31/07/2010

3.132. Descoberta de túnel na Vestiaria. Cister.fm documentou com fotos

ver 3.218.
Ontem sábado estiveram especialistas da Universidade de Coimbra...
Arqueólogo da câmara mandou tapar, assinalar, para futuras investigações...
Curioso ver autarcas a trabalhar voluntariamente na obra do famoso passeio...

1 amigo vestiarense assegurou-me que em miúdo, com o (saudoso) Tóju percorreram 1 túmel deste género, desde o Cidral ao Largo do Lar Residencial...
.........
Descoberto Túnel na Vestiaria


Foi descoberto, no dia 30 de Julho, durante as obras de alargamento da via, no troço Vestiaria-Alcobaça, um túnel ainda sem número de metros de comprimento determinado.












Este túnel situa-se junto do cruzamento para a Aliceira e foi descoberto após o abatimento de parte do seu tecto, o que suscitou curiosidade.
















Este túnel, ainda sem princípio e fim á vista, tem cerca de dois metros de altura e um de largura.

















A Câmara Municipal de Alcobaça foi informada e enviou para o local um técnico a fim de se proceder à inspecção do mesmo.
















o Região de Leiria publicou:
Túnel descoberto em Alcobaça pode ter sido usado pelos frades do Mosteiro



Publicado em 13 Agosto 2010 às 11:58 am.
Um túnel que poderá ter centenas de anos foi descoberto, por acaso, em Vestiaria, freguesia de Alcobaça, informou o presidente da junta à Agência Lusa.

A descoberta do túnel aconteceu quando, no decorrer de obras no pavimento, os operários detetaram um abatimento do piso, segundo conta o presidente da Junta de Vestiaria, António André
“Os operários estavam a fazer um alicerce e quando escavaram para colocar o lancil depararam-se com um buraco fundo, que abriram um pouco mais”, acrescenta António André, que comunicou de imediato o achado à Câmara Municipal de Alcobaça.
Com cerca de um metro de largura e dois de altura, o túnel terá vários metros de extensão e para numa sala “com mesas e bancos”.
“O túnel tem continuidade, mas estará barrado por raízes de eucalipto. Vamos ver se é possível abrir para ver onde vai dar. Suspeito que quando foram abertas as condutas de água que poderão ter fechado parte do túnel”, adianta ainda o presidente da junta.
A origem da passagem subterrânea é para já desconhecida. O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, afirma que já enviou arqueólogos ao local, mas “ainda não existem respostas”.
Considerando o achado importante para o concelho, Paulo Inácio prefere não “especular” sobre o que poderá ser a passagem subterrânea.
“A situação já foi sinalizada ao Igespar [Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico] e a câmara está a analisar a descoberta na sequência de trabalhos que estão a ser realizados”, acrescenta o presidente da autarquia.
António André acredita que a passagem subterrânea era utilizada pelos frades do Mosteiro de Alcobaça, já que é conhecida uma rede de túneis que ligava o mosteiro ao castelo e a outros pontos, para refúgio dos monges e para evacuação da população.

Os trabalhos da junta vão continuar, mas o local vai ficar preservado. “Vamos fazer uma porta para as pessoas poderem visitar”, revelou ainda o presidente da junta.

O Mosteiro de Alcobaça está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, desde 1910, pelo Igespar. Em 7 de Julho de 2007 foi escolhido como uma das sete maravilhas de Portugal.

30/07/2010

3.131. Arribas. Construção Pedra do Ouro. Sapinho Gelásio releva artigo do geólogo José Nunes André

http://sapinhogelasio.blogspot.com/2010/07/os-riscos-geologicos-no-litoral-de.html

Os riscos geológicos no litoral de Pataias - Pedra do Ouro


A edição do Jornal de Leiria nº1359 de 29 de Julho de 2010 traz uma reportagem sobre os riscos existentes nas praias da região.

http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php?id=5043

Do mesmo artigo, coloco um excerto relacionado com a Pedra do Ouro.
Construção em cima de arribas agrava erosão
Para o geógrafo José Nunes André, o recuo erosivo da costa não se resolve com obras de engenharia. O especialista reconhece que não é um combate fácil, mas defende que parte da solução passa por travar a construção em zonas de risco. Esse é também o entendimento do presidente do núcleo de Ourém da Quercus. Domingos Patacho considera “vergonhoso” que se continue a “sobrecarregar arribas já frágeis com novos empreendimentos”. E dá o exemplo da Pedra do Ouro, em Alcobaça, onde está em processo de licenciamento uma zona de moradias em banda, com cerca de 30 fogos a aproximadamente 50 metros de uma falésia, num terreno que está parcialmente classificado como zona urbana. “Um dia destes, os contribuintes serão chamados a pagar para suster aquela falésia”, adverte o ambientalista, que diz perceber que as câmaras gostem de aumentar as suas receitas, mas defende que tal “não pode ser feito a qualquer custo”.
Transcrevo também excertos de um artigo científico apresentado no recente VIII Congresso Nacional de Geologia.
O artigo intitulado “Avaliação da susceptibilidade a movimentos de massa nas arribas costeiras entre S. Pedro de Moel e a Praia da Polvoeira”, tem como autores A.O. Tavares, L.V. Duarte e C. Duarte, todos da Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Terra.
O artigo, na sua totalidade, pode ser consultado aqui:
http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/viewFile/189/205
A orla costeira ocidental portuguesa apresenta inúmeros pontos críticos relacionados com a instabilidade das suas arribas (Marques, 2008). Um dos sectores em que estão assinalados movimentos de instabilidade sob a forma activa ou latente é o localizado entre a Praia Velha, em S. Pedro de Moel, e a Praia da Polvoeira, a sul (Dias et al, 1994; DRAOTC, 2002; Lopes, 2003; Duarte, 2007), nos concelhos de Marinha Grande e Alcobaça.
[…]
A relevância da análise da instabilidade associada às arribas calcárias costeiras neste troço está materializada pelo histórico de movimentos de massa que tem alterado a morfologia costeira com o deslizamento ou desprendimento de elevados volumes rochosos com incidência no património geológico e paisagístico, nas condições de acesso, circulação e permanência nas arribas e no areal das enseadas e cordão longilitoral, mas mais recentemente afectando o espaço urbano construído e as infra-estruturas em S. Pedro de Moel, Água de Madeiros e Pedra do Ouro.

[…]
O grau de susceptibilidade observado em cada troço, apresentado na Figura 1, mostra uma maior incidência a norte de S. Pedro de Moel e entre as praias de Água de Madeiros e a Pedra do Ouro. O reconhecimento dos processos de
instabilidade sob a forma activa ou latente, permitiu individualizar quedas de blocos, desprendimentos, deslizamentos translacionais e deslizamentos rotacionais superficiais.
[…]
Os dados agora apresentados demonstram a elevada susceptibilidade relacionada com movimentos de massa na faixa costeira entre as praias Velha e da Polvoeira, nomeadamente afectando as arribas calcárias, indiciando a instabilidade potencial a partir de movimentos activos ou na forma latente. Este trabalho demonstra a necessidade da implementação de medidas de estabilização em algumas arribas, nomeadamente em contexto urbano, de adopção de medidas de prevenção e redução do risco através da monitorização de alguns troços com movimentos activos, a protecção para com projecções de blocos ou desprendimentos localizados, o aviso e alerta na circulação e permanência na crista ou na base das arribas.

Será fácil relacionar o risco existente nas arribas da Pedra do Ouro com o processo de licenciamento de uma zona de moradias em banda, com cerca de 30 fogos a aproximadamente 50 metros de uma falésia, num terreno que está parcialmente classificado como zona urbana.
O risco está identificado. Valerá a pena?

3.129. + Uma lei que faltará regulamentar durante muitos anos?

DR 147 SÉRIE I de 2010-07-30


Lei n.º 16/2010
Assembleia da República
Excepciona os bares, cantinas e refeitórios das associações sem fins lucrativos do regime geral de licenciamento

29/07/2010

3.127. PEV contra a ampliação do Hospital das Caldas...

Jornal das Caldas
Partido “os Verdes” contra ampliação e a favor de um novo hospital

