Belver

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g3226542-d7309091-Reviews-Ponte_sobre_o_Rio_Tejo-Belver_Portalegre_District_Alentejo.html
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Passadiço do Alamal - Ponte de Belver, situa-se no concelho de Gavião, no distrito de Portalegre.
Cerca de 4 km (ida e volta) de percurso mágico à beira Tejo.
Vídeo: Portugal cool
https://www.facebook.com/portugalecool/videos/vb.670154183077395/435427103717045/?type=2&theater
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Abrantes
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Santarém
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Vila Franca
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Ponte Vasco da Gama
Saída de Lisboa A 12
Com o nome o famoso explorador, esta ponte de 17km sobre o estuário do Tejo abriu em 1998, a tempo da Expo da qual Lisboa foi anfitriã nesse ano. O preço total do investimento neste colossal projecto de engenharia, que foi concluído ligeiramente antes do prazo, foi equivalente a 1 bilhão de Euros, e foi financiado principalmente pelo sector privado e fundos estruturais da EU. Paga-se portagem para atravessá-la. Despesas extra incluíram salvar e proteger um pantanoso santuário de aves que contém raros flamingos assim como, realojar 300 famílias que viviam em barracas à volta da ponte. A ponte tem 6 faixas de rodagem e durante a construção os topógrafos tiveram que tomar em conta a curvatura da terra para posicionar correctamente os pilares, senão, devido ao comprimento da ponte, estariam 80cm desencontrados.
https://www.youtube.com/watch?v=frX4mF9yTUk
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Ponte 25 de Abril
ex-Salazar
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6aGOSTO1966
(estava num retiro da JACatólica no seminário de Almada)
06 de Agosto de 1966: Inauguração da Ponte sobre o Tejo, actual Ponte 25 de Abril
Só foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966 a
ponte que começou a ser idealizada em 1876 pelo engenheiro Miguel Pais.
Que, na altura, sugeriu que esta ligação entre as duas margens do Tejo
se fizesse entre Lisboa e o Montijo. A actual Ponte 25 de Abril,
baptizada no dia da inauguração como Ponte Salazar, em homenagem ao
presidente do Conselho de Ministros que governava o País, ainda foi
preterida pela vontade de se fazer uma ligação em Vila Franca de Xira, e
foi assim que nasceu a Ponte Marechal Carmona, em 1951.
No
ano de 1953 o Ministério das Obras Públicas constituiu uma comissão com
o objectivo de estudar a viabilidade técnica e financeira da construção
de uma ponte sobre o Rio Tejo em Lisboa.
Em 27 de Abril de 1959 foi aberto um concurso público para a construção de uma ponte entre Alcântara e Almada, provida na parte superior de um tabuleiro para a circulação rodoviária e na parte inferior de um outro para a circulação ferroviária. Mais tarde as autoridades portuguesas decidiram que a Ponte fosse inicialmente construída apenas para a circulação rodoviária sendo no entanto preparada para numa segunda fase ser instalado o tabuleiro ferroviário.
Em 9 de Maio de 1962 foi efectuada a adjudicação definitiva da obra com a empresa líder do Consórcio, a United States Steel International (New York), Inc.
Em 5 de Novembro de 1962, iniciaram-se os trabalhos de construção da Ponte e acessos rodoviários.
O projecto da ponte Suspensa foi da autoria do Gabinete de Engenharia de Nova Iorque, Steinman, Boynton, Gronquist&London com intervenção do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Em 27 de Abril de 1959 foi aberto um concurso público para a construção de uma ponte entre Alcântara e Almada, provida na parte superior de um tabuleiro para a circulação rodoviária e na parte inferior de um outro para a circulação ferroviária. Mais tarde as autoridades portuguesas decidiram que a Ponte fosse inicialmente construída apenas para a circulação rodoviária sendo no entanto preparada para numa segunda fase ser instalado o tabuleiro ferroviário.
Em 9 de Maio de 1962 foi efectuada a adjudicação definitiva da obra com a empresa líder do Consórcio, a United States Steel International (New York), Inc.
Em 5 de Novembro de 1962, iniciaram-se os trabalhos de construção da Ponte e acessos rodoviários.
O projecto da ponte Suspensa foi da autoria do Gabinete de Engenharia de Nova Iorque, Steinman, Boynton, Gronquist&London com intervenção do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
A
ponte foi inaugurada no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na
presença das mais altas individualidades portuguesas, entre as quais o
Presidente da República, Almirante Américo Tomás, o Presidente do
Conselho, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa,
D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada Ponte
Salazar (ainda que a sua designação legal se mantivesse como sendo Ponte
Sobre o Tejo), em honra ao Presidente do Conselho.
O
seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois
milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à
inflação, a perto de 11 milhões de euros. Logo a seguir à Revolução de
25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.
Fontes:
wikipedia (Imagens)