudos
primários e secundários assentou praça em 10 de Novembro de 1897 como aspirante
de marinha e frequentou a Escola Naval, onde foi o primeiro classificado do seu
curso. Foi promovido a segundo-tenente em 27 de Abril de 1903, a
primeiro-tenente a 30 de Setembro de 1911, a capitão-tenente em 25 de
Abril de 1918 e, por distinção, a capitão-de-fragata em1922. Terminado o seu
curso, seguiu em 1901, a bordo do São Gabriel, para a Divisão Naval de
Moçambique. Serviu nas colónias no decurso da Primeira Guerra Mundial. Foi um
dos primeiros instrutores da Escola Militar de Aviação, director dos serviços de
Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa.
Unanimemente considerado um aviador distintíssimo, pelas suas qualidades de
coragem e inteligência, notabilizou-se a
nível mundial, ultrapassando as insuficiências técnicas e
materiais que na
época se faziam sentir. Realizou diversas travessias aéreas memoráveis, notabilizando-se especialmente em
1922, ao efectuar, juntamente com Gago Coutinho, a
primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Gago Coutinho e
Sacadura Cabral foram aclamados, em Portugal e
no Brasil,
por este feito, tornando-se objecto de múltiplas homenagens. Uma das mais significativas, mas ocorrida já
postumamente, foi a
iniciativa do Banco de
Portugal de colocar as
efígies dos dois navegadores em
papel-moeda.
Sacadura Cabral.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2013.
wikipedia
(Imagens)
Gago Coutinho (dir.) e Sacadura Cabral (esq.) a bordo
do "Lusitânia", 1922
Placa em homenagem a Sacadura Cabral
e Gago Coutinho na Estação São Bento (Porto)
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/15-de-novembro-de-1924-o-aviador.html?fbclid=IwAR2W9YajvlTUiQxYLnXat56qqwtKQ_IpHmKwUt2zGWJAFFO2sQviZFDS8m4*
17 de Junho de 1922: Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro, completando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
A primeira
travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos
aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a 17 de Junho de
1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da
Independência do Brasil. A
épica viagem iniciou-se em Lisboa, ao largo da Torre de Belém, às
16:30h de 30 de Março de 1922, empregando um hidroavião mono motor
Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem e equipado
com motor Rolls-Royce. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e
Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado, e empregaria
durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante a fim
de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação
aérea à época. Embora
a viagem tenha consumido setenta e nove dias, o tempo de voo foi de
apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um
total de 8.383 quilómetros.
Em
1991, um monumento da autoria dos arquitectos Martins Bairrada e
Leopoldo Soares Branco e do escultor Domingos Soares Branco, é
inaugurado próximo da Torre de Belém. Consiste numa réplica exacta em
inox de um dos hidroaviões que fez a viagem, o Santa Cruz, tendo no seu
interior os bustos, em tamanho natural, dos dois aviadores.
Fonte: Mosteiro Jerónimos
wikipedia (Imagens)
Gago Coutinho e Sacadura Cabral antes da partida para a travessia do Atlântico
Homenagem à travessia: réplica em aço do "Santa Cruz" (Belém, Lisboa)
https://www.youtube.com/watch?v=hrMoypRVd9Ahttps://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/17-de-junho-de-1922-gago-coutinho-e.html?spref=fb&fbclid=IwAR0n-i-XRPImihk5vWIL7Fyf8uf6nkdwo2OX_yPk_230k7odrR_MFiSdVVc
***
30mar1922
travessia do Atlântico Sul
Gago Coutinho e Sacadura Cabral
https://www.youtube.com/watch?v=lBWmmnY3tEg
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a chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral a Lisboa
https://www.youtube.com/watch?v=hrMoypRVd9A
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SACADURA CABRAL
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GAGO COUTINHO
17feVEReiro1869
Gago Coutinho
militar e geógrafo português, pioneiro da aviação em seu país
https://www.youtube.com/watch?v=lBWmmnY3tEg
*
17 de Fevereiro de 1869: Nasce, em Lisboa, o almirante Gago Coutinho
O próprio descrevia assim a sua família:
«Meu
pai era um homem de reduzida educação literária. Só a primária, mas
conhecia escrita comercial, em que praticava. Sargento de mar-e-guerra
até 1873, serviu na nau Vasco da Gama e na fragata D. Fernando. Era
homem alto, desempenado, bem branco. (...) falecendo em Lisboa com 93
anos. Meus avós eram livreiros em Faro.(...) De minha mãe, senhora
pequena, algarvia, filha de padeiros, e que devia ter ascendência moura,
nada mais sei a não ser que um irmão dela era patrão de um cahique da
costa (...).(...)Desde os 8 anos que foi minha mãe adoptiva uma amiga de
minha mãe, D. Maria Augusta Pereira, falecida em 1914.»
