Boston
1897
***
Lisboa
***
Londres
1863
***
Moscovo
***
Nova Iorque
27 de Outubro de 1904: Inauguração do Metro de Nova Iorque
Às
14h35 do dia 27 de Outubro de 1904, o presidente da câmara da cidade de
Nova Iorque, George McClellan, assume os controles do à época inovador
“sistema de trânsito rápido”, o metro subterrâneo.
A
primeira linha, operada pela IRT (Interborough Rapid Transit Company),
estendeu-se por cerca de 15 quilómetros, percorrendo 28 estações. Partia
da City Hall na baixa Manhattan e seguia para o Grande Terminal
Ferroviário Central. De lá, dirigia-se sentido oeste, ao longo da rua
42, rumo ao Times Square. A linha então terminava, desviando-se para a
direcção norte, desembocando na Broadway e no Harlem.
No dia da
inauguração, George McClellan colocou em prática a sua formação como
engenheiro para assumir os controles do comboio até à rua 103. Às 19h
daquela tarde, o transporte subterrâneo abriu as suas portas para o
grande público. Mais de 100 mil pessoas pagaram um níquel cada uma para
fazer a sua primeira viagem debaixo de Manhattan.
O jornal The New York Times
descreveu a excitação dos habitantes da cidade na ocasião da seguinte
forma: “pela primeira vez na sua vida, o padre Knickerbocker viajou
ontem no comboio subterrâneo. No meio de alarido de assobios e fogos de
artifício fez-se uma primeira viagem no comboio que corre debaixo da
terra e que por anos foi ridicularizado como uma impossibilidade”.
O primeiro
sistema ferroviário subterrâneo, o Metropolitan Railway, foi inaugurado
em Londres em 1863. As composições moviam-se a vapor, o que causava
graves problemas nos túneis. Contudo, o sistema caiu no gosto popular.
Em 1890, foi paulatinamente introduzido o sistema de comboios elétricos,
o que fez do tráfego subterrâneo algo mais prático, seguro e saudável.
Embora o
primeiro metro dos Estados Unidos tenha sido implantado em Boston, em
1897, Nova Iorque tornou-se finalmente a cidade norte-americana mais
associada ao transporte subterrâneo. Após ganhar licitações municipais
em 1913, a IRT e sua rival BRT (Brooklyn Rapid Transit) incrementaram
substancialmente o número de linhas, consideradas modernas até aos dias
actuais.
Fontes: http://operamundi.uol.com.br
wikipedia (Imagens)
Caricatura com crítica ao Metropolitano de Nova Iorque, 1905
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/27-de-outubro-de-1904-inauguracao-do.html?fbclid=IwAR2ohy8bajT_aSGW7vOrPxOQYjN6iI1kSwzMsb7S2QWR2bC_7TFKQ1vqnS8***