22/05/2018

7.048.(21mAIO2018.17.17') António Arnaut

Nasceu a 28jan1936, em Cumeeira, Penela
e morreu a 21mAIO2018, no HUCoimbra
***
22mAIo2018
no dia do seu funeral, 1 vivaaaaaaaaaa a António Arnaut...advogado...fundador do PS...ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional pelo que assinou a criação do SNSaúde («O modelo e as linhas doutrinárias estavam traçados na Constituição e a responsabilidade técnica e a organização pertencem a uma comissão.» O Poema dedicado ao SNS:"Cravo de abril plantado no coração de Portugal"
"A esperança em Liberdade/ Força conjugada / Do dever e da vontade"
"Seja de todos Sol e Vida e Estrela da Igualdade")...deputado...membro da presidência do Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC).
*
O Poema Impossível

Dói-me o poema que nunca escreverei.
O único que gostaria de deixar
embutido na lembrança como a corola
nas pétalas iluminadas do tempo. 


Um poema que fosse uma flor desfolhada
pelo vento solidário do futuro:
cada sílaba um aroma e cada verso
a emotiva respiração do encontro.

Um poema que tivesse a forma de um abraço
e o ritmo tenso de corações irmanados
que saúdam o casto alvorecer
num cântico de pássaros libertos.

Nunca escreverei esse poema.
Mas ele está dentro de mim tão vivo e justo,
tão íntimo e luminoso como o Sol
no puro olhar do homem primitivo.

Não se escreve o sentimento que não cabe
no precário barro das palavras.
Toda a revelação sonha calada
como a semente no ventre da terra.

É de esperança a mensagem que me grita,
indecifrável no silêncio da raiz.
 http://searasdeversos.blogspot.pt/2018/05/o-poema-impossivel-antonio-arnaut.html
***
anti-fascista...fundador do PS...ministro que assinou a criação do SNSaúde...advogado...poeta...dos Corpos Gerentes do Conselho Português para a Paz e Cooperação
***
21mAIO2018
 O presidente honorário e fundador do PS, António Arnaut, morreu esta segunda-feira, em Coimbra. Participou na candidatura de Humberto Delgado e, depois do 25 de Abril, foi deputado e ministro.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, em várias legislaturas.
Poeta e escritor, António Arnaut participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado em 1958, que congregou o apoio alargado da oposição ao regime fascista.
Apesar do anteprojecto da lei do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ter partido do Ministério que tutelava, Arnaut lembrou os contributos diversos e a origem constitucional do projecto, em entrevista à revista Tempo Medicina, a propósito dos 30 anos do SNS: «O modelo e as linhas doutrinárias estavam traçados na Constituição e a responsabilidade técnica e a organização pertencem a uma comissão.»
António Arnaut era membro da presidência do Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC).
 António Arnaut, numa entrevista a propósito dos 40 anos do 25 de Abril, em Coimbra. 29 de Março de 2014
 António Arnaut, numa entrevista a propósito dos 40 anos do 25 de Abril, em Coimbra. 29 de Março de 2014CréditosPaulo Novais / Agência LUSA
https://www.abrilabril.pt/nacional/faleceu-antonio-arnaut
*
público
 https://www.publico.pt/2018/05/21/sociedade/noticia/servico-nacional-de-saude-foi-o-melhor-poema-de-antonio-arnaut-1830886
***