O
almirante tinha muito orgulho na sua ascendência plebeia. Segundo o
próprio, gostava de passear incógnito por terras de Portugal (Lisboa e
Rio de Janeiro). Era grande o seu amor pelo Brasil, daí o ter passado
grande parte da sua vida em terras de Santa Cruz.
Mas
também adorava a cidade de Lisboa e o bairro onde viveu cerca de 70
anos. A morada revestia-se de tal importância para a sua pessoa que
todas as suas cartas terminavam com a frase: «Lisboa – Madragoa –
Esperança 164»
Devido
aos fracos recursos materiais, o seu pai não lhe pode satisfazer a
vontade de ir frequentar um curso de Engenharia na Alemanha. Por esse
motivo, Carlos Coutinho seguiu a carreira de marinheiro em Portugal.
Assim, terminado o Liceu, frequenta a Escola Politécnica e, aos 17 anos
de idade alista-se como aspirante na Marinha, entrando para a Escola
Naval onde conclui o seu curso em 1888. Numa rápida e brilhante ascensão
na carreira é promovido a guarda-marinha no ano de 1890, sendo que um
ano depois já gozava do cargo de segundo-tenente.
A
julgar por este início de vida, e tendo em conta o seu desenvolvimento,
descobrimos em Gago Coutinho um ilustre cidadão, de grande
independência de carácter, de espírito democrático, honesto e
trabalhador. O seu carácter multifacetado e espírito empreendedor
prometiam uma prestimosa carreira, não só como navegador
marítimo e geógrafo, mas também como precursor da navegação
aérea astronómica.
Entre
1898 e 1918 devota-se principalmente à função de geógrafo de campo,
levando a cabo missões geodésicas e de delimitação de fronteiras, onde
utilizou novos métodos de exploração. E foi numa destas missões, em
Moçambique (1907), que conheceu Sacadura Cabral, que viria a ser o seu
companheiro da travessia do Atlântico Sul (Lisboa - Rio de Janeiro).
De espírito inovador, é frontal e rígido, afirmando: «Gosto
de controvérsias, de tudo o que possa esclarecer, pois sou comunicativo
como todos os homens do mar. Gosto da discussão que faz luz...».
Igualmente muito modesto ao fazer as suas apresentações e conferências
nas academias, qualidade que, segundo os que com ele conviviam, vinha
cultivando desde sempre: «(durante a travessia), o meu papel foi secundário.»
(Gago Coutinho, 30/03/1942). Também muito espirituoso, tinha sempre uma
resposta de espírito pronta para dar, ou uma anedota para contar. Um
dia, alguém lhe perguntou como tinha atravessado África a pé. Resposta
rápida de Carlos Coutinho: «Como havia de ser? Com as botas rotas, para a água sair mais à vontade, porque, para entrar, entrava sempre.»
Curioso
é também o seu gosto pelo desporto, visto não ser muito comum na época
em que viveu. Desde a adolescência que o praticava, especialmente
ginástica com aparelhos. Já com alguma idade, ainda trabalhava com as
argolas montadas numa trave do tecto na Rua da Madragoa, para se manter
em forma. Este assunto interessava-o, e a ele também dedicou algumas das
suas palavras, das quais temos o exemplo aquando da conferência do 71º.
aniversário do Real Ginásio Clube Português (1946).
A
vida de Coutinho foi uma contínua lição de patriotismo, que é
facilmente observável na dedicação entusiástica à história dos
Descobrimentos Portugueses, apontando e desfazendo omissões, erros e
dúvidas de cronistas e historiadores nas suas obras. Isto teve como
consequência a criação de uma doutrina notável sobre a técnica náutica,
nomeadamente, as origens e a técnica de velejar das caravelas. As
conclusões inéditas a que chegou culminaram na obra "Náutica dos Descobrimentos" e permitiram-lhe, ainda, escrever em vários jornais e revistas portuguesas como a Seara Nova: «Assim,
como se vê, tem sido como homem da rua, falando para homem da rua (...)
que tenho tentado vulgarizar nas páginas da Seara Nova certas ideias
revolucionárias.» (Seara Nova/n.º1000, 1946)
Escreveu,
também, argumentos (aos quais chamava «apontamentos») que nunca
passaram ao ecrã por falta de financiamento, se bem que se pensa terem
constituído inspiração para alguns filmes nacionais.