Julho 29th, 2010 ·
O partido ecologista “Os Verdes” manifestou-se no passado dia 19 de Julho contra a ampliação do hospital das Caldas da Rainha e por isso vai questionar o Ministério da Saúde sobre os impactos da obra para captações de água termal.
“A ampliação do hospital não é a melhor opção (…) e vamos questionar o ministério da Saúde sobre quais são os projectos e estudos e que viabilidade têm esses estudos quando está à vista que isso é um factor contra natura, até para o termalismo e o desenvolvimento da cidade” afirmou Joaquim Correia, no final de uma visita ao complexo do Hospital Termal, Mata e Parque das Caldas da Rainha.
Os dirigentes do Verdes, Joaquim Correia e Cláudia Madeira, visitaram a Mata e o Parque D. Carlos I na sequência da entrega na Assembleia da República de uma carta aberta assinada por 15 subscritores que apelam à não separação daquele património do Hospital Termal considerando que tal poderá “pôr em risco uma área vital, a ser protegida e valorizada”.
Depois de verificarem no local “o enquadramento e aquilo que o ministério da Saúde prevê para a zona Norte-Oeste” os Verdes associam-se às preocupações dos autores da carta alertando para “os problemas que a ampliação poderá trazer para o perímetro de protecção do aquífero termal e para o perigo de grande parte da mata ser amputada”.
Embora não esteja relacionado com esta visita, sabe o Jornal das Caldas que vários profissionais de saúde e alguns cidadãos das Caldas pensam em organizar-se e realizar uma marcha até Lisboa, manifestando-se em frente ao Ministério da Saúde, contra a ampliação do Hospital Distrital das Caldas e a favor de uma nova unidade como foi prometido, encenando uma peça histórica onde a Rainha D. Leonor é figura principal e cria o Hospital Termal.
Este movimento ainda muito embrionário poderá surgir se os políticos locais não tomarem qualquer posição firme a favor de uma nova unidade em detrimento da ampliação.
Ao que o Jornal das Caldas apurou existe muita divisão interna no PSD, mas Fernando Costa defende a ampliação. Do lado do PS as ideias dividem-se, preferindo ambos os sectores ir de encontro ao que o Governo anunciou embora prefiram claramente uma solução mais douradora como é o caso de uma nova unidade.
Quem está fora destas discussões e se sentem indignamos, são os profissionais da saúde que todos os dias tratam mais doentes no Hospital das Caldas em condições nada benéficas para a qualidade dos serviços de saúde, já que agora, devido à reorganização do Centro Hospitalar Oeste Norte, o Hospital das Caldas recebe directamente doentes de Alcobaça, Bombarral, Peniche, quando antes recebia de Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha, preferencialmente.
Carlos Barroso

3.126. Amanhã 30.7 sexta tb há muito por onde escolher...

29JUL2010
CCCela...21.30...Salão ou Bar...
Concerto de Encerramento do Ano Lectivo da Escola de Música do Centro Cénico da Cela que este ano tem como tema - Pequenos Cantores...Grandes Canções .
..............

3.125. 31 de Julho em Alcobaça há muitos eventos, 1 AVALANCHE, para podermos participar...

17h Inauguração das 3 novas exposições no Armazém das Artes
Armazém das Artes - Exposições de Verão




O Armazém das Artes inaugura no próximo dia 31 de Julho, pelas 17h00 as suas exposições de verão
QUATRO
Pintura











Sofia Areal













Manuel Casimiro
Jorge MArtins













Nikias Skapinakis













Carlos Roxo
Desenho

Herbário Criativo
Trabalho Cientifico-Artistico












Núcleo Museológico













Anemómetros e Outros Engenhos













Com a colaboração de: Artistas Unidos e

Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea.

................
18h Inauguração da exposição na galeria do Mosteiro na Ala Sul












.....................
21.30 Encerramento do Cistermúsica
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Cine-Teatro de Alcobaça
concerto que inclui obra juvenil de Alice Vieira e narração do actor e encenador Luís Miguel Cintra ao vivo...peça recentemente estreada do compositor português Eurico Carrapatoso,
Vai ser um dos momentos altos do Festival de Música de Alcobaça, mas também o último, o concerto de encerramento da mais ambiciosa edição de sempre do Cistermúsica traz-nos a Orquestra Metropolitana de Lisboa num espectáculo que resume na perfeição o lema que o acompanhou durante dois meses de duração: “Música e Literatura”
...obras de Mendelssohn, Ravel, Debussy
....................
O Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça promove junto à zona envolvente da Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça o seu XIII Festival de Folclore.
Sábado, 31 de Julho de 2010
18:00 Horas – Concentração dos Grupos convidados nas instalações da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva dos Casais da Vestiaria, sede do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça
19:00 Horas – Sessão de Boas Vindas e entrega de Lembranças aos Grupos Convidados
19:30 Horas – Jantar Convívio
21:30 Horas – Início do Festival na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, com a participação dos seguintes grupos:
Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça dos Casais da Vestiaria
Grupo de Danças e Cantares “Ecos de Montemuro” da Associação de Melhoramentos de Faifa - Lisboa
Rancho Folclórico da Associação Recreativa de Ferreirinha - Gondomar
Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções
........
JÁ TINHA POSTADO A ELIMINATÓRIA DOS SONS DO BAÇA
1.ª Eliminatória – 31 de Julho às 22h

Praia das Paredes da Vitória
The Clive, Meu e Teu, Sónia Cortez e Smooth Voltage

3.124. Bela notícia no Tinta Fresca e do GIRP...Mas onde estão os voluntários das colectividades n

Muito bem relevados os voluntários da saúde que tiveram o papel principal...Também precisamos de mais acções no caminho do concelho saudável...
mas
Os espaços das colectividades? Os dirigentes das 5 colectividades? A NUCCA não fez nada???

Valado de Santa Quitéria, Alpedriz, Vestiaria, Carvalhal de Turquel e Vimeiro


“Saúde nas Colectividades no Concelho de Alcobaça” com balanço positivo

Vereadora Mónica Baptista com os profissionais de saúde














Depois de um mês intenso de “Saúde nas Colectividades no Concelho de Alcobaça”, que contou com a participação de 453 munícipes, foram entregues, no dia 21 de Julho, como forma de agradecimento, certificados de participação aos profissionais da Saúde que se voluntariaram nesta iniciativa. A cerimónia, moderada pela vereadora Mónica Baptista, decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e contou com a presença não só dos técnicos da autarquia que colaboraram na iniciativa durante cinco domingos consecutivos, mas também com os representantes do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON) - enfermeiro chefe Fernando Subtil, e da Unidade de Cuidados da Comunidade – coordenadora Anabela Medalho.

Mónica Baptista mostrou total abertura da autarquia para manter parcerias com os profissionais da Saúde. Para Fernando Subtil, esta é uma iniciativa de louvar e essencial para identificar muitos problemas que sem ela não seriam possíveis. O enfermeiro chefe reforçou ainda que é necessário construir uma estratégia integrada. Anabela Medalho partilhou da mesma opinião e ressalvou a necessidade de maior participação de todos nesta matéria para a construção de um futuro melhor.

Participantes
Valado de Santa Quitéria: 65
Alpedriz: 96 p
Vestiaria: 97
Carvalhal de Turquel: 111
Vimeiro: 114

TOTAL: 453
Actividades

• Rastreios: colestrol, glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal

• Divulgação do plano de controlo de animais potencialmente perigosos

• Campanha de vacinação anti-rábica e identificação electrónica ano 2010

• Plano de contingência de gripe aviaria, saúde pública veterinária e REAP (Regime do Exercício da Actividade Pecuária).

Fonte: Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça

3.123. Perceber melhor esta notícia do Região de Cister sobre a UCC: Unidade de Cuidados na Comunidade e "Alcobaça Amiga"

http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4022

Nova unidade presta cuidados primários ao domicílio


Ser operado e recuperar em casa em vez de no internamento de um hospital, receber apoio depois da perda de um familiar de quem se cuidou na recta final da vida, saber viver com a diabetes e a hipertensão ou ter um recém-nascido e receber apoio em casa são algumas das mais-valias possíveis no concelho de Alcobaça, desde que esta quarta-feira entrou em funcionamento formalmente a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).

É a primeira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte, que engloba Alcobaça, Nazaré, Bombarral, Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha e, por isso, "a que maior responsabilidade tem", como frisou a directora executiva daquele ACES, Teresa Luciano.

A equipa, coordenada pela enfermeira Anabela Medalho, ainda não está completa, mas vai integrar outros oito enfermeiros, um médico, um técnico de Serviço Social, um fisioterapeuta, um psicólogo clínico e um higienista oral. Os profissionais vão privilegiar a prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social ao domicílio, privilegiando as famílias de risco ou mais dependentes. "A ideia é ser uma equipa multidisciplinar", referiu Anabela Medalho, que não poupou elogios ao grupo de trabalho.

Na abertura da UCC, o presidente da Câmara anunciou que a autarquia vai disponibilizar a carrinha da "Alcobaça Amiga" para o serviço da UCC.

Ana Ferraz Pereira

3.122. Sobre o incêndio na Mata Nacional junto ao parque de Merendas das Paredes da Vitória

http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4021
Mata nacional arde durante seis horas

As altas temperaturas trouxeram o início dos grandes incêndios no País. O distrito de Leiria não fugiu ao infortúnio e, esta terça-feira, um fogo esteve cerca de sete horas a consumir 30 hectares de mata nacional, em Pataias, no concelho de Alcobaça.

O incêndio deflagrou junto ao parque de merendas da praia Paredes de Vitória, pelas 13:55 horas. Rapidamente foram deslocados três meios aéreos, 125 bombeiros e 34 veículos. Sem habitações por perto, as principais dificuldades dos bombeiros foram os acessos em terreno arenoso e as rajadas de vento.

"A principal dificuldade foi chegar ao local das chamas com pessoal apeado" já que "as viaturas de combate a incêndio não conseguiam progredir no terreno que é muito arenoso", reforçou Carlos Guerra, segundo comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria. O incêndio foi dado como extinto às 20:45 horas, estando até à hora do fecho da edição em situação de vigilância para evitar novos reacendimentos.