António Arnaut declamou poema inédito sobre o SNS

"Cravo de abril plantado no coração de Portugal"António Arnaut juntou ontem amigos e leitores, num encontro de partilha literária que decorreu no Clube Médico da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Neste encontro informal, onde apresentou o livro "Cavalos de Vento - poesia e prosa" - uma obra que assinala os 60 anos de vida literária do autor e os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, destacou o perfil e a "grandiosidade humana" de António Arnaut: "A sua produção literária revela que há em si mais do que uma fonte; há um rio enorme que emerge através da poesia, do humanismo, da fraternidade. Esse rio é um rio de grande bondade", assinalou ainda o presidente da SRCOM. Carlos Cortes não deixou de sublinhar, também, que "António Arnaut consegue falar com a mesma paixão de uma árvore e um momento da vida como fala da criação do Serviço Nacional de Saúde".
E foi, precisamente, a propósito do SNS que o advogado e escritor António Arnaut - falando do seu processo de criação literária - acabaria por revelar e declamar um poema inédito (que nesta fase ainda tem duas versões). "Foi um poema que escrevi logo, ainda não é definitivo; é sempre difícil porque é um poema temático", confessou António Arnaut. O poema nasceu num dia marcante para o escritor: 15 de setembro, precisamente o dia em que assinala a criação do SNS. "Preparando-me para as celebrações dos 35 anos do SNS, de manhã, ao apertar a gravata vermelha como convinha à efeméride, li no espelho o que poderia ser um poema ou um discurso. Estava de alma cheia naquele dia. Veio esta frase: o SNS é um cravo de abril plantado no coração de Portugal e, enquanto me arranjava, nasceu o poema".
Neste texto a aguardar publicação, o advogado e antigo ministro dos Assuntos Sociais, refere-se aos 35 anos do SNS como "A esperança em Liberdade/ Força conjugada / Do dever e da vontade" exortando que "Seja de todos Sol e Vida e Estrela da Igualdade", em suma, assim terminando o poema, "Cravo de abril plantado neste chão de Portugal". Este último verso ainda tem duas versões.
António Arnaut, no culminar desta tertúlia, ofereceu e autografou o livro que se destina exclusivamente a ofertas aos seus leitores e amigos. Recorde-se que esta obra reúne textos de intervenção cívica, ensaio, ficção e poesia e por decisão do autor não será reeditado.
 http://omcentro.com/noticias/detalhe/89
***
1abril2016
 O advogado e escritor António Arnaut apresenta um livro de poesia no sábado, em Coimbra, em que se afirma visionário dos rios que hão de fazer "florir as searas da harmonia coletiva"
 “Era um rio e chorava — 80 poemas para 80 anos”
 “Para que o rio incessante que me corre
 leve a metáfora até ao cume
 do Sol em devir sempre nos meus olhos”
 https://observador.pt/2016/04/01/antonio-arnaut-apresenta-livro-poesia-um-rio-florir-as-searas/
***

Biografia


António Arnault em 1979
Era advogado, tendo obtido a licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1959.
Desde jovem se envolveu na oposição ao Estado Novo. Participou na comissão distrital da candidatura presidencial de Humberto Delgado, em Coimbra, em 1958, foi arguido no processo resultante da carta dos católicos a António de Oliveira Salazar, em 1959, candidato à Assembleia Nacional, pela Comissão Democrática Eleitoral, no círculo de Coimbra, nas eleições legislativas de 1969.
Militante da Acção Socialista Portuguesa desde 1965, foi cofundador do Partido Socialista, em 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, tendo sido seu dirigente até 1983.
Ministro do II Governo Constitucional, formado por coligação entre o PS e o CDS de Diogo Freitas do Amaral, coube-lhe a pasta dos Assuntos Sociais, tendo nessa qualidade lançado o Serviço Nacional de Saúde[1]
Exerceu diversos cargos na Ordem dos Advogados, nomeadamente o de presidente do Conselho Distrital de Coimbra[2]. É autor de um Estatuto da Ordem dos Advogados Anotado, bem como de um ensaio intitulado Iniciação à Advocacia, destinado a estudantes e jovens advogados. Em 2007, recebeu a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados.[3].
Foi um dos fundadores do Círculo Cultural Miguel Torga e presidente da sua Assembleia Geral.[4]
Em 1995, fundou a Associação Portuguesa de Escritores Juristas, de que foi presidente[5].
Foi vogal do Conselho Superior da Magistratura[6].
Foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade a 25 de abril de 2004, nas comemorações dos 30 anos da Revolução de 25 de Abril.[7]
A 7 de abril de 2016, nas comemorações do Dia da Saúde, foi elevado ao grau de Grã-Cruz da Ordem da Liberdade pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.[7]
Em 2016, foi nomeado presidente honorário do PS no XX congresso do partido, após a morte de António de Almeida Santos.[8]
Faleceu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava internado, no dia 21 de maio de 2018.[9]
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Arnaut
***

***