O
muito saber de geógrafo e de navegador de larga experiência aliados a
uma grande tenacidade de espírito, permitiram-lhe dedicar-se a estudos
de navegação aérea ainda incipientes nessa época, e possibilitaram-lhe a
concretização da primeira travessia aérea do Atlântico Sul. O Sextante Português, utilizado na referida viagem, é um dos exemplos materiais do valor científico dos inovadores trabalhos e missões do Almirante.
wikipedia (Imagens)
Gago Coutinho e Sacadura Cabral a bordo do Lusitânia
Gago Coutinho e Sacadura Cabral, primeira travessia aérea do Atlântico
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/02/17-de-fevereiro-de-1869-nasce-em-lisboa.html?fbclid=IwAR0dsKo5oSN4Jr4yT6JkBed6D_GTxOIzC7EUPEneuNR0DoOiYcdCM10fPa0***
„Eu aprendi que o perigo é relativamente pequeno, mas que a inexperiência pode funcionar como uma lupa.“
Referência: https://citacoes.in/autores/charles-lindbergh/
https://akifrases.com/autor/charles-lindberghReferência: https://citacoes.in/autores/charles-lindbergh/
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04 de Fevereiro de 1902: Nasce Charles Lindbergh, o primeiro piloto a sobrevoar o Atlântico num voo sem escalas.
Charles
Lindbergh nasceu em Detroit, nos Estados Unidos da América, no dia 4 de
fevereiro de 1902. Foi o primeiro aviador a realizar a façanha de
atravessar o Atlântico, sozinho a bordo de um monoplano, num voo sem
escala, tornando-se um herói da noite para o dia. Quando aterrou no
Aeroporto Le Bourget em Paris, em 21 de maio de 1927, 33 horas depois de
ter partido de Nova Iorque, tinha à espera uma multidão de 150 mil
pessoas.
A
partir de então, tudo o que ele fazia era acompanhado por um público
ávido de novidades. Em 1929, Lindbergh casou-se com Anne Morrow, filha
do embaixador americano no México. O primeiro filho do casal foi
sequestrado e morto em 1932, uma tragédia que comoveu o mundo. A Justiça
condenou o presumível autor do crime à morte, num julgamento até hoje
considerado polémico.
A
exposição constante à opinião pública tornou insuportável a vida dos
Lindbergh, que deixaram os Estados Unidos e realizaram uma viagem pelo
mundo a mando da Secretaria norte-americana da Guerra. Ele trabalhou
como uma espécie de embaixador americano informal. Comparecia a
recepções, conhecia autoridades, traçava planos para a aviação comercial
em escala global.
O
casal esteve também na Alemanha, onde ficou impressionado com os
progressos tecnológicos do país governado pelos nacional-socialistas.
Ambos participaram da abertura dos Jogos Olímpicos de 1936 ao lado de
Adolf Hitler, no camarote oficial.
Quando
regressou aos Estados Unidos, Lindbergh passou a fazer oposição aberta
ao presidente Franklin Roosevelt e a apoiar o trabalho do conservador
American First Committee, que pregava a neutralidade americana na guerra
iniciada por Hitler.
O
seu posicionamento político valeu a suspeita, na opinião pública, de
que simpatizava com os nazis. Quando o Japão atacou Pearl Harbor,
Lindbergh alistou-se no Exército como voluntário, mas o presidente
Roosevelt recusou a sua colaboração. Ele só foi admitido para
participar nos combates como piloto em 1944.
Pouco
antes do final da guerra, recebeu uma missão especial: a de descobrir
em que ponto os alemães se encontravam no desenvolvimento de fogueões.
Foi assim que visitou o campo de concentração Dora-Mittelbau, onde
morreram 25 mil prisioneiros que realizavam trabalhos forçados – na
construção do foguetão V-2.
Vendo
em si próprio o grande símbolo romântico da aviação, Lindbergh passou a
considerar-se corresponsável pela destruição do planeta. Nos últimos 25
anos de vida, viajou muito pelo mundo defendendo causas ambientalistas.
Morreu de cancro, no Havai, em 27 de agosto de 1974.