Entre 1 de Janeiro até 18 de Julho deflagraram 189 incêndios, consumindo uma área de 27 hectares. Contabilizando com o fogo de terça-feira o valor sobe para 57 hectares. José Manuel Moura, comandante operacional do CDOS, revelou que os números são menores comparando com o período homólogo do ano passado, quando se registaram 290 incêndios e uma área ardida de 295 hectares.
O responsável afirmou que as expectativas para este ano são positivas, mas salienta que "há variáveis que não se podem controlar, como as altas temperaturas". "Para já, as coisas estão a correr bem. Temos conseguido controlar todos os incêndios que têm deflagrado", acrescentou José Manuel Moura.
Rui Pereira, ministro da Administração Interna, apelou, durante a apresentação do dispositivo de combate a incêndios em Leiria, para a colaboração dos cidadãos na limpeza dos terrenos, lembrando que em "97% dos casos, as ignições têm origem humana".
Já o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, alertou também as várias entidades do País para "adoptarem medidas preventivas, como a limpeza das bermas das estradas e das áreas onde passam os cabos das transportadoras eléctricas". E revelou que este ano, o Governo intensificou a limpeza nas suas áreas, tendo em conta o aumento da vegetação.

Elisabete Cruz
.........................
cister.fm

2010-07-27 18:25:00
Incêndio em Paredes
Incêndio em Paredes da Vitória, numa zona de difícil acesso, pelo que não estão em causa áreas com população.

No local estão 125 homens, 33 viaturas e dois meios aéreos, de 15 corporações diferentes.
Segundo o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, os meios envolvidos deverão ser suficientes para pôr fim à situação. O alerta foi dado às 13h55 da tarde, e surgiu das torres de vigia.

3.121. (29jul2010.15.15') Notícias sobre a visita do Ministro da Agricultura PSócrates a 20.7.2010

tintafresca.net
António Serrano visitou Alcobaça

Ministro pede simplex para resolver impasse do Museu Nacional do Vinho


Paulo Batista Santos, António Serrano e Paulo Inácio
terminaram a visita com uma Ginja de Alcobaça











Mais de três anos depois do anterior ministro da Agricultura ter visitado o Museu Nacional do Vinho, o novo titular da pasta deslocou-se a estas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, em Alcobaça, no dia 20 de Julho, sem deixar uma solução concreta para o imbróglio político e jurídico que se arrasta há mais de 4 anos. António Serrano concorda que o museu, fechado há três anos, deve ser revitalizado e colocado ao serviço da população e dos turistas, mas a sua boa vontade esbarra com a lei que impede a cedência gratuita de Património do Estado a outras entidades, apesar da cedência estar contemplada no Plano de Acção para o Oeste, resultantes das compensações pela deslocalização do Aeroporto da Ota.
O presidente da Câmara de Alcobaça foi o primeiro orador na sessão que decorreu no Museu Nacional do Vinho, começando por recordar que a entrega do Museu à Câmara Municipal de Alcobaça foi um dos pontos do Plano de Acção para o Oeste e que “os interesses do Estado são os interesses da população.” Paulo Inácio pediu ajuda ao ministro da Agricultura para ultrapassar as questões legais e revelou que, logo no dia seguinte, teria uma reunião com o ministro das Obras Públicas, que detém a pasta do dossiê compensações da Ota.
O autarca adiantou ainda que a Câmara de Alcobaça está apostada numa requalificação singular das margens do rio Alcoa, da nascente até à foz, e na criação de um parque urbano na cidade, no qual ficarão integrados o Museus do Vinho e a Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade. Paulo Inácio defendeu que a Estação precisa de novos rumos, esperando que possa ter funções didácticas no âmbito das Ciências da Natureza, área intensamente estudada pelo seu patrono, o Prof. Joaquim Vieira Natividade.
Outro dos assuntos abordados foi o estado de abandono a que se encontra votada a Mata do Vimeiro, apesar do seu bom estado de conservação, defendendo que este “espaço mágico” deve ser também pioneiro nas áreas do lazer e do turismo.

O último tema abordado foi o sistema de regadio da Cela, criado há 70 anos e abrangendo 954 hectares, mas actualmente a necessitar de obras de requalificação e modernização. Paulo Inácio recordou que o regadio serve actualmente 453 cooperantes das freguesias da Cela, Bárrio e Famalicão, os quais pedem a substituição do actual sistema de rega por gravidade por um sistema de pressão que possa levar mais facilmente a água onde é necessária. Além disso, o sistema, já septuagenário, origina perdas de eficiência da ordem dos 70%, situação que é necessário inverter.
O edil recordou ainda que a Fundação Humberto Delgado está instalada nesta freguesia e que é intenção da autarquia juntar a actividade agrícola e as suas tradições com o lazer e o turismo. O autarca espera poder candidatar o projecto ao PRODER, necessitando também do apoio do Ministério da Agricultura para este fim, razão pela qual convidou o ministro a deslocar-se a Alcobaça.
De seguida, o arquitecto Fernando Matias fez uma breve alocução com uma perspectiva técnica sobre os projectos que em causa. A finalizar, o ministro começou por desfazer quaisquer expectativas que pudessem existir nas cerca de três dezenas de pessoas presentes, adiantando que não veio prometer nada, mas apenas conhecer in loco o Museu e os projectos para o concelho que estão dentro do âmbito do Ministério da Agricultura.
António Serrano começou por reconhecer que, tanto no caso do Museu Nacional do Vinho como da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, o problema reside na transferência gratuita da propriedade, proibida por uma lei criada no anterior governo, dirigido por José Sócrates. O ministro da Agricultura admitiu que a Lei do Património do Estado é um obstáculo à resolução de vários dossiês que tem pendentes no seu Ministério e que “é preciso um simplex para resolver este problema.”
De qualquer modo, António Serrano convidou os autarcas de Alcobaça a sentar-se à mesa com o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, uma vez que é ele que detém a chave do problema, que poderá passar por uma alteração à lei. O ministro reconheceu que o impasse não serve a ninguém e que o próprio Património do Estado se tem vindo a degradar com o passar dos anos e que Alcobaça tem o direito à transferência do Museu para a sua posse, reconhecido no Plano de Acção para o Oeste.
Relativamente à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, o ministro reconheceu que o seu quadro de pessoal é manifestamente insuficiente para as tarefas que a instituição pode desempenhar, mas também não se comprometeu com qualquer medida da parte do Ministério da Agricultura. A única nota de colaboração assumida por António Serrano prende-se com a Mata do Vimeiro, que o ministro prometeu analisar com a autarquia.

A finalizar, o ministro da Agricultura reconheceu a importância do regadio na agricultura moderna, mas alertou que o regadio é caro (2500 euros por hectare) e que não existem verbas para todos os projectos. Assim, sugeriu à Câmara de Alcobaça que apresente um bom projecto, já que cada um deles será avaliado pela qualidade e mérito próprios e só os melhores poderão ser subsidiados.

Além do ministro e do Presidente da Câmara, estiveram presentes Paulo Batista, deputado do PSD, os vereadores Mónica Baptista, José Vinagre e José Acácio Barbosa, Maria Rosa Tobias, presidente do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, Rui Pombo, director regional das Florestas, Luís Castelhano, presidente da Assembleia Municipal, José António Canha, director regional de Agricultura de LIsboa e Vale do Tejo e deputadomunicipal, presidentes de Junta: Freguesia da Maiorga, Vimeiro, Bárrio, S. Vicente de Aljubarrota, Prazeres de Aljubarrota, membros da Assembleia Municipal de Alcobaça, presidente e vice-presidente da Associação de Beneficiários da Cela, Rui Maia de Sousa, coordenador do CAF, João Raposeira, presidente EPADRC, Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, Manuel Castelhano, presidente da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, Pedro Calado, presidente da Associação de Produtores Florestais, Sérgio Pereira, da Cooperfrutas e Sérgio Oliveira e Bruno Gomes, Associação Nacional dos Municípios do Vinho

Mário Lopes 22-07-2010


...............
cister.fm
2010-07-21 23:48:00

Fortes possibilidades de sucesso para candidatura do sistema de rega da Cela
O Ministro da Agricultura afirmou esta terça-feira em Alcobaça que se a candidatura à modernização do sistema de rega dos campos da Cela for consistente, dificilmente ficará sem verbas dos fundos comunitários.
A candidatura, que é elaborada pelo próprio Ministério da Agricultura, já foi aceite, mas a decisão final será sempre técnica e não política, pelo que só um bom projecto é que garantirá o sucesso do pedido de apoio à Comunidade Europeia.
António Serrano não garantiu que o projecto seja contemplado com as verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), mas lembrou que o mesmo vai ter mais do que uma oportunidade para obter os fundos da Europa. Esta possibilidade deve-se ao facto de “muitos investimentos que já estão contratados acabarem por não ser executados”. Ou seja, explica o ministro, “vamos ter sempre reserva de manobra em termos de investimentos financeiros para poder reafectar projectos com mérito”, e que numa primeira fase não conseguiram aceder ao PRODER.
Se o projecto da Cela tiver mérito, “uma boa candidatura que demonstre, de facto, qualidade face a outras”, então, se ainda não tiver sido contemplada, existem fortes possibilidades de obter fundos através da “redistribuição de verbas no âmbito da reprogramação que é feita sempre nos quadros comunitários”.
Apesar de haver uma “procura muito elevada e do Estado não ter capacidade de resposta para todos os pedidos”, o Ministro da Agricultura garante que “a regadia é muito importante para o país”, uma vez que “não se pode ter uma agricultura moderna sem água”.
O governante lembrou ainda que o “regadio público” é um empreendimento “muito caro” e “moroso”, dando como exemplo o inicio da construção, esta quarta-feira, do “último bloco” do sistema de Cova da Beira, uma obra que foi iniciada há já cinquenta anos. Em média, cada hectare de regadio custa 2500 euros ao Estado.