Um
facto da vida do aviador, contudo, permaneceu oculto por décadas: a de
que ele levava uma vida dupla. Somente em novembro de 2003, testes
de ADN confirmaram que Lindbergh teve três filhos com a chapeleira
Brigitte Hesshaimer, no sul da Alemanha.
Fontes: DW
wikipedia(imagens)
Lindbergh junto ao Spirit of Saint Louis
O Spirit of Saint Louis em Paris
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/02/04-de-fevereiro-de-1902-nasce-charles.html?fbclid=IwAR3bvvKpgKD-qpbqb213-0119ROtnqxvQyTpewO6Ho-Xye2jse5ybIIpoNg
***
02 de Julho de 1937:A aviadora norte-americana Amélia Earhart desaparece ao sobrevoar o Oceano Pacífico
Aviadora norte-americana,
nasceu a
24 de julho
de 1898, em Atchison,no Kansas,
Estados Unidos
da América, e
faleceu em
1937. Amelia Mary Earhart foi pioneira na aviação dos Estados Unidos e
destacou-se também como defensora dos direitos das
mulheres. Earhart foi a primeira mulher
a receber a "The Distinguished Flying Cross", condecoração dada por ter
sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Estabeleceu diversos outros
recordes, escreveu livros sobre suas
experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres
que desejavam pilotar.
Fez os
seus estudos na
Universidade de
Columbia e
na Harvard
Summer School.
Teve as
primeiras lições
de voo a
3 de janeiro
de 1921, e
seis meses mais
tarde comprou
o primeiro avião:
um Kinner Airster,
em segunda-mão, pintado
de amarelo, a
que deu o
nome "Canary" (Canário).
Foi com este
avião que
bateu o
primeiro recorde,
atingindo uma
altitude de
14 mil pés.
Em 1928,
tornou-se a
primeira mulher
a fazer uma
travessia transatlântica,
como passageira, quando
dois pilotos
americanos, Wilmer
Stultz e
Louis Gordon,
a convidaram para
voar com
eles.
Em 1931,
foi a primeira
mulher a
fazer a
travessia aérea
do oceano Atlântico
sozinha, tendo
estabelecido um
novo recorde
ao completar a viagem em
treze horas
e meia.
Quatro anos
mais tarde
atravessou o
Pacífico, partindo
do Havai e
chegando à
Califórnia. Ainda
em 1935, bateu
um recorde único
de velocidade ao
cumprir o
trajeto Cidade
do México -
Nova Iorque
em catorze horas
e dezanove minutos.
Em junho
de 1937, acompanhada
pelo navegador
Frederick Noonan,
iniciou a
travessia do
globo (para
Este) a
partir de
Miami. No
dia 2 de
julho o
avião desapareceu
enquanto cumpria
a rota de
Lae, Nova
Guiné, para
as ilhas Howland.
O marido
de Amelia Earhart,
George Putman,
depois do
desaparecimento da
aviadora, publicou
o livro Last Flight
(1937), que
teve como
base de
elaboração os
relatos da
viagem transmitidos
nas várias paragens
que Amelia efetuou,
até ao fatídico
dia 2 de
julho.
Fontes:wikipedia (Imagens)
Amelia Earhart. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2012.
Amelia Earhart, Los
Angeles,1928
Amelia Earhart, 1935
***
06 de Maio de 1937: O dirigível alemão Hindenburg explode e incendeia-se ao aterrar em Lakehurst, EUA
Zepelim é o nome dado aos dirigíveis
construídos pelo conde
alemão Ferdinand
Zeppelin. Durante
dois anos o conde trabalhou intensivamente, juntamente
com uma equipa
de engenheiros, sob
o olhar curioso
e trocista da
população local, num
hangar flutuante nas
águas do lago
Constança, perto de
Friedrichshafen na Alemanha meridional. No dia 2 de
Julho de 1900
o povo pode
observar com espanto
o primeiro dirigível
- o LZ1
("L" de luft, "ar" em
alemão e o
"Z" da inicial
do nome do
conde) - a
levantar num breve
voo de cerca
de um quarto
de hora, após
o qual teve
de aterrar devido
a alguns problemas.
O zepelim é propriamente um balão em forma de cilindro ovalado nas extremidades, moldado por uma estrutura formada por vigas de alumínio; no interior desta estrutura está um balão de hidrogénio e, no exterior, como revestimento, um tecido de seda.