Associação de Regantes diz que modernização é urgente
Por parte da Associação de Regantes da Cela, Arménio Sousa Antunes lembrou que a modernização do sistema é vital para a agricultura e fruticultura local.
O presidente da associação lembra que o sistema tem já 70 anos de utilização e que as rupturas das linhas de água são cada vez maiores, tornando irregular a sua eficácia.
“Nós vamos sempre tentando resolver os problemas”, mas se a “rega não for modernizada entretanto, no futuro deixará de ser economicamente viável a sua recuperação”.
Refira-se que o PRODER tem já aprovada uma verba superior a 78 milhões de euros que serão exclusivamente utilizados na “sustentabilidade” dos Regadios Públicos existentes.
........................
cister.fm
2010-07-24 11:37:00

O Ministério da Agricultura quer revitalizar a Estação Vieira Natividade, em Alcobaça.
António Serrano visitou, terça-feira, as instalações da agora designada por “Centro de Actividades Vieira Natividade”, em resposta ao pedido de Alcobaça, referindo que a sua presença serviu apenas para tomar contacto com os projectos da autarquia e não para “prometer” algo. Na sua constatação “in loco”, o governante mostrou-se receptivo às pretensões do executivo liderado por Paulo Inácio, apesar de sublinhar que as decisões só seriam tomadas mais tarde.
É o caso do pedido de cedência de terrenos da Estação Joaquim Vieira Natividade. Uma parte servirá para construir um campo de treinos com relvado sintético, nas imediações do Centro Escolar de Alcobaça, na Quinta da Cova da Onça, e um outro que servirá para “fazer a ligação” entre o futuro Parque Verde, que se chamará “Vieira Natividade”, em homenagem ao cientista alcobacense, e a própria Estação Nacional de Fruticultura. O objectivo é unir conteúdos de lazer, proporcionados pelo parque verde, aos lúdicos que ficariam em parte afectos ao Centro de Actividades Vieira Natividade.
Outros dos argumentos de Alcobaça para a cedência dos terrenos do Ministério da Agricultura prende-se o facto dos mesmos não estarem a ser utilizados para o fim a que se destinam, ou seja para a produção agrícola.
Em resposta, António Serrano justificou a existência de terrenos incultos com a “falta de funcionários” para trabalharem os solos da Estação Vieira Natividade.
Quanto à questão da cedência dos terrenos, o governante explicou que existe aqui a “mesma problemática” que se verifica em relação ao Museu do Vinho, ou seja, o governo só aceitará a alienação de parte da propriedade da Estação caso seja financeiramente ressarcido, conforme consta na actual lei do Ministério das Finanças.
Nos seus argumento, o autarca de Alcobaça, Paulo Inácio, justificou o interesse estratégico do município por motivos turísticos e também culturais, uma vez que o concelho continua a estar estreitamente ligado à fruticultura, tal com o foi no passado através da Ordem de Cister.
O objectivo é criar um parque que exalte essa relação histórica e cultural, reforçando a sua capacidade para receber turistas que não estejam apenas interessados em visitar o património histórico, onde se destaca o Mosteiro de Santa Maria.
O Ministro da Agricultura confessou ter gostado do que viu, mas, tal como em relação ao Museu do Vinho, não será sua a última palavra sobre as pretensões de Alcobaça.
............
jornal das caldas
Ministro da Agricultura visitou Alcobaça


Julho 29th, 2010 · Sem Comentários
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas visitou o Museu Nacional do Vinho em Alcobaça cujas obras estão incluídas nas medidas de compensação da Ota.
Após convite oficial do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, António Serrano, visitou no passado 20 de Julho, o Município e tomou conhecimento de alguns dossiers estratégicos para a autarquia, nomeadamente, o Museu Nacional do Vinho, a Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, o aproveitamento hidroagrícola dos campos da Cela e ainda a Mata do Vimeiro.
Paulo Inácio, fez questão de salientar que “cabe ao Estado pensar numa solução para o espaço do Museu Nacional do Vinho, uma vez que só o Governo pode decidir acerca da transferência de propriedade” que, segundo o autarca, “poderá ser ultrapassado em Assembleia da República, com a criação de um regimento
excepcional de transferência de património, uma vez que é inaceitável este impasse e o fecho de um edifício tão magnífico”.
Em resposta ao desafio, o Ministro da Agricultura assumiu não ter qualquer solução para os assuntos expostos, deixando no ar que apenas se deslocou a Alcobaça para “tomar contacto com o espaço”.
António Serrano lembrou ainda assim que está disponível para trabalhar em parceira em matérias como o acervo museológico do Museu Nacional do Vinho e da Mata do Vimeiro, porém, na transferência das propriedades, disse que “já não dependem apenas da boa vontade do Governo mas sim da alteração de uma lei antiga que estabelece regras”, disse.

3.120. Sons do Baça

2010-07-29 09:12:00

"Sons do Baça" já seleccionou concorrentes
Já são conhecidos os 11 concorrentes seleccionados para o Concurso de Música “Sons do Baça”. Uma aposta da autarquia de Alcobaça para promover não só os novos valores da música em Portugal, mas também para animar as noites de Verão ao longo da extensa costa do concelho. Para os meses de Julho e Agosto, e tendo como principal registo a sua itinerância, estão agendadas as duas eliminatórias que irão acolher novos talentos oriundos não só do concelho: Alcobaça, Turquel, Benedita, Lameira, entre outros, mas também de Leiria, Caldas da Rainha, Vila Real de Trás-os-Montes e Marinha Grande. Com o apadrinhamento da banda alcobacense LOTO, as eliminatórias decorrem nas Praias das Paredes da Vitória e São Martinho do Porto

1.ª Eliminatória – 31 de Julho às 22h
Praia das Paredes da Vitória
The Clive, Meu e Teu, Sónia Cortez e Smooth Voltage

2.ª Eliminatória – 7 de Agosto às 22h
Praia de São Martinho do Porto
O.D.E, Polite Agression, The Plant, Spinning, Bubble Bath, Lince e Inês Henriques
Das duas eliminatórias serão escolhidos 6 concorrentes (3 em cada eliminatória) que estarão

na final, marcada para dia 21 de Agosto, na Feira de São Bernardo, Alcobaça.
Todas as informações em: sonsdobaca.blogspot.com

3.119. Demolição de barraca e os problemas de Habitação social, segundo notícia da cister.fm

Câmara Municipal de Alcobaça demoliu barraca na Cova da Onça

A Câmara Municipal de Alcobaça procedeu esta semana à demolição de uma das barracas que a etnia cigana ocupa na Cova da Onça. Rogério Raimundo, vereador da CDU na CMA, refere que é uma atitude correcta apesar de insuficiente.

Segundo o vereador, esta medida é insuficiente uma vez que algumas barracas ainda se mantêm ao lado do Centro Escolar de Alcobaça, onde no próximo ano lectivo várias crianças do concelho vão ter aulas. Rogério Raimundo acrescenta ainda que a CDU sempre foi contra a construção do Centro Escolar naquele local, tendo proposto outras soluções.

Já Acácio Barbosa, vereador do PS, considera que esta intervenção na Cova da Onça foi feita como devia ser e quando devia ser. “Tudo estava dentro da legalidade portanto não haveria melhor altura para o fazer”, disse o vereador em entrevista à Rádio Cister.

Em jeito de resposta a qualquer dúvida que possa ter ficado, nomeadamente aos vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, presidente do executivo camarário, refere que a intervenção não fica por aqui mas tudo tem que ser feito com calma e ponderação.

Recorde-se que vários membros de etnia cigana que moravam no bairro social, voltaram a mudar-se para a Cova da Onça devido a problemas internos na sua comunidade. Por estes motivos, explica Paulo Inácio, o desaparecimento definitivo das barracas na Cova da Onça tem de ser feito com medidas que se adequem a todos. O presidente refere ainda que a urgência da demolição das restantes barracas se prende também com a instalação do Centro Escolar de Alcobaça, que é completamente "incompatível" com a situação da comunidade cigana.
A Câmara Municipal de Alcobaça está a estudar esta situação juntamente com o Governo Civil de Leiria e as forças policiais, para que tudo se resolva brevemente e da melhor forma.
.............
ainda da cister.fm respiguei:2010-07-18 11:09:00

O regresso das oito famílias de etnia cigana ao bairro da Bela Vista está a ser um “processo difícil”
É o próprio presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, que o admite.
O autarca admite que «esta é uma situação difícil mas que tudo está a ser tratado em conjunto com o Governador Civil de Leiria e com as forças de segurança da PSP».

Em causa estão oito famílias de etnia cigana, que tinham sido realojadas no novo bairro social, mas que abandonaram os prédios do Bairro Social depois de um deles ter sido esfaqueado com gravidade, alegadamente por outra família de ciganos do mesmo bairro.
Os que fugiram, com «medo de represálias» encontram-se a viver numa tenda improvisada, na Cova da Onça, propriedade da Câmara Municipal de Alcobaça.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que foram «problemas internos da comunidade» a ditar a saída destas famílias do bairro.
O grupo foi chamado à reunião de câmara da passada segunda-feira, 12 de Julho, para ouvirem a autarquia pedir-lhes que regressassem às suas casas, no bairro social, uma vez que o acampamento da Cova da Onça, onde vivem actualmente, vai ter de deixar de existir devido ao Centro Escolar, que ali passará a funcionar.
A matriarca da família esteve na reunião mas voltou a dar conta do «clima de medo e intranquilidade» que se vive no bairro e pediu um «alojamento temporário», dado que estão em causa também crianças, a viver em más condições, e que já deixaram de ir à escola.