O balão dirigível de estrutura rígida não foi inventado pelo Conde, mas por Spiess em 1873, embora a fama da invenção lhe tenha sido atribuída através da propaganda alemã.
O primeiro zepelim era movido por um motor de apenas 16 cavalos, já o o segundo - o LZ2 (experimentado em 30 de Novembro de 1905) - era de 170 cavalos. Os zepelins foram sendo sucessivamente aperfeiçoados, tendo, muito embora, sofrido inúmeros acidentes conseguiram contudo atingir um nível de segurança razoável.
Estes dirigíveis foram usados tanto para fins comerciais como, depois, para fins militares, como bombardeamento ou mera observação do inimigo.
Entre 8 e 29 de Agosto de 1929 o LZ127 deu a volta ao mundo tendo feito apenas quatro escalas. Partiu de Lackhurst, nos Estados Unidos da América, e dirigiu-se para Friedrichshafen, onde fez a primeira paragem, seguiu para Tóquio, depois para Los Angeles e, finalmente, Lackhurst outra vez. Este dirigível tinha uma potência de 570 cavalos e podia atingir a velocidade de 130 km/h. Os dirigíveis foram sendo gradualmente abandonados com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos aviões.
O acidente do Hindenburg
O zepelim é propriamente um balão em forma de cilindro ovalado nas extremidades, moldado por uma estrutura formada por vigas de alumínio; no interior desta estrutura está um balão de hidrogénio e, no exterior, como revestimento, um tecido de seda.
O balão dirigível de estrutura rígida não foi inventado pelo Conde, mas por Spiess em 1873, embora a fama da invenção lhe tenha sido atribuída através da propaganda alemã.
O primeiro zepelim era movido por um motor de apenas 16 cavalos, já o o segundo - o LZ2 (experimentado em 30 de Novembro de 1905) - era de 170 cavalos. Os zepelins foram sendo sucessivamente aperfeiçoados, tendo, muito embora, sofrido inúmeros acidentes conseguiram contudo atingir um nível de segurança razoável.
Estes dirigíveis foram usados tanto para fins comerciais como, depois, para fins militares, como bombardeamento ou mera observação do inimigo.
Entre 8 e 29 de Agosto de 1929 o LZ127 deu a volta ao mundo tendo feito apenas quatro escalas. Partiu de Lackhurst, nos Estados Unidos da América, e dirigiu-se para Friedrichshafen, onde fez a primeira paragem, seguiu para Tóquio, depois para Los Angeles e, finalmente, Lackhurst outra vez. Este dirigível tinha uma potência de 570 cavalos e podia atingir a velocidade de 130 km/h. Os dirigíveis foram sendo gradualmente abandonados com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos aviões.
O acidente do Hindenburg
O LZ 129 Hindenburg, ou
simplesmente Hindenburg, foi um dirigível construído pela Luftschiffbau-Zeppelin
GmbH, na Alemanha. O seu nome foi dado em homenagem ao presidente da Alemanha,
Paul von Hindenburg.
Este dirigível, com 245
metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de
hidrogénio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Frankfurt a 3 de
Maio de 1937 e cruzou o Atlântico a 110 km/h.
Na noite de 6 de Maio de
1937, quando se preparava para descer na base naval de Lakehurst, em Nova
Jersey, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos
da Alemanha, o Hindenburg incendiou-se. O saldo foi de 13 passageiros e 22
tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas. Durante muitos
anos, achou-se que o gás de hidrogénio que sustentava o Hindenburg teria sido a
causa do seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma
sabotagem seria a responsável pelo desastre.
A comissão americana,
que investigou o acidente em conjunto com a companhia Zeppelin, atribuiu falha
humana ao acidente.
No entanto, uma
investigação recente encontrou outra possível causa. Ao analisar pedaços do
material utilizado na cobertura do dirigível, constatou-se que era de um
material extremamente inflamável e que o fogo teria sido causado por uma faísca
provocada pela electricidade estática acumulada na aeronave.
Fontes:
zepelim. In Infopédia [Em linha].
Porto: Porto Editora, 2003-2012.
LZ 129Hindenburg
LZ 129Hindenburg
https://www.youtube.com/watch?v=CgWHbpMVQ1U*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/06-de-maio-de-1937-o-dirigivel-alemao.html?spref=fb&fbclid=IwAR2EuZz3WG7EJ439D_AIrzRgtzuskyt7ejNx60RzFx8lb6btPdM7N8gIYro
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