28/07/2010

3.118. (28jul2010.10h59') Presidente da Câmara abriu os trabalhos da reunião de 26.7.2010 e informou

1º. Hotel para o Mosteiro e Jardim do Obelisco.
Tem defendido que o Hotel que virá a concurso, em princípio, no final do ano, deve ter de 60/70 camas e que o Jardim do Obelisco deve ser público. O IGESPAR já confirmou que está a tratar desse caderno de encargos.
Vai oficiar o que a Câmara quer.
Anda com a proposta da EDP (compromisso de 7.7.2007) da iluminação pública encalhada. O IGESPAR respondeu que era 1 boa proposta de trabalho.
Vereador Jorge Agostinho diz que não é à câmara que compete decidir o nº de quartos. Há estudos que provam a rentabilidade do investimento.
Sr. Presidente já lhe disse que temos que fazer a "osmose" que Byrne recomendava. O Mosteiro é do Estado e o IGESPAR terá a palavra principal, mas não podemos deixar de ter a chave do processo. Os alcobacenses têm de participar e de serem envolvidos na solução. Há muito que a CDU defende 1 debate com princípio, meio e fim. Temos a ADEPA, a AMA, personalidades alcobacenses que querem participar e devem ser convidados. Temos muitos técnicos da Câmara. Temos que envolver os autarcas todos especialmente os da freguesia, da Assembleia Municipal.
Nós na CDU até concordamos que haja uma Pousada com poucas camas para servir os grandes obejctivos de termos investigadores em Alcobaça, professores e alunos do Centro de Estudos Medievais que deve arrancar com a Universidade de Coimbra ou com outra que o queira!
Sobre o Jardim do Obelisco...
Eu estive esta semana, em Cahors, nos Pirinéus franceses, uma cidade à beira do Lot, que tem 25 jardins interiores no casco antigo...É essencial colocar floreiras por toda a cidade, valorizar todos os jardins é 1 grande atracção para as terras. Ciclovias, passeios pedonais, praias fluviais também são parte do mesmo projecto de atracção e de feitura de bela qualidade de vida.
Em relação à iluminação pública. Eu estive na Catedral de Burgos há 8 dias e fiquei impressionado com a intervenção de restauro e musealização. Em 4 anos houve projectos de 24 arquitectos num processo global...Naturalmente o IGESPAR tem de apresentar publicamente o que fez e fará. Mas não tenho dúvidas que eles querem os "seus" arquitectos... A iluminação da Abadia só por si poderá ser 1 atracção especial...

2º. Posto pescatório de São Martinho do Porto está em vias de desclassificação. Em breve trará informação precisa.
entretanto o região de cister noticiou:
São Martinho quer evitar desclassificação do Porto de pesca e recreio da vila. A Câmara de Alcobaça e a Junta também estão contra a medida, prevista no Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e que define a passagem daquela infra-estrutura a Núcleo de Turismo e Lazer, perdendo assim o estatuto de Porto secundário.
No documento, o Clube Náutico recorda que aquele Porto "natural" é identificado pelos monges de Cister "na carta de foral, datada de 1257, ao ditarem leis aos pescadores de São Martinho" e não pode deixar de estar sob a alçada do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), sendo necessárias "obras de requalificação" que permitam a sua utilização como porto de pesca e de recreio.


Para Alexandre Quadrio, presidente da Direcção do Clube Náutico, em causa está o "desenvolvimento futuro de São Martinho". O dirigente explica que a desclassificação do Porto impediria a "navegação das embarcações nas condições actuais, prejudicando os pescadores e os praticantes da náutica de recreio", que ascendem às duas mil pessoas.
"O assunto está a ser tratado com um grupo de instituições e de pessoas ligadas a estas actividades", salienta o presidente do Clube Náutico, que solicitou à Administração da Região Hidográfica do Tejo e o IPTM uma "definição e clarificação" sobre a eventual desclassificação do Porto.
Também o presidente da Câmara de Alcobaça está em contacto com diversas entidades, nomeadamente os Ministérios do Ambiente e dos Transportes, para esclarecer a situação.
"Averiguámos o que eram, inicialmente, rumores e mostrámo-nos claramente contra a intenção de desclassificação do porto, porque achamos que deve continuar a ser um porto marítimo e de pesca", declarou Paulo Inácio, que espera "desenvolvimentos" sobre esta matéria nas próximas semanas.
Joaquim Clérigo, presidente da Junta de São Martinho, considera que para a vila "seria muito mau perder o Porto, até para o turismo". "Deixaria de haver parque de recreio na marina, perderíamos a delegação marítima e os nossos pescadores seriam prejudicados", assinala o autarca.
Cerca de duas mil pessoas recorrem àquele porto, estando registadas 1.300 embarcações de recreio, 26 embarcações de pesca marítima e inscritos 49 pescadores profissionais, operando, ainda, mais três embarcações do Porto de Peniche na apanha das algas. Os barcos de pesca estão autorizados a descarregar o pescado em São Martinho do Porto, sendo o pescado vendido em lota na Nazaré.
Joaquim Paulo

3º. Muitas inicitivas culturais mas sentiu algum desalento com críticas que vai recebendo. Se faz ranchos vêm os elitistas...Se a Câmara faz espectáculos de música clássica vêm os populares a criticarem porque não fazem nada com as colectividades.

4º. Associação Florestal de Alcobaça e Nazaré quer a antiga escola 1ºCEB de Pataias- Gare.

5º. Em Set vamos ter uma revolução interna com a reestruturação orgânica da Câmara.

6º. Estivem em reunião na Fundação Inês de Castro. Comemoração dos 650 anos da transladação de Inês para Alcobaça vai acontecer de Abril de 2011 a Abril de 2012. O ex- Presidente Sapinho, Alcina Gonçalves e Eduardo Nogueira tornaram-se sócios honorários da Fundação. O Presidente do Conselho Geral continua a ser Gonçalves Sapinho. O Dr. Bruno Letra substituirá Eduardo Nogueira.
O Presidente da Direcção continua a ser José Júdice?
As questões de representação devem constar duma informação à câmara, escrita, para registo futuro.
Presidente confirmou e concordou em fazê-lo na próxima reunião.
Acrescentou que na Praça do Município, da regeneração urbana, tem 1 proposta de Pedro e Inês...
Está muito preocupado com o facto do governo ter diminuído a comparticiapação para este projecto de 80% para 60%
Praça do Município pensei mais na coesão e nas 18 freguesias.

7º. Com a Agência de Energia do Oeste e com a ARHidrográfica quer soluções inovadoras no concelho. Da nascente do Rio Alcoa à foz vai ser 1 belo projecto intermunicipal.
Voltando ao rio Lot fiquei impressionado com os financiamentos da UEuropeia. Estão a torná-lo mais navegável e em cada barragem estão a produzir energia eléctrica. Ao que me disseram a UE financia na íntegra. Quer dizer que países ricos como os da França tb recebem ajudas monumentais...
Por outro lado a caminho de Toulouse, vi uma obra extraordinária de 250km de 1 canal que há anos era intenção ligar o Mar do Norte ao Mediterrâneo. Canal para circulação de barcos, prática de remo... Entre rio Garrot e outros e o canal, uma grande pista pedonal e ciclovia...

8º. Não esqueçam que a 20 de Agosto quero dar uma volta ao concelho.
Uma 1ª flor para as rotundas da fervença e de Alfeizerão.
Placa na propriedade do Casal dos Ramos.
Obras no sintético do ABCD
1ª pedra no Cruzeiro de SMPorto
15h Inauguração da Feira de São Bernardo
Acho que está a haver pouco envolvimento de colectividades e comerciantes para fazer uma nova Feira de São Bernardo...

3.117. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 perguntando sobre a nova sede de Junta de Freguesia de Alcobaça

Soube pelos autarcas da CDU da Assembleia de Freguesia de Alcobaça que há novos planos em relação à sede da Junta de Freguesia.
Acho que seria normal 1º sabermos em câmara...
Presidente Paulo Inácio diz que não houve qualquer intenção de sonegar informação.
O processo está ainda em negociações ainda não não há nada em concreto.
A segurança Social precisa de alargar espaços e a cãmara está disposta a criar-lhe condições por cima do "Call center" e a ex- Casa do Povo passaria a ser a sede da Junta e Assembleia de Freguesia de Alcobaça.

3.116. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 perguntando como tinha corrido a visita do Ministro da Agricultura

O Sr. Presidente da Câmara nada disse da visita do Sr. Ministro da Agricultura.
Já li nos jornais mas o facto político justifica que o Presidente em sede de reunião de câmara coloque os aspectos positivos e negativos...
Presidente disse:
O Sr. Ministro manifestou boa vontade na resolução dos problemas mas também percebeu que há Institutos e estruturas que ultrapassam os poderes de 1 ministro.
Espera que a candidatura do Regadio da Cela tenha sucesso.
Aguarda alguns avanços para o Museu do Vinho.
Em relação ao terreno para juntar ao parque Verde e construção do sintético fciou impressionado com a declaração de que estava em pousio...Até o Sr. Ministro perguntou à Presidente do instituto há quanto tempo...Há 15 anos alguém disse...E a Presidente do Instituto disse que precisa para investigação...

3.115. Intervenção dos Vereadores PS na reunião de câmara do dia 26.7

Vereador Acácio Barbosa:
- estrada do Outeiro (benedita) está com buracos há muito tempo.

Vereador José Vinagre diz que houve intervenção de saneamento e que em breve leva a pavimentação.
Presidente Paulo Inácio diz que a Pavimentadora da Câmara está reparada e já está ao serviço, agora em Turquel.
Vereador Agostinho diz que com essa máquina se fizeram muitas obras e de melhor qualidade com a prata da casa.

- Falta sinalização por todo o concelho
Vereador José Vinagre reconhece que falta pintar passadeiras.

- O Regulamento de publicidade proíbe a entrega de publicidade em mão e o município anda a fazê-lo.
O município não está a fazer publicidade comercial.
Presidente vai verificar da legalidade.

Vereador Jorge Agostinho
- propõe a criação de 1 cluster eólico que sirva a Zona Industrial do Casal da Areia.
Há muito que defendo a parceria das Juntas, empresários, ACSIA para desenvoverem a ZICA...
- Propõe que pedreiras abandonadas sirvam de lagos abastecedores de aeronaves para fogos florestais, a sul do concelho...
Também aponta para o criar de ecosistemas e evitar esta actual degradação de pedreiras.
Presidente lembra que o Vereador Rogério Raimundo há propõs um debate especial sobre esta frente da pedra.
Vereador José Vinagre diz que há a Lagoa do Pinheiro para esse fim. Acrescentou que a Engª Gabriela, técnica florestal, apresentou uma candidatura.

3.114. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudei o Prof. António Maduro por trazer à colação o arroz em Alcobaça

É de saudar +1x o Prof. António Maduro porque pela sua investigação constante vai-nos trazendo pedaços da nossa história. O que desconhecia e que ele trouxe recentemente em artigo foi a proibição dos arrozais no nosso concelho. Perfaz 140 anos agora. Os surtos palúdicos foi a causa. Curiosamente no ano seguinte, em 1841, a proibição estendeu-se para todo o distrito de Leiria.
Relevo este pormenor e este investigador porque temos de saudar e apoiar todos os que investigamn a nossa história de Alcobaça.

3.113. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudei a limpeza de parte da Levadinha e critiquei a vergonha como os rios se encontram...

É de saudar a limpeza da levadinha em frente da casa da Srª Presidente da Junta, mas o resto da Levada e os rios...
Na zona adquirida recentemente pela câmara ou na do mercado semanal precisa de limpeza e nesta última é plásticos e lixo vário nos caniços e arbustos que tapam o rio. 

3.112. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudei a limpeza do Castelo de Alcobaça, agora falta projecto...

Critiquei e agora é tempo de saudar que houve uma bela limpeza do matagal existente no Castelo o que era 1 vergonha para todos nós...
É facto que o projecto estruturante de valorização daquele espaço histórico e miradouro da cidade está por fazer e ali tão perto do interesse de turistas.
Agora presenciamos que os turistas vão lá e pelo menos colhem belas imagens da cidade.

3.111. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudando o fotógrafo "carlindo"

pelas boas fotos que tem no seu blogue com sítios e pormenores do nosso concelho.
Concretamente das praias de Água de Medeiros, de Águas Luxuosas, de Vale do Pardo, (praias de Pataias) mas também fotos de investigação sobre Póvoa (Cós) ou da Ribeira do Môgo (Prazeres).
Alguém sabia das praias Luxuosas e de Vale de Pardo?
Vereador Jorge Agostinho disse que sim e explicou que embora seja conhecida por luxuosas, não é, é Lixiosas pelas características do mar trazer ali muito lixo...

3.110. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudando a solução de trânsito para Paredes da Vitória e sugerindo

que é preciso encontrar soluções de estacionamento e de vaivém aproximador que evite engarrafamentos brutais às pessoas que frequentam as nossas praias.
O caos do dia 18 já não aconteceu a 25 em Paredes da Vitória porque houve presença permanente de polícia no centro da praia mais procurada.
Ontem assisti a 1 engarrafamento impressionante em São Martinho do Porto. Bastou 1 pequeno acidente à entrada de Alfeizerão e a fila estendeu-se por todo o interior da Vila de São Martinho até à marginal...
É preciso soluções de vias, mas a aposta está sempre em mais transportes colectivos de qualidade. Porque não há sistemas de estacionamento e vai-vem aos sábados, domingos e feriados evitando a confusão e o desespero num dia que devia de ser de descanso?
Presidente Paulo Inácio diz que conseguiu da Rodoviária ligações de São martinho a Alcobaça de meia em meia-hora

3.109. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudando o ciclista Rafael Reis pelo bronze

alcançado no europeu de júniores na modalidade de estrada.
Mais 1 feito do atleta e do clube de ciclismo de Alcobaça.
Há que saudar ciclista, técnicos e dirigentes do clube.

3.108. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 lamentando que o CLA da UAberta fosse para a Nazaré

Em Março do ano passado estava tudo prontinho para que viesse para Alcobaça o Centro Local de Aprendizagem da Universide Aberta. Bastava o Presidente Sapinho assinar o protocolo em que a câmara de Alcobaça daria logística de 1 sala com vários meios informáticos (biblioteca ou Adães Bermudes)...
Lamento que o Presidente Paulo Inácio também não tenha concretizado esta resposta aos estudantes de Licenciatura, de Mestrados desta Universidade Pública.
Os exames das diversas disciplinas tb poderiam ser realizados no nosso concelho, numa sala duma Escola secundária...
Está perto, está na Nazaré, mas é mais uma proposta minha que vai para outro concelho porque a maioria PSD não a quis concretizar!
..................
cister.fm noticiou
2010-08-08 23:07:00

Alcobaça perde Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta
A CDU discorda da não adesão de Alcobaça ao Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb).
A proposta surgiu durante o executivo de Gonçalves Sapinho, mas nem o anterior nem o actual aceitaram a proposta feita por Rogério Raimundo.
O vereador da CDU esclarece que “não teria sido necessário efectuar-se um grande investimento para poder receber o Centro de Aprendizagem da UAb”, pelo que não percebe como é que Alcobaça, que continua a lutar pela vinda do ensino superior para o concelho, tivesse deixado escapar esta oportunidade.
A reacção da CDU surgiu depois de ter tomado conhecimento que o Município da Nazaré assinou um protocolo com a Universidade Aberta com vista à instalação de um Centro de Aprendizagem, na Biblioteca Municipal.

3.107. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7 saudando o nosso "Static man" por realizar 1 Festival em Tomar

das Estátuas Vivas, em conjunto com muitos dos seus amigos artistas desta modalidade.
António dos Santos é dos Pisões. Pataias e há muito que vou relevando em reunião de câmara o que ele vai criando.
Lamento que este Festival de Estátuas Vivas não aconteça em Alcobaça!

27/07/2010

3.106.Intervim na reunião de câmara d' ontem saudando 3 filarmónicas

Assisti ontem na Maiorga a 1 grande concerto de encerramento do curso de aperfeiçoamento musical e comemorativo dos 126 anos de aniversário da SFMaiorguense. Durante 4 dias cerca de 60 músicos estiveram em trabalho intenso com 4 professores e o maestro. Mostraram o trabalho produzido. Era evidente a satisfação dos alunos por terem aprendido tanto em tão pouco tempo. Projecto para continuar. De relevar o apoio da Câmara de Odemira aos alunos que vieram frequentar o curso à Maiorga!

Há que saudar o aniversário da prestigiada SFPataiense, a mais velhinha, que perfez 133 anos a 15 de Julho, realizando 1 concerto comemorativo na sua sede e cujo Presidente de Direcção é o nosso colega Vereador Jorge Agostinho.

Tb é de saudar o concerto da SFTurquelense, ontem, numa das praças de Turquel. A animação é em todo o concelho e este concerto é um bom exemplo das potencialidades da nossa Alcobaça. 

3.105.Intervim na reunião de câmara d' ontem insistindo e reclamando pelos documentos Augusto Mateus

Sr. Presidente, volto a reclamar a entrega do plano estratégico para o concelho e para o mosteiro. Já é a 3ª reunião consecutiva que faço esta solicitação. Não percebo o atraso na entrega, são bens públicos pagos pela câmara e que devem ser divulgados!
Presidente diz que vai entregar mas o programa eleitoral e o que já confirmou em várias intervenções deu claramente a entender a estratégia política que será seguida. A estratégia está definida por nós os políticos. Não são os outros, mesmo que tenham sido ex-ministros, que a vão definir.

3.104. A reunião de câmara d' ontem aprovou a acta da última reunião

1.
------ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA
CATORZE DE JULHO DE DOIS MIL E DEZ -

3.103. A reunião de câmara d' ontem aprovou a listagem de apoio socio-educativo

(ACÇÃO SOCIAL) 2.

------ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR – PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO –
ESCALÕES DE APOIO SÓCIO-EDUCATIVO – TERCEIRA FASE – LISTAGEM-
Sugeri que houvesse 1 estudo comparativo da evolução ao longo dos anos deste apoio.
Será que tocam as campainhas de alarme ou as famílias estão a resistir?

3.102. A reunião de câmara d' ontem aprovou a redução de renda e eu questionei o que se passa na realidade com todas as rendas da habitação social

(ACÇÃO SOCIAL) 3.

------DÁRIO MARQUES CESTEIRO – PEDIDO DE REAJUSTAMENTO DE
RENDA-
Desde Agosto de 2009 que aguardava resposta...
A Divisão social concorda na redução de 60 para 20€ mensais...
Presidente diz que interveio e que a segurança social está a agir perante as dívidas de pagamentos de rendas...
Historiei a posição da CDU. Em 1998 oferecemo-nos para resolver o problema tendo em conta o trabalho desenvolvido pelo Dr. Adelino Antunes que estudou as famílias e a solução para as pessoas de etnia cigana.
Depois foi a demora e a construção dos blocos do bairro Bela vista. Criticámos a solução mas a resposta da maioria PSD era de que o INHabitação só aceitava a solução apartamentos com aquele tipo.
É facto que houve formação antes da inauguração...
e depois? como foi o acompanhamento?
Há mais requerimentos a pedir a redução?
e que análise há para os outros que subiram rendimento?
e os que não cumpriram o regulamento foram pressionados?
qual é a situação concreta?
Reclamo informação objectiva.
Depois qual é a estratégia para as pessoas que vivem na Cova da onça?

3.101. A reunião de câmara d' ontem aprovou apoio de 30 metros cúbicos de betão

(AUTARQUIAS) 4.

------ FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE ALJUBARROTA – PEDIDO DE APOIO-
para 1 nicho em Cadoiço...

3.100. A reunião de câmara d' ontem aprovou o protocolo

(DESPORTO) 5.

------GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA – MINUTA DE ACORDO DE
COLABORAÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------apoio para o desporto sénior
16.590€...
de 6.9 a 24.7.2011
Reconheci o mérito do actual professor que dinamiza esta actividade...
mas sugeri que atempadamente houvesse concurso para todas as colectividades desportivas poderem assumir se querem concorrer para realizar com qualidade esta magnífica iniciativa para os idosos...

3.099. A reunião de câmara d' ontem foi aprovado o relatório final de júri concurso refeições

.7
------ PROCESSO N.º 2-A 049/DGF – C/10 – FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES
PARA OS JARDINS-DE-INFÂNCIA E E.B.1’S DOS AGRUPAMENTOS DE
ESCOLAS DE ALCOBAÇA – RELATÓRIO FINAL DO JÚRI -
338 mil euros.. empresa UNICEF? é que ganhou.

3.097. A reunião de câmara d' ontem apoiou obras de outras entidades

(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 18.

------ FREGUESIA DE ÉVORA DE ALCOBAÇA – PEDIDO DE APOIO-
15 l de tinta branca
(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 19.
------ CENTRO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MAIORGA – PEDIDO DE APOIO-
105 l de tinta
(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 20.
------ CLUBE NÁUTICO DE SÃO MARTINHO DO PORTO – PEDIDO DE APOIO - apoio financeiro de 5.000 € para obras.

3.096. A reunião de câmara d' ontem tratou de + 1 caso complicado: Loteamento na Pedra do Ouro tem 12 lotes em REN!

(OBRAS PARTICULARES) 21.

------DESPACHOS DO VEREADOR DO PELOURO DE GESTÃO URBANÍSTICA
– INFORMAÇÃO- 39 páginas de despachos...
(OBRAS PARTICULARES) 22.
------ PROCESSO DE OBRAS – FREGUESIA DE PATAIAS - INFORMAÇÃO--------
------ PROC. N.º 447/2007 – Construções Abílio Alves & Filho, Limitada -
Esta empresa processou a câmara. Comprou Lote, começou a construir sem licença e a obra foi embargada.
Agora os técnicos da câmara assumem 1 erro: na tansposição da planta de 1/25000 para 1/2000 houve erro na definição de espaço REN em 12 lotes, cerca de 6 mil metros quadrados do Loteamento.
Indeferido o requerimento de licença.
a CCDR está a par até porque tinha aprovado o Loteamento...
A solução proposta da Câmara agora é trocar esta área por outra considerada urbana e que é efectivamente REN na encosta a caminho da praia da Oura.
Perguntei há quanto tempo se sabe disto:
Presidente diz que há 1 mês

3.095. A reunião de câmara d' ontem aprovou +1 conjunto de apartamentos com 4 pisos com demolição de prédio...

(OBRAS PARTICULARES) 23.
------ PROCESSO DE OBRAS – FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO----
------ PROC. N.º 121/2010 – R. Almeida 3 – Construção Imobiliária, Limitada-
Tecnicamente nada havia a apontar. Vereador José Vinagre garante que cumpre todos os regulamentos.
Bem sei que cumpre, mas...
É +1 machadada na identidade da Vila de São Martinho.





Quem saiu da estação de CF viu este prédio mesmo em frente que irá ser demolido!
O projecto novo não tem qualquer elemento que registe esta fachada...
Depois, como tenho dito permanentemente, sem Planos de Pormenor, sem planos de defesa esta zona à direita da Rua de Almeida vai ficar toda com 4 pisos, quando o que domina é r/c e 1º andar.
A marginal é o que é...





O lado esquerdo desta rua já está praticamente toda a 4 pisos..
O lado direito já tem alguns prédios de antes de eu ter entrado na câmara.
Nestes 12 anos há 3 prédios aprovados neste lado direito da rua: o que faz gaveto junto aos CTT, a tonteira junto à linha férrea e o que está na rotunda da entrada de s.m.porto.
Este como já disse é o ´fim da bela perspectiva da Vila para quem chega.
O que agora se aprova é +1 no processo que acaba com o bairro de vivendas...
Depois quero registar +1x a vergonha dos acessos às garagens em todo o concelho. É 1 stress ir para 1 garagem de 1 prédio, mesmo que o carro seja pequeno...
Bem sei que quem assina o projecto é que tem responsabilidades, mas os factos estão em grande nº espalhados pelo nosso concelho...
Presidente Paulo Inácio diz que no âmbito da revisão do PDM e do Plano de Estrutura para São Martinho de Alfeizerão temos de ter decisões políticas

3.093. A reunião de câmara d' ontem tratou de toponímias

(TOPONÍMICA) 25.

------ FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO – PROPOSTA DE
DENOMINAÇÃO DE RUAS E PRAÇAS-
(TOPONÍMICA) 26.
------ FREGUESIA DE TURQUEL – PROPOSTA DE DENOMINAÇÃO DE RUAS
E PRAÇAS -

3.092. A reunião de câmara d' ontem tratou de preparar os eventos desportivos da Feira de São Bernardo

(TRÂNSITO) 27.

------ ENCERRAMENTO DE RUAS DECORRENTE DA REALIZAÇÃO DE
EVENTOS DESPORTIVOS --------------------------------------------------------------------------

3.091. A reunião de câmara d' ontem tratou de questões financeiras

FINANÇAS LOCAIS) 6.

------DOCUMENTOS PREVISIONAIS – ANO DE DOIS MIL E DEZ – DÉCIMA
MODIFICAÇÃO -
+1x não vinha a síntese justificativa da necessidade de modificação.
Por outro lado perguntei ao Presidente se deixava cair o objectivo de fazer 12 modificações (1xmês) neste ano de 2010.
Reconheceu ser impossível atingir esse desiderato.
Perguntei ao Vereador José Vinagre se sabia as razões desta necessidade de modificações orçamentais
e ele indicou 1 de 15mil euros: o estudo hidrológico da ALEB.
Vi 80 mil para transportes escolares, 70 mil trasnferências, 50.640€ para outros serviços, 50 mil para cemitérios...
(TESOURARIA) 28.

------ RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA – INFORMAÇÃO-

3.090. A reunião de câmara d' ontem decidiu aprovar o acordo de limites concelhios Alcobaça e Marinha Grande

Extra 1
Limites de território Pataias e Martingança com o município da Marinha Grande.
Há 1 pequena divergência nos limites da Martingança, com a Moita...
Perguntei se todos os pendentes da transferência da freguesia da Moita para o concelho da Marinha Grande, em 2001, estavam dirimidos. Obras em curso. Água, saneamento habitação social...

3.089. A reunião de câmara d' ontem decidiu aprovar a 3ª fase de feirantes de São Bernardo

Extra 2
De novo ficou deserto 1 conjunto de espaços de feirantes.
Assim fica a possibilidade de negociação directa com feirantes que apareçam.

26/07/2010

3.088. A reunião de câmara d' hoje decidiu aprovar ampliações de horários em bares para as 4 da madrugada

Extra nº 3
Café Portugal
Café refúgio Casal dos Ramos
Clube Náutico Smartinho do Porto (concessão privada) para as 6h
Bar da praia de Paredes da vitória (apoio de praia a sul)
....
Voltei a defender a tese do regulamento com critérios justos e 1 conjunto de regras fundamentais para que a vida nocturna não perturbe quem quer descansar em suas casas, bem como pela presença de soluções de segurança, que impeçam as destruições de mobiliário urbano e no dia seguinte, de madrugada, quem utiliza o espaço público o veja limpo.

3.086. A reunião de câmara d' hoje decidiu aprovar o programa de transportes especiais escolares

Extra nº 5

3.085. A reunião de Câmara d' hoje terminou às 20.20

O Sr. Presidente da Câmara encerrou os trabalhos e lembrou que a próxima reunião (pública) será a 18 de Agosto, às 14h30' e aí espera apresentar as soluções novas para a Regeneração Urbana.

25/07/2010

3.084. A ordem de trabalhos da reunião de câmara de amanhã.

REUNIÃO ORDINÁRIA
- DIA 26 DE JULHO DE 2010 – ORDEM DO DIA
1.
------ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA
CATORZE DE JULHO DE DOIS MIL E DEZ --------------------------------------------------
(ACÇÃO SOCIAL) 2.
------ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR – PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO –
ESCALÕES DE APOIO SÓCIO-EDUCATIVO – TERCEIRA FASE – LISTAGEM----
(ACÇÃO SOCIAL) 3.
------DÁRIO MARQUES CESTEIRO – PEDIDO DE REAJUSTAMENTO DE
RENDA---------------------------------------------------------------------------------------------------
(AUTARQUIAS) 4.
------ FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE ALJUBARROTA – PEDIDO DE APOIO-
(DESPORTO) 5.
------GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA – MINUTA DE ACORDO DE
COLABORAÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------
(FINANÇAS LOCAIS) 6.
------DOCUMENTOS PREVISIONAIS – ANO DE DOIS MIL E DEZ – DÉCIMA
MODIFICAÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------
------ PROCESSO N.º 2-A 049/DGF – C/10 – FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES
PARA OS JARDINS-DE-INFÂNCIA E E.B.1’S DOS AGRUPAMENTOS DE
ESCOLAS DE ALCOBAÇA – RELATÓRIO FINAL DO JÚRI -----------------------------
(LEGISLAÇÃO) 8.
------ PORTARIA NÚMERO QUATROCENTOS E OITENTA E CINCO BARRA
DOIS MIL E DEZ, DE TREZE DE JULHO - INFORMAÇÃO ------------------------------
------ Aprova o Regulamento de Gestão do Fundo de Intervenção Ambiental. -----------------
(LEGISLAÇÃO) 9.
------ PORTARIA NÚMERO QUATROCENTOS E OITENTA E SEIS BARRA DOIS
MIL E DEZ, DE TREZE DE JULHO - INFORMAÇÃO --------------------------------------
------ Aprova o Regulamento de Gestão do Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos.------
(LEGISLAÇÃO) 10.
------ PORTARIA NÚMERO QUATROCENTOS E OITENTA E SETE BARRA
DOIS MIL E DEZ, DE TREZE DE JULHO – INFORMAÇÃO------------------------------
------ Aprova o Regulamento de Gestão do Fundo para a Conservação da Natureza e da
Biodiversidade. -------------------------------------------------------------------------------------------
(LEGISLAÇÃO) 11.
------ PORTARIA NÚMERO QUINHENTOS E CINQUENTA E SEIS BARRA DOIS
MIL E DEZ, DE VINTE E DOIS DE JULHO – INFORMAÇÃO ---------------------------
------ Primeira alteração à Portaria n.º 288/2010, de 27 de Maio, que define as espécies
cinegéticas às quais é permitido o exercício da caça e fixa os períodos, os processos e outros
condicionamentos para a época venatória de 2010-2011. ------------------------------------------
(LEGISLAÇÃO) 12.
------ RESOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NÚMERO SESSENTA E
QUATRO BARRA DOIS MIL E DEZ, DE NOVE DE JULHO - INFORMAÇÃO------
------ Iniciativas Emprego 2009 e 2010. --------------------------------------------------------------
(LEGISLAÇÃO) 13.
------ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÚMERO CINCO
BARRA DOIS MIL E DEZ, DE CATORZE DE JULHO – INFORMAÇÃO -------------
------Uniformiza a jurisprudência nos seguintes termos: salvo disposição legal em
contrário, os órgãos das sociedades anónimas de capitais exclusivamente públicos - hoje
empresas públicas, ex vi do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 558/99, de 17 de Dezembro - são
órgãos da Administração Pública nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 2.º, n.º
2, do CPA, quando exerçam poderes de autoridade, designadamente em matéria disciplinar.
(LEGISLAÇÃO) 14.
------AVISO NÚMERO TREZE MIL SETECENTOS E SEIS BARRA DOIS MIL E
DEZ, DE NOVE DE JULHO – INFORMAÇÃO------------------------------------------------
------ Concurso externo de ingresso para o provimento de um posto de trabalho da categoria
de técnico de informática do grau 1, nível 1, da carreira de informática. ------------------------
(LEGISLAÇÃO) 15.
------AVISO NÚMERO TREZE MIL SETECENTOS E SETENTA E CINCO BARRA
DOIS MIL E DEZ, DE DOZE DE JULHO – INFORMAÇÃO-------------------------------
------ Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego
público para o preenchimento de vários postos de trabalho em regime de contrato de
trabalho a termo resolutivo certo de três lugares de assistente operacional.---------------------
(LEGISLAÇÃO) 16.
------AVISO NÚMERO TREZE MIL SETECENTOS E SETENTA E SEIS BARRA
DOIS MIL E DEZ, DE DOZE DE JULHO – INFORMAÇÃO-------------------------------
------ Procedimento concursal comum, na modalidade de contrato de trabalho em funções
públicas por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de um posto de
trabalho para a carreira/categoria de assistente técnico e sete postos de trabalho para a
carreira/categoria de assistente operacional. ---------------------------------------------------------
(LEGISLAÇÃO) 17.
------AVISO NÚMERO TREZE MIL OITOCENTOS E SETENTA E QUATRO
BARRA DOIS MIL E DEZ, DE TREZE DE JULHO – INFORMAÇÃO-------------------
------ Procedimentos concursais comuns tendo em vista o preenchimento de nove postos de
trabalho para a carreira/categoria de técnico superior na modalidade de contrato de trabalho
em funções públicas por tempo indeterminado.------------------------------------------------------
(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 18.
------ FREGUESIA DE ÉVORA DE ALCOBAÇA – PEDIDO DE APOIO----------------
(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 19.
------ CENTRO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MAIORGA – PEDIDO DE APOIO----
(OBRAS DE OUTRAS ENTIDADES) 20.
------ CLUBE NÁUTICO DE SÃO MARTINHO DO PORTO – PEDIDO DE APOIO
(OBRAS PARTICULARES) 21.
------DESPACHOS DO VEREADOR DO PELOURO DE GESTÃO URBANÍSTICA
– INFORMAÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------
(OBRAS PARTICULARES) 22.
------ PROCESSO DE OBRAS – FREGUESIA DE PATAIAS - INFORMAÇÃO--------
------ PROC. N.º 447/2007 – Construções Abílio Alves & Filho, Limitada --------------
(OBRAS PARTICULARES) 23.
------ PROCESSO DE OBRAS – FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO----
------ PROC. N.º 121/2010 – R. Almeida 3 – Construção Imobiliária, Limitada--------
(QUEIXAS, PARTICIPAÇÕES E TRANSGRESSÕES) 24.
------NELSON CATARINO FILIPE – PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO-----------------
(TOPONÍMICA) 25.
------ FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO – PROPOSTA DE
DENOMINAÇÃO DE RUAS E PRAÇAS--------------------------------------------------------
(TOPONÍMICA) 26.
------ FREGUESIA DE TURQUEL – PROPOSTA DE DENOMINAÇÃO DE RUAS
E PRAÇAS -----------------------------------------------------------------------------------------------
(TRÂNSITO) 27.
------ ENCERRAMENTO DE RUAS DECORRENTE DA REALIZAÇÃO DE
EVENTOS DESPORTIVOS --------------------------------------------------------------------------
(TESOURARIA) 28.
------ RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA – INFORMAÇÃO---------------------------

19/07/2010

3.082. Hoje Static man no combóio...Câmara de Tomar...tintafresca.net noticiou

+1 que foi para outro município...
Para promover o primeiro Festival de Estátuas Vivas de Tomar

"Staticman" Luís de Camões viaja de comboio

entre Lisboa e Tomar
Alcobacense Staticman promete brilhar nesta viagem entre Lisboa e Tomar

Pela primeira vez, a cidade de Tomar organiza um grande festival de estátuas vivas. O Primeiro Festival de Estátuas Vivas de Tomar vai realizar-se já em Setembro, dias 18 e 19, e abordará a História de Portugal focada na cidade de Tomar, desde a Idade Média à República. Contará com a presença dos 21 melhores homens estátua nacionais. Para divulgar a primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Tomar, o conhecido Staticman, António Santos, veste a pele de “Luís de Camões” levando-o a viajar, já na segunda-feira dia 19 de Julho, no comboio inter-regional que faz o trajecto Lisboa – Tomar, partindo da Estação do Oriente às 18h26.

Durante a viagem, em todas as carruagens, o Homem Estátua fará a sua performance (estática, o mais possível) e ao longo do percurso irá interagindo com os passageiros. A partir das 18h do dia 19 de Julho já será possível ver a magnífica estátua viva de Luís de Camões e as promotoras do evento, que permanecerão na plataforma da Linha 1 da Estação Oriente, local de embarque dos passageiros.

Enquadrado no património monumental da cidade, o Festival de Estátuas Vivas de Tomar dará destaque ao magnífico cenário do Castelo dos Templários e Convento de Cristo. A cidade vai preparar-se para levar os participantes e os visitantes a uma viagem no tempo, revivendo a cidade de Tomar especialmente nas últimas décadas do século XIX. O evento culmina na eleição da melhor Estátua Viva, que será feita pelo público.

Fonte: Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo da Câmara Municipal de Tomar